Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 18 de junho de 2021

CPI vota requerimentos, anuncia investigados e ouve defensores da cloroquina nesta sexta

 


Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A CPI da Covid deve ter uma sexta-feira (18) movimentada. Os integrantes da comissão se reúnem a partir das 9h para analisar 40 requerimentos e, também para ouvir médicos defensores do uso de cloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz contra a doença.

Além disso, o relator Renan Calheiros (MDB-AL) — vídeo abaixo — convocou uma coletiva de imprensa para anunciar os nomes de testemunhas que passarão à condição de investigadas pela CPI. A lista deve ter 12 nomes.

Investigados

Pela manhã, a cúpula da CPI concederá uma entrevista a jornalistas. Renan Calheiros anunciará uma lista com 12 nomes que passarão a ser investigados pela CPI. Para Renan Calheiros, a condição de investigado na CPI permite aprofundar a apuração, na medida em que facilita, por exemplo, a requisição de documentos e a realização de buscas e apreensões.

Devem estar na lista :

  • Marcelo Queiroga (ministro da Saúde)
  • Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde)
  • Ernesto Araújo (ex-ministro de Relações Exteriores)
  • Fábio Wajngarten (ex-secretário de Comunicação Social)
  • Mayra Pinheiro (secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde)
  • Nise Yamaguchi (médica defensora da cloroquina)
  • Paolo Zanotto (médico defensor da cloroquina)
  • Carlos Wizard (empresário que aconselhou Pazuello)
  • Arthur Weintraub (ex-assessor especial da Presidência da República)
  • Francieli Fantinato (coordenadora do Programa Nacional de Imunização)
  • Marcellus Campêlo (ex-secretário de Saúde do Amazonas)
  • Elcio Franco (ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde)

VEJA AQUI

Por Blog do Valdo Cruz/G1

CURIOSIDADES - Realidade virtual se desenvolve ‘mais rápido do que o previsto’, diz Zuckerberg

 


Foto: Reprodução/Facebook

A realidade aumentada e a realidade virtual estão se desenvolvendo mais rápido do que o previsto, afirmou o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg. “Isso começou a decolar um pouco mais rápido do que pensávamos”, disse Zuckerberg, entrevistado ao vivo por videoconferência por um dos co-fundadores da Vivatech, um evento parisiense dedicado a startups e a inovação.

O Facebook, que recentemente lançou sua nova máscara de realidade virtual Oculus Quest 2, atualmente emprega 10.000 pessoas nessa indústria de realidade aumentada, disse Zuckerberg.

RN recebe novo lote com 62 mil doses de vacinas contra Covid

 

O Rio Grande do Norte recebeu, no fim da manhã desta sexta-feira (18), um novo lote com 62.810 doses de vacinas contra a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), informou que deve começar a distribuição das doses entre os municípios ainda nesta sexta-feira, com apoio do helicóptero Potiguar I, da Secretaria de Segurança Pública.

As doses chegaram ao estado em dois voos, sendo 38.610 da Pfizer e 24.200 da Coronavac/Butantan. Os imunizantes devem sair da capital do Estado com destino ao interior a partir das 15h desta sexta-feira (18). A operação contará com os policiais e bombeiros militares e o helicóptero para realizar a entrega das doses nas regiões Oeste e Alto Oeste, nos municípios de Pau dos Ferros e Mossoró.

O lote da Pfizer tem parte destinada à primeira dose de trabalhadores da educação, além dos públicos já atendidos, como as pessoas com deficiência, com comorbidades ou gestantes, puérperas e lactantes que ainda não tenham tomado vacina, assim como a continuidade da imunização por faixa de idade.

VÔMITO DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Genocida Bolsonaro diz que contaminação é mais eficaz que vacina contra Covid; especialistas contestam.

 O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (17), durante transmissão ao vivo pela internet, que — para efeito de imunização contra a Covid — é mais eficaz contrair o vírus que se vacinar.

A fala de Bolsonaro remete à estratégia da chamada "imunidade de rebanho", contestada por infectologistas e especialistas em saúde pública.

"Eu já me considero — eu não me considero não, eu estou — vacinado, entre aspas. Todos que contraíram o vírus estão vacinados, até de forma mais eficaz que a própria vacina porque você pegou o vírus para valer. Então, quem contraiu o vírus, não se discute, esse está imunizado", afirmou Bolsonaro na "live", ao lado do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), ex-líder do governo na Câmara.

A tese da imunidade de rebanho (vídeo abaixo) pressupõe a superação da pandemia por meio de um alto número de infectados, o que, supostamente, deixaria grande parcela da população imunizada. Só que essa estratégia, de acordo com especialistas, não funciona para a Covid. Muitas pessoas morreriam no processo. Além disso, quem já teve a doença pode ser reinfectado.

De acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa, com base em dados das secretarias estaduais de saúde, 17,6 milhões de pessoas já têm ou tiveram Covid. O ritmo de vacinação segue lento no país. Somente 11,3% da população tomaram as duas doses da vacina. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que o país necessita aplicar 1,7 milhão de doses a cada dia útil para vacinar todos os adultos até o fim do ano.

Na última sexta-feira (11), em depoimento à CPI da Covid, o médico sanitarista Claudio Maierovitch, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), falou sobre a imunidade de rebanho. Segundo ele, uma estratégia como essa levaria à morte as pessoas mais frágeis. "Rebanho se aplica a animais, e fomos tratados dessa forma", declarou o sanitarista.

Estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a organização não-governamental Conectas Direitos Humanos mapeou os atos normativos e a propaganda da administração federal do Brasil durante a pandemia da Covid-19. O relatório concluiu que o governo "optou por favorecer a livre circulação do novo coronavírus, sob o pretexto de que a infecção naturalmente induziria à imunidade dos indivíduos".

CPI investiga se um "gabinete paralelo" de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro contribuiu para o que o presidente adotasse ideias contrárias à ciência durante a pandemia e se a imunidade de rebanho foi uma delas.

Na mesma transmissão ao vivo pela internet, Bolsonaro repetiu que será a "última pessoa" a se vacinar no país e falou sobre o "estudo" que pediu ao Ministério da Saúde para desobrigar o uso de máscaras por quem tenha sido vacinado ou contaminado.

"A questão da vacina, né? Eu estou dando exemplo. Depois que a última pessoa se vacinar, eu me vacino. Tá? Enquanto isso, eu continuo tranquilo na minha. Inclusive, encomendei um estudo para o ministro Queiroga, da Saúde, para desobrigar o uso da máscara por quem porventura já tenha sido infectado ou vacinado. Quem está contra, é negacionista porque não acredita na vacina", disse. 

G1

Terra volta tremer em Caraúbas.

 Nesta quinta-feira (17), às 19h31 UTC (16h31, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.3 mR, foi registrado na região do município de Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte. O município fica a aproximadamente 311 km de distância de Natal. 

O último evento registrado no estado do Rio Grande do Norte ocorreu na última segunda-feira (14), no município de Parazinho. O evento teve sua magnitude preliminar calculada em 1.9 mR. Segundo informações dos próprios moradores da região, diversas pessoas sentiram o evento desta quinta-feira.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.

UFRN

JÁ ERA LÁZARO - Major Brilhante não foge de luta nem no RN e muito menos em Goiás.

 O nome do Major Brilhante passou a ser cogitado como possível solução para cassada ao bandido Lázaro na região de Goiás.

Major Brilhante é referência na caça de bandidos fujões nas matas potiguares e se preciso e convocado pelas forças de seguranças nacional, está pronto e preparado.

Esse Lázaro que se ligue pois o Major é papo reto e curto e a sua queda é certa, fica a dica.

Entrega o Major que ele resolver essa bronca seu moço. 

Fonte:blogdojoaomarcolino.com

Número de pessoas forçadas a se deslocar chegou a 82,4 milhões em 2020

 

Apesar da pandemia de covid-19, o número de pessoas forçadas a se deslocar no mundo continua aumentando. No final de 2020, 82,4 milhões de pessoas estavam deslocadas por guerras, conflitos, violações de direitos humanos e perseguições.

É o maior número já registrado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com aumento de 4% em relação a 2019, quando 79,5 milhões de pessoas estavam em deslocamento forçado. Mais de 1% da população mundial – uma em cada 95 pessoas – estão neste momento em deslocamento forçado.

Os dados constam do relatório Tendências Globais, que traz informações sobre a situação dos deslocados e refugiados em todo o mundo anualmente e foi divulgado hoje (18) pela Acnur. Segundo o levantamento, 2020 é o nono ano de crescimento ininterrupto do deslocamento forçado no mundo.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Governo repassou R$ 120 mil em cachê a apresentador bolsonarista, mostra documento da CPI.

 

O governo federal repassou R$ 120 mil de verbas públicas em cachê para o apresentador Sikêra Jr., da Rede TV!, conhecido por defender o governo Jair Bolsonaro, além de ser amigo da família do presidente.

A informação consta em documento entregue à CPI da Covid do Senado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social).

De acordo com a planilha de pagamentos analisada pela Folha, a pasta realizou sete repasses para a empresa do apresentador, a José Siqueira Barros Junior Produções.

Eles foram feitos de dezembro do ano passado até abril deste ano, sob a justificativa da participação de Sikêra em sete campanhas publicitárias do governo, segundo o documento.

Os desembolsos foram feitos pela Secom através da subcontratação das empresas PPR profissionais de publicidade reunidos e Calia/Y2 Propaganda e Marketing, que têm contratos com o Executivo.

Os valores foram registrados na planilha sob a descrição "áudio e vídeo-pagamento de cachê” para campanhas realizadas pelo governo em diferentes áreas.

Entre elas está a do Cuidado Precoce para a Covid-19, que orientou pessoas com suspeita da doença a procurarem atendimento ainda nos primeiros sintomas. Sikêra recebeu R$ 24 mil.

Ele também ganhou R$ 16 mil para participar da campanha Semana Brasil 2020, realizada em setembro do ano passado “para celebrar a retomada, com segurança, da economia e dos empregos”.

Outros R$ 24 mil foram embolsados pela campanha de “Lançamento cédula de R$ 200”; R$ 8.000 pela campanha de “Combate ao mosquito Aedes”; R$ 20 mil para a campanha de “Conscientização das famílias sobre os riscos de exposição de crianças na internet”; mais R$ 20 mil para a “Semana Nacional do Trânsito”; e por fim R$ 8.000 para a de “Uso Consciente de Energia e Água”.

Em março do ano passado, a Secom publicou em sua conta no Twitter, a “SecomVc”, outra campanha que Sikêra teria participado: “Juntos Somos mais Fortes”, sobre cuidados com o coronavírus.

A Secom disse no post que Sikêra e outros profissionais teriam participado voluntariamente da ação, que estaria sendo veiculada sem custos para a União.

Folha

MUNDO BIZARRO - Baleia jubarte ‘engole’ pescador e depois o cospe vivo.

  

Ele estima que ficou na boca da baleia por 30 a 40 segundos.

Um experiente mergulhador e pescador de lagosta sobreviveu ao ser capturado por uma baleia jubarte. A façanha ocorreu perto de Provincetown, nos Estados Unidos, Massachusetts, na manhã de sexta-feira (11). Michael Packard estava procurando lagostas no fundo do oceano em seu segundo mergulho do dia. Estava a cerca de 15 metros abaixo da superfície, quando disse que sentiu um solavanco e então ficou em total escuridão. Ele ainda não sabia, mas estava dentro da boca de uma baleia. “De repente, senti um grande empurrão e a próxima coisa que percebi era que estava completamente preto”, disse Packard à WBZ-TV, após sua alta do Hospital Cape Cod”

A princípio, o homem de 45 anos achou que estava na boca de um grande tubarão-branco, comum na região. Mas quando ele percebeu que não tinha sofrido nenhum ferimento óbvio de dentes afiados, ele percebeu que estava dentro de uma baleia“Eu percebi e pensei ‘oh meu Deus, estou na boca de uma baleia e ele está tentando me engolir’”, disse o mergulhador, que continuou: “Pensei comigo mesmo: ok, é isso, eu vou morrer.”

Ele estima que ficou na boca da baleia por 30 a 40 segundos. Packard conseguia continuar a respirar, pois estava usando um respirador. Mas sentia a baleia “apertando com os músculos da boca” o tempo todo.“Estava acontecendo tão rápido, meu único pensamento era como sair daquela boca, e eu percebi que não havia como superar uma fera daquele tamanho. Ela ia fazer comigo o que quisesse. ”

Vômito de baleia…

Felizmente, o destino estava do lado do mergulhador. Ele disse que percebeu que a baleia não gostou de tê-lo em sua boca. “De repente, a baleia subiu à superfície e começou a balançar a cabeça. Eu simplesmente fui lançado para o ar e caí na água: estava livre.”

Josiah Mayo, um tripulante do barco de Michael Packard, viu a baleia irromper à superfície e cuspi-lo. Assim que foi possível, resgatou Packard da água antes de ligar para a costa por rádio e retornar rapidamente ao Píer de Provincetown.

Uma ambulância recebeu o mergulhador no cais e o levou ao hospital. Depois de receber os cuidados médicos, ele foi liberado ainda na sexta-feira à tarde. Packard sofreu alguns hematomas e danos nos tecidos moles de suas pernas enquanto estava na boca da baleia. Acredite, se quiser.
Isto É

Fórum discutirá potencial do Turismo Religioso no Seridó

 

“O Turismo Religioso e as expressões do sagrado no Seridó potiguar” será o tema do 1° Fórum de Turismo Religioso do Seridó, confirmado para o período de 27 a 29 de julho próximo, durante a programação da Festa de Sant’Ana de Caicó-RN. O evento será em plataforma digital e é uma realização da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, Diocese de Caicó e do Curso de Turismo da FELCS-UFRN.

A programação de palestras e mesas temáticas debaterá as expressões religiosas no Nordeste do Brasil, as festas como patrimônio cultural imaterial, o hibridismo religioso no sertão e o potencial para o desenvolvimento do Turismo Religioso no Seridó potiguar. “Uma das propostas do evento é tratar da roteirização turística e as implicações no desenvolvimento regional do Seridó”, explica o professor Marcelo Taveira, da comissão organizadora.

Um dos destaques da programação será a submissão e apresentação de trabalhos, distribuídos em quatro grupos: GT1 – Cultura, Sociedade e Religiosidade; GT2 – Festas, Celebrações e Brincantes; GT3 – Hospitalidade e Turismo; GT4 – Economia Criativa. Todos os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados em um livro.

O Fórum também conta com apoio da Fundação Joaquim Nabuco, IPHAN e Sebrae-RN e pretende mobilizar pesquisadores, gestores públicos, empreendedores do turismo, religiosos e comunidade em geral. As inscrições e submissões de trabalho serão feitas diretamente na página doity.com.br/forumturismoreligioso

FAMOSOS - Tiago Leifert substitui Faustão nas tardes de domingo da Globo até estreia de projeto com Luciano Huck

 

O apresentador Tiago Leifert vai substituir Fausto Silva e assumir as tardes de domingo da TV Globo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck. Segundo comunicado enviado pela emissora na tarde desta quinta-feira (17), “por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa, e juntos decidiram formalizar o distrato”.

Fausto Silva confirmou em janeiro que deixaria o “Domingão do Faustão” e a TV Globo no fim de 2021. Em nota na época, a emissora afirmou que Fausto decidiu “encerrar sua jornada à frente de programas semanais” neste último ano de seu contrato. Foram 32 anos comandando o programa.

Nova tecnologia da UFRN na área farmacêutica é alternativa terapêutica como anti-inflamatório

 

A concessão da carta-patente refere-se ao desenvolvimento do óleo de copaíba

Inovadora, com aplicação industrial e capacidade inventiva, uma nova formulação com propriedades farmacêutica, cosmética e alimentícia em forma de pó recebeu no último dia 15 de junho o registro definitivo de propriedade intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A concessão da carta-patente refere-se ao desenvolvimento do óleo de copaíba microencapsulado na forma de pó e é mais uma alternativa terapêutica importante que pode ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A oleorresina de copaíba apresenta atividade anti-inflamatória. Assim, o complexo de inclusão da oleorresina com ciclodextrina possui potencial para utilização de tratamento para qualquer processo inflamatório, tais como aterosclerose, doenças infecciosas e autoimunes. Segundo Ádley Antonini Neves de Lima, a invenção, com uma nova apresentação para o óleo de copaíba, traz também várias características melhoradas, como solubilidade, estabilidade, atividades biológicas e também facilidade no transporte.

EUA vão enviar doses de vacinas ao Brasil nas próximas semanas, diz Casa Branca

 

Os Estados Unidos vão enviar doses de vacinas contra a covid-19 ao Brasil nas próximas semanas, segundo afirmou o coordenador da força tarefa da Casa Branca contra a pandemia, Jeff Zients, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira. Ele não especificou, no entanto, quantas das 80 milhões de doses previstas para doação serão enviadas ao País.

De acordo com ele, o governo norte-americano também espera “fazer mais” no segundo semestre de 2021 para combater a ameaça global do novo coronavírus, em adição ao compromisso de doar 580 milhões de doses dos imunizantes a nações de baixa renda.

Sem esclarecer se a administração Biden pretende aumentar as doações no período, o comentário foi feito enquanto Zients destacava os esforços dos EUA para acelerar a vacinação contra a doença em todo o mundo, “à medida que as taxas locais de infecção e mortes por covid-19 melhoram”.

ButanVac pode produzir até o dobro de anticorpos, diz Covas

 

Em entrevista ao UOL na manhã desta quinta-feira (17), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que há indícios de que a ButanVac produza o dobro de anticorpos em relação às outras vacinas disponíveis. Desenvolvida no Brasil, o imunizante já é testado em voluntários e deve ter a fase 3 concluída em outubro deste ano. Serão 418 voluntários que receberão três doses da vacina. Se aprovada, a vacina será fabricada 100% em território nacional, sem a necessidade de importação de insumos.

Depois de afirmar à CPI da Covid, na última semana de maio, que teve ofícios com ofertas da CoronaVac ignoradas pelo Ministério da Saúde, Covas atacou o presidente Jair Bolsonaro, que seria um gerador de notícias falsas sobre o imunizante chinês.

ALERTA - Em Mossoró, mais de 1.700 pessoas ainda não retornaram para a segunda dose

 

Relatório Sintético D2 (segunda dose) do RN Mais Vacina, sistema que acompanha a vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, atualizado nesta quarta-feira, 16, mostra que mais de 1.700 mossoroenses ainda não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a doença, seja ela da CoronaVac ou da AstraZeneca.

De acordo com o levantamento, Mossoró contabilizava até a manhã de ontem o total de 1.750 pessoas que não retornaram ao ponto de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante. São 1.034 cidadãos faltosos que não receberam a D2 da vacina produzida pelo Instituto Butantan e 716 atrasados para a segunda dose do imunizante da Oxford, fabricado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A segunda maior cidade do estado chegou a ter mais ou menos o total de 12 mil pessoas em atraso para tomar a segunda dose das vacinas no início do mês de maio. Com a chegada das vacinas, principalmente CoronaVac, esse número caiu até chegar ao patamar registrado na atualização do RN Mais Vacina ocorrida na manhã desta quarta-feira.

Pesquisador diz que RN pode ser um dos primeiros estados a declarar fim da pandemia

 

“Pelo que estamos vendo de dados, o Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar que está saindo dessa pandemia. Eu acredito que a gente vai ter um ano de 2022 muito promissor, mas precisamos fazer o dever de casa”.

A declaração é do professor Ricardo Valentim, que coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Apesar do otimismo, o pesquisador diz que o estado ainda vive um momento crítico e que “ainda não é hora de relaxar” as medidas de prevenção.

A previsão de um ano de 2022 mais próximo da normalidade anterior à pandemia da Covid-19 foi feita por ele durante entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, em que correlacionou a vacinação contra o coronavírus à redução do número de casos, de internações e também de pedidos de internações no estado.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

MUNDO BIZARRO - Evidências apontam que serial killer do DF tem ligação com satanismo.

 O serial killer do Distrito Federal, Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, teria ligações com rituais de bruxaria e oferendas satanistas.

É o que indicam as informações colhidas até agora nas investigações, segundo o Metrópoles. Os policiais que atuam no caso o descrevem como psicopata. Objetos ligados à doutrina satanista teriam sido localizados na residência de Lázaro, no Entorno do Distrito Federal. Há indícios de que o criminoso pratica os rituais desde a infância.

Segundo a PM de Goiás, Lázaro diz estar possuído por um espírito. Ele também seria integrante de uma seita e dito que “vai levar o tanto de gente que puder”, de acordo com vítimas de um assalto que ele realizou em Goiás, no mês passado.

Procurado há uma semana pelas forças de segurança do Distrito Federal e de Goiás, Lázaro é suspeito de ter invadido uma chácara em Ceilândia e matado uma família inteira — um casal e dois filhos. Depois de fugir, ele teria cometido uma série de outros crimes, como tentativa de sequestro e tentativa de homicídio.

Antagonista