No mesmo ofício, o CBH PPA informa que, após contatos do comitê com a Caern, foi identificado que o rio Piranhas apresenta condições plenas de operação da captação de água para abastecimento público dos municípios do Rio Grande do Norte. Por esse motivo, a redução na vazão foi solicitada.
O CBH PPA comunicou, ainda, que continuará acompanhando sistematicamente as condições de operações das captações na PB e RN na perspectiva de contribuir com a gestão eficiente das águas neste trecho do rio Piancó-Piranhas.
Após análise da solicitação do documento, a ANA encaminhou a solicitação ao Dnocs e a Chesf, para que os técnicos dos dois órgãos possam cumprir a medida de redução de vazão já a partir desta sexta-feira (08). A ANA informou ainda que a PROJECTE, empresa contratada pela ANA para prestação de serviços técnicos de apoio à gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, deverá acompanhar a manobra e medir a vazão defluente resultante por meio de equipamento ultrassônico.