Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

MUNDO BIZARRO - Danou-se: Covid-19 pode provocar impotência, dizem médicos da Itália e EUA

 estatua com pinto Danou-se: Covid-19 pode provocar impotência, dizem médicos da Itália e EUA

Enquanto o mundo aguarda uma vacinação em massa contra a covid-19, especialistas da Itália e dos Estados Unidos alertam contra uma outra possível sequela de longo prazo do Coronavírus Sars-Cov-2: a disfunção erétil.

Em entrevista a um canal de TV americano, a médica Dena Grayson revelou haver a apreensão crescente de que, entre os pacientes masculinos, o vírus possa comprometer duradouramente a capacidade de ter ereções. “Sabemos que ele causa problemas vasculares. Então isso é uma preocupação real: não é só que o vírus mate, ele pode mesmo provocar complicações de longo prazo, para toda a vida.”

Um estudo realizado na Itália concluiu que a disfunção erétil pode não só ser uma “provável consequência” da doença para os sobreviventes, mas até mesmo um fator de risco para a pneumonia da covid-19, tornando-se um “fenômeno preocupante”, especialmente entre os pacientes mais idosos.

“A disfunção erétil é um biomarcador perfeito de saúde geral física e psicológica”, observa o autor do estudo, Emmanuele Jannini. O professor de endocrinologia e sexologia clínica na Universidade de Roma Tor Vergata não considera surpreendente a conexão com a covid-19, já que a doença afeta o bem-estar físico e mental.

Ereção é sinal de saúde

Há ainda a suspeita de que pacientes de disfunção erétil que contraem o novo Coronavírus possam estar mais propensos a desenvolver pneumonia. Isso se deve ao fato de ambas as afecções frequentemente envolverem as mesmas comorbidades, como disfunção endotelial (constrição do revestimento das artérias capilares), problemas respiratórios e hormonais, inflamações, estresse, ansiedade e depressão.

A disfunção erétil ocorre quanto o fluxo de sangue ao pênis é restrito. As causas, tanto fisiológicas quanto psicológicas, podem ser complexas e variadas. Numerosos fatores afetando os sistemas cardiovascular, nervoso e endócrino podem contribuir para a dificuldade de ter ereção.

Um fator de risco proeminente para os pacientes de covid-19 é o dano que ela causa aos sistemas vascular e respiratório, já que o Sars-cov-2 costuma atacar o revestimento interno nos vasos sanguíneos (endotélio) de todo o corpo, inclusive do pênis, causando bloqueios vasculares.

Embora grandes coágulos possam provocar enfartes e derrames, crê-se que a principal origem do dano cardíaco provocado sejam microcoágulos que bloqueiam os vasos do músculo do coração. E o pênis também é rico em capilares suscetíveis a obstruções.

Não pegar o vírus é a melhor defesa

Apesar de a grande maioria dos pacientes de covid-19 se recuperar, têm sido observadas múltiplas sequelas de longo prazo entre eles. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, essas complicações incluem palpitações cardíacas, obnubilação (rebaixamento da consciência), danos renais graves e comprometimento das funções pulmonares.

A disfunção erétil não consta dessa lista, mas, como ressalva Grayson, os especialistas ainda estão aprendendo sobre a moléstia, à medida que crescem os contágios e os pacientes vão sendo monitorados no longo prazo. “À medida que passa o tempo e mais indivíduos são infectados, infelizmente veremos cada vez mais desses efeitos negativos duradouros da covid-19”, comenta a médica americana.

Assim, a melhor forma de prevenir as sequelas de longo prazo é não se contaminar com o vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda usar máscara protetora em locais públicos, manter pelo menos dois metros de distância interpessoal, lavar frequentemente as mãos e evitar multidões e locais mais ventilados.

Autor: Charli Shield

ROGÉRIO COURO FINO FAZ AGRADECIMENTO PELA VITÓRIA NAS URNAS COM JOÃOZINHO NAS ELEIÇÕES NA DIPLOMAÇÃO

 

Em solenidade realizada pela Justiça Eleitoral, cumprindo a decisão que o povo de Jardim expressou nas urnas, eu e Joãozinho fomos diplomados prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
Por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid, essa foi uma solenidade diferente.
Tudo foi pela internet, cada um recebeu o diploma em sua própria casa.
É mais uma etapa cumprida para nossa chegada à Prefeitura de Jardim, na posse que acontecerá dia 1 de janeiro de 2O21.
Mais uma vez, é hora de dizer OBRIGADO à nossa família, a minha esposa Alderice, filhos, irmãos e amigos.
Agradecer a DEUS por nos abençoar com essa missão.
E agradecer ao POVO DE JARDIM por nos conceder essa VITÓRIA.
Estamos juntos para construir uma cidade melhor para todos!

GIRO NOS BLOGUES - Fundeb: a votação dos deputados do RN

 fundeb os votos Fundeb: a votação dos deputados do RN

Robson Pires - Os os deputados federais Benes Leocádio, Carla Dickson, Rafael Motta, Natalia Bonavides e Walter Alves votaram a favor do FUNDEB exclusivo para educação pública.

Votaram contra os deputados federais João Maia e Girão.

“escorregadio” deputado federal Beto Rosado não votou. Fez ouvido de mercador.


Vídeo: Deputado Fernando Cury é flagrado passando a mão no seio da deputada Isa Penna durante sessão da Alesp

 

Foto: Reprodução/ALESP

Vídeo gravado por câmera da Assembleia Legislativa de São Paulo mostra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) passando a mão no seio da deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante sessão extraordinária para votar o orçamento do estado na noite desta quarta-feira (16). Veja vídeo no final da matéria.

Pelas imagens, é possível ver Cury conversando com outro deputado. Depois, ele faz um movimento em direção à deputada Isa Penna, que está apoiada na mesa diretora da Casa, e volta a conversar com outro parlamentar, que tenta o segurar, mas se dirige novamente à deputada. Cury, então, para atrás da deputada apalpando seu seio e ela, imediatamente, tenta afastá-lo.

Segundo nota da deputada, ela e outras parlamentares já foram assediadas em outras ocasiões.

“A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores”, diz a nota.

Em discurso no plenário nesta quinta-feira (17), a deputada do PSOL afirmou que vai registrar um boletim de ocorrência contra o parlamentar do Cidadania e abrir uma representação contra ele no Conselho de Ética da Casa.

“O caso que a gente vive não é isolado. A gente vê a violência política e institucional contra as mulheres o tempo todo. O que dá direito de alguém encostar numa parte íntima do meu corpo? Meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou aqui pedindo pelo direito de ficar de pé e conversar com o presidente da Assembleia sem ser assediada”, afirmou Isa Penna.

Também em plenário, o deputado Cury pediu desculpas por “abraçar” a colega. Ele negou que houve assédio ou importunação sexual.

“Subo aqui hoje nessa tribuna muito constrangido e muito triste pelo fato que foi aqui ocorrido e relatado, pelo julgamento feito, mas estou aqui para passar a minha versão para vocês. Em primeiro lugar, gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. E quero dizer, de forma veemente, principalmente para as colegas deputadas que estão aqui, eu nunca fiz isso. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso. Desculpa se eu a constrangi. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo. Se com esse gesto eu a constrangi e ela se sentiu ofendida, peço desculpas.”

Em outro momento do discurso, Cury disse que sua chefe de gabinete é mulher e está acostumado a abraçar e beijar suas colegas de trabalho.

“Queria dizer para vocês que não fiz por mal nada de errado. Meu comportamento com a deputada Isa Penna é o comportamento que tenho com cada um dos deputados aqui. Com os colegas deputados, as colegas deputadas, com os assessores e com as assessoras, com a Polícia Militar femininas aqui. De cumprimentar, de abraçar, de beijar, de estar junto. A minha chefe de gabinete é uma mulher. Eu tenho assessoras mulheres aqui, no escritório em Botucatu. Eu nunca ia fazer isso na frente de 100 deputados. Quantas câmeras tem aqui na Assembleia Legislativa? Estava na frente do presidente. Pelo amor de Deus. Eu não fiz nada disso. Não fiz nada de errado. O que eu fiz foi abraçar. Vocês viram o vídeo.

O Código Penal estabelece, no seu artigo 215-A, como importunação sexual “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. E prevê uma pena de reclusão de 1 a 5 anos, em caso de condenação. Em razão dessa pena máxima estipulada em lei, acusados desse crime podem, em tese, ser presos em flagrante.

Diferentemente da importunação sexual, o crime de assédio, para ser enquadrado, requer que o agente, ou seja, o acusado, se prevaleça “da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. Pela lei, um crime que não se enquadraria, em tese, a uma situação de abuso sexual seria o que ocorre entre pares, como um deputado contra uma deputada.

O Código Penal prevê uma pena mais baixa para o assédio sexual: detenção de 1 a 2 anos. Na prática, isso impede, inclusive, que um acusado seja preso em flagrante somente com base nesse delito. Em nota, a Alesp afirmou que o Conselho de Ética fará a avaliação do caso.

POR G1

STF decide que vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória, mas não forçada; quem não tomar sofrerá sanções

 


Foto: Reprodução

Por 10 votos a 1 de votos, o Plenário do Supremo Tribunal formou maioria nesta quinta-feira (17) a favor de que seja estabelecida a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, com a ressalva de que as pessoas não sejam forçadas a se imunizarem. Segundo os ministros, quem não tomar a vacina pode sofrer algumas sanções, conforme previsão em lei.

Até o momento, os ministros Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Luiz Fux dizem que vacinação é obrigatória e quem não for vacinado pode sofrer sanções.

VÍDEO: Alagamento provocado pela chuva arrasta carro em Caicó

 Segundo moradores do centro de Caicó, foram registrados 60mm de chuva no início da noite dessa quinta feira na cidade.

A força da água pluvial foi tanta que arrastou um carro na Av. Rio Branco, já próximo da IV Ursap, no centro. Veículo “encalhou” em uma calçada e foi retirado momentos depois.

Em bairros da zona leste a chuva oscilou entre 45 e 55 milímetros.

PRF lança Operação Rodovida 2020/2021 no Rio Grande do Norte

 

PRF - OPERAÇÃO RODOVIDASIntegrar para proteger vidas e garantir a segurança viária. Essa é a proposta da Operação Rodovida 2020/2021, ação do Governo Federal, estados e municípios, lançada nesta quinta-feira (15), nas rodovias federais de todo o Brasil. Até o dia 21 de fevereiro, as ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se integrarão a diversos parceiros, com o objetivo de reduzir a violência no trânsito e os custos sociais dela decorrentes.

Férias, festividades de Natal e Ano Novo e o Carnaval elevam consideravelmente o fluxo de veículos. Com a maior movimentação, cresce também a possibilidade de ocorrência de acidentes; daí a importância da iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da PRF, em buscar integração, para prevenir acidentes e coibir condutas que colaboram para a ocorrência desses.

Além do desenvolvimento de ações nos trechos mais críticos de acidentalidade, levando em consideração dados estatísticos, a Rodovida se propõe a preservar vidas, priorizando também o trabalho de fiscalização e educação para o trânsito. Com a Operação, a PRF buscará também extrair, da competência de cada ministério e instituição integrante, meios de fomentar novas políticas de segurança viária.

No RN, vacinação inicia em 20 de Janeiro e será em três fases

 

vacinaA vacinação contra covid-19 no Rio Grande do Norte vai ser dividida em três fases, segundo o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 apresentado no início da tarde desta sexta-feira (18) pelo Governo do Estado. A previsão é que a campanha seja iniciada no dia 20 de janeiro, dependendo da liberação e envio das doses do imunizante pelo Governo Federal.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), serão estabelecidos grupos prioritários para reduzir a morbidade e mortalidade. Na primeira fase do plano de imunização estão os trabalhadores da Saúde, indígenas e pessoas com 75 anos ou mais. Já a segunda fase vai contemplar pessoas entre 60 e 74 anos e a terceira pessoas com comorbidades. A meta é vacinar 730.381 pessoas nessas três fases.

SERIDOENSE DE JARDIM DE PIRANHAS MARCO MAIA FAZ LIVE ABERTA AO PÚBLICO PARA INTERAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS

   

Ex vereador, presidente do Podemos, e principal liderança política na Cidade Ocidental\DF. O seridoense da cidade de Jardim de Piranhas Marco Maia. Irá realizar uma live hoje (sexta feira 18) a partir das 19:00hs em sua página pessoal do Face Book (marcos.maia.754), onde além de ser aberta ao público para interação, Marco fará uma prestação de contas do mandato, falar sobre suas perspectivas políticas para o futuro, além de novos planos e novas ideias.

  Marco Maia reside há vários anos na capital nacional, onde construiu além de família, uma carreira profissional e principalmente política na Cidade Ocidental á 45km de Brasília (onde reside hoje) se tornando uma das grandes lideranças políticas daquele município, sendo eleito o vereador mais votado quando foi candidato na cidade. 

  Na última eleição ainda foi cogitado sua candidatura ao executivo na cidade, onde escolheu apenas trabalhar na campanha para o seu partido (Podemos) conseguindo eleger dois vereadores, sendo assim o 3º partido mais votado nas eleições municipais de 2020.

Acesse e participe! marcos.maia.754 em pesquisar no face book.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas-RN realizou a confraternização NATALINA do Grupo de IDOSOS , Usuários do SCFV e CRIANÇA FELIZ

 

A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas-RN, através da Secretaria de Assistência Social/CRAS , realizou a confraternização NATALINA do Grupo de IDOSOS , Usuários do SCFV e CRIANÇA FELIZ da nossa cidade .
Foram entregues mais de 1700 refeições entre todos os usuários dos programas , tomando as medidas necessárias de prevenção e proteção em relação a COVID 19 .

Diplomação do prefeito eleito Rogério Couro Fino, vice Joãozinho e vereadores de Jardim de Piranhas acontecerá virtualmente nesta quinta-feira 17 de dezembro de 2020.

 

Na manhã desta quinta-feira (17/12/2020) será realizada na cidade de Jardim de Piranhas a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 15 de novembro segundo apurou nossa reportagem.

A
solenidade será conduzida virtualmente e cada eleito terá um link disponível possibilitando a impressão do diploma .
Devido a pandemia da COVID-19, a justiça eleitoral cumprirá todos os protocolos adotados pelos órgãos de saúde. Na ocasião serão diplomados o prefeito eleito Rogério Couro Fino, vice-prefeito Joãozinho de Joca e vereadores que farão parte da próxima legislatura: João Maria Amaro, Davi Macaco, Emanuel Marina, Gute Queiroz, João Dantas, Júnior Alves, Rosinha Araújo, Nier Nicolau e Panelinha Gomes.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse em seus cargos. Trata-se de um ato formal previsto no Código Eleitoral e no art. 218 e subsequentes da Resolução nº 23.611/2019.
Nos diplomas constam o nome da pessoa, utilizando o nome social, quando constar do Cadastro Eleitoral, a indicação da legenda do partido ou da coligação pela qual concorreu, o cargo ou a sua classificação como suplente e outros dados, a critério da Justiça Eleitoral.

CURIOSIDADES - CABO SUBMARINO QUE LIGARÁ BRASIL E EUROPA É ANCORADO EM FORTALEZA


O Brasil ganhará mais um ponto de conexão de internet de alta velocidade com a Europa. Um cabo submarino de fibra óptica ligará as cidades de Fortaleza, no Ceará, a Sines, em Portugal, e permitirá o tráfego de dados de 72 terabits por segundo e latência de 60 milissegundos.

A ancoragem do cabo aconteceu nesta segunda-feira (14), na Praia do Futuro, e o projeto tem expectativa de conclusão para meados de 2021. Segundo o Ministério das Comunicações, o cabo ainda se estenderá para pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa.

“Temos hoje um cabo que já faz essa conexão, mas de voz, entre Brasil e Europa, que passa pelos Estados Unidos, mas que já tem mais de 20 anos. A vida útil de um cabo de fibra óptica que faz esse tipo de tráfego, ele tem uma durabilidade em torno de 25 anos”, explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A instalação do cabo submarino será feita por uma empresa privada, a Ellalink, e custará R$ 1 bilhão. O cabo tem 6 mil quilômetros de extensão, podendo chegar a 5 quilômetros de profundidade em alguns locais. Atualmente, a comunicação entre Brasil e Europa passa antes pelos Estados Unidos, o que dobra o caminho percorrido: 12 mil quilômetros.

“O Brasil é um dos países que mais produz dados no mundo, e com o 5G nós teremos um aumento ainda maior. Então, nós precisamos de escoamento”, completa Faria.

Entenda a importância dos cabos submarinos

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de cabos submarinos. Eles são usados em trechos de mar para ligar estações terrestres e, assim, transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. Para isso, são instalados no assoalho oceânico.

Esses cabos recebem proteção mecânica adicional para que sejam instalados sob a água: normalmente, têm interior de aço e isolamento especial. Eles podem ser metálicos, coaxiais ou ópticos — os mais utilizados atualmente.

Por Olhar Digital

Bitcoin supera US$ 20 mil pela primeira vez em sua história

 

bitcoinO bitcoin superou, pela primeira vez, a casa dos US$ 20 mil nesta quarta-feira (16). Às 11h30, a principal criptomoeda em circulação estava cotada a US$ 20.606,02, quase 7% de alta. A valorização recente do bitcoin tem por base a maior demanda por ativos de risco em meio a estímulos fiscais e monetários sem precedentes para conter os danos econômicos da pandemia de Covid-19.

Entusiastas também consideram as criptomoedas ativos de guarda contra a inflação e mantêm as expectativas de que as criptomoedas terão mais aceitação popular no futuro. A história de 12 anos do bitcoin tem sido marcada por ganhos vertiginosos e quedas igualmente acentuadas. A criptomoeda é altamente volátil e seus mercados são muito menos transparentes do que os ativos tradicionais.

Adoção de cartinhas do Papai Noel dos Correios termina amanhã

 

carta-papai-noel-600x401-600x400Potiguares têm até esta quinta-feira (17) para adotar as cartinhas enviadas por crianças ao Papai Noel, dentro da campanha do Papai Noel dos Correios, realizada anualmente no fim de ano. Em 2020, por causa da pandemia, a adoção de uma ou mais cartinhas pode ser feita de forma virtual, pelo blog da campanha. Quem se comprometer a comprar os presentes das crianças pode entregá-los nos postos de coleta até a sexta-feira (18).

Os pedidos, embora singelos, representam os anseios de meninos e meninas que a cada ano escrevem para o Bom Velhinho na esperança de concretizar os sonhos de Natal. Material escolar, bicicleta, boneca e carrinho estão entre os pedidos mais comuns feitos este ano. Algumas crianças colocam em suas cartinhas mais de uma opção de presente, para que tenham mais oportunidades de terem seus pedidos atendidos. É o caso de uma menina de 9 anos, moradora do Passo da Pátria.

Ministro da Saúde é um ‘desastre’, afirma Maia

 

RODRIGO MAIAO presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira  que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é um “desastre” para o país e para o próprio governo. O deputado também disse que a logística do Exército, com a qual general Pazuello é acostumado, é diferente da necessária para a Saúde. Maia ainda criticou declaração do ministro que, nesta quarta-feira, contestou a “ansiedade” da população para que a vacinação contra a Covid-19 tenha início.

—  O ministro da Saúde é um desastre. Primeiro para o país e, também, para o governo. A sociedade e área médica começaram a entender. No meio da pandemia, com o Ministério da Saúde do jeito que está, quem paga a conta primeiro é a sociedade — afirmou o presidente da Câmara em um café com jornalistas.

Maia disse ainda que a atuação de Pazuello será negativa também para a imagem dos militares. —  Com o desastre que é o ministro da Saúde, os militares vão perder o que ganharam de imagem nos últimos anos após a redemocratização. Pazuello certamente é um ótimo general para fazer a logística do Exército, mas, para fazer a logística da Saúde, é um desastre.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - “Não vou tomar vacina e ponto final”, afirma Bolsonaro.

 O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (15/12) que não vai se vacinar contra a Covid-19. Em entrevista por telefone ao programa do Datena, da TV Band, ele disse: “Não vou tomar a vacina e ponto final. Se alguém acha que a minha vida está em risco, o problema é meu e ponto final”.

Ao vivo, Datena disse ao presidente que vai tomar a vacina. “Eu vou tomar, eu não tive Covid-19, vou tomar sim”. Em seguida, o presidente afirmou que respeita quem vai tomar, mas que é preciso respeitar quem decidir não se imunizar.

Segundo ele, a medida provisória que vai regulamentar os critérios da vacinação no país vai deixar claro que o procedimento não será obrigatório.

Bolsonaro afirmou ainda que qualquer vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será comprada pelo Ministério da Saúde. Isso, segundo ele, inclui a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.


Metrópoles


FAMOSOS - Genival Lacerda tem piora no quadro clínico e estado de saúde é considerado gravíssimo, diz filho

 

GENIVAL LACERDAO cantor Genival Lacerda, de 89 anos, apresentou uma piora no quadro clínico de terça (15) para quarta (16). “O quadro dele é gravíssimo. É muito delicado no momento”, disse ao G1 o filho dele, João Lacerda. Genival foi internado com Covid-19 no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, região central do Recife, em 30 de novembro.

Desde então, o cantor ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, respirando com ajuda de aparelhos. Segundo João Lacerda, há comprometimento do pulmão do pai. “Os médicos entraram com uma medicação para manter a pressão estável, que está muito baixa. Hoje [quarta] à tarde vou ao hospital para saber qual é o caminho”, afirmou, por telefone.

Governo Federal lança Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19 e inclui novos grupos prioritários

 

vacinaNovos grupos prioritários e a previsão de utilização da CoronaVac foram incluídos na nova versão do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que foi oficialmente apresentado nesta quarta-feira (16). Os dois acréscimos são as principais mudanças em relação ao que o Ministério da Saúde já havia apresentado na semana passada por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, atual versão do plano também excluiu a lista com nomes de pesquisadores citados no documento como colaboradores. No sábado, o grupo divulgou nota dizendo que não foi consultado. Ainda durante a apresentação do plano, outra polêmica com a comunidade científica foi abordada: o governo afirmou que o “termo de responsabilidade” ainda será exigido de quem tomar vacina que tiver aprovação com o status de “uso emergencial”. Especialistas são contra a exigência de assinatura de um termo.

Novos grupos prioritários

Na atualização do plano, foram incluídos entre as prioridades da campanha de vacinação:

  • comunidades tradicionais ribeirinhas;
  • quilombolas;
  • trabalhadores do transporte coletivo;
  • pessoas em situação de rua;
  • população privada de liberdade.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Governadora assina lei que permite que pessoas de baixa renda tirem CNH gratuitamente no RN

 

Depois de 9 anos, a Lei Complementar da CNH popular está regulamentada e o decreto passa valer a partir da data de assinatura.

O deputado Francisco do PT cobrou regularização do Programa CNH Popular junto a Janielson, diretor do DETRAN, e ao secretário Gustavo Rosado (Infraestrutura) e na gestão da Governadora Fátima Bezerra finalmente saiu!

Quem pode se candidatar?

Cadastrados no programa Bolsa Família estão isentos das taxas relativas a “exames clínico-médicos de aptidão física e mental, exame psicológico, licença de aprendizagem e direção veicular, custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E.

Para ter direito a aplicar para a CNH popular gratuita, o candidato precisa ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade, CPF ou documento equivalente, comprovante de residência no RN, não ter cometido infração penal na direção de veículo automotor e não estar judicialmente impedido de possuir CNH.

Para MPF, repasse do Fundeb para instituições privadas é inconstitucional

 


Foto: Reprodução/Congresso em Foco

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Senado, na noite dessa segunda-feira (14), uma nota técnica em que considera inconstitucionais os dispositivos do Projeto de Lei n°4372/20 que permitem repasses do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a instituições de ensino privado.

A nota técnica do MPF foi elaborada por mais de 300 juristas, entre professores, pesquisadores, magistrados e membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas. O documento questiona trechos incluídos no projeto por meio de destaques, em que se permite a aplicação de recursos do fundo em instituições comunitárias, filantrópicas ou confessionais e no Sistema S, com o objetivo de ofertar vagas conveniadas nos ensinos fundamental e médio. O PL, aprovado na semana passada pela Câmara, está na pauta do Senado desta terça-feira (15).

Os deputados favoráveis a medida defenderam que estes destaques devem suprir o déficit da rede pública, expandindo a oferta de vagas em creches e na educação básica. Já os juristas analisaram que este argumento é incoerente e não se sustenta juridicamente, já que a oferta estatal do ensino fundamental e da educação infantil é obrigatória.

“Há quatro anos, portanto, as redes públicas municipais e estaduais de ensino já deveriam estar totalmente estruturadas para incluir todos os educandos na faixa etária obrigatória de 4 a 17 anos, sob pena de oferta irregular de ensino, o que, por seu turno, é hipótese de crime de responsabilidade dos agentes políticos implicados”, destaca o documento, referindo-se ao art. 6º da Emenda 59/2009 que obrigou a universalização de acesso à educação infantil pré-escolar e ao ensino médio até 2016.

Além disso, os especialistas reforçaram a necessidade de valorização do ensino público brasileiro. “Diferentemente do que alegam as instituições privadas de ensino, a necessidade mais urgente na educação básica obrigatória brasileira é a de qualificação da própria rede pública e de valorização do magistério composto de servidores efetivos. Caso sejam drenados recursos públicos para entidades privadas de ensino, a rede pública tende a ser precarizada”, conclui o documento.

CURIOSIDADE PREOCUPANTE - 514 crianças de até 5 anos morreram no Brasil de covid-19

 

criançaNo mundo, até o dia 5 de dezembro, o coronavírus já infectou mais de 66 milhões de pessoas, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O Brasil é o terceiro país com o maior número de casos: 6,5 milhões. Em relação à mortes, foram mais de 1,5 milhões em todo mundo e, no Brasil, mais de 176 mil. A boa notícia é que o número de pessoas que se recuperaram também é alto: 64,2% no mundo.

No entanto, enquanto o foco são idosos e pessoas com condições graves de saúde — morreram mais de 117 mil pessoas de 60 a 89 anos — , os números apontam que até 5 de dezembro, mais de 6,8 mil crianças de até 5 anos foram infectadas; destas, 3.159 eram bebês de até 1 ano. Em relação aos óbitos, no mesmo período, 514 crianças de até 5 anos morreram de covid no Brasil. Somente bebês de até 1 ano foram 344.

Investir em vacinas é mais barato do que prolongar auxílios à população, diz presidente do BC

 

frame-01-35-05.090O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (15) que é mais barato o governo focar em fechar acordos para vacinar a população contra a Covid-19 do que prolongar o auxílio emergencial. “O Brasil está fechando novos acordos para conseguir a vacina. Agora é uma corrida para ver quem tem a vacina mais cedo, como pode fechar a logística de distribuição. Isso muda todos os dias, mas eu acho que investir na vacina agora é mais barato do que prolongar as transferências diretas, e planos como esses. Estamos concentrando nisso e é o que o mercado está focando”, declarou ele, em fórum com investidores internacionais.

O governo tem indicado que não prolongará o auxílio emergencial em 2021. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, há algumas parcelas a serem pagas à população no começo do ano que vem, mas relativas ao benefício aprovado neste ano. A área econômica dado sinais de que esses serão os últimos pagamentos do benefício. Porém, há iniciativas no Congresso Nacional para estender a ajuda por mais alguns meses.

PENSE NUM AUMENTO - Governo aumenta para R$ 1.088 previsão para mínimo em 2021

 

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de realO repique da inflação nos últimos meses fez o governo aumentar para R$ 1.088 a estimativa para o salário mínimo em 2021. O valor consta de mensagem modificativa ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, que deverá ser votado amanhã (16) pelo Congresso. O ofício foi enviado hoje (15) pelo Ministério da Economia.

O valor representa R$ 21 de aumento em relação à projeção de R$ 1.067 que constava da proposta do Orçamento Geral da União, enviada ao Congresso no fim de agosto. A medida deverá ter impacto de R$ 7,4 bilhões nas contas públicas em 2021.

A alta deve-se à revisão da projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para cumprir o objetivo da Constituição de manter o poder de compra do salário mínimo. Em agosto, quando os preços ainda estavam impactados pela crise da pandemia do novo coronavírus, a equipe econômica projetava que o INPC encerraria 2020 em 2,09%. No fim de novembro, a previsão saltou para 4,1%, após a alta no preço dos alimentos no segundo semestre.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro reconhece Joe Biden como presidente eleito dos EUA

 

Sem títuloO presidente Jair Bolsonaro emitiu nesta terça-feira (15) mensagem oficial em que cumprimenta o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden. O comunicado ocorre um dia depois da votação do Colégio Eleitoral que confirmou a eleição do democrata como próximo presidente norte-americano, e cinco semanas após o encerramento das eleições.

“Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos livres e o lar dos corajosos’. Estarei pronto a trabalhar com vossa excelência e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos”, disse Bolsonaro. A mensagem foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores e reproduzida nas redes sociais do presidente brasileiro.

STF tem placar de 6 a 5 contra divisão da pensão por morte em caso de uniões estáveis paralelas

 

STFO Supremo Tribunal Federal (STF) formou placar de seis votos a cinco contra a possibilidade de divisão da pensão por morte em caso de duas uniões estáveis simultâneas comprovadas na Justiça.

O julgamento começou na sexta (11) e é realizado no plenário virtual, em que os votos são incluídos direto no sistema do STF. Todos os ministros já apresentaram seus votos, mas a votação termina oficialmente na sexta (18). Até essa data, qualquer dos ministros pode alterar o voto se desejar.

O caso analisado teve origem em Sergipe. O autor do recurso pede o reconhecimento da união estável extraconjugal homoafetiva e a divisão da pensão por morte com a viúva, que já havia tido a união estável e a pensão reconhecidas pela Justiça.

Governo prevê iniciar vacinação contra a Covid cinco dias após aval da Anvisa e entrega das doses

 

VACINAO Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (15), que o governo prevê iniciar a vacinação contra a Covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a entrega dos primeiros lotes.

Ainda de acordo com esse novo documento, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a “população em geral”.

A informação foi entregue ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU) em resposta a um pedido do ministro Ricardo Lewandowski, que pediu dados complementares sobre o plano de imunização enviado ao Supremo na última sexta (11). Lewandowski é relator de duas ações sobre o tema.

O plano de imunização deve ser divulgado nesta quarta-feira no Palácio do Planalto. No domingo (13), o ministro determinou que o ministro Eduardo Pazuello apresentasse a previsão de início e término do plano, além de detalhar suas fases de implantação. O documento protocolado pela AGU não tem datas precisas – o governo reafirma que isso só será definido quando a Anvisa aprovar o uso das vacinas no Brasil.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Vacinação contra a Covid começa nos EUA; enfermeira é 1ª receber em NY.

 A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Nova York, nos Estados Unidos, foi uma enfermeira de Long Island, no norte do estado. A aplicação da primeira dose da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech foi transmitida ao vivo nesta segunda-feira (14).

Sandra Lindsay é enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Judaico de Long Island e trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus. A vacinação foi transmitida em um evento virtual que contou com a presença do governador do estado, Andrew Cuomo.

“O que você faz todos os dias é o que faz um herói”, disse Cuomo em mensagem direcionada à profissional de saúde.

Os EUA começaram sua campanha de vacinação nesta segunda, após a aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) no domingo (13). Profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19 devem ser os primeiros a receber vacina.

O governador afirmou que ela “pode ser a primeira dos Estados Unidos”, mas isso não foi oficialmente confirmado pelas autoridades até a última atualização dessa reportagem. Vacinações acontecem simultaneamente nesta segunda em pelo menos 145 centros pelos EUA.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse em uma rede social que “a primeira vacina foi administrada” e celebrou a aplicação: “Parabéns EUA! Parabéns, mundo!”.

Uso emergencial

O diretor do CDC, Robert R. Redfield, comemorou no domingo a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos EUA. Neste sábado, o país registrou 3.309 mortes por Covid-19 nas 24 horas anteriores.

“Tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina Covid-19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais. Esta recomendação oficial do CDC segue a decisão da FDA de sexta-feira de autorizar o uso emergencial da vacina”, diz Redfield.

Na avaliação do órgão, publicada no domingo, a vacina da Pfizer tem alta eficácia em todas as faixas de idade, sexo, raça, etnia e entre pessoas com “condições médicas subjacentes”, assim como entre participantes com evidência de infecção anterior pelo Sars-CoV-2 (o novo coronavírus).

Na semana passada, a farmacêutica publicou um estudo com os resultados preliminares dos testes de fase 3 da vacina. Segundo a pesquisa, o imunizante teve 95% de eficácia. Isso significa, na prática, que 95% das pessoas vacinadas ficam protegidas contra a Covid-19.

Outros países

O Reino Unido o Bahrein, o Canadá, a Arábia Saudita, México e Singapura aprovaram o uso da vacina da Pfizer na semana passada. No Reino Unido, a campanha de vacinação já começou.

Na semana passada, o Ministério da Saúde disse que o Brasil poderia ter vacinação contra a Covid-19 ainda neste mês ou em janeiro se a Pfizer conseguisse aprovação emergencial da sua vacina na Anvisa. O governo também disse que assinaria uma intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer.

Os anúncios foram feitos depois de o governo dizer, na semana anterior, que o Brasil não tinha infraestrutura para armazenar vacinas que exigissem temperaturas muito baixas de armazenamento – como a da Pfizer.


G1