Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro diz que não estaria onde está se Moro não tivesse cumprido missão quando era juiz


Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que não estaria onde está agora se o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não tivesse cumprido bem a missão quando era juiz responsável pela operação Lava Jato. 

Segundo o presidente, que fez discurso ao lado do ministro durante cerimônia de formatura de novas turmas da Polícia Federal, parte do que acontece na política brasileira atualmente se deve a Moro.

Bolsonaro não citou nenhuma ação específica julgada por Moro enquanto esteve à frente da Lava Jato. No entanto, Moro foi o responsável por condenar em primeira instância o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era líder das pesquisas eleitorais antes de ser proibido de disputar a eleição do ano passado devido à Lei da Ficha Limpa. 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu).

MUNDO BIZARRO - COELHINHA DA PLAYBOY TEM CASA ROUBADA E É AMARRADA COM COLEIRA DE CACHORRO

Foto: Reprodução/Instagram

Por revista Quem — A coelhinha da Playboy Lauryn Elaine teve sua casa roubada na última quarta-feira (6), segundo o site TMZ. De acordo com a publicação, a modelo chegou em sua casa em Hollywood, Los Angeles, e encontrou três homens com máscaras dentro dos cômodos.

Segundo a polícia, que agora buscam os suspeitos, Lauryn foi ameaçada com uma arma e amarrada com uma coleira de cachorro enquanto os homens continuaram a vasculhar sua casa, saindo de lá com cerca de 30 mil dólares (mais de R$ 120 mil) em dinheiro e sua bolsa.
Depois que eles foram embora, a modelo conseguiu se soltar e foi buscar ajuda. Agora a polícia está atrás de imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificar os três assaltantes.

PROTESTO CONTRA ROGÉRIO MARINHO TEM CONFUSÃO EM NATAL

Foto: Rafael Lopes/Inter TV Cabugi

Por Douglas Lemos, G1 RN — Manifestantes bloquearam as entradas principal e lateral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (8), em protesto contra a sessão solene que homenageará Rogério Marinho, secretário Especial da Previdência e do Trabalho, do Ministério da Economia.

Com o bloqueio das entradas, a sessão para homenagear Rogério Marinho, prevista para às 10h30, começou apenas às 13h30 e foi finalizada às 14h20 de acordo com a assessoria da Casa. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB). O G1 RN entrou em contato com a assessoria de Marinho, que não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Em meio à manifestação que chegou a impedir o início da solenidade, a Assembleia Legislativa emitiu nota dizendo que iria manter a sessão. “O poder legislativo respeita a livre manifestação de qualquer grupo, partido ou movimento político e assegura o diálogo com a população”, diz o comunicado.
Marinho atuou na condução das reformas trabalhista e previdenciária aprovadas neste ano, no Congresso Nacional. Pelo twitter, o secretário comentou notícia de um portal que falou sobre a manifestação. “Estamos no caminho certo”, disse.

FAMOSOS - GLOBO PODE DEMITIR REGINA DUARTE POR ATRIZ APOIAR BOLSONARO

Foto: © Divulgação / TV Globo

Por Notícias ao Minuto — Nesta quinta-feira (7), a Globo anunciou a demissão de mais de 100 funcionários e causou enorme alvoroço nos bastidores da emissora. No entanto, agora a direção do canal estaria se preparando para dispensar nomes do alto escalão ligados à teledramaturgia.

De acordo com o colunista Léo Dias, do site ‘UOL’, a permanência de Regina Duarte, Osmar Prado e outros nomes no canal será discutido em uma reunião na emissora. A estratégia da emissora é modificar o tipo de contratação dos artistas, que antigamente trabalhavam em regime de pessoa jurídica.
Os atores do alto escalão poderão ser dispensados por não estarem envolvidos em atuais projetos e não terem perspectivas de integrarem algum trabalho futuro na emissora. É garantido, porém, que a Globo mantenha alguns auxílios como plano de saúde vitalício.
No caso de Regina Duarte, circula nos bastidores que há um certo desconforto com as declarações políticas da atriz nas redes sociais e imprensa. Isso porque, a Globo sem pediu aos seus funcionários que tivessem certos cuidados ao falarem de política e que não tivessem tanta exposição, uma vez que poderia influenciar seus telespectadores através de sua imagem na TV.
Regina vem se posicionando à favor do governo Jair Bolsonaro, que além de sempre criticar o posicionamento da Globo, também vem criticando profissionais do canal e até o desenvolvimento da cultura no país.
Segundo Leo Dias, duas possibilidades sobre o futuro de Aguinaldo Silva são discutidas na emissora. A Globo poderá optar pela demissão do profissional ou a redução salarial do escritor, que gira em torno de R$ 600 mil mensais.

LULA LIVRE - Lula deixa a prisão em Curitiba, agradece a militantes e critica Lava Jato

lula-1O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8). Ele – que estava preso desde 7 de abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal (PF) – saiu do local por volta das 17h40 e fez um discurso no qual agradeceu a militantes que ficaram em vigília por 580 dias e fez críticas ao que chamou de “lado podre do Estado brasileiro, da Justiça, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal”.
Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade. Nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento que vinha sendo adotado desde 2016.
A maioria dos ministros entendeu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

MUNDO BIZARRO - Mulher diz que sexo a três com marido e profissional do sexo foi “empoderador”.

Uma jornalista dos Estados Unidos, que não quis se identificar, revelou que fazer sexo a três com o marido e uma profissional do sexo foi “empoderador” para ela. Em um texto publicado no site SheSaid , a mulher confessou que esse era um desejo antigo.

Ela pontua que começou o relacionamento com o atual marido há 10 anos e que era virgem quando eles iniciaram o namoro. A moça conta que imaginava “como seria sentir o toque” de outra mulher e, para mudar essa história, quis ter a experiência de sexo a três .

“Quando meu marido planejou uma viagem de aniversário para Las Vegas, ele estava pensando em música ao vivo e longas viagens pelo sudoeste. Pensei em outra coisa: um trio formado por nós dois e uma profissional do sexo “, diz ela.

Na publicação, a norte-americana destaca que o companheiro se surpreendeu com a sugestão, mas aceitou. Enquanto isso, ela se dedicava a pesquisar sobre o desejo. Como em Nevada, nos Estados Unidos , o trabalho sexual não é ilegal, o casal não precisaria se preocupar em esconder a situação.

A mulher pontua que ela e o marido “desfrutaram de muito sexo gostoso” antes de encontrarem a profissional, e diz que estavam ansiosos para a ocasião. O casal escolheu uma profissional que “os fez se sentirem confortáveis” antes de começar a trabalhar e cumpriu todas as vontades da dupla durante a relação.

Ainda na postagem, ela admite ter gostado e aproveitado ao máximo a oportunidade “empoderadora” de tornar suas fantasias reais. “O sexo a três foi uma experiência sexual feita inteiramente para o meu prazer e fora das normas sociais, e foi fortalecedor”, conclui a jornalista, que também fez questão de enfatizar que não houve insegurança ou ciúmes em nenhum momento.

WhatsApp: agora, para incluir alguém em grupos, será necessária autorização do contato.

Nesta quarta-feira (06), o WhatsApp apresentou nova configuração de privacidade e sistema de convite para grupos. A partir de agora, quem decide se entra e participa dessas conversas coletivas é o contato do administrador – e não mais quem cria o bate-papo.
Para ativar o recurso, o usuário deve abrir o WhatsApp. Depois, seguir o caminho Configurações > Conta > Privacidade > Grupos. Feito isso, seleciona-se uma das opções: “Todos”, “Meus contatos” ou “Meus contatos, exceto”.
Em “Meus contatos” somente os usuários salvos na lista de contatos poderão adicioná-lo a grupos. Em “Meu contatos, exceto”, o usuário tem controle adicional sobre quem, entre os contatos, poderá adicioná-lo a grupos.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? 
Nesses casos, o admin que não puder adicionar a um grupo terá a opção de enviar um convite privado via conversa individual. O amigo poderá escolher se deseja entrar no grupo. Qualquer usuário terá três dias para aceitar o convite antes que ele expire.
Alguns usuários já visualizarão essas novas configurações de privacidade a partir de hoje. Em poucos dias, de acordo com o WhatsApp, devem chegar a todos os aparelhos que usam a última versão do app.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Fake News: Bolsonaro pede desculpas após postagem sobre empresas que estariam deixando a Argentina.

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que o presidente Jair Bolsonaro se equivocou ao escrever uma postagem em suas redes sociais afirmando que empresas estariam deixando a Argentina após a eleição de Alberto Fernández à presidência do país vizinho. A postagem foi feita nesta quarta-feira, mas pouco depois foi apagada. Rêgo Barros disse que o presidente ” reconheceu ” o erro e pedia desculpas.

A postagem foi o mais recente ataque do governo brasileiro ao resultado das eleições argentinas. Logo após a apuração, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chegou a dizer que as “forças do mal” estariam comemorando o resultado das eleições argentinas. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, presidida por Eduardo Bolsonaro, também aprovou moção de repúdio contra Fernández nesta quarta-feira.

O governo e o próprio presidente Bolsonaro apoiavam a reeleição de Maurício Macri e criticavam a eventual eleição de Fernández, cuja vice-presidente é a ex-presidente Cristina Kirchner , próxima a líderes de centro-esquerda como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“MWM, fábrica de motores americanos, a Honda, gigante de automóveis, e a L’Óreal anunciaram o fechamento de suas fábricas na Argentina e instalação no Brasil. A nova confiabilidade do investidor vem para gerar mais empregos e maior giro econômico em nosso país”, dizia a publicação de Bolsonaro.

A informação, no entanto, foi desmentida pela Honda e pela L’Oreal . A MWM divulgou uma nota do dia 27 de setembro na qual informava que encerraria suas operações na cidade de Jesus Maria, na Argentina, e que o suporte dos seus produtos no Mercosul seria feito pela operação no Brasil. A nota, no entanto, não liga o fechamento das operações na Argentina à eleição de Fernández.

— Foi um equívoco. O presidente reconhece que foi um equívoco e pede desculpas. Em razão do reconhecimento e da identificação de que foi um equívoco, ele determinou que fosse sacado da sua mídia social esse post. Ele identificou o equívoco e determinou a retirada — disse Rêgo Barros.

Nas declarações à imprensa, o porta-voz confirmou que o presidente designou o ministro da Cidadania, Osmar Terra , para a cerimônia de posse de Alberto Fernández, no dia 4 de dezembro. O envio de um ministro de Estado é um recuo de Bolsonaro que disse que não haveria nenhum representante seu ao evento. Questionado, Rego Barros não disse o que fez o presidente mudar de ideia. Afirmou apenas apenas que Osmar Terra é qualificado para representar o país na cerimônia.

O GLOBO

Jovem Pan pede desculpas a Glenn Greenwald e a ouvintes.

A Jovem Pan divulgou uma nota nesta quinta (7) em que pede “desculpas aos ouvintes, espectadores e convidados, inclusive [o jornalista] Glenn Greenwald”, que assistiram ou participaram do programa Pânico.

No começo da atração, o comentarista Augusto Nunes agrediu Greenwald fisicamente no ar depois de ter sido chamado por ele de “covarde”.

Glenn se referia a comentário feito por Nunes em outro programa em que dizia que um juiz de menores deveria fiscalizar como os filhos do jornalista eram criados, já que ele passava muito tempo no trabalho.

“A liberdade de expressão e crítica concedida pela Jovem Pan a seus comentaristas e convidados”, diz a Jovem Pan, “não se estende a nenhum tipo de ofensas e agressões. A empresa repudia com veemência esses comportamentos”.

​​Glenn se referia a comentário feito por Nunes em outro programa em que dizia que um juiz de menores deveria fiscalizar como os filhos do jornalista eram criados, já que ele passava muito tempo no trabalho.

Leia a íntegra da nota:

“A Jovem Pan lamenta o episódio ocorrido ao vivo no programa Pânico desta quinta-feira (7) entre os jornalistas Augusto Nunes e Glenn Greenwald.

Defensora vigilante dos princípios democráticos, do pluralismo de ideias e da liberdade de expressão, a Jovem Pan sempre abriu suas portas para convidados de diferentes campos ideológicos e com opiniões dissonantes, para que cada brasileiro forme seu juízo tendo acesso a visões variadas sobre os temas mais relevantes do momento.

Uma das principais marcas do Pânico é receber personalidades para o debate aberto e franco, bem-humorado e eventualmente ácido. Glenn Greenwald já participou da bancada em diversas outras oportunidades.

A liberdade de expressão e crítica concedida pela Jovem Pan a seus comentaristas e convidados, contudo, não se estende a nenhum tipo de ofensas e agressões. A empresa repudia com veemência esses comportamentos.

A Jovem Pan pede desculpas aos ouvintes, espectadores e convidados desta edição do Pânico, inclusive Glenn Greenwald.”

Mônica Bergamo

38% da população do RN vive com menos de R$ 420 por mês, diz IBGE

pobrezaUm estudo divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 38% da população potiguar estava abaixo da linha da pobreza. Isso significa que cerca de 1,3 milhão de pessoas viveram com menos R$ 420 por mês ao longo do ano no estado.
Segundo o Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, este valor mensal equivale a US$ 5,50 por dia, valor estabelecido pelo Banco Mundial para marcar a linha da pobreza em países com rendimento médio-alto. O número corresponde a menos da metade do salário mínimo vigente na época, que era de R$ 954.

PF abre inquérito para investigar depoimento do porteiro de condomínio de Bolsonaro

8044880-640x360A pedido do Ministério Público Federal, a Polícia Federal instaurou um inquérito nesta quarta-feira (6) para investigar o depoimento do porteiro do condomínio Vivendas da Barra, onde o presidente Jair Bolsonaro tem casa.
À Polícia Civil, o porteiro afirmou que o ex-PM Élcio de Queiroz, um dos presos pela morte de Marielle Franco, disse que que iria na casa do então deputado Bolsonaro ao entrar no condomínio, horas antes da morte da vereadora e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018.

Aluno entra em escola e atira contra colegas

sala-de-aula-caraiDois alunos ficaram feridos na zona rural de Caraí (MG) após um tiroteio na Escola Estadual Orlando Tavares, localizada no distrito de Ponto do Marambaia, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, um aluno que não havia ido à aula pulou o muro e iniciou os disparos. Segundo a Polícia Militar, o criminoso, que tem 17 anos, foi apreendido. Um outro adolescente também foi detido, mas não se sabe ainda qual a participação dele na ação.
Inicialmente, a PM havia informado que disse que dois criminosos haviam invadido a escola e que uma garrucha antiga de dois canos foi apreendida. Mais tarde, a Secretaria de Estado de Educação informou que apenas um aluno entrou no estabelecimento.

Senado aprova PEC que torna feminicídio e estupro crimes imprescritíveis

violência - mulherO Senado aprovou nessa quarta-feira (6), por unanimidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 75/2019, que torna o crime de feminicídio imprescritível e inafiançável. O texto, que começou a ser discutido pelo Plenário na terça-feira, teve a análise facilitada após acordo entre os líderes, que permitiu a dispensa dos prazos de discussão e garantiu a votação em primeiro e segundo turno no mesmo dia. A PEC seguirá para a Câmara dos Deputados.
A PEC, da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) determina que o feminicídio poderá ser julgado a qualquer tempo, independentemente da data em que tenha sido cometido. Pela lei brasileira, feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres, motivado por violência doméstica ou discriminação à condição feminina. Atualmente, esse tipo de crime prescreve após 20 anos.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

POLION: “ESPERANDO GUEDES APARECER PARA ACABAR COM SÃO FERNANDO”, DIZ O PREFEITO VESTIDO DE LAMPIÃO

Foto: Redes Sociais

O prefeito de São Fernando, Polion Maia, usou as redes sociais para criticar as PEC’s do Governo Federal que visa engolir pequenos municípios com renda inferior a 10% e que tenha menos de 5 mil habitantes.

Ele ironiza a proposta federal com fotos vestido de “Lampião” e ladeado de “Cangaceiros”.
O prefeito Polion Maia tem interagido bastante nas últimas horas nas redes sociais a fim de gerar opinião pública contrária às PEC’s.
“Eu estou na entrada da cidade esperando Paulo Guedes aparecer para acabar com São Fernando. Polion é o nome de um anjo, mas pode ser de um cangaceiro”, desabafou o prefeito seridoense.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - BOLSONARO ACUSA WILLIAM BONNER DE SONEGAR IMPOSTO E REVELA SALÁRIO DO JORNALISTA

Foto: © Reprodução TV

Por IG, Gente — Na última segunda-feira (04) o presidente da república Jair Bolsonaro (PSL) voltou a criticar o jornalismo da Globo após ter seu nome atribuído ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), em reportagem divulgada pelo “Jornal Nacional” na última semana.

Durante a conversa com jornalistas, o correligionário alegou que William Bonner de sonegar imposto de renda e revelou que o apresentador ganha R$ 800 mil por mês.
“Se a Globo tiver vergonha na cara, não espera meu processo, concede [direito de resposta]. Estou aguardando dignidade. Eu vi o Bonner falando que é o jornalismo mais sério possível”, disse Bolsonaro, na intenção de conseguir defender-se da reportagem da emissora.
Depois Bolsonaro acabou revelando o salário de William Bonner e o acusando de sonegar impostos. “Lógico, quem ganha R$ 800 mil por mês não pagando imposto de renda como pessoa física, tem que defender a [emissora] mesmo”.

CURIOSIDADES - Dismorfia sexual: será que você tem?

O que é dismorfia sexual?

Claro, desejar ter um pênis maior é normal, certo? Afinal este é apenas um dos muitos efeitos colaterais de viver em um mundo que coloca expectativas estranhas e arbitrárias sobre como qualquer ser humano deve ser.

Às vezes, porém, a fixação nisso atinge um ponto doentio e atrapalham o sexo e a vida romântica de um cara. É um fenômeno identificado recentemente, chamado de dismorfia sexual.

Esta doença funciona da mesma maneira como qualquer outro distúrbio de imagem: um cara olha para o seu pênis perfeitamente bom e vê algo completamente diferente, causando ansiedade e depressão que interferem em outros aspectos de sua vida.

Motivo

Você pode se perguntar: da onde surge a dismorfia sexual? Grande parte do problema está na pornografia, na qual constantemente recebemos mensagens de que quanto maior o tamanho do pênis é, melhor o sexo será. Todas essas coisas criam pressão cultural sobre os homens.

Isso não quer dizer que toda pornografia seja ruim e ruim e faça os homens se voltarem contra seus próprios pênis. Mas acreditar no que a pornografia retrata faz parte do problema. Por isso, é sempre importante ter em mente que aquilo não é 100% real.

Fique de olho

Sem diagnóstico e tratamento, a dismorfia sexual causa ansiedade, problemas com disfunção erétil e prejudica a capacidade de um indivíduo saudável de ter relações sexuais.

Por isso, se você acha que está passando por isso ou conhece alguém que esteja lembre-se: tamanho não importa. E se isso ainda não resolver, procure um profissional (por exemplo um terapeuta sexual ou até mesmo um terapeuta comum) para te ajudar!

Testosterona

Dilma acusa Moro de ‘perseguir adversários’

Depois de ter a prisão pedida pela Polícia Federal, mas negada por Edson Fachin, Dilma Rousseff acusou Sergio Moro de fazer um “esforço inconsequente” no “afã de perseguir adversários políticos”.
A petista afirmou ainda, segundo o repórter Daniel Adjuto, do SBT, que o pedido de prisão “torna visível e palpável o abuso de autoridade”.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido da PF para prender a ex-presidente Dilma Rousseff na operação que buscou provas, nesta terça-feira (5), contra os senadores Jader Barbalho (MDB-PA), Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM). Eles são suspeitos de ter recebido R$ 40 milhões da JBS para apoiar a reeleição de Dilma em 2014.

O Antagonista

PEGANDO FOGO NO CABARÉ - Joice Hasselmann pede cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro.

Joice Hasselmann pediu à Câmara a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro, por quebra de decoro parlamentar; e, à PGR, a abertura de um processo penal, para torná-lo réu por crime contra a segurança nacional, pela defesa de um novo AI-5.

Uma terceira representação foi apresentada ao presidente do PSL, Luciano Bivar, para abertura de um processo disciplinar por violação do Código de Ética do partido.

A deputada narra que, após defender a permanência de Delegado Waldir na liderança do PSL, passou a sofrer intensos ataques nas redes, o que a fez perder mais de 500 mil seguidores, “provocando danos de difícil e incerta reparação por se tratar de verdadeiro capital político”.

“Insatisfeito com a campanha difamatória e injuriosa, ainda em 19 de outubro de 2019, o deputado Eduardo Bolsonaro lança uma campanha do Twitter com a hashtag #DeixeDeSeguirAPepa, comparando a parlamentar a uma personagem de desenhos animados ‘pepa pig’ vivenciada por uma família de porcos cuja personagem principal é uma porquinha desobediente”, diz a representação.
Nas representações à PGR e ao PSL, Joice acusa Eduardo de cometer vários crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, de 1983. Entre eles:
  • Tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito, com pena de reclusão de 3 a 15 anos;
  • Tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados, com pena de reclusão de 2 a 6 anos; e
  • Fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social, com pena de detenção de 1 a 4 anos

O Antagonista

MUNDO BIZARRO - Comerciante nega vaga de emprego a jovem por ele ser negro.

Um caso de racismo explicito repercute e revolta a sociedade mossoroense e do RN, fato.

Um jovem de nome Laaci Freitas teve vaga de emprego negada por ser negro, absurdo.

Laaci procurou emprego em uma loja que comercializa Açaís contudo o dono disse que não tinha vaga para negros, nossa.

Confira o absurdo.

Satélite vê rastro escuro no mar a 40 km do RN antes da passagem do navio grego.


O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) encontrou uma fotografia de satélite que revela um mancha em forma de rastro no litoral, 40 km ao norte de São Miguel do Gostoso (RN), em trajetória similar à do petroleiro Bouboulina, apontado pelo governo brasileiro como principal suspeito pelo crime. O rastro escuro de 85km apontado pelo cientista Humberto Barbosa, no entanto, aparece antes de o navio grego passar pela rota. A descoberta levou o pesquisador a buscar um outro suspeito para o derramamento de óleo no Nordeste.

Desde setembro, o grupo do Lapis está vasculhando bancos de dados de sensoriamento remoto atrás de sinais do derramamento. Segundo Barbosa, a imagem já estava em suas mãos há duas semanas, mas o grupo não quis divulgá-la antes com medo de induzir a conclusões precipitadas.

Após a investigação da empresa HEX apontar o Bouboulina como culpado, porém, o cientista decidiu verificar o registro de transponder do sinal do navio grego pela região (a informação que o próprio GPS do navio transmite sobre sua rota), e notou que ela não se encaixava na imagem de satélite que havia garimpado.

A Delta Tankers afirma que o Brasil investiga outras quatro embarcações da empresa pelo vazamento, conforme mostrou O GLOBO. Na tarde desta quarta-feira, em nota, a Marinha negou a informação e disse ter acionado a Autoridade Marítima da Grécia no dia 12 de outubro, quase três semanas antes da divulgação da suspeita sobre o Bouboulina pela PF.

A imagem em questão foi feita por um sensor do satélite europeu Sentinel-1A. O dispositivo enxerga variações sutis de altitude, como as próprias ondas do mar, e propriedades elétricas dos líquidos, que distinguem, por exemplo, água salgada de óleo. A mancha apareceu parcialmente numa imagem de 24 de julho, mas o Bouboulina só passou naquela área em 26 de julho.

O local do rastro é uma área de tráfego naval intenso, porque liga o Canal do Panamá e a Venezuela a todo o Atlântico Sul. O cientista ainda não conseguiu acesso a uma base maciça de dados que permita tentar cruzar a imagem do Sentinel com registros de transponder.

A imagem de satélite exibe, inclusive, um ponto branco: “claramente um navio”, segundo Barbosa, mas impossível de ser identificado pela baixa resolução do sensor que fez a imagem.

Tese por eliminação

O cientista está agora tentando validar a imagem para saber se algum outro fenômeno que não um vazamento de óleo pode ter gerado aquele traço na imagem do satélite. Ele já descartou, por exemplo, que seja o rastro de turbulência causada pela hélice de uma embarcação.

— Aquela mancha tem sinais de distinta intensidade, tanto perto do navio quanto longe dele — afirma. — Isso não aconteceria com uma embarcação que se desloca. O sinal no longo vai perdendo intensidade e vai ficando mais fraco longe da hélice.

Outra evidência contrária à tese da turbulência é a largura do rastro.

— Nós medimos a espessura da faixa com um sistema de informação geográfica, e ela tem quase um quilômetro de largura — afirma. — Você precisaria de uma baita de uma hélice para gerar toda essa turbulência.

Barbosa diz estar preparando um relatório técnico sobre esta e outras descobertas que o Lapis fez e podem ajudar na investigação.

O Lapis publicou informações não-técnicas sobre a descoberta em seu site de divulgação científica no dia 30 de outubro.

Os cientistas do laboratório buscam agora outras imagens de satélite que ajudem a montar o quebra-cabeça da investigação. A imagem crítica do Sentinel-1A é de um sensor que só aponta para aquela região uma vez a cada 12 dias, e os pesquisadores não têm como saber o que ocorreu logo depois de 24 de julho naquela área usando o mesmo dispositivo.

Álibi para Bouboulina?

Para propor uma linha de investigação diferente sobre a origem do derramamento de óleo, Barbosa diz que há outros indícios que podem comprometer a versão da HEX que aponta o Bouboulina como culpado.

Um deles é o de que as imagens apresentadas pela empresa são de sensores de satélite inadequados para ver manchas de óleo.

— As imagens divulgadas pela empresa, que eu só vi pela TV e pelo jornal, não são do Sentinel-1A. Eles usaram um outro sensor, que precisa de uma distância maior para localizar dois objetos e sofre interferência da atmosfera.

Para o cientista da UFAL, a trajetória do Bouboulina também não permite levantar muitas suspeitas.

— Eu busquei ver se havia alguma parada ou alguma diminuição de velocidade no trajeto — conta. — A primeira avaliação que eu fiz é que o Bouboulina estava navegando ali na costa leste com 11 a 16 nós de velocidade, sem interrupção.

Falso positivo

Antes de divulgar a imagem do rastro no litoral potiguar, Barbosa chegou a apontar uma imagem de satélite com uma grande mancha escura, daquela vez no litoral da Bahia, que poderia ter relação com o incidente de óleo. A imagem, porém, acabou sendo desacreditada pelo Ibama e pela Marinha .

— A gente fez uma falsa interpretação de uma área, que foi precipitada, em função de uma situação em que a gente tinha que divulgar logo e não tinha ainda uma análise completa — reconhece Barbosa.

Cruzando os dados de satélite usados na ocasião, ele afirma que a forma vista ali é o contorno de relevo no fundo do mar, que causa interferência em imagens sobre a superfície.

Segundo ele, o Ibama e a Marinha foram corretos em descartar que a feição observada era óleo, mas suas versões para explicar a imagem também estavam erradas.

O Globo