Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Reino Unido começa a testar primeira vacina contra câncer de pulmão.

A doutora Luciana Souza compara duas radiografias de tórax diferentes de um paciente enquanto conversa com um colega de um hospital de campanha criado para tratar pacientes que sofrem da doença de coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo
© REUTERS / Amanda Perobelli/Proibida reprodução

 A primeira vacina em nível mundial contra o câncer de pulmão, a BNT116, começou a ser aplicada, em fase experimental, em doentes no Reino Unido. O medicamento é produzido pelo laboratório BioNTech e usa a mesma tecnologia de mRNA que esteve na base da vacina contra a covid-19.

Janusz Racz tem 67 anos e sofre da doença. Ao todo, ele recebeu seis injeções consecutivas da BNT116, com cinco minutos de intervalo ao longo de 30 minutos, no Instituto Nacional de Investigação em Saúde da UCLH Clinical Research Facility, na última terça-feira (20).

O paciente é o primeiro a iniciar esta fase do tratamento experimental do laboratório BioNTech. Cada seringa contém material genético para uma parte diferente do tumor, a fim de treinar 5 bilhões de células do sistema imunológico.

Os médicos defendem que o tratamento é “muito mais preciso do que a quimioterapia, por isso não deve causar os mesmos danos colaterais às células saudáveis”, o que, por vezes, causa efeitos devastadores.

Após a primeira dose, Racz declarou: “É indolor. É muito melhor do que a quimioterapia que, para mim, foi difícil”, acrescentou.

O voluntário do estudo, citado na Sky News, acredita que o novo medicamento o ajudará – e ajudará outras pessoas – se a vacina entrar em fase de produção rapidamente.

“As vacinas contra a covid ajudaram milhões de pessoas. Isso também ajudará milhões de pessoas”, afirmou Racz.

Cerca de 130 doentes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC – a forma mais comum da doença) estão prontos para participar do estudo experimental da vacina. No processo estão envolvidos seis hospitais no Reino Unido.

O câncer de pulmão é a principal causa de morte em nível global, contabilizando cerca de 1,8 milhão de vítimas por ano. As taxas de sobrevivência em pessoas com formas avançadas da doença, quando os tumores se espalham, são particularmente baixas.

O ensaio clínico de fase 1, o primeiro estudo humano do BNT116, foi lançado em 34 centros de investigação em sete países: Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Turquia. A nova vacina ensina “o corpo a caçar e matar células cancerígenas e as impede de voltar”.

O medicamento experimental recuperou a metodologia semelhante às vacinas contra a covid-19. O RNA mensageiro (mRNA) funciona apresentando ao sistema imunológico marcadores tumorais do CPNPC, a fim de preparar o corpo para o combate às células cancerígenas que expressam esses marcadores.

O objetivo é fortalecer a resposta imunológica de uma pessoa ao câncer, deixando as células saudáveis intactas, ao contrário da quimioterapia, destacam os pesquisadores.

“Estamos entrando agora nesta nova era de ensaios clínicos de imunoterapia baseados em mRNA para investigar o tratamento do câncer de pulmão”, anunciou Siow Ming Lee, oncologista consultor do University College London Hospitals NHS Foundation Trust (UCLH), que lidera o ensaio no Reino Unido.

“É simples de administrar, pode selecionar antígenos específicos na célula cancerosa e direcioná-los. Essa tecnologia é a próxima grande fase do tratamento da doença”, descreve Lee, citado no jornal britânico The Guardian. Lee pesquisa o câncer de pulmão há 40 anos e lembra que, no início, poucos acreditavam que a quimioterapia funcionasse.

“Atualmente, sabemos que cerca de 20% a 30% [dos doentes] permanecem vivos em estágio 4 com imunoterapia e agora queremos melhorar as taxas de sobrevivência. Estamos, por isso, esperançosos com a vacina de mRNA, que além da imunoterapia, pode fornecer reforço extra”, acrescenta.

“Esperamos passar para a fase 2, fase 3, e então que se torne o padrão de tratamento em todo o mundo e salve muitos doentes”.

Os primeiros testes com vacinas semelhantes em outros tipos de câncer mostraram-se promissores, com redução no tamanho do tumor e no risco de recorrência.

Esta é a primeira vez que a vacina da BioNTech é testada em humanos. O ensaio confirmará se há algum efeito colateral importante. Perante os resultados, os médicos afinaram a vacina para estabelecer maior eficácia clínica.

Racs é cientista especializado em IA. Disse que sua profissão o inspirou a participar do teste: “Eu também sou um cientista e entendo que o progresso da ciência – especialmente na medicina – está nas pessoas que concordam em se envolver em pesquisas como essa.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil

Cientistas chineses usam solo lunar para produzir água ‘em grandes quantidades.

Espaçonave chinesa em solo lunar
Espaçonave chinesa em solo lunar — Foto: Reprodução

 

Pesquisadores da China anunciaram um “método inédito” para produzir grandes quantidades de água a partir de amostras de solo da Lua, coletadas em 2020. A descoberta foi anunciada pela emissora estatal CCTV nesta quinta-feira.

A missão Chang’e-5 retornou à Terra com amostras de pedras e solo da Lua pela primeira vez em 44 anos. Cientistas afirmaram que os materiais coletados tinham vestígios de hidrogênio que, quando aquecido a altas temperaturas, produz vapor d’água. Após três anos de pesquisa, a China anunciou que poderá produzir água em grandes quantidades.

O método pode fazer parte do projeto do país de construir um posto avançado lunar permanente em para explorar e minerar recursos da lua. A China promete instalar uma “estação básica” até 2035.

A expectativa é de que uma tonelada métrica de solo lunar produza até 76 quilos de água. Segundo a emissora, a quantidade equivale a mais de cem garrafas de 500 ml de água, ou ao consumo diário de água para 50 pessoas.

Uma segunda missão chinesa, o Chang’e-6 retornou recentemente com amostras do lado afastado da Lua, mais longe da Terra.

A descoberta de água na Lua, além de ser valiosa para planos de uma permanência humana, pode ser usada para outros fins, segundo a agência espacial americana, a NASA. Um deles é a criação de combustível de hidrogênio para foguetes para impulsionar a exploração em Marte.

Fonte: O Globo

Operação prende mais de 30 pessoas por tráfico, homicídio e lavagem de dinheiro.

 

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (21) prendeu 35 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que atua desde 2019 do estado de Pernambuco, com envolvimento em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uma série de assassinatos no Grande Recife.

Ao todo, foram expedidos 39 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, pela 14ª Vara Criminal do Recife, através da Operação Barbalho. Destes, 22 foram cumpridos no Grande Recife e 13 em unidades prisionais de Pernambuco e de outros três estados.

A investigação comandada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (Ficco), apontou que o grupo era responsável pelo fornecimento de grandes quantidades de cocaína para o Grande Recife. Os homicídios tinham o objetivo de controlar o território comandado pelos traficantes.

De acordo com a Ficco, as atividades criminosas do grupo também eram realizadas em, pelo menos, outros quatro estados, onde também foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão. São eles:

Ceará;

Paraíba;

Rio de Janeiro;

Rio Grande do Norte.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Eleições municipais deste ano terão número menor de candidatos

 

A Justiça Eleitoral registrou uma queda no número de candidaturas para os cargos de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. É a primeira queda desde o pleito municipal de 2008.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 455 mil pedidos de candidaturas foram recebidos pela plataforma DivulgaCand, que centraliza os registros em todo o país. O prazo terminou nesta quinta-feira (15).

Foram recebidos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) 15.434 registros de candidaturas para prefeito, 15.531 para vice-prefeito e 424.750 para o cargo de vereador. O número ainda pode ser atualizado. Em 2020, as eleições municipais contaram com 557.678 registros. Os pleitos de 2016 (496,9 mil) e de 2012 (482,8 mil) também tiveram mais candidatos. Em 2008, 381,3 mil políticos registraram suas candidaturas.

X é alertada sobre chance de ser banida no Brasil

 

Executivos da nos Estados Unidos foram alertados durante o fim de semana sobre a possibilidade de que a plataforma seja banida do Brasil. O alerta foi feito em reuniões entre o corpo jurídico da empresa no Brasil e nos Estados Unidos.

O motivo do banimento seria o descumprimento, por parte do X, da ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para bloquear sete perfis na rede. A decisão da empresa foi de não cumprir a determinação e, para evitar a prisão e multa de seus representantes legais no Brasil, demitir todos os funcionários e fechar o escritório no país. No final da tarde de sábado, o X protocolou uma petição ao STF informando que não poderia cumprir a ordem uma vez que não havia mais representantes legais no Brasil.

Ministério da Saúde vai instituir comitê de emergência para mpox

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta quarta-feira 14 que a pasta vai criar um Comitê de Operação de Emergência para adotar medidas de enfrentamento à disseminação da mpox, que vem preocupando autoridades internacionais.

Mais cedo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o cenário de mpox na África constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da entidade. Apesar disso, segundo a ministra, o momento é de alerta, mas não de alarme.

“Nós vamos instituir um Comitê de Operação de Emergência, envolvendo Ministério da Saúde, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde. Já estávamos acompanhando, tivemos reunião de especialistas, há duas semanas, desde que começaram os casos, e essa possibilidade [de disseminação da doença], e vamos analisar as questões como vacina. Não há motivo de alarme, mas de alerta”, afirmo a jornalistas, no Palácio do Planalto, após participar de um evento de anúncio de investimentos na indústria da saúde.

Brasil integra projeto de supertelescópio para mapear céu por 10 anos

 

O supertelescópio do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), um dos maiores empreendimentos da astronomia moderna, está prestes a iniciar suas operações, marcando uma nova era na observação do universo. Nos próximos dez anos, ele mapeará o céu do Hemisfério Sul e o Brasil participa desta iniciativa internacional inédita de US$ 1 bilhão, ao lado dos EUA, do Chile, que sedia o observatório, e de 43 grupos de pesquisa de 28 países.

A parceria brasileira foi formalizada por meio de um acordo de cooperação científica assinado pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LineA) com o SLAC National Accelerator Laboratory, vinculado à Universidade Stanford e ao Departamento de Energia dos EUA.

A colaboração garante a participação de 170 brasileiros no projeto, entre eles, 80% são jovens pesquisadores, além de estudantes e técnicos de 26 instituições de ensino de 12 estados. Este grupo forma o Grupo de Participação Brasileiro (BPG-LSST).