Realização Luck Entretenimento

sábado, 9 de maio de 2015

CMDCA de Jardim de Piranhas publica Edital de Convocação e Requerimento para concorrer a vaga de Conselheiro Tutelar



O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA - de Jardim de Piranhas-RN, publica o Edital de Convocação para escolha dos membros para o quadriênio 2016/2019, juntamnte com o modelo do requerimento de inscrição para concorrer a vaga de conselheiro tutelar

- Edital de Convocação para o Primeiro Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar, para o quadriênio 2016/2019
Baixe aqui:
EDITAL


- Requerimento de inscrição para concorrer a vaga de Conselheiro Tutelar

Baixe aqui:
REQUERIMENTO

Jardim de Piranhas realizou o dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado

A secretaria municipal de saúde de Jardim de piranhas realizou neste sábado 9, o dia D de vacinação contra a influenza, a campanha teve inicio dia 5 e vai até 22 de maio. Crianças de seis meses até cinco anos de idade, mulheres gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, adultos maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais podem ser vacinadas em qualquer uma das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) no período da campanha.
Este ano a secretaria de saúde espera atender 3.337 pessoas do município que preenchem os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Todas as unidades de saúde do município estão preparadas e abastecidas para a campanha.

JANE MAIA CONTINUA NA PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO DE JARDIM DE PIRANHAS

Mais uma vez foi decidido em voto aberto, o comando da Associação Comunitária de Comunicação de Jardim de Piranhas responsável pela a Rádio Vale do Piranhas 87,9.
Como não houve nenhuma chapa para a disputa, Jane Maia continua no comando, agora tendo a ajuda da empresária Ivonete Silva como sua vice, reforçando o poder feminino a frente de órgãos importantes da sociedade.
A votação foi realizada apenas com assinaturas de presença que ao mesmos tempo serviu como voto, com isso elegeu Jane Maia mais uma vez presidente da Associação Comunitária Comunitária de Comunicação de Jardim de Piranhas a frente da rádio Vale Fm 87,9.

GREVE DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO TERMINA EM JARDIM DE PIRANHAS

COMUNICADO DO JUDICIÁRIO DE JARDIM DE PIRANHAS

A informação foi passada pelo Diretor de Secretaria Alcimar da Silva Araújo (Alcimar de Totó). Que os servidores do judiciário em Jardim de Piranhas encerraram a greve no município, e que a partir de segunda feira (11) o Fórum da cidade voltará a funcionar normalmente com suas atividades, aberto a população.

Chuvas em abril ficam 50% abaixo do esperado no RN

Tribuna do Norte – As chuvas de abril no Rio Grande do Norte ficaram muito abaixo do normal, com predominância de seca, frustrando as expectativas dos meteorologistas, que previam uma precipitação mais regular. O acumulado do mês, no entanto, não chegou nem a 50% do esperado. Os agricultores já começam a calcular o percentual de perdas nas safras de milho, feião e sorgo, que pode chegar a até 80%.
Agravada pelos últimos três anos de estiagem, a situação atinge, além da agricultura, o abastecimento de água. Atualmente, 116 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o equivalente a 69%, estão em situação de emergência, dependendo de carros-pipa. A média do nível dos reservatórios do Estado baixou de 35% para 24%, em comparação ao mesmo período de 2014.
Júnior Santos
Armando Ribeiro: barragem está com pouco mais de 30% da sua quantidade de armazenamentoArmando Ribeiro: barragem está com pouco mais de 30% da sua quantidade de armazenamento
“O ano hídrico começou com os reservatórios baixos e vai terminar com os reservatórios mais baixos ainda. O que foi reposto em alguns açudes não serviu nem para dar sustento ao consumo da época, com exceção de um ou outro, como o Pataxó, em Ipanguaçu, que estava seco e teve uma recuperação de 100%, mas são casos excepcionais”, disse Gilmar Bistrot, meteorologista-chefe da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Vírus chikungunya, semelhante à dengue, pode virar surto e chegar a todo o Brasil

DENGUE 55555
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta sexta-feira, 8, que o Brasil corre o risco de enfrentar nos próximos três a quatro anos um surto de chikungunya, vírus com sintomas semelhantes aos da dengue e que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. “É possível. Hoje a circulação é muito rápida das pessoas. É muito provável que a gente tenha circulação do chikungunya”, disse Chioro em entrevista na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio. Segundo o ministro, em 2014 os casos de chikungunya se restringiram ao Oiapoque, no Amapá, e Feira de Santana, na Bahia.
“Os casos que tivemos em mais quatro Estados foram pontuais, de pessoas que circularam.” Até 18 de abril deste ano, foram confirmados 1.688 casos de chikungunya no País, sendo 809 na Bahia e 879 no Amapá. Em 2014, houve 2.773 casos autóctones, ou seja, de pessoas sem registro de viagem para países com transmissão do vírus.
Os casos foram registrados no Amapá, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Roraima. Os principais sintomas da chikungunya são febre alta, dores musculares, de cabeça e nas articulações, com duração de três a dez dias. Assim como a dengue, não é recomendado o uso do ácido acetil salicílico (AAS), devido ao risco de hemorragia. O tratamento deve ser feito com medicação para febre (paracetamol e dores articulares (anti-inflamatórios). O Brasil detectou os três primeiros casos da doença em 2010, todos contraídos no exterior. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2004, a chikungunya havia sido identificada em 19 países, principalmente na África e Ásia.

Wober Júnior é condenado por improbidade administrativa

O juiz Geraldo Antônio da Mota, 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou os ex-secretários e servidores de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Wober Júnior, Hudson Brandão de Araújo e o empresário Herberth Florentino Gabriel pelo crime de improbidade administrativa praticado no período de 2004 a 2006 por terem contratado empresa para a prestação de serviços de portaria em escolas da rede pública de ensino de forma irregular.
Os três agentes públicos foram condenados ao ressarcimento integral do dano, de forma solidária, o qual deverá ser apurado mediante liquidação de sentença, acrescidos de juros e correção monetária, suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de oito anos para os dois primeiros e a cinco anos com relação ao terceiro acusado.

33 ANOS DO REAL SOCIEDADE INDEPENDENTE, O CLUBE DO POVO.

Nesta última sexta feira que completou 33 anos de idade foi o Real Sociedade Independente (o clube do povo em Jardim de Piranhas).

Fundado em 08 de Maio de 1982 o Independente trouxe muitas alegrias aos torcedores do clube participando e se destacando em diversos campeonatos regionais e estaduais no RN. Além de grandes eventos com atrações de nível nacional que passaram pelo clube com destaque para as festas de fim de ano que lotavam o clube.

Hoje o clube enfrenta algumas dificuldades de interdição, mais que aos poucos e com a ajuda de colaboradores vem mantendo as atividades esportivas para a população da cidade.
Mas diante da história e conquistas, todos estão desejando um retorno glorioso para o Real Sociedade Independente nesta data querida.

E como em todos os anos para comemorar mais um ano de idade, o clube realizará mais um torneio de futebol de campo no dia 24 de Maio de 2015 á partir das 08:00 h da manhã, com premiações para os primeiros colocados (com times da cidade), que deverão procurar o diretor de esporte Junior de Doca para as inscrições.
PARABÉNS AO CONCRIZ DO SERIDÓ 

HINO OFICIAL DO REAL SOCIEDADE INDEPENDENTE
UNIDOS ESTAMOS AONDE TÚ FORES
SOU INDEPENDENTE, AMO SUAS CORES.
O POVÃO, TE QUER, MEU BELO CONCRIZ
COM SEU ESTANDARTE EU SOU MAIS FELIZ.

AVANTE CONCRIZ,MOSTRE SUA GARRA
LEVANTE A GALERA,COM GRITOS DE RAÇA.
ÉS INCOMPARÁVEL, OH! MEU CAMPEÃO
SOU INDEPENDENTE, AMO SEU BRASÃO.

COM INDEPENDENTE, ESTOU PRA VALER
ÉS O MEU ORGULHO, QUEREMOS VENCER.
COM O INDEPENDENTE QUERO MORRER
HOJE E SEMPRE EU SOU DE VOCÊ.

A SUA BANDEIRA, COMIGO EU LEVO
DE TODA JARDIM, VOCÊ É O MAIS BELO.
PRA SUA TORCIDA, BRILHAR É GANHAR
TODOS OS SEUS GOLS, NOS FAZ DELIRAR.

(REPETIR)
SEUS ADVERSÁRIOS, DE TI TEM TEMOR.
SEUS CRAQUES TEM GINGA, VOCÊ TEM VALOR.
NASCEU UMA PAIXÃO, NO MEU CORAÇÃO.
MINHA REALEZA, TÚ TENS UNIÃO.


HOJE E SEMPRE, EU QUERO VOCÊ.
HOJE E SEMPRE, EU AMO VOCÊ.
HOJE E SEMPRE, NÓS VAMOS VENCER.
HOJE E SEMPRE, ESTOU PRA VALER

sexta-feira, 8 de maio de 2015

AS MULHERES ESTÃO NO COMANDO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO DE JARDIM DE PIRANHAS


Já marcada a mais de um mês como manda o regimento, na noite desta sexta feira (08), haverá a eleição onde elegerá a nova diretoria da Associação Comunitária de Comunicação de Jardim de Piranhas, associação essa que comanda a rádio Vale do Piranhas Fm 87,9.
Após reunião anterior onde foi eleito três membros que cuidará do processo eleitoral com o radialista Vito D´Luck presidindo, o ver. Jarles Cavalcanti que iria compôr outra chapa, após acordo firmado com os associados para o seu retorno a vale fm decidiu desistir de sua candidatura.
Havendo essa decisão, a eleição será realizada com uma única chapa, onde a atual presidente Jane Maia continuará no comando da associação agora tendo como sua vice a empresária Ivonete Silva.
A eleição terá inicio ás 19:00 h e se estenderá até ás 21:00 h na escola Machado de Assis.

Execução de blogueiro no Alto Oeste foi contratada, diz delegado

wildeA morte do corretor de imóveis e blogueiro Wilde Alves Fernandes de Oliveira, de 58 anos, em Alexandria, deve ter relação com as denúncias que o mesmo fazia contra o poder público municipal e as empresas que prestam serviço à prefeitura. A suspeita é do delegado Célio Fonseca e dos policiais responsáveis pelas investigações. “Não podemos afirmar com certeza, por que poucas pessoas foram ouvidas, mas não deixa de ser uma linha de investigação”, comentou.
Segundo o delegado, os familiares, que podem nortear as investigações, ainda não foram ouvidos. Isto por que eles temem pela segurança. “Nem mesmo a mãe, que é a principal interessada, veio ainda na delegacia. Se nesta semana ela não vier até Alexandria, nós vamos até Natal ouvi-la, já que lá ela se sente mais segura”, disse Célio. Outras linhas de investigação, que envolvem o passado da vítima, também estão sendo apuradas.
Wilde era residente na capital do estado, mas possuía um blog com foco nos acontecimentos políticos de Alexandria. Durante uma visita a parentes, ele foi abordado por dois elementos, que dispararam diversas vezes contra o mesmo. Célio Fonseca contou ao MOSSORÓ HOJE que no dia anterior ao do atentado, Wilde teria declarado que possuía outras revelações sobre o poder público municipal. “Antes de morrer, ele comentou que tinha outras revelações sobre a prefeitura. Mas, como eu disse, não sabemos se isso tem relação com a sua morte”, contou.
Sobre os dois executores, o delegado acredita que foram contratados para matar. “Ainda não identificamos, mas sabemos que eles não são daqui de Alexandria. Estamos analisando a possibilidade de serem pessoas contratadas para matar”, revelou Célio.
Por Mossoró Hoje

Paraíba quer barrar fornecimento de água de Coremas para o RN


corema açude
Açude Coremas Mãe D’água, localizado na Paraíba
Segundo contaram ao blogue, existe um movimento querendo fechar as comportas do complexoCoremas/Mãe D’água, que pereniza o rio Piranhas/Assú, no Rio Grande do Norte. Dizem que já temos a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú.
piranhas seco
Leito do rio Piranhas próximo a Jardim de Piranhas
Em tempo: No Seridó, o rio Piranhas abastece os municípios de Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, Caicó e Jucurutu.

Lula disse que o mensalão foi a única forma que havia de governar o Brasil

lula_mujicaSurgiu uma testemunha preciosa de que Lula sabia da existência do mensalão, o pagamento de propina para que deputados votassem na Câmara como ele queria. E que se valeu do mensalão para governar.
Em livro lançado esta semana sobre o seu governo de cinco anos, José Mujica, o popular ex-presidente do Uruguai, revela a confissão que ouviu de Lula em Brasília, no início de 2010.
Segundo Cristina Tardáguila, repórter de O Globo, Lula disse a Mujica:
– Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens.
Para logo emendar:
– Essa [referindo-se ao mensalão] era a única forma de governar o Brasil.
O ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori, que viajara a Brasília com Mujica, também ouviu a confissão de Lula.
O livro tem como título “Uma ovelha negra no poder”. Foi escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, que convivem com Mujica há 17 anos.
Por Ricardo Noblat

Crise nos municípios requer novas práticas dos prefeitos, destaca presidente do TCE

  
Em meio à crise vivenciada pelos municípios, decorrente da queda na arrecadação, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), conselheiro Carlos Thompson, enfatizou em palestra realizada no Sebrae, a necessidade de adoção de novas práticas na administração pública, “caso contrário estaremos condenados a uma situação de extrema gravidade no futuro”, disse, falando para uma plateia formada por prefeitos, representantes e assessores de municípios de todo o Estado.
O presidente do TCE participou do lançamento de mais uma edição do Prêmio Sebrae Empreendedor, cujo objetivo é estimular os gestores municipais a priorizarem em suas políticas contratos e ações com as micro e pequenas empresas como estratégia para o desenvolvimento local. No seu discurso, lembrou das dificuldades que os prefeitos enfrentam na atualidade para o bom desempenho das suas funções, com a acentuada queda no Fundo de Participação dos Municípios, a crise na arrecadação de tributos, além das crescentes denúncias de corrupção e a burocracia. 

Governo do RN vai construir barragem de contenção em Jardim de Piranhas

O Governo do Estado vai construir uma barragem no Rio Piranhas em Jardim de Piranhas. A informação foi confirmada ao Blog do Marcos Dantas pelo secretário de Recursos Hídricos, Mairton França. Ele confirmou que técnicos da Semarh, Caern e da ANA estiveram nesta quinta-feira vistoriando a área onde será construída a barragem, para garantir a captação d’água que abastecerá os municípios de Jardim de Piranhas, Caicó, São Fernando e outros. Mairton acredita que, quando construída a barragem terá condições de reter água por quinze dias para abastecer os municípios.
20150507114113-1É dali que a Caern capta água. Já temos uma barragem feita com sacos de areia feita pela Caern há uns dois anos, e ela ajuda no abastecimento de vários municípios. A idéia é que tenhamos uma barragem definitiva. Já entramos em contato com o governador Robinson com relação aos recursos e ele entende ser prioridade. A intenção é que os recursos saiam do próprio Orçamento-Geral do Estado, sem a necessidade de irmos a Brasília disputar com outros Estados pelos recursos”, explicou Mairton.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

CAERN REALIZA AMPLIAÇÃO DA REDE CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM BAIRRO DE JARDIM DE PIRANHAS


A Companhia de Água e Esgoto do RN (CAERN), está já a alguns dias realizando obras de ampliação da rede de distribuição geral de águas no bairro Santa Cecília no alto da cidade.
Nesta terça feira (06), os trabalhadores e máquinas da empresa que está realizando as obras para a CAERN, começaram os serviços na rua Adelaide Dantas Saraiva que dá acesso a capela de Santa Rita de Cássia onde este mês começa a tradicional festa.

Esse serviço será de grande importância devido o crescimento habitacional naquela área, pois muitas das casas para fazer as ligações, os proprietários tem que gastar com grandes quantias de canos pela distância que a rede central se localiza aumentando também os custos que pesa e muito no bolso do cidadão. Com isso também, vai solucionar a quebra desses canos devido o tráfego de veículos pesados que passam diariamente naquela rua.

Com essa obra sendo feita, os moradores aproveitam para pedir ao prefeito do município Elídio Queiroz, que se possível iniciasse também os serviços de calçamento, dada a importância daquela rua que serve de acesso as demais vias locais daquele bairro, e por se tratar da principal rua que dá acesso a capela de Santa Rita, pois a mesma durante muitos anos vem sofrendo com as buraqueiras causadas pelas chuvas e esgotamentos a céu aberto.




NEM DEPOIS DE MORTO O CIDADÃO TEM SOSSEGO EM JARDIM DE PIRANHAS

Segundo informações passadas para o blog de funcionários da prefeitura , que estão trabalhando na limpeza do cemitério velho no centro da cidade.

Na manhã desta quinta feira (07), (01) dos túmulos foi alvo de ato de vandalismo e tentativa de furto, pois na tentativa frustada de retirar o cobre que se encontra em um crucifixo (detalhe do túmulo), os bandidos quebraram parte dos detalhes dos túmulos em mármore. Segundo os funcionários, no cemitério também está sendo utilizado para ponto de bebedeira já que, por dois dias seguidos os funcionários encontraram garrafas de cachaça e limão espalhados nos túmulos.
Os funcionários também alertam as pessoas que vão fazer as visitas nos túmulos no cemitério, que procurem não andar por cima dos outros túmulos, que também estão contribuindo com a quebra dos demais.

O cemitério velho fica no centro da cidade em frente a praça Plínio Saldanha, e ao lado da câmara municipal do município.
Com esse ato, do inicio do mês de Abril até agora já são 03 ações de invasão e vandalismo em patrimônios públicos da cidade de Jardim de Piranhas.







Prefeitura de Jardim de Piranhas reforma mais um campo na zona rural


campo_jardim

A prefeitura de Jardim de Piranhas continua melhorando os campos de futebol da zona rural. Nesta quarta-feira (06), o campo da comunidade Timbaubinha foi planeado, ficando em condições para a prática esportiva.
O prefeito havia garantido em reunião que aconteceu com desportistas locais, no mês de março, que incentivaria a prática de todos os esportes. Ficou certo também a melhora dos campos de futebol que já está acontecendo. “O esporte ajuda os jovens contra vários males, entre eles a droga. Queremos ver todos envolvidos com o esporte”, disse o prefeito Elídio Queiroz.

Agentes da PRF realizam parto dentro de um carro no Sertão

crianca_pombalPoliciais rodoviários federais realizaram um parto dentro de um carro na tarde de ontem (6), em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pombal, Sertão da Paraíba. A gestante Iris Beatriz Custódio, de 24 anos, estava indo do município de Lagoa com destino à maternidade da cidade de Alexandria, Sertão paraibano, onde seria internada para dar a luz nesta próxima quinta-feira. Às 16h um Gol vermelho parou em frente à unidade da PRF de Pombal, localizado na BR 230, e o motorista desceu gritando: “ela está nascendo”.
Surpresos, os três agentes da PRF que lá se encontravam correram até o carro e perceberam que a jovem estava entrando em trabalho de parto. De imediato, iniciaram os procedimentos dentro do próprio veículo. Três minutos depois a criança nasceu; uma menina, que será registrada como Taysa Iane Custódio. Iris já é mãe de outras duas crianças, de 7 e 2 anos. A jovem mora no Sítio Barroquinha, que fica em Lagoa. Após o parto uma equipe do SAMU chegou ao posto, onde cortaram o cordão umbilical e, em seguida, transportaram mãe e filha até o Hospital Regional de Pombal.

Depois de RN e Ceará, governador de Pernambuco se reúne com dirigentes da TAM

Em franca disputa para sediar o hub da TAM no Nordeste, todos os governadores do Rio Grande do Norte,Ceará e Pernambuco já se reuniram com a presidente da TAM, Claudia Sender. O último a fazer a peregrinação foi o chefe do Executivo pernambucano, Paulo Câmara, que esteve esta semana com os dirigentes da companhia aérea.
Em reunião, o governador pernambucano listou as vantagens de o estado pernambucano sediar o hub. “Temos uma localização geográfica privilegiada, além de uma infraestrutura logística. Pernambuco é também um polo de polos: automotivo, médio, petroquímico, tecnológico…”. Pressionando um pouco mais, Thiago Norões, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, fez uma apresentação especial sobre as vantagens de Pernambuco perante Ceará e Rio Grande do Norte. A expectativa do setor aeronáutico brasileiro é que o novo centro de voos crie entre 8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 3,9 milhões.
aero forta

Jardim de Piranhas investiu 22,25% na saúde em 2014 com recursos próprios

jardim_saude
A secretaria municipal de saúde de Jardim de Piranhas realizou uma audiência pública nesta quarta-feira (06), na Câmara Municipal, para apresentar as ações realizadas no exercício de 2014, conforme a lei complementar 141/2012, onde o gestor tem obrigação de fazer esta prestação quadrimestral.
Na ocasião foi avaliado o que a secretaria recebe e as despesas. Segundo a mesma legislação, é recomendado ao município investir na saúde pelo menos 15% ao ano com recursos próprios. Jardim de Piranhas investiu 22,25% em 2014.
“Mostramos como é difícil manter a saúde do município com o que recebemos de recursos, mas que o prefeito não mede esforços para ajudar a saúde de Jardim, e que 2015 vamos continuar com o trabalho voltado para a prevenção, para que tenhamos resultados futuros”, afirmou secretária de Saúde, Jeane Regis.

Senado aprova projeto que regulamenta o trabalho doméstico

O Senado concluiu a votação do projeto de lei que regulamenta o trabalho doméstico. O texto-base da relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), já havia sido aprovado, mas faltavam votar diversos destaques. O principal deles, estabeleceu que a alíquota de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do empregador será de 8% e não de 12% conforme o texto aprovado na Câmara e era defendido pelo governo.
A redução da alíquota, proposta pelo autor do projeto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e pela relatora, foi mantida depois que os senadores aprovaram outro destaque, sobre a multa em casos de demissão sem justa causa. Ele estabelece que o empregador pagará 3,2% para um fundo que será responsável por arcar com a indenização de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e mais 0,8% para indenizações por acidente de trabalho.
A análise do destaque provocou um grande debate entre senadores do PT e do PSOL que eram a favor de que os empregadores pagassem multa de 40% do FGTS como forma de tentar inibir as demissões injustificadas. Alguns deles levantaram a possibilidade de os empregadores ficarem tentados a inventar justificativas para as demissões na tentativa de reaver a contribuição que fizeram ao fundo.

Câmara aprova texto-base da medida que dificulta acesso a seguro-desemprego e abono salarial

SENADO HOJE
Após mais cinco horas de discussão, com direito a bate-boca e sessão suspensa depois que sindicalistas jogaram cédulas falsas de dólar com as imagens da presidente Dilma, Lula e do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, a votação do texto-base da Medida Provisória nº 665, que altera as regras de concessões de seguro-desemprego e abono salarial.
Desde a terça-feira, 5, o governo Dilma Rousseff escalou ministros e pediu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente do PT, Rui Falcão, para assegurar o apoio dos deputados petistas e peemedebistas, representantes dos dois maiores partidos da base. Ambos resistiam a apoiar publicamente a proposta tida como impopular. O texto passou por 252 votos a favor, 227 contra e uma abstenção.
Parlamentares da oposição protestaram contra a medida logo após o resultado em plenário. “PT pagou com traição, a quem sempre te deu a mão”, entoaram, cantando. Mesmo antes da votação, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), agradeceu o apoio dos partidos da base, em especial o PT e o PMDB, à medida provisória.

Secretário de Saúde tenta minimizar situação de crise do Hospital Regional de Caicó

Ricardo-Lagreca-Sec-de-Saude-do-RN-HD-4
Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quinta-feira (07), o secretário de Saúde do RN, médico Ricardo Lagreca tentou minimizar a situação de caos enfrentada pelo Hospital Regional do Seridó, principalmente pela falta de medicamentos básicos e insumos. “Não vamos considerar isso como uma crise não. É uma coisa que estamos resolvendo, e não é nada de maior significado não. A questão da estrutura em geral, essa sim precisa ser encarada de um plano maior, ou seja, recuperarmos todos os hospitais da rede estadual, sem exceção”, destacou.
Com relação à falta de medicamentos, o secretário deixou claro que alguns básicos estão sendo enviados ainda esta semana, e a situação dos demais será normalizada na medida em que o Governo for recebendo o material empenhado dos fornecedores, o que deverá acontecer em dez dias. “A direção do Hospital Regional de Caicó é muito bem vinda aqui e precisa vim discutir conosco esta situação”, explicou.
Ainda na entrevista, Dr. Lagreca destacou a situação difícil que o atual governo herdou os hospitais regionais. “De uma maneira geral recebemos os nossos hospitais regionais muito ruins. Temos um plano para que isso seja recuperado, não pontualmente, porque não adianta estarmos resolvendo pequenos coisas quando a situação é muito mais problemática do que aquela pequena coisa. A nossa idéia é sensibilizar nossos deputados estaduais para que eles façam o Fundo Estadual, para que possamos recuperar todos os hospitais, inclusive os menores e não apenas os regionais”, finalizou.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

PROFESSORES DE JARDIM DE PIRANHAS EM SOLIDARIEDADE AOS COLEGAS DO PARANÁ

Professores do Município de Jardim de Piranas de LUTO em solidariedade aos colegas professores do Paraná, vitimas do massacre, da covardia e da truculência policial promovida pelo governado Beto Richa do PSDB, durante a realização de uma manifestação pacífica realizada no dia 29 de abril de 2015.
Imagens divulgadas e postadas na rede social face book.

AGORA FOI...Partido estuda lançar Wesley Safadão candidato a prefeito de Fortaleza


safadao

O Partido Solidariedade do Ceará está trabalhando de olho nas eleições 2016. Segundo o presidente regional da legenda, o deputado federal Genecias Noronha, o Solidariedade quer participar do processo sucessório na maioria dos municípios, no que promoverá encontros regionais.
Sobre Fortaleza, Genecias Noronha diz não descartar a possibilidade de o partido lançar um candidato. Ele chega a citar como opção o ex-deputado estadual Marcos Cals, o deputado estadual Fernando Hugo e até o cantor Wesley Safadão.

Um potiguar no mundo dos games

Um pequeno em terra de gigantes, esse é Jesiel Lucena, caicoense de 24 anos, que saiu do Rio Grande do Norte para mergulhar de cabeça na profissão que sempre sonhou e que vem atraindo cada vez mais jovens do mundo inteiro: Desenvolvedor de Jogos.

Hoje Jesiel trabalha e estuda  em Boston, nos Estados Unidos. E foi de uma das mais prestigiosas universidades do mundo, a Harvard, que ele recebeu o convite para ministrar aulas sobre o que vem aprendendo. De junho a agosto, Jesiel ministrará aulas de Vídeo Game Development e Produção Musical num Summer Camp (curso de verão).

DivulgaçãoJesiel Lucena faz Mestrado nos Estados Unidos, na área de “games”Jesiel Lucena faz Mestrado nos Estados Unidos, na área de “games”

“Acampamentos de verão são muito populares por aqui. Eu queria arrumar um estágio pra continuar praticando minhas aptidões, e até pra fazer novas amizades e contatos. Saí com a cara e a coragem na internet, procurando oportunidades de emprego, enviando currículos e emails. O mercado aqui é bem competitivo e eu terminei sendo rejeitado várias vezes até receber o convite da Harvard”, conta Lucena.

Chegar onde está não foi fácil.  O caicoense teve que prender inglês de forma autodidata, via músicas, filmes e games. Depois, em Natal, passou no vestibular aos 17 anos, para Engenharia da Computação na UFRN. Após concluir o curso participou do primeiro Ciência sem Fronteiras para Mestrado Profissional nos EUA. Foi um dos primeiros norte-riograndenses a integrar o programa.

Aplicativos e  projetos musicais
Entre 2014 e 2015, Jesiel criou com um amigo um jogo para celulares chamado Mettle. Ele explica que é um jogo/rede social no qual você envia desafios por vídeo pros amigos, e cada desafio realizado vai somando pontos.


Além de engenheiro, Jesiel é também produtor musical e DJ. Ano passado lançou seu projeto experimental Electro Entertainment System, cujo o som, diz, “tem influências de Daft Punk, Kraftwerk e Elvis Presley”.

“Sempre gostei de computação e de games. Minha outra paixão era a música, mas nunca tive oportunidade de ser profissional nisso, e não conseguiria me sustentar financeiramente só de música. Aprendi a tocar violão por conta própria, e sempre quis botar um pouco mais de música na minha vida. Terminei virando produtor musical e DJ no tempo livre”, conta. 

Jogos educativos
Ainda em Natal Jesiel desenvolveu seus primeiros jogos. “Trabalhei por dois anos numa empresa chamada WiLivro, que desenvolve jogos educativos usados em escolas do Brasil inteiro. A maior parte do fundo de investimento vinha do próprio governo, que comprava os cursos e jogos. Na época, éramos praticamente eu, o desenvolvedor, e meu amigo Allan Talma, o artista”.

Sobre o mercado de games no Brasil Lucena vê poucas perspectivas. “O mercado de games é bem escasso no Brasil. E não há mercado em Natal, infelizmente, e há muito pouco ainda em pólos como Rio de Janeiro e São Paulo”. Mesmo assim ele não deixa de acreditar em futuros avanços. “Ao fim do meu curso eu voltarei ao Brasil. Planejo morar no Rio de Janeiro por pelo menos 2 anos. O foco do Ciência Sem Fronteiras é trazer estudantes que possam profissionalizar essas áreas de inovação no nosso país. Eu espero ajudar a construir um mercado mais forte no que se refere aos video games”.

VEREADORES DE JARDIM DE PIRANHAS APROVAM PROJETOS DO EXECUTIVO EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA


Após requerimento enviado pelo executivo municipal. Na tarde desta terça feira (05), dos 09 vereadores com ausência dos vereadores José Soares (Fia Marina) e João Dantas. Foi aprovado por unanimidade:

  • Ratificação dos termos do protocolo de intenção do consórcio público regional sólidos do seridó, firmado entre o governo do estado e prefeitura municipal.
  • Projeto de Lei que dispõe sobre a abertura de crédito especial para a construção da feira livre.
  • E abertura de crédito especial para que o município faça a adesão ao consórcio de resíduos sólidos do Seridó.
Estiveram presente na sessão extraordinária os vereadores:
Presidente ver. Francisco Junior Alves (PTB).
Vice Presidente ver. Rosimira Araújo.
1º Secretário ver. Luis Soares.
Ver. Otoniel Rodrigues.
Ver. Gutemberg Queiroz.
Ver. Jarles Cavalcanti.
Ver. Ivaci Queiroz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara municipal de Jardim de Piranhas

Polícia encontra roupas e areia no interior do carro de universitário caicoense


maximo_carro

Agentes da polícia técnica do ITEP realizaram uma busca no interior do veiculo tipo Pálio que pertencia ao universitário Máximo Augusto, morto no último final de semana. A informação é do Portal BO. O carro foi encontrado no bairro Candelária, na manhã desta terça-feira (5). Dentro do veículo, a equipe de peritos encontou roupas masculinas e muita areia nos tapetes. O som e o step foram levados pelos criminosos.
De acordo como o delegado Fábio Rogério, que preside o inquérito que apura a morte do jovem, a expectativa agora é o resultado da perícia criminal que já foi iniciada e tem um prazo de 24 horas pra ser concluída. “Essas informações técnicas que surgirão com o resultado da perícia certamente irão ajudar bastante nas investigações”, disse.
O veículo foi guinchado até a rua onde funciona a Dehom e ficará no local até a conclusão dos trabalhos. Fábio Rogério disse ainda que vai ouvir nas próximas horas duas amigas do universitário para colher dados que ele considera importante para uma linha investigativa.

Senado vota hoje regulamentação de projeto das domésticas

pec das domesticasO Senado vota hoje (06) projeto de lei que regulamenta a emenda constitucional que estendeu para as empregadas domésticas todos os direitos dos demais trabalhadores. O projeto é originário do Senado e já passou pela Câmara, dependendo agora da última aprovação plenária, no Senado. Em seguida, será enviada ao Palácio do Planalto para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Em reunião de líderes ontem (5), os senadores decidiram adiar a votação da matéria porque não chegaram a consenso sobre alguns pontos. Em especial o que trata da redução da alíquota a ser paga pelo empregador para a Previdência Social. O projeto original, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), previa a redução da alíquota de 12% para 8%. A ela se somariam mais 8% a serem recolhidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 0,8% para o seguro por acidente de trabalho e 3,2% que iriam compor um fundo destinado a pagar as multas por demissão sem justa causa das empregadas domésticas.

Discurso de Lula na propaganda do PT gera novos ‘panelaços’ no País

Lula durante o pronunciamento desta terça-feira (5)
Lula durante o pronunciamento desta terça-feira (5)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de um panelaço na noite desta terça-feira (5), durante a veiculação na TV de uma propaganda do PT, na qual falou contra o Projeto de Lei da Terceirização, já aprovado pela Câmara dos Deputados.
“Esse projeto faz o Brasil retornar ao que era no começo do século passado. Voltar ao tempo em que o trabalhador era um cidadão de terceira classe, sem direitos, sem garantias, sem dignidade. Nós não vamos permitir esse retrocesso”, afirmou o petista. O protesto barulhento contra o ex-presidente aconteceu em várias capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife, Goiânia e Fortaleza.
Com medo de uma reação semelhante, a presidente Dilma Rousseff não fez um pronunciamento televisivo no Dia do Trabalho, limitando-se a comentar a data nas redes sociais. Ela já foi alvo de um panelaço, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Zenaide Maia participa de reunião com vice-presidente Michel Temer

zenaide michel temerA deputada federal Zenaide Maia (PR/RN), em companhia de grande parte da bancada feminina no Congresso Nacional, participou nesta terça-feira (05) de um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer, visando discutir a “Reforma por Mais Mulheres na Política”.
As parlamentares reivindicaram ao vice-presidente Michel Temer o estabelecimento de 30% das cadeiras no parlamento para as mulheres, considerando que o modelo atual é altamente prejudicial para o segmento feminino.

Câmara impõe derrota ao Governo Dilma

Camara dos Deputados maio de 2015
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (5) em segundo turno uma emenda à Constituição que eleva a aposentadoria obrigatória na cúpula do Judiciário de 70 para 75 anos.As informações são da Folha de São Paulo.
E a chamada PEC da Bengala, que segue agora para promulgação, tira da presidente Dilma Rousseff a certeza da indicação dos cinco próximos ministros do Supremo Tribunal Federal, corte composta por 11 cadeiras.A nova derrota do PT e do Palácio do Planalto durante a gestão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara ocorreu por 333 votos a 144 (houve 10 abstenções). Foto: Agência Câmara.