Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Neil Peart, lendário baterista do Rush, morre aos 67 anos



Neil Peart, lendário baterista e letrista da banda canadense Rush, morreu em 7 de janeiro de 2020, aos 67 anos, em Santa Monica, nos Estados Unidos. De acordo com uma nota oficial, a causa da morte foi um câncer cerebral, contra o qual ele lutava há anos. 
Considerado um dos melhores bateristas da história do rock, Peart se juntou ao Rush em 1974, substituindo John Rutsey. Seu primeiro álbum com a banda foi Fly By Night (1975). No início de sua carreira, seu estilo estava enraizado no hard rock. Suas maiores influências eram músicos como Keith Moon (The Who) e John Bonham (Led Zeppelin).  Com o passar do tempo, ele passou a ser influenciado por músicos de jazz como Gene Krupa e Buddy Rich.
Como letrista principal do Rush, suas letras abordavam temas como ficção científica, fantasia e filosofia. Ao todo, ele gravou 18 discos de estúdio com a banda, que, além de Peart, era formada por Geddy Lee (baixo, teclado e vocal) e Alex Lifeson (guitarra). Estima-se que o Rush tenha vendido mais de 40 milhões de cópias de seus discos em todo o mundo.
Além de atuar como músico, Peart também publicou várias obras sobre suas viagens. Ele escreveu um total de sete livros de não-ficção focados em suas viagens e histórias pessoais. Em dezembro de 2015, Peart anunciou sua aposentadoria. Seu último álbum com o Rush foi Clockwork Angels (2012).

Imagem: Harmony Gerber / Shutterstock.com

CURIOSIDADES - Para ex-astronauta, alienígenas podem estar vivendo na Terra, e não seriam visíveis ao olho humano.

A Terra pode estar servindo de casa para alienígenas. Isso, pelo menos, é o que acredita a ex-astronauta britânica Helen Sharman.

“Alienígenas existem. Não há dúvidas sobre isso”, declarou a ex-astronauta em entrevista ao The Guardian. “Eles podem estar aqui neste exato momento e não estamos conseguindo vê-los.”
Segundo a astronauta, que também é química, seres extraterrestres podem não ter carbono e nitrogênio em suas composições físicas. Dessa forma, mesmo que estejam vivendo na Terra, eles poderiam não ser visíveis ao olho humano.

Sharman, que é a primeira pessoa do Reino Unido a ir para o espaço, não é a única que crê nesta possibilidade. Em 2013, o ex-ministro da Defesa do Canadá, Paul Hellyer, afirmou que pelo menos quatro espécies de seres de outros planetas podem estar habitando o nosso planeta.

Exame

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro quer subsidiar conta de luz de igrejas

Crédito: Alan Santos/PR
Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro quer conceder subsídio na conta de luz para templos religiosos de grande porte. A pedido dele, uma minuta de decreto foi elaborada pelo Ministério de Minas e Energia e enviada para a pasta da Economia, mas a articulação provocou forte atrito no governo. A equipe econômica rejeita a medida, que vai na contramão da agenda do ministro Paulo Guedes, conhecido por defender a redução de benefícios desse tipo. O Ministério de Minas e Energia confirmou que o assunto está sendo avaliado.
Embora o movimento seja para beneficiar templos religiosos de forma ampla, os evangélicos são o alvo da medida. A bancada desse segmento é hoje a principal base de sustentação do governo e Bolsonaro tem atendido suas reivindicações desde que assumiu a Presidência. A influência de líderes evangélicos sobre o Palácio do Planalto é cada vez maior e o próprio presidente já disse que quer tê-los por perto na administração.
Com essa perspectiva, muitos templos já anunciaram a disposição de ajudar Bolsonaro a coletar as quase 500 mil assinaturas necessárias para criar seu novo partido, o Aliança pelo Brasil. Bolsonaro também já avisou que pretende indicar um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal (STF). Os evangélicos representam 29% dos brasileiros e podem ser o fiel da balança na campanha de Bolsonaro à reeleição, em 2022.
Coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Silas Câmara(Republicanos-AM) disse que a concessão de subsídio na conta de luz para templos religiosos é “justa” e tem impacto “mínimo”. Segundo Câmara, a medida não beneficiará apenas evangélicos e as igrejas não geram lucro. “Os templos religiosos só funcionam das 18h às 23h e é justamente nesse horário que as distribuidoras podem cobrar mais”, afirmou. “Fechem todas as 300 mil igrejas no Brasil em um dia para ver o impacto social e na segurança no dia seguinte.”
Outro integrante da bancada evangélica, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) argumentou que toda ajuda a templos e a instituições filantrópicas, dada pelo governo, “será sempre muito bem-vinda”.
O subsídio na conta de luz não é a primeira medida planejada por Bolsonaro para manter o apoio evangélico. Com o aval do presidente, o Congresso aprovou um projeto garantindo incentivos fiscais para igrejas até 2032. Por meio de decreto, ele também passou por cima da agenda que favorecia pessoas com deficiência, uma das prioridades da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, liberando igrejas de realizar adaptações para acessibilidade em áreas destinadas ao altar e ao batistério.

Câmara dos EUA vota a favor de restrição de poderes bélicos de Trump



A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou resolução com o objetivo de limitar a capacidade do presidente Donald Trump de realizar mais ações militares contra o Irã. Nessa quinta-feira (9), membros da Câmara, que é dominada pelos democratas, votaram, em sua maioria, de acordo com a posição do partido.
A votação foi feita após o assassinato, pelos Estados Unidos, na semana passada, em Bagdá, de um comandante militar de alto escalão do Irã, Qassem Soleimani. Trump deu ordens para o ataque a drones sem consulta prévia ao Congresso.
Os democratas, da oposição, acusam Trump de elevar o risco de uma guerra, argumentando que o presidente é obrigado, por lei, a consultar o Congresso “em todas as instâncias possíveis” antes de autorizar o uso da força.

MUNDO BIZARRO - Homem é espancado por populares após ser flagrado estuprando cadela; animal gritava de dor



Um homem de 38 anos foi preso, suspeito de estuprar uma cadela no bairro Lírio do Vale 2, em Manaus. Segundo informações da polícia militar, o dono do animal, que é pastor, teria ouvido gritos do animal durante a madrugada, em uma área de mata que fica ao lado da igreja. As informações sé do DOL.

Pela manhã, ao dar comida aos animais do sítio que fica no local, ele não viu a cadela e pouco tempo depois, o pastor ouviu novamente os gritos do animal na área de mata e foi até lá ver o que estava acontecendo e lá encontrou o homem a estuprando.

O suspeito saiu correndo e acabou sendo capturado por populares, que ao saberem do ocorrido amarraram os pés e mãos do suspeito e o espancaram até a chegada da polícia. Após atendimento médico, o criminoso foi levado ao 19º Distrito Integrado de Polícia e vai responder pelo crime de abuso e maus tratos contra animal doméstico.

Fonte: Mceará

ABAIXO A CENSURA - Toffoli não vê abalo à fé cristã e derruba censura a programa do Porta dos Fundos.

Dias Toffoli acaba de derrubar a liminar que suspendia a divulgação do episódio de Natal do Porta dos Fundos que retrata um Jesus gay.

O presidente do STF avaliou que “uma sátira humorística” não teria o “condão de abalar valores da fé cristã”, como alegado pelo desembargador Benedicto Abicair, do TJRJ.

Segundo o presidente do STF, a liberdade de expressão, condição inerente à racionalidade humana, como direito fundamental do indivíduo e corolário do regime democrático. O ministro ressaltou que a Corte consolidou a plenitude do exercício da liberdade de expressão como decorrência imanente da dignidade da pessoa humana.

Toffoli disse ainda que o Supremo vetou que “o Poder Público crie de modo artificial seu próprio ensino religioso” ou que favoreça ou hierarquize “interpretações bíblicas e religiosas de um ou mais grupos em detrimento dos demais”.

Antagonista

MUNDO - Juíza de vara de família é afastada por ser acusada de ter feito sexo a três em tribunal.

Uma juíza da Vara de Família de Kenton (Kentucky, nos Estados Unidos) foi suspensa após ser acusada de fazer sexo a três (com um homem e uma mulher) no próprio tribunal. A suspeita de relação sexual imprópria foi o último imbróglio envolvendo a juíza Dawn Gentry. 
A magistrada também é acusada de coagir funcionários da Justiça a trabalharem na sua campanha eleitoral, permitir o consumo de bebida alcoólica na vara, deixar que os filhos acompanhassem na corte procedimentos sigilosos, contratar garoto de programa e permitir que um funcionário, que fora pastor, cantasse e tocasse guitarra no tribunal. Dawn nega todas as acusações, segundo a NBC News.
No caso do sexo a três, o participante masculino seria o ex-pastor. A mulher envolvida seria uma outra funcionária do tribunal.
A juíza foi eleita em novembro de 2018. O afastamento, que durará cerca de dois meses, poderá ser definitivo após análise de um painel sobre o caso.
Bahia Noticias

Polícia do RN para de divulgar nomes e fotos de presos após lei de abuso de autoridade.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte confirmou por meio de sua assessoria de imprensa, nesta sexta-feira (9) que deixou de divulgar nomes e fotos de suspeitos e presos. Até a manhã, a Polícia Civil ainda publicava a identidade de suspeitos e divulgava fotos nos casos de pessoas presas ou procuradas com mandado da Justiça. Mas uma possível mudança deve ser analisada em reunião que será realizada ao longo do dia. 

As mudanças ocorrem após entrar em vigor a lei de abuso de autoridade, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no final de 2019. Em outros estados do país, desde o dia 3 de janeiro algumas polícias já deixaram de divulgar a identidade de suspeitos. 
 
Segundo a Polícia Militar, a medida já vinha sendo adotada, mas nenhum documento oficializou a mudança na divulgação das informações até esta sexta. "Teremos uma reunião e possivelmente enviaremos uma nota à imprensa informando a respeito", afirmou o porta-voz da corporação, tenente-coronel Eduardo Franco. 

Já de acordo com a delegada Dulcinea Costa, responsável pela comunicação da Polícia Civil, possíveis mudanças serão definidas, mas ainda não houve mudança trabalho da corporação. Ela afirmou que em todos os casos, os presos são identificados como suspeitos e as imagens não são usadas em todas as publicações, apenas naqueles em que há decisão condenatória ou mandado, por exemplo. 

A lei, criticada por juristas e magistrados quando foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em 2019, define cerca de 30 situações que configuram abuso e é alvo de questionamentos de organizações que defendem agentes públicos no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Agora, passam a ser crimes ações que até então eram consideradas infrações administrativas ou atos ilícitos punidos no âmbito cível. Um exemplo são os atos de constranger o detento a exibir seu corpo “à curiosidade pública” ou de divulgar a imagem ou nome de alguém, apontando-o como culpado". Agora isso pode levar uma autoridade a ser punida com penas de 1 a 4 anos de detenção e de 6 meses a 2 anos, mais multa, respectivamente. 

Não é necessário que a vítima acuse o agente público pelo fato. Os crimes são de ação pública incondicionada, quando é dever do estado investigar e punir.
A exceção para divulgação de nome e fotos ocorre com suspeitos foragidos com mandado de prisão em aberto.

Atos que passam a ser considerados crimes:

  • Divulgação de imagem ou exibição de preso: constranger preso a expor corpo ou submetê-lo à situação vexatória ou constrangimento público e divulgar imagens de suspeitos atribuindo a eles culpa por um crime.
  • Identificação: o policial não usar, por exemplo, a tarjeta de identificação na farda, ou mentir o nome.
  • Condução de detidos: manter, na mesma cela, confinamento ou no carro no deslocamento, presos de sexos diferentes e também crianças e adolescentes até 12 anos.
  • Domicílio: entrar em uma casa ou local sem autorização, sem informar o dono, ou sem autorização judicial.
  • Mandado de prisão: cumprir mandado de prisão à noite ou entrar em local privado à noite, entre 21h e 5h.
  • Interrogatório: continuar questionamentos após preso dizer que quer ficar calado, levar sob condução coercitiva para depoimento sem antes intimar para comparecimento, pressionar ou ameaçar a depor ou obrigar a fazer prova contra si mesmo.
  • Prisão: determinar ou manter prisão ilegal ou deixar de relaxar prisão quando devida.
  • Bloqueio de bens: o juiz decretar a indisponibilidade de valores em quantia que extrapole exacerbadamente a dívida.
  • Investigação: dar início a inquérito sem indício de crime, divulgar trechos da investigação ou gravações com a imagem do preso falando ou prestando depoimento.
    G1

CURIOSIDADES - Nuvem em formato de mão é vista nos céus do Cariri da Paraíba e imagem viraliza na internet

Uma nuvem em formato de uma mão foi vista pela população dos municípios de Assunção, no Cariri, e também no município de Juazeirinho.
O fenômeno foi fotografado por moradores pouco antes da ‘mão’ se desfazer. A imagem curiosa foi postada em redes sociais por vários moradores e teve centenas de compartilhamentos.Nos comentários, muitos internautas exclamam se tratar da “mão” de Deus sob a região e celebram o fenômeno verificado.
“Nossa que lindo que a mão do Senhor esteja sempre estendida por nós”, relatou um dos internautas.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CURIOSIDADES - Ingerir esta bebida quatro vezes por semana melhora a saúde do cérebro

Foto: Divulgação

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que o chá tem o poder protetor contra o declínio das funções cerebrais que advêm da velhice.
A descoberta, publicada no periódico científico Aging baseou-se na realização de testes cognitivos numa população de 36 adultos, com mais de 60 anos, entre 2015 e 2018. Pesquisadores da China, Reino Unido e Singapura estudaram ainda dados sobre a saúde e o estilo de vida dos voluntários, que foram submetidos a exames de ressonância magnética.
Os cientistas descobriram que aqueles que beberam chá verde, o chá chinês Oolong e chá preto pelo menos quatro vezes por semana por 25 anos tiveram uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, fazendo com que as informações fossem processadas de forma mais eficiente e organizada.
O investigador Lei Feng, que liderou o estudo, fez uma analogia interessante para explicar o impacto de tomar chá no cérebro: “quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, disse. “Similarmente, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz”.
Os cientistas envolvidos no estudo pretendem agora investigar o que na composição do chá atenua o declínio das funções cerebrais e descobrir como a memória surge nos circuitos do cérebro.

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO

MUNDO BIZARRO - Homem diz ter sido estuprado durante encontro com travesti.

Um homem de 25 anos relatou ter sido estuprado na madrugada desta terça-feira (07/01), no centro de Passo Fundo (RS). Segundo boletim de ocorrência, a vítima teria marcado um encontro com uma travesti, de 26 anos, que foi até sua residência, na rua Bento Gonçalves. As informações são do Diário da Manhã.
A vítima relatou não ter ‘gostado’ da aparência da travesti e, por isso, não quis ter relações sexuais. No entanto, a travesti teria passado a agredir o homem e forçado a ter relações sexuais, conforme o relato da vítima à polícia.
Após a relação, a travesti dormiu e a vítima entrou em contato com a Brigada Militar, que esteve no local. A vítima disse não ter consentido com a relação sexual, mas a travesti afirmou que foi com consentimento.

Justin Bieber revela diagnóstico de doença de Lyme.

Justin Bieber revelou ter sido diagnosticado com a doença de Lyme em uma publicação feita em seu Instagram nesta quarta-feira, 8. A postagem do cantor foi feita após a informação ter sido divulgada pelo site TMZ horas mais cedo. 

"Enquanto muita gente continuava dizendo que Justin Bieber estava um lixo, ou se drogando, essas pessoas falharam em perceber que eu recentemente fui diagnosticado com a doença de Lyme", escreveu. 

O cantor citou que sua pele, função cerebral, energia e saúde em geral foram afetadas por conta da doença. 

Segundo Justin Bieber, mais detalhes sobre este período de sua vida serão divulgados em um documentário produzido por ele que deve estrear no YouTube em breve. 

"Foram alguns anos difíceis, mas ter o tratamento certo me ajudará a tratar esta doença até agora incurável e eu estarei de volta e melhor do que nunca", concluiu. 

Confira abaixo a postagem feita por Justin Bieber sobre a doença de Lyme:

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Após "paralização", Weintraub escreve "imprecionante".

"Caro @BolsonaroSP, agradeço seu apoio. Mais imprecionante (sic): Não havia a área de pesquisa em Segurança Pública. Agora, pesquisadores em mestrados, doutorados e pós doutorados poderão receber bolsas para pesquisar temas, como o mencionado por ti, que gerem redução da criminalidade.", escreveu Weintraub, que apagou a mensagem minutos depois da publicação. 

Em agosto, o Estadão revelou que Weintraub assinou ofício, endereçado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em que a palavra "paralisação" foi duas vezes escrita com "z". "Minha responsabilidade. Não escrevi, mas li e deixei passar (...). Erros acontecem", justificou o ministro após a publicação da reportagem. 

O ministro Weintraub e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciaram nesta quarta, 8, que o governo investirá 10,1 milhões em bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisas na área de segurança pública. 

CLIMA - REGIÃO SERIDÓ POTIGUAR REGISTRA CHUVAS SUPERIORES A 100 MILÍMETROS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Foto: © Reprodução/Internet

O fim da tarde e a noite desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, foram de excelentes registros de chuvas em toda região Seridó do Estado. As precipitações pluviométricas nas zonas: Urbana e Rural com chuvas superiores a 100 milímetros alegraram os seus moradores.

Os maiores registros que a nossa redação tem informação aconteceram em Cerro Corá (140 milímetros), Caicó (105 milímetros) e no Sítio Duas Ipueiras, município de Ouro Branco (105 milímetros). Inclusive, a EMPARN prevê boas chuvas para o ano de 2020 no Semiárido potiguar.
Em tempo: A região vem sendo banhada pelas chuvas desde o último dia 30 de dezembro de 2019, para a felicidade do sertanejo seridoense que aguarda com expectativa, um ano muito bom de inverno.

FAMOSOS - EDUARDO COSTA É INTIMADO A DEPOR APÓS SUPOSTA AMEAÇA A OUTRO CANTOR

Foto: © Reprodução/Redes Sociais

Nesta quarta-feira (8), o cantor Eduardo Costa foi intimado pela Polícia Civil a prestar depoimento, no bairro Bandeirantes, na Região da Pampulha, após uma suposta ameaça ao cantor Clayton, da dupla Clayton & Romário.

De acordo com o site ‘G1’, os policiais foram até a casa do sertanejo, mas ele não estava no local para receber a intimação. Agora, o sertanejo terá 15 dias para falar sobre o assunto.
Os policiais também foram para casa da família do cantor Clayton, que fica na orla da Lagoa da Pampulha. Como não havia ninguém neste endereço, a intimação também não pôde ser entregue.
No boletim de ocorrência, registrado no dia 23 de dezembro, Clayton disse que estaria sendo ameaçado por Eduardo Costa e pelo irmão dele, Weliton Costa. Mensagens teriam sido enviadas ao celular de Romário, irmão de Clayton. Tudo isso porque Costa não estaria aceitando o relacionamento do colega com uma ex-namorada sua.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Em pronunciamento à nação, Trump diz que Irã está recuando e que EUA querem abraçar a paz.

Em pronunciamento com tom de vitória sobre o ataque iraniano a duas bases que abrigam soldados americanos no Iraque, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o Irã parece ter recuado e que os Estados Unidos querem abraçar a paz. Ele confirmou que nenhum soldado americano foi morto ou ferido durante a operação iraniana e que os danos às instalações americanas foram mínimos. O presidente disse ainda que os Estados Unidos querem “abraçar a paz” e que não têm intenção de usar seu poderio militar contra o país persa.

— Queremos que vocês tenham um grande futuro de prosperidade e harmonia como outras grandes nações do mundo — disse Trump, ao encerrar sua fala.

Ao lado do vice-presidente Mike Pence, do secretário de Defesa, Mike Pompeo e de diversas figuras da alta cúpula das Forças Armadas dos EUA, Trump defendeu o ataque que matou o general Qassem Soleimani, comandante das Forças Quds da Guarda Revolucionária do Irã. Para o presidente os EUA agiram para “eliminar o maior terrorista do mundo”.

Trump anunciou ainda que irá impôr mais sanções ao governo iraniano, mas não deu maiores detalhes sobre quais seriam estas medidas. Ele fez ainda um apelo para que os países europeus saiam do acordo nuclear de 2015 — algo que os EUA fez em 2015 — e afirmou, antes mesmo de dar boa tarde, que o Irã nunca terá uma arma nuclear enquanto for presidente.

Horas antes do pronunciamento de Trump, fontes de governos europeus e dos EUA afirmaram que o Irã teria feito uma opção deliberada para evitar que houvesse mortes. Isto, de acordo com especialistas, indica cautela e uma tentativa de, apesar da retaliação, aliviar as tensões com Washington.

O presidente americano disse ainda que como os Estados Unidos não dependem mais do petróleo do Oriente Médio, e fez um pedido para que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — que tem os EUA como seu financiador principal — se envolva mais no Oriente Médio.

— Somos os maior produtor de petróleo e gás natural do mundo, somos independentes, não precisamos do petróleo do Oriente Médio — disse o presidente.

Esta foi a primeira vez que Trump tentou explicar as motivações que levaram ao assassinato de Soleimani e suas consequências. Até o momento, o presidente havia concedido rápidas entrevistas e postado diversas mensagens em suas redes sociais, mas não realizou comentários mais extensos ou concretos. Na noite de ontem, em resposta à retaliação iraniana, Trump recorreu ao seu Twitter para dizer que está “tudo está bem” e que os EUA “têm as Forças Armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo, de longe”.

Até esta quarta-feira, as mensagens da Casa Branca vinham sendo confusas e conflituosas. Após ameaçar uma resposta “desproporcional” a uma possível retaliação iraniana, afirmando ter como alvo 52 locais que incluiam pontos culturais, ele foi obrigado a voltar atrás. Pela lei internacional, destruir deliberadamente locais com importância cultural é considerado crime de guerra. O quartel-general americano em Bagdá, por sua vez, chegou a divulgar uma carta em que anunciava a retirada das tropas americanas do Iraque. Horas depois, o Departamento de Defesa disse que o documento tratava-se apenas de um rascunho e que não há planos para uma saída completa.

As reações oficiais que sucederam o ataque iraniano, por sua vez, foram entendidas por analistas como sinais de que os foguetes poderiam pôr fim ao conflito imediato, ao invés de catalisar um confronto maior que poderia se transformar em uma guerra. O premier iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse lovo após o ataque que o Irã havia “concluido suas resposta proporcional” em retribuição à morte de Soleimani. O aiatolá Ali Khamenei, por sua vez, disse que a resposta final iraniana será expulsar as tropas americanas do Oriente Médio — comentário reforçado pelo presidente Hassan Rouhani — mas não falou nada sobre novos ataques.

— O que importa é que a presença dos EUA, que é a fonte de corrupção na região, tenha um fim — disse o aiatolá durante seu discurso.

Ainda que não haja um conflito direto, no entanto, as divergências entre Teerã e Washington podem se traduzir em outros pontos. Ultrajado com o fato de que Soleimani foi morto enquanto chegava ao aeroposto internacional de Bagdá, o Parlamento iraquiano votou pela expulsão dos cerca de 5.200 soldados americanos atualmente no país. A decisão não é vinculante, mas o Pentágono, segundo o New York Times, já se prepara para a possibilidade de ver sua presença se esvair quase 17 anos após a invasão ordenada pelo então presidente George W. Bush, em 2001.
j

O Globo

Irã não entregará caixas-pretas de avião ucraniano à Boeing e aos americanos.

A Organização da Aviação Civil do Irã anunciou que não entregará aos Estados Unidos as caixas-pretas da aeronave ucraniana que caiu logo após decolar do aeroporto de Teerã, nesta quarta-feira (8). O Boeing 737 transportava 176 pessoas. Ninguém sobreviveu. 

Ali Abedzadeh, diretor da agência iraniana, afirmou que a investigação será feita no Irã, país onde a aeronave caiu, conforme prevê a Convenção Internacional de Aviação Civil. Os representantes da Ucrânia estarão envolvidos nesse processo, mas ele descartou a participação da fabricante Boeing, que é americana. 

"Não daremos as caixas-pretas para o fabricante [Boeing], nem para os americanos", afirmou o diretor dessa agência iraniana, Ali Abedzadeh, citado pela agência de notícias Mehr. 

A tragédia aconteceu poucas horas após o Irã ter disparado mísseis contra duas bases aéreas que abrigam tropas dos EUA no Iraque, em resposta à morte do general Qassem Soleimani. No entanto, não há informações sobre relação entre os dois casos. 

A morte do importante comandante iraniano em um ataque americano em Bagdá, no Iraque, fez aumentar o temor de um conflito entre os dois países. O governo do Irã prometeu vingança e bases americanas no Iraque foram atacadas por mísseis iranianos. 

Causas da queda

O voo 752 da Ukraine International Airlines partiu às 6h12 (horário local), com quase uma hora de atraso, do aeroporto Imam Khomeini (Teerã) e tinha como destino o Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, na Ucrânia. O avião caiu em Shahedshahr, no sudoeste da capital iraniana. 

A Ucrânia participa das investigações feitas pelo Irã. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que uma comissão investiga todas possibilidades.
A embaixada da Ucrânia chegou a divulgar uma nota dizendo que, segundo informações preliminares, a queda do avião teria sido provocada por problemas técnicos no motor e descartando qualquer relação do incidente com terrorismo ou com os disparos de foguetes.
Mais tarde, uma nova nota destacou que as causas estão sendo esclarecidas.
"As informações sobre as causas da queda do avião estão sendo esclarecidas pela comissão. As declarações anteriores relativas às causas do acidente à decisão da referida comissão não são oficiais”.

G1

MUNDO BIZARRO - Mulher controlada por microchip.

A excentricidade sempre fez parte do folclore em torno de Chiquinho Scarpa. O conde, um dos últimos quatrocentões de São Paulo, já disse que enterraria um carro caríssimo no quintal de casa, que tinha uma criação de anões e que já havia dormido com mais de 7 mil mulheres.

Morador de um palacete avaliado em R$ 63 milhões, que ele tenta vender há oito anos, Chiquinho pode passar um ano sem pisar num dos enormes cômodos do imóvel. E por lá já se perdeu da namorada, a corretora de imóveis Luana Risério. 

Para que isso não acontecesse com frequência, passou a monitorar a moça através de um microchip de GPS implantado sob a pele dela.