Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

MUNDO BIZARRO - O tubarão ‘pré-histórico’ com 300 dentes capturado por acidente

Dentes do tubarão-enguia chamam atenção (Foto: Marian Torres)

Quando os biólogos marinhos se depararam com ele na rede de pesca, viram de cara que não se tratava de um animal comum.
Não se parecia com nada que haviam visto antes. Tinha uma cabeça redonda e uma longa fileira de 300 dentes finos e afiados, típicos de um predador.
Em pouco tempo, constataram que estavam diante do Chlamydoselachus anguineus, chamado popularmente de tubarão-enguia, uma espécie pré-histórica pouco conhecida.
O animal foi capturado em agosto próximo a Algarve, no sul de Portugal.

‘Fóssil vivo’

Embora seja considerado um “fóssil vivo”, o tubarão-enguia é uma espécie que se encontra bem distribuída geograficamente. Está presente de Angola ao Chile, da Guiana à Nova Zelândia, da Espanha ao Japão.
Mas pouco se sabe sobre os seus hábitos e o tamanho de sua população. Eles costumam viver a muitos metros de profundidade, o que torna difícil encontrá-los e monitorá-los.
No caso do tubarão capturado em Portugal, o animal foi apanhado por uma rede lançada a 700 metros de profundidade.
Mas o que o torna tão especial?

Sobrevivente

“Esse tubarão pertence à única espécie sobrevivente de uma família de tubarões em que todos os outros foram extintos”, disse à BBC Margarida Castro, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Marinhas da Universidade de Algarve.
“Alguns acreditam que essa espécie remonta ao período Jurássico tardio. Pode ser um pouco mais recente, mas, de qualquer jeito, estamos falando de dezenas de milhares de anos. Por isso, é muito antigo em termos evolutivos. Está na Terra certamente antes do homem”, acrescenta.
Castro faz parte do projeto MINOUW, uma iniciativa para minimizar o desperdício de animais que são descartados nos navios de pesca europeus, o que explica a presença de pesquisadores em um barco de pesca comercial.

Predador

Embora a maioria dos tubarões tenha uma cabeça chata, e a do tubarão-enguia seja redonda, as barbatanas e a toda parte inferior do corpo não deixam dúvidas de que se trata de um tubarão, e não de uma espécie de enguia.
Mas, segundo a pesquisadora, o que é realmente único neste animal são os dentes.
Tubarão-enguia capturado. Diferentemente da maioria dos tubarões, esta espécie tem a cabeça redonda, e não achatada  (Foto: Marian Torres)
Tubarão-enguia capturado. Diferentemente da maioria dos tubarões, esta espécie tem a cabeça redonda, e não achatada (Foto: Marian Torres)
“Ele tem uma grande fileira de dentes perpendiculares à mandíbula. São muito afiados, finos e apontam para dentro. Isso permite a ele pegar presas grandes e não deixá-las escapar, os dentes as impedem de sair”, explica Castro.
“Claramente se trata de um predador muito agressivo”, completa.
A espécie capturada em Portugal era um macho adulto de 1,5 metro de comprimento. Quando o animal foi retirado do mar, já estava morto.
“A partir dessa profundidade, a maioria dos peixes chega morta. A rede sobe muito rápido, e eles não sobrevivem à súbita mudança de pressão”, esclarece.

Risco de extinção?

A escassez de informação sobre a espécie dificulta saber, inclusive, se ela corre risco de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês) classifica o tubarão-enguia como uma espécie “quase ameaçada”, devido ao receio de que a expansão da pesca em águas profundas aumente os casos de captura acidental.
Para Castro, no entanto, ainda é muito difícil responder se é realmente uma espécie ameaçada.
“Não sabemos qual é a proporção de captura. Se a taxa de pesca é proporcional ao quão rara é sua presença no oceano, então estamos diante de uma espécie ameaçada de extinção, mas não temos essa informação neste momento”, aponta.

Jardim de Piranhas: Fiern visita obra da Biblioteca

O prefeito Elídio Queiroz e a secretária de Educação, Ália de Queiroz Damásio, acompanharam nesta quinta-feira, 9, a visita técnica do engenheiro civil Mainá Medeiros, do Sesi/Fiern, ao canteiro de obras da Biblioteca Indústria do Conhecimento. O projeto começou a ser concretizado há cerca de duas semanas e tem previsão de terminar nos próximos 150 dias.
Segundo Mainá, este empreendimento chega a Jardim de Piranhas com certa antecedência devido a representatividade política e econômica que o município tem no Seridó. Jardim é a 30ª cidade do RN, que tem 167 municípios, a receber o projeto, considerado um dos mais modernos centros de convivência digital do Brasil.
As bibliotecas Sesi Indústria do Conhecimento são equipadas com livros, CDs, DVDs, gibis, jornais e revistas, além de computadores conectados à internet, para uso gratuito da população. Seu objetivo é promover a inclusão digital e facilitar o acesso à informação e à leitura. Cada centro multimídia conta com monitores capacitados e com acervo de cerca de mil e quinhentos títulos impressos e de mídia eletrônica.

Servidores do Detran/RN desistem de greve

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte decidiram suspender o indicativo da greve que seria deflagrada na próxima segunda-feira (13). É um alívio para o governo Robinson Faria (PSD), que enfrenta problemas com todas as categorias.

Nova lei trabalhista entra em vigor a partir do sábado

Resultado de imagem para imagem de carteira do trabalho
Quatro meses após ser sancionada pelo presidente Michel Temer, entra em vigor no sábado (11) a nova lei trabalhista, que traz mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos, segundo o Ministério do Trabalho.
As alterações mexem em pontos como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho, como o home office (trabalho remoto) e o trabalho intermitente (por período trabalhado). O projeto engloba ainda mudanças nos processos trabalhistas e no papel dos sindicatos, tornando mais rigoroso o questionamento de direitos trabalhistas na Justiça e retirando a obrigatoriedade de pagar a contribuição sindical.

MPRN media acordo entre Polícia Militar e Governo do Estado e paralisação é cancelada



Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) mediou o acordo firmado entre a Polícia Militar e o Governo do Estado para regularizar os pagamentos dos salários dos policiais. A reunião foi realizada no início da tarde desta sexta-feira (10), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, e contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, da chefe do Gabinete Civil do Governo, Tatiana Mendes Cunha, do comandante da Polícia Militar, coronel Osmar José Maciel de Oliveira, e de representantes das associações de policiais.
Na segunda-feira (13), serão pagos R$ 16 milhões aos Policiais Civisservidores do Itep e agentes penitenciários, e na sexta (17) serão pagos os policiais militares – ativos e inativos – totalizando R$ 42 milhõespara a PM. Com essa confirmação, também ficou acordado que a paralisação que estava marcada para a segunda-feira foi cancelada e a Polícia Militar vai atuar normalmente em todo o Estado.

IMAGENS DE POPULARES DENUNCIAM RETIRADA DE ÁGUA DE CAIXAS PÚBLICAS EM JARDIM DE PIRANHAS

A denúncia foi feita na Câmara Municipal na sessão ordinária desta quinta feira (09) pelo ver. Nier Nicolau (PV), onde o mesmo falou que através que populares de bairros como o Emboca no centro dentre outros, denunciaram que carros pipas estavam retirando as águas da caixas públicas que servem exclusivamente para a população, para comercializar até em outras cidades. Após essa declaração do vereador, resolvemos reforçar essas denúncias através de algumas imagens feitas por populares e divulgadas em grupos de WhatsApp com supostos registros dessas irregularidades. Além dessas fotos, também vem sendo divulgados vídeos de caixas que estão completamente interditada por tubulações e bombas para uso exclusivos de alguns em outros bairros do centro.
O que vemos é uma verdadeira falta de compreensão e respeito pelo próximo.

ÔNIBUS CAPOTA NA SERRA DE MARTINS NO RN; ESTUDANTES E PROFESSORES FICAM FERIDOS

Ônibus que levava estudantes de escola de Martins para Mossoró capotou em serra no Alto Oeste potiguar (Foto: Divulgação/PM)

Um ônibus que transportava estudantes de uma escola estadual capotou no início desta manhã desta sexta-feira (10) na serra de Martins, na Região Oeste potiguar. Pelo menos 25 pessoas foram socorridas ao hospital da cidade e cinco precisaram ser transferidas, mas nenhuma em estado grave.
O caso aconteceu por volta das 6h20 desta sexta, feriado municipal em Martins. Pelo menos 66 alunos e nove professores da Escola Estadual Joaquim Inácio, saíam em dois ônibus para uma visita ao Museu do Petróleo em Mossoró, também na região Oeste.
O acidente aconteceu logo após a saída da cidade, que fica em uma serra. O ônibus desceu ribanceira abaixo e capotou. Segundo a equipe da escola, cerca de 30 pessoas estavam no veículo. As vítimas foram encaminhadas para o hospital da cidade.
Inicialmente, a Polícia Militar informou que o motorista do ônibus, que tem 31 anos, não tinha habilitação para dirigir este tipo de veículo, porém a empresa contratada enviou o documento do motorista comprovando que ele tem habilitação tipo “D”, que o permite dirigir ônibus.
Até às 9h, três passageiros continuavam internados na Unidade Mista de Saúde Dr. Luiz Gonzaga, em Martins. Quatro pessoas foram transferidos para Pau dos Ferros, para fazer exames, e o diretor da escola, que fraturou uma das pernas, foi encaminhado para Mossoró. Os demais haviam sido liberados para casa.

Nesta sexta-feira (10) tem paralisação nacional em defesa dos direitos dos trabalhadores


Nesta sexta-feira (10) os trabalhadores de diversas categorias do país, inclusive os da educação do RN, vão cruzar os braços em adesão à paralisação nacional que pautará a defesa dos direitos da classe trabalhadora. A luta nacional está sendo encampada pelas principais centrais sindicais do país, inclusive a CUT, contra a Reforma da Previdência e em prol da revogação da Reforma Trabalhista e da revogação da ampliação da Terceirização.

No âmbito local, os trabalhadores vão lutar pela regularização do pagamento dos salários do funcionalismo, atrasados desde o início de 2016, e pela retirada do pacote fiscal econômico enviado à Assembleia Legislativa pelo governo Robinson Faria no mês passado.

Em Natal, dois atos serão realizados por centrais sindicais e o Fórum Estadual dos Servidores, entre outras entidades. Pela manhã, às 9h, os manifestantes se reúnem em frente ao Hospital Walfredo Gurgel para dialogar. Já à tarde, às 14h, os trabalhadores irão se concentrar na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, de onde vão caminhar até a Caixa Econômica da rua João Pessoa, no centro da capital potiguar.

O SINTE/RN está convocando os trabalhadores em educação do RN para se engajar nas atividades que serão realizadas nesta sexta-feira, 10 de novembro, em Natal e outros municípios do Estado. “É fundamental que nos reunamos nas ruas e praças para lutarmos contra essas medidas prejudiciais para a classe trabalhadora que os governos federal e estadual estão querendo implementar.”, afirmou o coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

DECLARAÇÃO INFELIZ! FOI O QUE DISSERAM OS VEREADORES COM DECLARAÇÃO DE SECRETÁRIA


A sessão desta quinta feira (09) foi quase que exclusivamente dedicada ao pronunciamento feito pela a secretária de assistência social de Jardim de Piranhas Cristielle Queiroz, onde recentemente em uma reunião na cidade de Caicó que reuniu vereadores, secretários, representantes do judiciário e ministério público dentre outras autoridades do Seridó, em que o assunto era sobre um financiamento que é disponível a essas secretarias. O clima ficou chato quando foi falado os valores desse financiamento para alguns municípios, onde o de Jardim ficou a cerca de R$ 500,00, o vereador Mardem Estevam (PP), inocentemente perguntou ao representante do judiciário do que se tratava e pra que servia o tal financiamento, pois o mesmo nunca ouviu falar desse investimento em Jardim de Piranhas. A secretária na oportunidade de fala disse (segundo os vereadores): "Os vereadores nem sabem e nem procuram saber de nada".

Essa declaração criou um sentimento de repúdio por todos presentes, sendo até questionado pelo senhor juiz para com a secretária sobre tal comentário, preocupado para que não tivesse mais alguma exaltação.

Mas o vereador Mardem e todos presentes na sessão ordinária da Câmara de hoje repudiaram a declaração da mesma afirmando que foi uma declaração infeliz, inclusive o ver. Chó de Sula exigiu para que a secretária Cristielle, fizesse um pedido de desculpas oficial a todos os vereadores através da Câmara.

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PROPOSTA QUE PROÍBE ABORTO ATÉ EM CASO DE ESTUPRO


Comissão da Câmara aprova proposta que proíbe aborto até em caso de estupro

Foi aprovada, na tarde desta quarta-feira (8), em comissão especial na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 181/2015, que define que a vida começa a partir da concepção do feto. O objetivo do projeto é impedir a prática do aborto inclusive nos casos já permitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como o estupro e em risco de vida para a mãe.
O texto agora vai ao plenário, onde precisa de maioria qualificada (308 votos) para ser aprovado.
A proposta foi alterada após manobra da bancada conservadora da Câmara. O texto, originalmente, era referente ao aumento da licença maternidade em partos prematuros – um benefício trabalhista importante para diversas mulheres. Com a alteração, a matéria agora é apelidada de “cavalo de troia”, quando traz uma alteração nociva em um texto originalmente positivo.
O PSOL é contra o projeto e tem, inclusive uma ação aberta no STF e um Projeto de Lei em favor da descriminalização do aborto, demanda do movimento de mulheres no Brasil e no mundo.

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 150 mil por ofensas homofóbicas



deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado, em segunda instância, a a pagar R$ 150 mil por dano moral coletivo por ofensas feitas contra a população LGBT. As informações são da coluna Radar, da revista Veja, desta quinta-feira (9).

Em 2015, o parlamentar já havia sido condenado na 6ª Câmara Cível, no Rio de Janeiro. A ação civil pública se refere a declarações feitas por Bolsonaro no programa CQC, da TV Bandeirantes, em março de 2011.
Na ocasião, o deputado afirmou que nunca passou pela sua cabeça ser pai de uma pessoa homossexual porque seus filhos tiveram uma “boa educação”. Bolsonaro também disse e não participaria de um desfile gay porque não promoveria “maus costumes” e porque “acredita em Deus e na preservação da família”.
A ação foi ajuizada pelas organizações Grupo Diversidade Niterói, Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Grupo Arco-Íris de Conscientização.

MÉDICOS DO RN DECRETAM GREVE E PARALISAM ATIVIDADES A PARTIR DE SEGUNDA



A categoria médica do Rio Grande do Norte decidiu se unir as outras categorias de servidores do Estado e decretou greve a partir da segunda-feira, 13. Os médicos aprovaram a medida em assembleia realizada no último dia 07/11, no Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN).
A paralisação da categoria por tempo indeterminado se dá pelos constantes atrasos salariais do Governo do Estado – desde janeiro de 2016 – que chega a acumular dívida de dois meses com os servidores, sem apresentar calendários de pagamento, desrespeitando a legislação estadual que prevê o pagamento do funcionalismo até o último dia útil do mês.
Anunciaram greve também os servidores da saúde estadual, funcionários do Detran e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Policiais Civis.
Os servidores da segurança, no entanto, têm a promessa do Governo de normalizar o pagamento até o dia 13 de novembro, para evitar que a categoria entre em greve. Fato esse que preocupa as outras categorias. “Quem o Governo vai prejudicar para manter os salários de apenas uma categoria em dia?”, questionou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.
Simone Dutra, Coordenadora do Sindsaúde, participou da assembleia com os médicos e enfatizou o momento de união das categorias para exigir o pagamento do Estado e demonstrou preocupação com esta divisão de pagamento que deixa de ser por faixa salarial e passa a ser por categoria: “Ou dizemos que existimos ou seremos secundarizados nesta questão”, declarou.
Ato público
Os sindicatos da saúde SOERN, SINDSAÚDE, SINDERN e SINMED RN, organizam um ato público para o dia 10 de novembro, no Hospital Walfredo Gurgel, a partir das 9h.
Em seguida, 10h30, os manifestantes seguem em carreata até a sede da Governadoria onde acontece a concentração do Ato do Fórum de Servidores do Estado.

FAMOSOS - APÓS ASSUMIR NAMORO, FÁTIMA É ELOGIADA NO ENCONTRO: ‘QUE FASE’



Fátima Bernardes não pode fugir dos comentários do público, bem como de colegas, que ficam felizes com a nova fase da apresentadora. No Encontro desta quinta-feira (9), a jornalista foi elogiada pelos seus convidados Lair Ribeiro e Preta Gil.
“Elogiar alguém publicamente também é bom. Fátima, que fase você está!”, disse Lair. Preta emendou: “Linda”. Fátima retribuiu a gentileza, já um pouco tímida: “Lair também está em uma fase ótima”, contou a ex-esposa de William Bonner.
Fátima assumiu publicamente o namoro com o advogado Túlio Gadelha. Nas redes sociais, os dois já fizeram declarações de amor um ao outro.

APÓS COMENTÁRIO RACISTA, WILLIAM WAACK É SUSPENSO DO JORNAL DA GLOBO

Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.

QUASE 70% DAS RODOVIAS ESTADUAIS DO RN TÊM CONDIÇÕES RUINS OU PÉSSIMAS

RN-288 que liga Carnaúba dos Dantas à Picuí na Paraíba - Reprodução
Confederação Nacional do Transporte (CNT) classificou 53,9% das rodovias do Rio Grande do Norte como regulares, ruins ou péssimas. A pesquisa foi divulgada essa semana. Em sua 21ª edição, a pesquisa sobre rodovias brasileiras percorreu 1.894 quilômetros em estradas federais e estaduais do RN. Como critério de avaliação, foram consideradas a pavimentação, a sinalização e a geometria dessas estruturas.
De acordo com o estudo, as rodovias federais (conhecidas como BR’s) estão em estado bom, quando considerados os aspectos gerais. Apenas 4,1% dessas estradas, que são administradas pelo Governo Federal no Estado são consideradas péssimas. No caso das estradas administradas pelo Estado do RN, porém, a quantidade chega a 69,3%.
Um total de 86,8% das rodovias estaduais possuem sinalização péssima. De 348 quilômetros percorridos pelos pesquisadores, 348 estavam assim. Nenhum trecho foi considerado bom ou ótimo. 10,6% das sinalizações estão em estado ruim e apenas 2,6% é regular, de acordo com o estudo.
Quando o assunto é pavimentação, dos 1.546 quilômetros de BR’s – administradas pelo Governo Federal – 58,9% estão com qualidade ótima ou boa. Porém, quando o olhar volta às rodovias de responsabilidade do Estado, apenas 14,7% estão regulares, segundo a CNT. Todo o restante é ruim ou péssimo.
O estudo também apontou que 82,2% das estradas potiguares contam com uma gemotria péssima e 17,8% são ruins.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Filha de Lula ganha emprego na assembleia

Filha de Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva foi nomeada para trabalhar no gabinete da deputada estadual Rosângela Zeidan (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A publicação saiu no Diário Oficial de 1° de novembro.
Lurian ganhará R$ 7.326,64 mensais para atuar como ‘assessora parlamentar IV’ na equipe da petista. Zeidan é mulher do presidente do PT estadual, Washington Quaquá, que mantém ótima relação com Lula.

SERVIDORES DO DETRAN DELIBERARÃO GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NO RIO GRANDE DO NORTE



O Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI), anunciou nesta terça-feira, após assembleia, que servidores do DETRAN deliberaram por entrar em greve por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira (10), agravando ainda mais a crise entre Governo do Estado e funcionalismo público.
O foco da questão, sinaliza Santino Arruda, do Sinai, são os constantes atrasos na folha salarial da categoria, que vêm provocando a “precarização nos serviços essenciais, como a Educação, Saúde e Segurança”.
De acordo com o sindicalista, é bem provável que servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), também entrem na paralisação. “Haverá discussões e não abriremos mão de tratar do projeto do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR)”, avisou.

QUE PAPO É ESSE GOVERNADOR?



Na coletiva à imprensa ontem terça-feira (07) a secretária de segurança Pública Sheila Freitas disse que o movimento grevista dos agentes de segurança tem cunho político e apontou como líder o Coronel André Azevedo, ex-comandante da Polícia Militar.
“Ele tem ‘intenções políticas’ e ‘desavenças’ com o governador Robinson Faria por ter sido exonerado”, acusou Sheila.
Em resposta à declaração da Secretária, a Associação dos Oficiais Militares Estaduais (ASSOFME) rebateu com a nota abaixo:
É com perplexidade e repulsa que a Associação dos Oficiais Militares Estaduais (ASSOFME) recebe as agressivas acusações da Senhora Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, delegada de Polícia Civil, Sheyla Freitas, contra o Coronel André Azevedo, ex-comandante da Polícia Militar e dos mais brilhantes oficiais da instituição.
Atribuir ao Coronel Azevedo qualquer trama para gerar crise na Polícia Militar é demonstrar despreparo e desprezo ao estado de penúria por que passam os militares estaduais, oficiais e praças, aposentados e da ativa, bem como as pensionistas de nossa classe.
A nosso sentir, a Secretária ultrapassou os limites da inconsequência, afrontando um policial que orgulha e defende seus companheiros de farda, que, na ocasião, nada mais desejam do que receber os seus salários; e mais ainda, deixando para Deus sabe quando, o pagamento dos nossos aposentados e pensionistas.
Manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao Coronel Azevedo. Assim deve proceder um líder de verdade, defendendo os seus, jamais escondendo-se atrás de funções transitórias para esquivar-se ou terceirizar responsabilidades, prática que, aliás, já é usual no atual Governo.

Papa Francisco critica o uso de celulares na igreja durante a missa

O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (8/11) aos fiéis – e também aos sacerdotes e bispos – que mantenham guardados seus celulares e deixem de tirar fotos durante a missa, “que não é um espetáculo”.
Durante sua audiência semanal ante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro no Vaticano, o pontífice recordou o momento durante a missa em que o papa diz “vamos elevar nosso coração”. “Ele não diz ‘vamos elevar o celular para tirar uma foto’. Não, isso é feio”, acrescentou.

MEC libera 415 milhões para merenda de estados e municípios


Os recursos da nona parcela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) serão liberados até o fim da próxima semana para estados, municípios e Distrito Federal. No total, são R$ 415 milhões, que devem ser investidos na merenda de estudantes da educação básica de todo o país. Também serão repassados R$ 59,50 milhões para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Os repasses são feitos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Os recursos do Pnae são repassados anualmente em dez parcelas, de forma a cobrir os 200 dias do ano letivo. As secretarias da educação, responsáveis pelas redes de ensino, recebem os valores e operam a alimentação escolar. São atendidos pelo programa estudantes da rede de educação básica – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos – matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas com o poder público. MEC libera 415 milhões para merenda de estados e municípios

A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, lembra que o programa atende a quase 42 milhões de estudantes com 54 milhões de refeições por dia. “O objetivo é garantir o fornecimento de alimentação que contribua para suprir as carências nutricionais dos estudantes durante o seu período de permanência na escola”, destaca. MEC libera 415 milhões para merenda de estados e municípios

Pelas regras do programa, o mínimo de 30% da verba transferida deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar, de maneira a movimentar as economias locais. Apenas neste ano, o FNDE repassou R$ 3 bilhões voltados à alimentação escolar. MEC libera 415 milhões para merenda de estados e municípios

As liberações de recursos podem ser acompanhadas clicando aqui.

Transporte – Já o Pnate atende os estudantes da educação básica da rede pública de ensino que residem em área rural e que constam no censo escolar do ano anterior. Os recursos, de caráter suplementar, são utilizados por estados e municípios na manutenção de veículos, compra de combustível ou terceirização do serviço de transporte escolar. MEC libera 415 milhões para merenda de estados e municípios

Fonte AQUI.

Justiça Eleitoral abre Semana do Jovem Eleitor

A Semana do Jovem Eleitor foi aberta com uma programação variada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de incentivo ao alistamento eleitoral e ao voto consciente da juventude. Pelo artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Participe das diversas ações da Semana do Jovem Eleitor em seu estado, consultando os portais do TSE e dos TREs na internet.
Desde 28 de outubro, já estão sendo veiculadas no rádio, na televisão e nas redes sociais campanhas de conscientização, lançadas pela Justiça Eleitoral, voltadas aos jovens. As campanhas têm como objetivo fortalecer o interesse dessa faixa etária em participar vida política, contribuindo, assim, com o destino do país.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Henrique Alves chora em depoimento e diz que abriu conta no exterior por orientação de Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara e ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) chorou nesta segunda-feira (6) ao prestar depoimento, por videoconferência, ao juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.
Henrique Alves está preso desde junho por suspeita de participar do esquema de superfaturamento das obras da Arena das Dunas, em Natal (RN). O estádio foi construído para a Copa do Mundo de 2014.
O depoimento desta segunda, contudo, foi dado no âmbito da Operação Sépsis, um desdobramento da Operação Lava Jato que investiga um suposto esquema de corrupção comandado pelo PMDB na Caixa Econômica Federal.
Henrique negou qualquer participação no suposto esquema de propina na Caixa em troca da liberação de empréstimos do Fi-FGTS, fundo de investimento administrado pela Caixa que aplica recursos do trabalhador em projetos de infraestrutura. 

Temer admite risco de derrota na Previdência

O presidente Michel Temer admitiu nessa segunda-feira, 6, pela primeira vez, a possibilidade de uma derrota do governo ao tentar aprovar a reforma da Previdência. Temer reconheceu que a principal reforma do País pode não ser votada em seu governo e, resignado, afirmou que um eventual fracasso não significa que seu governo “não deu certo”. Numa reunião no Planalto com ministros e deputados de 11 partidos da base governista, fez um apelo para que os parlamentares tentem votar, se não o conjunto do pacote, pelo menos alguns pontos propostos pelo Planalto.
“A reforma da Previdência não é minha, não é pessoal, é do governo compartilhado. Na verdade, se num dado momento a sociedade não quer a reforma da Previdência, a mídia não quer a reforma da Previdência e a combate e, naturalmente, o Parlamento, que ecoa as vozes da sociedade, também não quiser aprová-la, paciência”, discursou Temer ao abrir a reunião. “Muitos pretendem derrotá-la supondo que, fazendo isso, derrotam o governo. Então quero deixar claro que não é a derrota eventual, a não votação da Previdência, que inviabiliza o governo. O governo já se fez.” (mais…)

Robinson Faria correu da raia

É!
governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria parece que ‘correu da raia’.
Governo do Estado concluiu nesta terça-feira (7) o pagamento das polícias Civil e Militar, referente à folha de setembro, que estava previsto para o dia 10.
Os pagamentos das demais categorias serão efetuados até a próxima sexta-feira (10), conforme já anunciado.
A tropa está revoltada e promete greve.
Robinson ‘esbraveceu’ nas Redes Sociais. A polícia não abriu.
Ou paga... ou greve.

AÍ SIM É OSTENTAR MEU NEGO - Noivo árabe dá iPhone 8 e colares de diamantes para convidados

Um vídeo postado nas redes sociais com imagens de um casamento árabe tem deixado muitos internautas de queixo caído. O motivo? O presente dos convidados.
Nas imagens é possível ver algumas pessoas carregando caixas muito parecidas com as do iPhone 8. O presente seria uma lembrancinha para os homens que acompanharam a cerimônia milionária, mas não só para eles. As mulheres teriam sido presenteadas pelos anfritriões com lindos colares de diamantes.
Com as imagens, a repercussão nas redes sociais foi quase que imediata. Na internet, muitas pessoas criticaram duramente os organizadores da comemoração por desperdiçar recursos tão valiosos enquanto a miséria no país ainda é grande.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

RÁDIO VALE DO PIRANHAS FM ESTÁ DE CARA NOVA E COM SEDE PRÓPRIA

A rádio Vale do piranhas Fm 87,9 continua na Av. Rio Branco, mas em sede própria dessa vez. Com toda estrutura física nova, além de mais reforço na qualidade de transmissão, a Vale Fm começou nesta segunda feira (06) sua programação numa sede onde o acesso a acessibilidade foi pensada para pessoas com mobilidades especiais, uma nova logomarca e cores vibrantes e mais fácil para os ouvintes visitarem a sede. Confiram algumas imagens feitas hoje pela manhã por Diassis Silva em seu programa.