Realização Luck Entretenimento

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Vereador promete distribuir soco-inglês para mulheres: ‘Chance de defesa’



Um vereador de Itu (SP) trabalha em um projeto inusitado para oferecer às mulheres uma forma diferente de defesa pessoal: o soco-inglês. A intenção, segundo Reginaldo Cartola (PTB), é fazer a distribuição de 5 mil unidades em todo o estado de São Paulo.

O soco-inglês ou soqueira, que é considerada uma arma branca, é feita de metal, plástico e fibra de carbono, com quatro orifícios para encaixe dos dedos como anéis, causando mais dano e ferimentos, quando dado um soco, à vítima atingida.
Carlota afirma que o objetivo da ação é acabar com a violência contra as mulheres, porém, a medida contraria opiniões e pode ser considerada ilegal.

“No Brasil, mulheres andam quase o tempo todo desarmadas e mesmo as que têm um maior potencial de reação, são vítimas por estarem naturalmente em desvantagem contra um homem, geralmente mais forte”, afirma Cartola.

Ainda de acordo com o vereador, para ter acesso ao soco-inglês é necessário entrar em contato com ele. Para quem mora fora do município de Itu, será preciso R$ 25 pelo envio do objeto.
O político comenta ainda que também é um adepto da peça, que é feita em aço carbono com cerca de 11 centímetros de largura, por 6 centímetros de altura, 8 milímetros de espessura, 2,5 centímetros de diâmetro para encaixe dos dedos e pesa 150 gramas.
“Com um soco-inglês de aço entre os dedos – que equivale a uma martelada na cabeça – acredito que uma mulher terá muito mais chances de defesa ao ser atacada por um ‘vagabundo’. Meu objetivo com esse projeto é equilibrar um pouco as coisas, se assim posso dizer”, declara Carlota.

Falsa segurança

O porte de arma branca atualmente não é considerado crime no Brasil, e sim uma contravenção penal. No entanto, segundo a advogada criminalista e atual presidente da OAB de Itu, Liliane Gazzola Faus, é preciso verificar a finalidade do uso do objeto.

“Esse caso pode ser enquadrado como incitação de acordo com o artigo 286 do Código Penal, já que não ajuda a conter a violência e pode ainda ser usado pelo agressor.”

Ainda de acordo com Liliane, é preciso ficar atento aos diferentes tipo de propaganda e ressalta que toda violência deve ser informada aos órgãos públicos antes de qualquer reação.
“Nesse tempo de intolerância que vivemos, alimentar uma ideia de portar o soco-inglês faria como uma suposta segurança, pode dar vazão à agressividade, além da falsa ideia de defesa. Com certeza não é recomendado”, conclui a presidente da OAB.
O parlamentar e também as pessoas que portarem o objeto podem responder por crimes, segundo o delegado seccional de Sorocaba Marcelo Carriel.
“O vereador pode incorrer ao crime de apologia ao crime e quem estiver portando essa arma, que se equivale a uma faca ou arma branca, vai responder por contravenção penal”, explica.
Vereador divulgou fotos de modelos de soco inglês que deverão ser distribuídos (Foto: Divulgação)
Vereador divulgou fotos de modelos de soco inglês que deverão ser distribuídos (Foto: Divulgação)