Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 12 de maio de 2023

MUNDO BIZARRO - Padrasto e mãe são presos em flagrante suspeitos de torturar menino de 13 anos em MT.

 O padrasto e uma mãe foram presos em flagrante por suspeita de torturar um menino de 13 anos em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, de acordo com a Polícia Civil, na quinta-feira (11). A audiência de custódia dos dois está prevista para esta sexta-feira (12).

A mãe do menino deve responder por se omitir diante do crime cometido pelo companheiro contra o filho.

A polícia foi acionada pelo Conselho Tutelar na escola onde a vítima estuda. A criança apresentava diversas lesões nas costas provocadas por um cinto de couro que teria sido usado pelo padrasto. Segundo a polícia, ele teria dado uma surra no menino dois dias antes.

Ao ser acionada, a equipe do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica foi até a escola e encontrou o padrasto, que havia ido buscar o menino a pedida da mãe. No local, ele foi detido em flagrante.

À polícia, a vítima disse que costuma apanhar do padrasto por qualquer motivo. O adolescente contou também que, no fim de semana, foi espancado porque comeu um pão depois do almoço, de acordo com a polícia.

Conforme investigação dos policiais, o menino tem apresentado um desempenho lento na escola e que não recebe atendimento especializado.

Na delegacia, a mãe ainda tentou dificultar o trabalho da polícia ao se recusar a informar onde estava a certidão de nascimento da vítima. Segundo a polícia, ela teria desacatado a equipe de policiais na unidade, o que também motivou a prisão em flagrante. g1

PRECISA MAIS DE QUÊ PRA IR PRO CAMBURÃO? - Bolsonaro diz que se for preso entrega todo mundo, afirma colunista.

  O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a pessoas próximas que, caso venha ser preso por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal), pretende fazer delação premiada e entregar todo mundo.

A afirmação de Bolsonaro foi feita na semana passada, pouco depois do escândalo envolvendo a falsificação da sua carteira de vacinação, que o levou a ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). O político recebeu o apoio publicamente e também no particular, mas não recebeu bem as manifestações e optou em ir para o embate.

"Ele deixou claro que se for preso, mais gente vai cair junto porque não vai segurar o rojão sozinho", confirmou um parlamentar bolsonarista.

De acordo com o parlamentar, a ameaça foi num grupo de mensagens que participam deputados, senadores e até o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.

"Os militares estão a salvo porque o Bolsonaro é fiel à caserna e não entregaria nenhum deles. Mas deputados, senadores e ex-ministros estão com as barbas de molho", garantiu a fonte ao colunista Daniel Cesar do Portal iG.

Moraes abre inquérito para investigar diretores do Google e Telegram por ‘campanha abusiva contra PL das Fake News’

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito para investigar diretores e responsáveis do Google e Telegram que tenham participado de campanha “abusiva contra o projeto de Lei das Fake News”.

“O cenário fático narrado aponta para a existência de elementos de informações mínimos da prática de conduta delituosa que fundamentam a possibilidade de instauração de procedimento de investigação sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal”, afirmou a Procuradoria Geral da República, que pediu a abertura do inquérito ao STF.

O pedido ocorreu depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acionou a PGR com uma notícia-crime afirmando que as duas empresas têm realizado “contundente e abusiva” ação contra a aprovação do Projeto de Lei n. 2.630/2020.

O ministro deu à Polícia Federal um prazo inicial de 60 dias para a investigação e determinou:

a preservação e perícia das mensagens da campanha

identificação e depoimentos dos investigados

MUNDO - Pólio segue como única emergência global mantida pela OMS

 

Após a alteração do status da covid-19 e da mpox (varíola dos macacos), a poliomielite figura atualmente como a única emergência em saúde pública de importância internacional mantida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mesmo comitê que declarou o fim da emergência para a covid-19 e para a mpox decidiu – por unanimidade – manter o mais alto status concedido pela entidade para a pólio, popularmente conhecida como paralisia infantil. 

“O comitê unanimemente concordou que o risco de disseminação internacional do poliovírus permanece como emergência em saúde pública de importância internacional e orientou para a extensão das recomendações temporárias por mais três meses”, destacou o relatório da OMS, que considerou, entre outros fatores, a transmissão em curso da pólio no leste do Afeganistão com propagação além da fronteira com o Paquistão.

SAÚDE - OMS declara fim da emergência em saúde por mpox

 

Quase uma semana após alterar o status da covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a mpox (ou varíola dos macacos) não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade decretou o status de emergência em razão do surto da doença em diversos países. Mais de 87 mil casos e 140 mortes foram reportadas em 111 países. 

“Observamos agora um progresso constante no controle do surto com base em lições aprendidas com o HIV [vírus da Aids] e trabalhando conjuntamente com as comunidades mais afetadas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao destacar uma queda de quase 90% nos casos ao longo dos últimos três meses quando comparados ao trimestre anterior. 

Segundo Tedros, o trabalho de organizações comunitárias, juntamente com autoridades de saúde pública, tem sido fundamental para informar as pessoas sobre os riscos da mpox, encorajar e apoiar uma mudança de comportamento e defender o acesso a testes, vacinas e tratamentos para que sejam acessíveis aos mais necessitados. 

FAMOSOS - Morre Chico Lopes, compositor do hit ‘Fã de Eliane’

 

Morreu nesta quinta-feira (11), aos 85 anos, o cantor e compositor Chico Lopes, que ficou conhecido como “o astro de Mossoró” na década de 1990, com o hit “Fã de Eliane”. A música fazia uma homenagem à cantora Eliane do Forró.

Chico Lopes foi vítima de um atropelamento na avenida Dedé Brasil, em Fortaleza, onde morava. Ele bateu a cabeça e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Alçado de vendedor de picolés para à fama como cantor, Chico Lopes rodou o país com a banda Aquarius e fez amizades nos palcos.

Após a divulgação do falecimento, ele recebeu homenagens de bandas e artistas do forró. Uma das homenagens foi a da própria Eliane. “Grande Chico… querido Chico… vim prestar essa singela homenagem como imensa gratidão pelo carinho e por ter declarado para todo o Brasil a admiração para comigo numa canção. Por esse motivo que eu faço questão de cantar sua música nos meus shows como gratidão. Você foi o meu fã número 1 e sempre será! Espero que encontre um LP de Eliane aonde estiver”, escreveu a cantora Eliane nas redes sociais.

CIÊNCIA - Vacina brasileira contra covid-19 tem bons resultados em testes

 

A primeira fase de testes clínicos da vacina SpiN-Tec contra a covid-19 tem apresentado resultados positivos. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a primeira vacina 100% nacional, por não depender de transferência de tecnologia ou de importação. Dados preliminares indicam que ela não apresentou problemas de segurança com os voluntários e tem potencial para gerar uma resposta imunológica ao vírus causador da doença. 

Depois de passar pela fase pré-clínica, quando os testes realizados em animais de laboratório não apresentaram efeitos colaterais, a fase clínica 1 começou em novembro do ano passado. Até março deste ano, a vacina foi aplicada em 36 pessoas, com idade entre 18 e 54 anos. Os dados estão em análise pelos pesquisadores e devem ser apresentados ainda neste mês para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

STF tem 4 votos para tornar réus mais 250 denunciados por atos de 8/1

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta quinta-feira (11) o placar de 4 votos a 0 para tornar réus mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Nesta semana, a Corte julga o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, também votaram pelo recebimento das denúncias os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber e Cármen Lúcia. O julgamento virtual foi iniciado à meia-noite de terça-feira (9) e será finalizado na segunda-feira (15). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Denúncias de racismo mostram aeroporto como ambiente hostil a negros

 

O ambiente com poucas pessoas negras e os sistemas de barreiras e controles dos aeroportos explicitam o racismo nesses locais, na avaliação dos especialistas ouvidos pela Agência Brasil. Nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) denunciou ter sido vítima de racismo durante abordagem policial no embarque de um voo para Foz do Iguaçu (PR). No fim do mês passado, também ganhou repercussão o caso da pesquisadora Samantha Vitena, retirada de um voo em Salvador em uma discussão sobre o despacho de uma mala.

“Essas questões de racismo acontecem na aviação desde sempre”, disse o cofundador do coletivo Quilombo Aéreo, Jivarlos da Cruz. O grupo, formado por trabalhadores do setor aéreo, atua para reduzir o racismo na aviação. “Ainda bem que agora está tendo essa visibilidade”, disse ao comentar a repercussão dos casos acontecidos recentemente.

Uma pesquisa feita pelo Quilombo Aéreo em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, divulgada em março, apontou que não existe nenhuma mulher negra pilotando aviões no Brasil. Entre os pilotos, 97% são homens e apenas 2% são negros. Em relação aos comissários de bordo, 66% são mulheres, sendo que 5% são pessoas negras.

Moraes manda soltar Torres e determina uso de tornozeleira eletrônica

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Pela decisão, em troca de prisão preventiva, Torres deverá usar tornozeleira eletrônica.

Moraes também determinou que o ex-ministro deverá cumprir recolhimento domiciliar no período noturno e aos finais de semana. No despacho, o magistrado também determinou que Torres está proibido de usar as redes sociais, além de ter cancelado seu porte de armas e proibido a sua comunicação com os demais investigados.

Torres está preso desde 14 de janeiro em função das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, ele estava à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.

O pedido de soltura foi feito pelos advogados de Anderson Torres. Para os advogados, ele pode deixar a prisão por não oferecer riscos à apuração do inquérito sobre os atos de 8 de janeiro. No pedido de soltura, a defesa também citou a situação da família de Anderson Torres.

O PRESIDENTE - Lula: os ignorantes precisam saber que cultura não é gasto

 

A partir desta sexta-feira (12), estados e municípios já poderão apresentar os planos de ação para acessar o montante de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural no país. Os recursos são oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), aprovada no ano passado, mas que até hoje não haviam sido utilizados.

Esta lei foi pensada para socorrer os trabalhadores da cultura atingidos pela pandemia de covid-19, que obrigou a suspensão de uma série de atividades artísticas. No entanto, o projeto teve tramitação difícil e chegou a ser vetado pelo então presidente Jair Bolsonaro. O veto foi revertido no Congresso Nacional.

Um grande ato cultural, em Salvador, na noite desta quinta-feira (11), marcou a assinatura da regulamentação da lei, que detalha a forma como dinheiro será distribuído. O evento contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura Margareth Menezes, do governador Jerônimo Rodrigues, além de centenas de artistas.

EDUCAÇÃO - Governo aumenta em mais de 1 milhão vagas em escolas de tempo integral

 

O governo federal lança nesta sexta-feira (12) programa que visa a aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral. O lançamento ocorrerá no Centro de Eventos de Fortaleza, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana. 

Dados do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2022 apontam que o percentual de matrículas em tempo integral na rede público caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021. O PNE tem como meta a oferta da educação em tempo integral em pelo menos metade das escolas públicas, com atendimento de no mínimo 25% dos alunos. 

De acordo com a Presidência da República, serão repassados R$ 4 bilhões a estados e municípios para ampliação das vagas em tempo integral, ou seja com jornada superior a sete horas diárias.  

Os recursos serão transferidos levando em conta a quantidade de matrículas pactuadas entre o Ministério da Educação e as gestões estaduais e municipais, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec). 

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Potiguar de 7 anos se torna campeão brasileiro de xadrez.

 O maior destaque do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Xadrez (Fenac & Fenaj 2023), realizado em Natal, de 3 a 7 de maio, foi Benjamim Guedes Morais, da categoria Sub-8, que sagrou-se campeão do Brasil no ritmo rápido e o segundo melhor do país nos estilos blitz e clássico. A conquista valeu a classificação para o Mundial, no Egito, em outubro deste ano.

Outros potiguares também se destacaram no maior evento nacional de categorias de base. O heptacampeão Theo Magalhães conquistou a medalha de prata no ritmo rápido, na categoria Sub-12, enquanto o seu irmão Enzon foi o terceiro melhor do Brasil, no mesmo estilo, só que na categoria Sub-16. O RN ainda teve Otávio Rocha Oliveira conquistando a medalha de bronze no ritmo blitz, no Sub-6, e o terceiro lugar de Giovanni Tavares, no rápido, Sub-16, encerrando com a medalha de bronze de José Carlos da Silva Santos, no rápido, Sub-20.

O Festival Nacional da Criança (FENAC) e o Festival Nacional da Juventude e Juvenil (FENAJ), envolvendo as categorias do Sub-6 ao Sub-20, foi realizado pela segunda vez em Natal/RN e registrou um aumento significativo no número de participantes, reunindo mais de 300 enxadristas de 21 estados na capital potiguar. “O evento foi excelente, cresceu 30% no número de inscritos em relação a 2022 e só tivemos avaliações positivas e boas sugestões para a edição do ano que vem”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo.

Os campeões do Sub-8, Sub-10 e Sub-12 estão classificados para o Campeonato Mundial, no Egito. Os vencedores do Sub-14, Sub-16 e Sub-18 se classificaram para o Mundial, na Itália. E os campeões das categorias sub-20 para o Mundial no México.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), com organização da Federação Norte-rio-grandense de Xadrez ficou caracterizado pela distribuição de medalhas de ouro entre as cinco regiões do Brasil.

Na região Nordeste, os destaques femininos ficaram por conta de Helena Hiramine, de Pernambuco, com ouro no ritmo blitz e rápido do Sub-6, e Luyse Acioli, de Alagoas, ouro no blitz Sub-16. No absoluto, o alagoano Marcos Maia foi ouro no blitz, na categoria Sub-6, enquanto que Benjamim Guedes Morais, do Rio Grande do Norte, ganhou a medalha de ouro no rápido, Sub-8. O Maranhão também teve campeão, com Henrique Haiashi, conquistando ouro na categoria Sub-8 do blitz. Pela Paraíba, Artur Tin Lun Dai conquistou o ouro no ritmo clássico, na categoria Sub-16, fechando com Joahaby Batista Brasil, do Ceará, que venceu a disputa do ritmo clássico, Sub-20.l


Imagens fortes: Mulher ver homem abusando da sua filha e mata ele a pauladas.

  Um abusador foi morto a pauladas após ser flagrado cometendo um crime e ser surpreendido pela mãe da vitima.

Segundo informações, a mulher tinha ido a um mercadinho próximo de sua casa e quando voltou se deparou com a situação.

Ela teria deixado sua filha assistindo TV no quarto quando após perceber que a casa estava sozinha, o homem teria pulado a janela da residência e cometido o ato. 

Ela então tomada pela raiva, pegou uma pernamanca que estava atrás da porta e começou a acertar o maníaco na cabeça.

Ele ainda teria tentado ir pra cima dela para tomar o pau, mas a mulher o acertou e ele desmaiou. Ela então desferiu mais dezenas de pauladas na sua cabeça, matando ali mesmo próximo da cama.

Após o ocorrido, ela pegou a criança e correu pedindo ajuda aos vizinhos, que ligaram para a polícia.

O homem morreu antes mesmo do socorro. A mulher foi levada a delegacia mas foi liberada logo em seguida pois agiu em legítima defesa. 


Petrobras anuncia redução da Gasolina, Diesel e Gás de Cozinha.

 A Petrobras anunciou que haverá uma redução de até R$0,30 no preço da gasolina praticado nas refinarias

A redução representa uma queda de cerca de 10% no valor, e deve ser anunciada oficialmente na semana que vem. Além disso, também serão reduzidos os preços do diesel em R$0,10 (queda de cerca de 4%) e do botijão de gás em R$15. A medida já está em fase final de estudos na Petrobras.

O objetivo da empresa não é mudar sua política de preços, que segue a Paridade de Preços de Importação (PPI) e acompanha o mercado externo. A ideia é fazer uma adequação na PPI, já que a avaliação é que o atual cálculo está defasado, o que deixa os preços no Brasil maiores do que deveriam estar na comparação internacional.

Uma reunião foi realizada nesta manhã no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro Rui Costa (Casa Civil), do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prattes, para tratar do assunto.

Para Lula, a redução nos preços dos combustíveis é fundamental para reduzir a inflação. Com a queda da inflação, o governo espera que o Banco Central possa baixar os juros.

O PRESIDENTE QUE VALORIZA A CULTURA - Com Lei Paulo Gustavo, governo garante R$ 3,8 bilhões para a cultura

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nesta quinta-feira (11), o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 2022). Com a medida, o governo libera R$ 3,8 bilhões do superávit do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC) para municípios, estados e o Distrito Federal investirem na produção de eventos culturais.

A cerimônia será na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e outras autoridades. O evento, aberto ao público, terá performances e experiências interativas com os presentes, shows musicais e apresentações culturais, além das falas institucionais. A produção tem a parceria do Banco do Brasil.

Agora de manhã, também na capital baiana, Lula participa do ato de lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo e da plataforma digital Brasil Participativo.

QUEM BANCA É CRIMINOSO TAMBÉM - PF faz buscas em endereços de financiadores do 8/1 e STF bloqueia R$ 40 milhões

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, (11), mais uma fase da Operação Lesa Pátria. É a 11ª etapa da investigação, que busca identificar todos os envolvidos nos atos extremistas na Praça dos Três Poderes. Os policiais fazem buscas em 22 endereços em três Estados – São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator das investigações sobre os protestos do dia 8 de janeiro.

Moraes também autorizou o bloqueio de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões. O objetivo é garantir o ressarcimento dos danos causados pelos atos de vandalismo. Os investigados podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Câmara aprova projeto que destina parte da arrecadação com multas à formação de condutores de baixa renda

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), projeto de lei que direciona parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para a formação de condutores de baixa renda. Para ter acesso à CNH subsidiada dessa forma, o condutor deve estar incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

De acordo com o Projeto de Lei 3965/21, do deputado José Guimarães (PT-CE), aprovado com um substitutivo do deputado Alencar Santana (PT-SP), a receita para custear o processo de habilitação desses condutores englobará as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e de concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Proposta do governo proíbe jogadores de apostar

 

O texto da medida provisória que visa regulamentar as casas de apostas no Brasil está pronto e foi entregue ao presidente Lula na noite desta quarta-feira. A redação foi feita pelo Ministério da Fazenda e encaminhada via Casa Civil. O texto prevê que as casas de apostas terão menor fatia da arrecadação e mais obrigações junto ao governo.

Também foi encaminhado ao presidente o texto de um decreto para a criação de um grupo de trabalho para acompanhar problemas do setor, como manipulação de resultados. Entre as principais novidades, a MP atribui ao Ministério da Fazenda a responsabilidade de fiscalizar a atividade no Brasil. E determina que o fluxo de dinheiro entre casas e apostadores só poderá ocorrer por meio de contas bancárias de instituições autorizadas pelo Banco Central a operar no país.

Comissão mista aprova MP que recria o programa Bolsa Família

 

A comissão mista que analisa a medida provisória que recria o programa Bolsa Família (MP 1.164/2023) aprovou, nesta quarta-feira (10), o relatório do deputado Dr. Francisco (PT-PI). O texto ainda será votado pelos Plenários da Câmara e do Senado. A comissão mista foi presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).

O parecer aprovado mantém a reativação do programa como proposta pelo governo. No entanto, o relator optou por aceitar 43 das 247 emendas feitas ao texto. As principais sugestões acatadas tratam da inclusão de mulheres que estão amamentando entre as beneficiárias de bônus de R$ 50 e da permissão de empréstimo consignado com recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas idosas e com deficiência.

Com isso, o texto permite que o BPC seja usado no empréstimo consignado na margem de 35%, sendo que 30% seriam destinados exclusivamente a empréstimos e financiamentos, e 5% ao pagamento de despesas de cartão de crédito.

Nova regra para aposentadoria por periculosidade é aprovada no Senado

 

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10), por 66 votos favoráveis e nenhum contrário, projeto de lei complementar que regulamenta a aposentadoria especial por periculosidade. O texto estabelece critérios de acesso a segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) expostos a agentes nocivos à saúde ou a risco pelo perigo inerente à profissão. A matéria segue para a Câmara dos Deputados.  

Segundo o PLP 245/2019, tem direito a aposentadoria especial o segurado com efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, incluídos em lista definida pelo Poder Executivo. De acordo com o texto, deve ser observada uma carência de 180 meses de contribuições. 

EFEITO DE DIREITA BOLSONARISTA EXTREMISTA - Brasil volta a registrar assassinatos de jornalistas em 2022

 

Em 2022, o Brasil voltou a ser palco do assassinato de jornalistas e profissionais da comunicação em geral. Depois de um ano sem registrar homicídios relacionados ao exercício da profissão, o país contabilizou, no ano passado, ao menos dois crimes brutais, além de uma terceira ocorrência ainda sendo investigada no Ceará.

Conforme o relatório, políticos e autoridades públicas são, no país, os principais autores de agressões verbais e ofensas contra jornalistas e profissionais da comunicação em geral.

Contrariados com a divulgação de informações que os desabonam, muitos não só reagem propagando discursos de ódio ou mensagens que visam a desacreditar o trabalho da imprensa, como, recorrem à violência contra quem divulga fatos de interesse público que os contrariem. E quando não agem eles próprios de forma violenta, incitam seus eleitores e/ou apoiadores a fazê-lo.

Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de covid-19

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) projeto de lei que cria o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data será celebrada em 12 de março de cada ano. A proposta segue para análise do Senado. 

Segundo o autor do projeto, deputado Pedro Uczai (PT-SC), a data escolhida é uma homenagem à primeira vítima fatal do novo coronavírus no Brasil, Rosana Aparecida Urbano, falecida em 12 de março de 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Cariccio, na zona Leste de São Paulo. O parlamentar lembrou que a vítima foi internada na véspera e na sequência de sua morte, em menos de 50 dias, faleceram também sua mãe, seu pai, uma irmã e um irmão. 

“A pandemia se transformou em uma inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impactou de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou o autor, que lembrou haver ainda um projeto de lei do Senado propondo a construção de um memorial às vítimas.