Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Governo do RN vai construir espaços para prática de esportes nas escolas

 


As escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte vão ganhar equipamentos para a prática esportiva. Contrato nesse sentido foi celebrado nesta quarta-feira entre o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal pelo qual serão repassados recursos do orçamento da União para a construção de campos de futebol Society (com grama sintética), do projeto Areninhas Potiguares.

Os recursos, no valor de R$ 5,1 milhões, são oriundos de emendas parlamentares do senador Jean Paul Prates e da deputada federal Natália Bonavides, com a contrapartida estadual.

Inicialmente serão contempladas escolas da Região Metropolitana de Natal, num total de 15 areninhas, mas o plano do governo do RN é levá-las às demais regiões para estimular a prática esportiva da juventude potiguar. As primeiras serão construídas em Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e São José do Mipibu. Os espaços são compostos por um campo de futebol society com alambrado, vestiário, iluminação e arquibancada.

Pfizer aprova primeiro comprimido contra a Covid-19

 


A autoridade norte-americana de saúde, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), aprovou o uso do comprimido da Pfizer contra covid-19, o primeiro tratamento oral nos Estados Unidos (EUA) para combate à doença.

A instituição anunciou a decisão em comunicado em que afirma que o medicamento pode ser usado para casos moderados da covid-19 em adultos e crianças menores de 12 anos e pelo menos com 40 quilos de peso, cuja saúde os coloquem em perigo de ser hospitalizados.

O comprimido do laboratório Pfizer é o primeiro tratamento oral contra a covid-19 que os norte-americanos poderão tomar em casa e pode vir a se tornar “uma ferramenta crucial contra a pandemia, no momento em que os casos aumentaram vertiginosamente com a variante ômicron”.

Ceará tem três casos confirmados da variante Ômicron da Covid-19

 

Ceará têm três casos confirmados da variante Ômicron. Conforme o governador Camilo Santana (PT), todos os pacientes estão em isolamento para serem acompanhados. São passageiros vindos da Tailândia, Milão e São Paulo. Governador fez um alerta para que a população se previna nas comemorações de fim de ano para que não haja recrudescimento da Covid-19 no Estado.

 “Secretaria da Saúde acabou de confirmar. Precisamos estar em alerta, continuaremos em alerta para acompanhar essas três pessoas, que estão sendo monitoradas, em isolamento para que a gente possa avaliar a repercussão da presença dessa variante aqui no Ceará e quais medidas deveremos tomar nas próximas semanas. Vamos avaliar os números aqui no Ceará”, afirmou. 

Informação foi divulgada nesta quinta-feira, 23, durante anuncio do novo decreto sanitário cearense em transmissão ao vivo por meio das redes sociais.

VÔMITOS DO PRESIDENTE SUA TRUPE - Ministério Público pede a suspensão dos direitos políticos de Luciano Hang

O VEIO VAGABUNDO

 

O Ministério Público Federal pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul que suspenda por oito anos os direitos políticos do empresário bolsonarista Luciano Hang.

O pedido, revelado pelo site DCM e confirmado pelo UOL, consta em um parecer da Procuradoria Eleitoral gaúcha emitido no dia 17 de dezembro. Na ação, Hang é suspeito de cometer abuso de poder econômico nas eleições para prefeito da cidade de Santa Rosa, a 490 km de Porto Alegre.

Durante evento eleitoral em 11 de dezembro de 2020, o empresário sugeriu aos eleitores do município que só garantiria a continuidade da construção de uma loja na cidade se o vencedor fosse o candidato a prefeito Anderson Mantei (PP), que de fato ganhou o pleito.

Procurado, o advogado de Hang, César Augusto Schmitt Sousa, afirmou que “não existe nenhuma condenação” contra seu cliente a esse respeito, e que vai se manifestar sobre o parecer “apenas nos autos do processo”.

Miss de município potiguar morre após acidente no Maranhão.

  Mediante informações a Miss da cidade de Serra Negra do Norte/RN, Paloma de 18 anos, morre após acidente de trânsito no estado do Maranhão.

O acidente aconteceu na BR-316 e no sinistro, outra mulher identificada com Eliane também morreu.

O fato deixou a região do Seridó em choque.

Detalhe: O acidente envolve um carro pequeno com três potiguares e uma carreta. Duas mulheres morreram e o motorista (Marcelo), ficou ferido.

Marco histórico: Hospitais Regionais realizam cirurgias em tempo recorde no RN.

 Programa Mais Cirurgias, Mais Saúde segue avançando em todo o estado  

“Um marco histórico”. Essa é a frase dos diretores das unidades hospitalares de Pau dos Ferros e de Apodi sobre o avanço na realização de cirurgias eletivas por meio do programa Mais Cirurgias, Mais Saúde neste segundo semestre de 2021.  

O Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), em Pau dos Ferros, realizou 150 cirurgias eletivas em dois meses. Foram feitos procedimentos de hérnia, vesícula, histerectomia, entre vários outros. 

Já no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, localizado em Apodi, fez 163 procedimentos nos últimos dois meses.    “Em Apodi nunca foram feitas tantas cirurgias em tão pouco tempo. 

Com o programa de eletivas, o Governo do Estado tem contemplado as cidades vizinhas e até mais longínquas. 

A região ganhou muito na saúde, as equipes estão organizadas para realizar cirurgias até nos finais de semana. Acomodamos também as mães que estão parindo. Nunca tivemos um avanço dessa grandeza em toda a história. Estamos disponíveis para que avance mais. Fomos contemplados com 100 cirurgias ao mês, mas a meta é ultrapassar essa marca”, disse a diretora do Hospital de Apodi, Girlene Ferreira.  

A dona de casa Maria das Graças Pimenta disse que esperava por uma cirurgia há dois anos, quando veio a pandemia. “Eu fui pesquisar para fazer fora e a cirurgia custava 6 mil e hoje estou muito satisfeita por ter sido atendida aqui no Hospital Regional de Apodi. Aqui fui tratada com muito carinho, tudo limpo, comida boa, minha recuperação está ótima porque não existe hospital melhor do que esse”, disse a paciente que se recupera de um procedimento eletivo.  

Hospital Regional de Pau dos Ferros  De acordo com o diretor da unidade de Pau dos Ferros, Raimundo Farias, o HCCA está mantendo uma rotina das equipes para atender às demandas de cirurgias eletivas represadas do Alto Oeste.  

“Concluímos essa primeira etapa com sucesso e já estamos prontos para dar continuidade ao programa de cirurgias eletivas com o apoio do Governo do Estado, que tem a missão de dar acesso aos pacientes do interior a condição de realizar seus procedimentos em sua própria região, sem ser necessário ir para a capital”, disse o gestor.   O Hospital Regional de Pau dos Ferros passou a integrar a rede de hospitais do programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado no início de outubro.  

Segundo o coordenador do Bloco Cirúrgico, Breno Alencar “aos poucos vamos conseguindo alcançar o objetivo de diminuir a fila de espera de quem aguarda há anos por uma cirurgia aqui na região Alto Oeste. Com as cirurgias diárias e os mutirões realizados no HCCA, vamos contribuir significativamente com a meta do programa do governo que tem o objetivo de zerar as demandas represadas”.

MUNDOBIZARRO - Mãe obriga crianças a ficarem fora do carro enquanto ela namora dentro do veículo e punição vem da pior forma.

 Um incidente perturbador está dando o que falar nas redes sociais e que viralizou há poucos dias. Um vídeo publicado mostra duas crianças obrigadas a ficarem do lado de fora do carro enquanto a mãe  estava trancada no interior do veículo, namorando no banco de trás com o novo companheiro.

Quem fez a filmagem foi uma pessoa que estava passando pelo parque em La Plata, na Argentina.

As crianças receberam ordens de descer do carro para esperar do lado de fora do provado, eles podem responder por ‘corrupção de menores’ ou até abuso. As crianças estão bem de saúde e sob cuidados para protegerem a integridade física e mental delas.

Crianças gritam enquanto mãe as trancam para fora do carro

Os gritos das crianças puderam ser ouvidos pelas pessoas que estavam caminhando no Parque Pereyra Iraola.

Os meninos imploravam para que a mãe os deixassem entrar no carro, mesmo aos berros, eles foram ignorados pela mulher, que continuou com o namorado dentro do carro.

Em dado momento, os meninos tentaram abrir a todo custo a porta do veículo, porém, ela estava trancada. A polícia foi acionada, e a mãe, de 28 anos, recebeu o castigo da pior forma. Ela e o companheiro, que conheceu há poucos dias, foram presos e levados para a delegacia.

Crianças são colocadas sob cuidados

Por conta desse incidente, eles podem receber acusação de ‘abandono de incapaz, além de outras acusações. Se for comprovado, eles podem responder por ‘corrupção de menores’ ou até abuso. As crianças estão bem de saúde e sob cuidados para protegerem a integridade física e mental delas. 

Revisão do Plano Diretor de Natal é aprovada na Câmara Municipal

 

O projeto de revisão do Plano Diretor foi aprovado pela maioria dos vereadores de Natal. A votação que começou na terça-feira (21), foi concluída no fim da manhã desta quinta-feira (23), com a leitura das últimas 20 emendas apresentadas.

Apenas quatro parlamentares foram contrários – Brisa Bracchi (PT), Divaneide Basílio (PT), Pedro Gorki (PCdoB) e Robério Paulino (PSOL). Das 488 emendas apresentadas, 263 foram aprovadas, 84 rejeitadas, 90 retiradas e 51 prejudicadas. A revisão do Plano Diretor agora segue para a sanção do prefeito Álvaro Dias, que pode aprovar ou vetar parcialmente o projeto.

O último Plano Diretor aprovado em Natal e que é vigente até os dias atuais é de 2007. O Estatuto da Cidade, uma lei nacional, recomenda que pelo menos a cada 10 anos o Plano Diretor deve ser revisado. A votação do Plano Diretor da capital Potiguar teve início na última terça-feira (21). O projeto é analisado em regime de urgência.

Servidores da Receita Federal pedem exoneração após aprovação do Orçamento 2022

 

Quarenta e seis auditores e analistas da Receita Federal que atuam em cargos de confiança como delegados e chefes do órgão tributário no estado de São Paulo pediram exoneração nesta quarta-feira (22). Onze auditores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo também entregaram os cargos.

Entre os que deixaram os cargos em São Paulo estão chefes de alfândega, que atuam na liberação de mercadorias no Porto de Santos e nos aeroportos. O Ministério da Economia informou que não vai se manifestar. Na carta de exoneração, os delegados dizem que a Receita teve seu orçamento reduzido em 51,4%. Os cortes, segundo documento, afetam principalmente a administração das unidades e a gestão de soluções informatizadas e que há risco de não haver recurso para pagamento de contas de água e energia elétrica.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

MUNDO BIZARRO - Miséria/Salário mínimo em 2022: R$ 1.210,00.

 O salário mínimo a ser pago aos trabalhadores brasileiros deverá chegar em 2022 a R$ 1.210,00, um aumento de R$ 110,00 em relação ao valor atual de R$ 1.100,00. Na prática, o novo valor do salário mínimo brasileiro só será anunciado oficialmente no início de janeiro, a partir do anúncio da alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021.

O anúncio do provável valor do salário mínimo do próximo ano foi anunciado nesta segunda-feira (20.12) pelo deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), que é o relator do Orçamento de 2022 no Congresso Nacional.

Carro que transportava a banda do cantor Gusttavo Lima capota em São Bento na Paraíba.

 Um veículo que transportava a banda do cantor Gusttavo Lima capotou na manhã desta segunda-feira (20) na BR-230, entre as cidades de Soledade e Olivedos, sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a Van colidiu com um Fiat Uno e o motorista perdeu o controle, causando o acidente.

O músico fez um show na noite deste domingo em São Bento, também no sertão. Não há informação de mortos, apenas ferimentos leves e danos materiais. BG


FAMOSOS - Filha de ex-Flamengo, Portaluppi é atacada: “Enfiou garrafa na bunda".

 A modelo e influenciadora digital Carol Portaluppi passou por um episódio de assédio na noite da última quinta-feira, 16.

A filha do técnico Renato Gaúcho, ex-técnico do Flamengo, contou que um homem colocou uma garrafa d’água nela, no Leblon, bairro nobre na Zona Sul do Rio de Janeiro.

“Eu estava andando na rua do Leblon, um cara enfiou uma garrafa de água na minha bunda, que isso, gente? Não tô conseguindo falar”, escreveu Carol, por meio dos stories (recurso de publicações que duram 24 horas) do Instagram.

A modelo não deu mais detalhes do abuso.

Planalto já teme vitória de Lula no 1º turno e antecipa estratégia digital contra chapa com Alckmin

 Integrantes do governo Bolsonaro se dizem “desanimados” com a insistência do presidente Jair Bolsonaro em se preocupar apenas com os apoiadores ideológicos – insistindo no negacionismo sobre a vacina, por exemplo – enquanto observam a formação de uma frente ampla no entorno do ex-presidente Lula.

Nesta segunda-feira (20), em avaliações de bastidores, o Planalto já admite que já há uma preocupação com a possível vitória do ex-presidente no primeiro turno da eleição de 2022. A ordem no governo, agora, é tentar desgastar a imagem de “moderação” que a chapa Lula-Alckmin, se oficializada, pode ter na campanha do ano que vem.

Por isso, bolsonaristas já anteciparam a estratégia digital contra Alckmin e Lula e passaram a encaminhar por mensagens de celular, nos últimos dias, vídeos antigos de Alckmin criticando Lula. O blog recebeu uma dessas peças por meio de bolsonaristas. Nesse vídeo, de 2017, Alckmin diz que “brasileiros estão vacinados contra o modelo lulopetista” e que “Lula quer voltar à cena do crime”, ao dizer que o ex-presidente queria voltar ao poder.

Lula é melhor presidente da história para 51%, e Bolsonaro o pior para 48%, aponta Datafolha

 Pesquisa Datafolha publicada no final da noite deste domingo (19) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que metade dos brasileiros considera Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o melhor presidente que o país já teve. Jair Bolsonaro (PL) foi considerado o pior deles.

Segundo o instituto, Lula lidera o ranking dos ex-presidentes, com 51% de preferência. O petista governou o país entre 2003 e 2010. Bolsonaro é o preferido de 11%. Ambos vão disputar a corrida eleitoral em 2022. Fernando Henrique Cardoso aparece em 3º, com preferência de 7% dos entrevistados. Veja os resultados:

Melhor presidente do Brasil – Resposta espontânea e única, em %

Lula (2003-2010): 51%

Bolsonaro (atual presidente): 11%

Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): 7%

Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954): 4%

Juscelino Kubitschek (1956-1961): 4%

José Sarney (1985-1990): 1%

Itamar Franco (1992-1994): 1%

João Batista Figueiredo (1979-1985): 1%

Dilma Rousseff (2011-2016): 1%

Nenhum: 4%

Não sabe: 11%

Outras respostas: 4%

MAMATA CONTINUA - Guedes diz que política funciona com dinheiro público para atender quem votou em deputados e senadores

 O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta sexta-feira (17) ser compreensível que deputados e senadores queiram uma fatia do Orçamento federal para atender a seus interesses em bases eleitorais. Segundo o ministro, “não é inconcebível” que os parlamentares peçam R$ 15 bilhões para direcionar a seus redutos. Ele disse que o dinheiro “está indo a favor das reformas” do governo Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista coletiva, Guedes respondia a uma pergunta sobre a derrubada do veto ao fundão eleitoral de R$ 5,7 bilhões, também nesta sexta, quando passou a defender a destinação de verbas pelos parlamentares. “Você acha que política funciona sem [que] quem tem voto tenha capacidade de puxar dinheiro e recurso para atender quem votou nele?”, questionou.

Deputado entra com pedido de impeachment de Bolsonaro por interferência no Iphan

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de mais um pedido de impeachment, desta vez protocolado pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O congressista pediu o afastamento do presidente por causa da suspeita de interferência de Bolsonaro no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Ingressei hoje com um novo pedido de impeachment contra Bolsonaro, agora por sua confessa interferência ilegal no Iphan para beneficiar o empresário Luciano Hang. O crime de responsabilidade é flagrante e o réu é confesso”, disse o deputado em publicação nas redes sociais.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Gastos de Bolsonaro para frear Lula entram no radar do mercado

 

Pressões negativas vindas do exterior devido a decisões sobre aumentos de juros e redução de estímulos financeiros em algumas das principais economias mundiais voltaram a dividir espaço com o risco fiscal doméstico nas análises dos mercados de ações desta sexta-feira (17).

Em meio a esse cenário, a Bolsa de Valores brasileira recuou 1,04%, a 107.200 pontos. O resultado da semana é uma queda de 0,52%, a primeira após duas altas semanais. O dólar fechou o dia com ligeiro ganho de 0,07%, a R$ 5,6840.

A alta semanal, no entanto, alcançou 1,24%. O risco de desequilíbrio das contas internas torna a divisa americana um refúgio ainda mais interessante neste momento, pois a sinalização de alta dos juros nos Estados Unidos tende a valorizar a moeda.

MAIS UMA VITÓRIA DA ESQUERDA NA AMÉRICA LATINA - Ex-líder estudantil Gabriel Boric vence as eleições no Chile

 

O ex-líder estudantil Gabriel Boric venceu, neste domingo (19), as eleições no Chile. O resultado veio de um boletim da autoridade eleitoral chilena divulgado apenas uma hora após o encerramento das votações.

Segundo informações da agência internacional de notícias Reuters, Boric teve 54,72% dos votos válidos, contra 45,28% do adversário, José Antonio Kast. Kast, que representou a coligação dos partidos de direita do país, havia afirmado que esperava uma eleição acirrada. O político reconheceu a derrota e parabenizou o novo presidente pelas redes sociais.

“Acabo de falar com @gabrielboric e o parabenizei por seu grande triunfo. A partir de hoje ele é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile vem sempre em primeiro lugar”, disse Kast no Twitter.

Os chilenos se reuniram em seções eleitorais em todo o país desde as primeiras horas da manhã para decidir quem seria o próximo presidente em uma eleição polarizada, dois anos após uma convulsão social que abriu as portas para a elaboração de uma nova Constituição.

NEGACIONISMO GOVERNAMENTAL - ‘A pressa é inimiga da perfeição’, diz Queiroga sobre vacinação de crianças

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) que “a pressa é inimiga da perfeição” em relação à vacinação de crianças. “O principal é a segurança. No ano de 2021, considerando o pico, onde houve 4 mil óbitos, crianças de 5 a 11 anos, menos de 150 óbitos. Não que eu esteja menosprezando, cada vida é importante”, afirmou o ministro à imprensa, em Brasília. “Os pais terão a resposta no momento certo, sem açodamento”, continuou o ministro.

Queiroga não explicou a origem desses números. Na última quinta (16), porém, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) afirmou que nenhuma outra doença matou tantas crianças e adolescentes no Brasil em 2021 quanto a Covid-19. De acordo com dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, houve 1.449 mortes de crianças de 0 a 11 anos, sendo 301 entre as faixas de 5 a 11 desde início da epidemia.

SAÚDE - RN registra aumento de 809% na detecção de casos de sífilis

 

Os registros de casos de sífilis, um infecção bacteriana que pode levar à morte quando não tratada adequadamente, aumentaram 809% no Rio Grande do Norte de 2011 a 2020, conforme dados do mais recente Boletim Epidemiológico Sífilis da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN).

Os números foram analisados por preceptores médicos e multiprofissionais no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba (RN). Por estar presente em todos os perfis sociais e regiões do estado, a sífilis é caracterizada como uma epidemia no território potiguar.

Chama atenção o aumento da taxa de detecção da sífilis adquirida: de 5,1 casos por 100 mil habitantes em 2011, para 42,7 casos por 100 mil habitantes em 2020 – representando uma elevação de 737,3%.

Cajueiro de Pirangi comemora 133 anos com programação cultural e entrada gratuita

 

Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi – que tem o título de maior cajueiro do mundo – completa 133 anos nesta segunda-feira (20). Para comemorar a data, haverá o local recebe apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais e a entrada é gratuita.

A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN. O cajueiro recebe cerca de 300 mil visitantes por ano. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, esse é um momento especial em que devemos nos lembrar da importância que o Cajueiro de Pirangi tem para o povo potiguar. “Celebrar os 133 anos do Maior Cajueiro do Mundo é algo bastante simbólico para nós. Um local que tem toda sua importância biológica, e que atrai visitantes do mundo inteiro pela sua imponência. Devemos nos orgulhar em ter esse verdadeiro presente em nosso solo, e, principalmente, saber preservá-lo para que outras gerações possam ter a chance de conhecê-lo também”, comentou o diretor.

No Seridó, bombeiros controlam incêndio florestal em Serra Negra do Norte

 

O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar este domingo (20), um incêndio florestal que já durava 10 dias no município de Serra Negra do Norte, na região Seridó. Para conter as chamas eles contaram com o apoio do helicóptero Potiguar 1 da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sesed).

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Caicó, o incêndio teve início no dia 9 em uma localidade conhecida como Fazenda Mufumbo, uma região de mata na zona rural de Serra Negra do Norte. Desde o primeiro dia em que o incêndio foi percebido, corpo de bombeiros tentou apagar as chamas, mas o fogo reapareceu várias vezes. Durante a tarde deste domingo (20), com a ajuda do Potiguar 1 o fogo foi controlado.

Inscrições do concurso do Ibama com 5 vagas para o RN terminam nesta segunda (20)

 

As inscrições para o concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terminam nesta segunda-feira (20). Há cinco vagas para o Rio Grande do Norte. Ao todo, o concurso oferece 568 vagas para técnicos de nível médio e analistas de nível superior. Das 5 vagas no RN 3 são para ampla concorrência, 1 para candidatos com deficiência e1 para candidatos negros.

As inscrições devem ser feitas pela internet. As taxas são de R$ 102 para nível superior e de R$ 70 para nível médio. As provas objetivas e discursivas serão em 30 de janeiro de 2022. As provas objetivas serão realizadas no dia 30 de janeiro nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Fórum Econômico Mundial de 2022 é adiado em razão da variante Ômicron

 

A próxima edição do Fórum Econômico Mundial, programada para acontecer entre 17 e 21 de janeiro de 2022, em Davos, na Suíça, foi adiada em razão da variante Ômicron, informou hoje (20) a organização do evento em comunicado.

“Apesar dos estritos protocolos de saúde para a reunião, a transmissibilidade da Ômicron e seus impactos em viagens e mobilidade tornam o adiamento necessário”, informou a organização internacional.

A edição de 2021 do Fórum Econômico Mundial também foi cancelada em virtude da pandemia de covid-19. Segundo o comunicado, a data será remarcada para o período do verão que, no Hemisfério Norte, compreende os meses de junho, julho e agosto.

MUNDO - EUA: especialistas alertam para maior risco de infecção no Natal

 

O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos (EUA), Anthony Fauci, alertou para o maior risco de transmissão da variante Ômicron com as viagens de Natal, afirmando que a nova cepa está “devastando o mundo”. Especialistas norte-americanos apelam ao uso de máscara e à vacinação com a dose de reforço, à medida que antecipam um aumento brusco do número de casos nas próximas semanas.

Em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC, Fauci, alertou para a “capacidade extraordinária de disseminação” da variante Ômicron e para o maior risco de infecção, mesmo em pessoas vacinadas. “Uma coisa que está clara é a extraordinária capacidade [da Ômicron] de propagação, a sua capacidade de transmissibilidade”, disse Fauci. “Ela está devastando o mundo”, afirmou.

CURIOSIDADES - Miguel e Helena lideram ranking de nomes mais comuns no Brasil em 2021

 

A lista de nomes mais comuns registrados no país em 2021, divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), mostrou que Miguel (com 28.301 registros), entre os homens, e Helena (com 21.890 registros), entre as mulheres, foram os mais escolhidos.

Este é o segundo ano consecutivo que tais nomes lideram o ranking. No entanto, a Arpen destaca que um novo rol de preferidos começou a se destacar entre os registros. É o caso de Gael, que até 2019 não estava na lista dos 50 nomes mais escolhidos e, em 2020, passou a ocupar a 10ª posição da lista. Em 2021, Gael já é o terceiro nome mais escolhido entre os meninos.

Outro exemplo que começou a se destacar na lista foi Theo, que estava na 36ª posição em 2019, em sexto no ano seguinte e agora está na sétima colocação. De acordo com a Arpen, novas tendências como Noah, Ravi, Isaac e Anthony começaram a aparecer na lista dos 50 mais comuns entre os meninos.