Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Avião cai e deixa um tripulante morto e dois feridos em Belém



O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) confirmou a queda de um avião de pequeno porte em Belém na manhã desta quarta-feira (13). A aeronave caiu dentro de uma residência na rua Ferreira Filho, próximo a um residencial, ao lado da delegacia do Benguí.
De acordo com as informações do CBM, foram identificadas três vítimas, sendo que dois homens que estavam dentro da aeronave, e uma terceira vítima que era vigilante e estava na residência onde o avião caiu.
Uma equipe dos Bombeiros está no local. O vigilante sofreu escoriações. As vítimas de dentro da aeronave ficaram presas nas ferragens. A morte do copiloto, identificado como Lucas Ernesto Santos, foi confirmada pelo CBM, já o piloto, Bruno Alencar, foi retirado na aeronave, sofreu traumatismo craniano e está sendo atendido dentro da ambulância do Samu.

Famosos e internautas comuns reclamam do sumiço de seguidores no Insta, entenda!



O Instagram está perdendo seguidores desde a madrugada desta quarta-feira (13), de acordo com posts de usuários no Twitter. Os relatos indicam que o número de seguidores de contas variadas tanto estrangeiras quanto brasileiras diminuiu drasticamente em menos de um dia, sem motivo confirmado. O problema do Instagram começou a partir de 1h, segundo dados do Google Trends.
Usuários teorizaram que os seguidores sumiram após uma ação de limpeza do Instagram contra bots e contas falsas para compra de seguidores, atividades que desrespeitam as diretrizes da rede social. Às 4h, a plataforma utilizou sua conta oficial no Twitter para informar que estão cientes da falha. Procurada pelo TechTudo, a assessoria não especificou o motivo do bug, e declarou estar “trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível”.
O bug atingiu o Instagram durante a madrugada, segundo dados de busca do Google Trends por termos relacionados ao desaparecimento de seguidores na rede social. No Twitter, é possível conferir reclamações sobre o problema em diferentes idiomas, o que indica que a falha não está limitada ao Brasil e afeta usuários do Instagram do mundo todo.

800 militares do Exército fazem operação em Mossoró para garantir transferência de presos para penitenciária federal

 
Oitocentos militares do Exército brasileiro realizam nesta quarta-feira (13) uma operação para garantir a segurança durante a transferência de detentos de um presídio em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, para a Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar.
A chegada ao Rio Grande do Norte deve acontecer ainda nesta tarde. Contudo, ainda não sabe quantos virão nem quem são os presos. A operação foi batizada de ‘Tranca Forte’.
Os militares devem permanecer em Mossoró até o dia 27, segundo publicação feita no Diário Oficial da União na edição desta quarta. O decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, também prevê reforço de tropas federais para a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Collor depõe no STF em processo da Lava Jato

Brasília - O senador Fernando Collor, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado, para debater questões ligadas à soberania nacional e aos projetos estratégicos do Exército do Brasil. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Durou mais de uma hora o interrogatório do ex-presidente da República e senador Fernando Collor (Pros-AL) na manhã de hoje (13) no Supremo Tribunal Federal (STF). Collor se tornou réu em 2017, quando a 2ª Turma da Corte aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e comando de organização criminosa na Operação Lava Jato.
A audiência conduzida por um juiz designado pelo ministro Edson Fachin, relator do processo, ocorreu a portas fechadas. Ao final, Collor e a advogada criminalista Livia Novak deixaram o local por acesso privativo sem falar com a imprensa.

STF começa julgamento sobre criminalização da homofobia

sessacc83o-plenacc81ria-do-stf-02O Supremo Tribunal Federal (STF) começou há pouco o julgamento de uma ação protocolada pelo Partido Popular Socialista (PPS) para criminalizar a homofobia, que é caracterizada pelo preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis). O processo tramita na Corte desde 2013.
A questão será debatida na ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) nº 26, que está sob a relatoria do ministro Celso de Mello. Também devem votar no caso os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e o presidente, Dias Toffoli.

Governo simplifica acesso à isenção de ICMS do diesel para pesca

Brasil - Barcelos (AMAZONAS) - registro das atividades da pesca artesanal nas ! guas do rio negro. Foto: Ueslei Marcelino/MPA
O Governo do RN assinou decreto que desburocratiza os procedimentos de acesso de embarcações pesqueiras à isenção do imposto sobre o óleo diesel. A partir de agora, as embarcações pesqueiras do Rio Grande do Norte cadastradas passam a ter direito ao benefício de forma imediata. Antes, devido aos procedimentos e análises, a autorização podia demorar até 30 dias.
Com o decreto, após a publicação da portaria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), habilitando as distribuidoras de combustíveis a fornecer óleo diesel com isenção do ICMS e especificando a cota de óleo diesel anual para cada embarcação, os pescadores poderão usufruir do benefício, sem a obrigatoriedade de publicação de um novo decreto com a relação das distribuidoras e embarcações contempladas com a isenção.

Sobe para 166 o número de mortos no desastre de Brumadinho


Resultado de imagem para brumadinho

O número de mortos na tragédia em Brumadinho (MG) subiu para 166, segundo dados divulgados nesta 4ª feira (13.fev.2019) pelo CBMMG (Corpo de Bombeiro de Minas Gerais).
Eis os últimos números divulgados:
mortos: 166
identificados: 160
desaparecidos: 155
localizados: 393
Ao todo trabalham 327 militares, sendo 150 bombeiros de Minas Gerais e 94 de outros estados, 64 da Força Nacional e 19 voluntários. Há ainda 43 máquinas em operação, 8 aeronaves que sobrevoam a região e 12 cães farejadores. A barragem da Mina Feijão, da Vale, em Brumadinho, rompeu-se em 25 de janeiro. Em vídeo divulgado pela mineradora, é possível ver o momento do rompimento, às 12h28min25s.

Testemunha do acidente de Boechat consegue apoio financeiro para realizar cirurgia cerebral

acidenteLeiliane Rafael da Silva, 28, testemunha chave na investigação do acidente e morte do jornalista e colunista da IstoÉ Ricardo Boechat, recebeu hoje uma notícia que pode salvar sua vida. Portadora de MAV – malformação arteriovenosa caracterizada pela alteração na formação dos vasos sanguíneos no cérebro – a camelô terá suporte financeiro do professor e doutor Feres Chaddad Neto, professor de neurociência da Unifiesp, para realizar a cirurgia.
A camelô explica que a doença causa convulsões, dores de cabeça e vômito. “O medo dos médicos é de os vasos se romperem e causarem a minha morte. É mais perigoso que um tumor cerebral. Tenho uma bomba relógio na cabeça.”
Leiliane descobriu a MAV há quatro meses, mas mesmo assim vive normalmente como se cada dia fosse seu último. “Se eu sentir dor ou convulsão, eu deito. Quando passa, eu levanto e começo a preparar a comida, ou a limpar a casa.”

Omissão de Bolsonaro avaliza ataque público do filho ao seu ministro.

O Antagonista apurou que Gustavo Bebianno falou, sim, com Jair Bolsonaro pelo WhatsApp ontem, como o próprio ministro disse ao Globo.

Segundo interlocutores, os contatos se deram por trocas de mensagens e áudios.

Questões menores que não justificariam o ataque público de Carlos, não fosse a intenção do filho do presidente de desgastar o ministro na carona das suspeitas de uso de candidatas laranjas pelo PSL – mesmo ciente de que a responsabilidade pelos repasses é dos diretórios estaduais.

Até agora, Bolsonaro não repreendeu o filho, o que sugere que Carlos faz o que faz com aval do presidente da República. A divulgação do áudio enviado por Bolsonaro a Bebianno corrobora essa interpretação.

Se Jair Bolsonaro não confia mais em seu ministro, bastava demiti-lo. Não precisava usar de subterfúgios nem terceirizar a tarefa para o filho.

Detalhe: Tá na cara que os "bolsonaros" querem se livrar do alaranjado Bebianno.

Carlos Bolsonaro escancarou no Twitter a velha tensão existente entre ele e o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

“Ontem estive 24h do dia ao lado do meu pai e afirmo: ‘É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista.’”

Ao jornal, Bebianno disse ter falado três vezes com o presidente, mas convém deixar claro que, segundo ele, a conversa se deu por mensagens no WhatsApp.

Carlos volta a lavar roupa suja em público, acusando o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, de mentir sobre conversas com Jair Bolsonaro.

Bebianno não é filho, nem irmão, nem general, mas também está muito perto do presidente.
Pelo visto, ninguém precisa insistir em colocar o pitbull contra ele.
Esse filho de Bolsonaro tá mais para coroné. 
Antagonista

Marcola é transferido para presídio federal em Mossoró.

Marcola mais novo morador de Mossoró.
O chefe máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Williams Herbas Camacho, o Marcola, está sendo transferindo na manhã desta quarta-feira do Presídio de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, para uma penitenciária federal. Há cinco no país – uma em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), essa a escolhida pelo Sistema Federal para "abrigar" o Marcola,  Porto Velho (RO) e Brasília (DF). Ainda não se sabe ao certo o presídio para onde ele está sendo levado, mas os do Mato Grosso do Sul e do Paraná foram descartados pela sua proximidade com o Paraguai, onde a facção criminosa tem forte presença.

Um forte esquema de segurança com o efetivo das Polícias Militar, Civil e Federal foi montado na região de Presidente Venceslau e nas cidades que fazem fronteira entre São Paulo e Mato Grosso do Sul para fazer a transferência. Além dele, outros 21 presos ligados à facção estão sendo encaminhados para o sistema penitenciário gerido pelo governo federal.]
A transferência foi determinada pelo juiz da 5ª Vara de Execuções Criminais de São Paulo, Paulo Sorci, que atendeu a um pedido do Ministério Público estadual. Desde o ano passado, o juiz já vinha ordenando a transferência de líderes do PCC para presídios federais pela suspeita de que eles continuavam comandando o crime mesmo estando presos. A demora em relação a Marcola ocorreu pelo receio do governo estadual de que a medida pudesse provocar retaliação por parte da organização criminosa.

Marcola foi condenado a 232 anos e 11 meses de prisão por homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha e roubo. Ele é apontado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do Estado de São Paulo como o número um da facção criminosa, que tem uma forte influência dentro dos presídios brasileiros e cuja principal fonte de renda é o tráfico de maconha e cocaína.

Mossoró já conta com Elias Maluco, Fernandinho Beira Mar entre outras "pérolas" do crime organizado do Brasil.

CURIOSIDADES - Pesquisa sobre hormônios sexuais seleciona voluntárias no RN



Quer saber um pouco mais sobre a regularidade de seu ciclo menstrual e sobre como os hormônios sexuais podem afetar o seu cérebro? O laboratório de Endocrinologia Comportamental do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) está aceitando voluntárias para o Projeto Endócrino-Motor, cujo objetivo é identificar o efeito dos hormônios sexuais femininos sobre as regiões do cérebro responsáveis pelo movimento.
Para participar é preciso ser mulher com idade entre 18 e 30 anos, não fazer uso de agente contraceptivo hormonal por pelo menos 6 meses e ser destra. As voluntárias terão acesso aos resultados referentes aos seus níveis hormonais e ao seu desempenho nas tarefas durante as diferentes fases do ciclo menstrual.
Durante a sua execução, será acompanhado o ciclo menstrual das voluntárias, identificando as fases com maiores níveis hormonais. Elas serão ainda submetidas a protocolos, que envolvem atividades motoras, enquanto sua atividade elétrica cortical é monitorada por meio da eletroencefalografia (EEG).
Maiores informações e ficha de inscrição podem ser acessadas através do site: www.projetoendomotor.wixsite.com/meusite.

WhatsApp prepara sistema de convite para você escolher se entra (ou não) em um grupo



Antes tarde do que mais tarde, o WhatsApp começou a desenvolver um sistema que permitirá aos usuários decidirem se realmente querem, por livre e espontânea vontade, entrar no grupo da família para receber GIFs de “bom dia”. A novidade começará a ser testada nas versões beta para iPhone, mas também será liberada para usuários de Android.
Quem descobriu o recurso foi o WABetaInfo, destacando que contas empresariais do WhatsApp já tinham a possibilidade de impedir a adição em grupos sem permissão. Em versões futuras, a funcionalidade batizada de Group Invitation (“Convite para grupo”, em tradução livre) estará disponível para todos os usuários do aplicativo de mensagens.

Professor do Ceres Caicó participa de missão de pesquisa na Antártida



O professor José João Lelis, do Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), campus Caicó, participou da segunda fase da XXXVII Operação Antártica (Operantar), do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que durou até o fim dezembro de 2018.
Conhecido mundialmente por sua costa repleta de belas praias, pelas florestas e por temperaturas, em média, elevadas, o Brasil apresenta grande diversidade de climas. Entre semiárido, tropical, equatorial e diversos outros, o país não conta com as geleiras e o frio polar que a Antártida proporciona. No entanto, conhecer bem o Continente Gelado é fundamental para monitorar e compreender a situação climática brasileira, bem como de todo a América do Sul.
Fundado em janeiro de 1982, o Proantar é um dos programas mais antigos de pesquisa científica na Antártida. Mantido pelos ministérios da Educação e da Defesa, envolve projetos de diferentes áreas de diversas universidades do país.

Seturn solicita reajuste de tarifa de ônibus para R$ 3,90 em Natal



O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), apresentou requerimento administrativo solicitando a elaboração de cálculos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para aplicação do reajuste anual das tarifas.
O pedido de reajuste aponta tarifa de R$ 3,90, que deverá ser objeto de análise pela Secretaria, observando os critérios de elevação dos insumos que compõe o custo tarifário e também perdas de remuneração acumuladas nos últimos anos, além do número de usuários do serviço (pagantes, gratuitos e índice de fraudes).

Projeto obriga comerciantes a divulgar Disque 180 e Disque 100



O Projeto de Lei 226/19 obriga estabelecimentos comerciais a fixar em local público e visível placa para divulgar os telefones da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e do Serviço de Denúncia de Violações aos Direitos Humanos (Disque 100). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Pelo texto, a placa deverá ter 20 centímetros de largura por 15 centímetros de altura e trazer os seguintes dizeres: “Violência, abuso e exploração sexual contra a mulher é crime. Denuncie – disque 180“; e “Violação aos direitos humanos. Não se cale! Disque 100”.
Serão obrigados a cumprir a determinação hotéis, motéis, pousadas, hospedagens, bares, restaurantes, lanchonetes, eventos, shows, estações de transporte de massa, salões de beleza, casas de massagem, saunas, academias de ginástica, mercados, feiras, shoppings e outros estabelecimentos de venda de produtos ao consumidor final.

Faturas de energia podem ser parceladas no cartão de crédito



Os compromissos financeiros dos primeiros meses do ano podem comprometer o orçamento doméstico. No RN, a Companhia Energética do Estado, a Cosern, divide as contas de energia elétrica em até 12 vezes no cartão de crédito.
De acordo com a empresa, a forma de pagamento é oferecida aos clientes que possuem duas ou mais faturas vencidas. Os clientes podem recorrer ao parcelamento desde que a prestação mínima seja R$ 5, incluindo a taxa da operadora do cartão – que podem ser Visa, Mastercard e Hiper.

Projeto prevê desconto na conta quando houver falta de água



O Projeto de Lei 28/19 pretende obrigar as companhias de abastecimento de água a deduzir, das contas de consumidores cobrados com base em estimativa de consumo, os dias de interrupção do fornecimento. Para isso, o texto altera a Lei do Saneamento Básico (11.445/07).
egundo os parlamentares, é preciso corrigir uma injustiça. “Na prática, os consumidores acabam muitas vezes pagando por um serviço de água e esgoto que não utilizam em toda a sua plenitude.”A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Prefeito de Jardim de Piranhas assina contrato com a FUNCERN para realização do Concurso Público


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, assinou o contrato com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN para a realização do Concurso Público Municipal em 2019. Foi o primeiro passo para a concretização do tão aguardado concurso. O contrato já foi publicado no Diário Oficial.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

CURIOSIDADES - Celular é deixado na tomada por longas horas, explode e destrói casa em Mossoró



Uma explosão com um aparelho de telefone celular, na tarde desta segunda feira, 11, provocou um incêndio e destruiu uma casa próximo à caixa d’agua no bairro Abolição I, em Mossoró.
Segundo informações, a dona do imóvel saiu de casa e deixou o telefone carregando na tomada em cima da cama. Houve a explosão do aparelho e as chamas rapidamente tomaram conta do imóvel.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas apesar de conter as chamas rapidamente, todos os móveis e utensílios que se encontravam no interior da casa foram consumidos pelo fogo.

FAMOSOS - Morre cantora do Fat Family após luta contra câncer



Morreu na tarde desta terça-feira (12) a cantora Deise Cipriano, do Fat Family. A informação foi confirmada ao portal da RedeTV! pela assessora do grupo, Suh Souza. Aos 39 anos e lutando contra um câncer no fígado, ela estava internada em coma induzido no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
“Infelizmente informamos nesta terça-feira dia 12/02 com muita dor o falecimento da Deise integrante do Grupo Fat Family. As informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas”, diz o comunicado enviado ao portal da RedeTV!.
Em nota enviada minutos antes, a assessoria informou que a cantora estava se recuperando em casa e se submetendo às sessões de quimioterapia, mas voltou a passar mal com náuseas, dificuldade para se alimentar e febre. Encaminhada ao CAIO (Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ela foi submetida a exames, que detectaram queda da imunidade e ela foi internada na UTI do local.

Bronca: Endereço de gráfica no Recife que recebeu verba do PSL não tem máquinas.


Resultado de imagem para psl

Em uma pequena sala, com duas mesas e nenhum maquinário para impressões em massa, a gráfica Itapissu, no Recife, amanheceu de porta aberta nesta segunda-feira (11), após a Folha revelar a ausência de sinais de que a empresa tenha trabalhado durante a eleição.

Reportagem deste domingo (10) mostrou que a candidata laranja Maria de Lourdes Paixão, 68, indicada pelo grupo do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, declarou ter gastado R$ 380 mil de dinheiro públiconessa gráfica a quatro dias da eleição, em outubro do ano passado.

Ela teve somente 274 votos, e não há nenhum sinal de que tenha realizado de fato campanha.

Na semana passada, a reportagem da Folha visitou primeiramente um endereço que consta na nota fiscal da Itapissu, no bairro Arruda, na capital pernambucana, e encontrou apenas uma oficina de carros, que funciona há quase um ano no local.

Funcionários da oficina disseram na ocasião que correspondências com nome da gráfica costumam ser entregues nesse imóvel.

O telefone informado na nota fiscal não existe.

Já outro endereço atribuído à gráfica, que consta em seus registros na Receita Federal e que foi visitado pela reportagem nesta segunda, esteve fechado em dois dias da semana passada, quando a Folhatambém foi ao local.

Maria de Lourdes Paixão virou de última hora candidata a deputada federal para preencher vagas de cota feminina e foi a terceira que mais recebeu dinheiro público do PSL em todo país, mais que o próprio presidente Jair Bolsonaro.

No imóvel informado na Receita, localizado no número 345 da avenida Santos Dumont, há um café instalado no térreo e um espaço para aulas de reforço. Não há máquinas para impressão de material de campanha.

Em entrevista à Folha na semana passada, o presidente do PSL, Luciano Bivar, que também é deputado federal por Pernambuco, afirmou que, se a reportagem fosse ao local, iria encontrar todas as máquinas. “Se não tiver máquina, você pode escrever que eu sou um mentiroso amanhã.”

Na manhã desta segunda-feira, na sala atribuída à gráfica havia apenas um homem. Ele não quis se identificar.

Questionado desde quando estavam instalados naquele local, disse, inicialmente, que a gráfica sempre funcionou lá. Após a Folha questioná-lo sobre a data precisa, afirmou que não falaria mais nada.

Ele também não quis informar se era funcionário ou dono da empresa. “Não vou falar nada. Ligue para o nosso advogado e ele vai informar tudo”, disse.

Procurado, o advogado Paulo José Canizzarro afirmou nesta segunda-feira que a sala poderia ser apenas o escritório da gráfica. “Não necessariamente é lá onde se roda o material. A Folha de S. Paulo deve rodar o jornal em outro lugar, por exemplo”, disse.

Questionado então sobre onde o material de campanha era impresso, não quis informar. Alegou que não tinha autorização do cliente para repassar essa informação.

O advogado comunicou que a empresa já emitiu uma nota oficial e que essa questão específica só será respondida no momento em que as autoridades competentes notificá-los.

Diferentemente de outra suspeita de candidaturas de laranjas do PSL, em Minas, no caso de Pernambuco não há nenhuma notícia de investigação em andamento a respeito.

Hospitalizado, o presidente Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o tema.

Ele tem feito declarações por meio de redes sociais, mas não comentou o assunto até o momento. Hamilton Mourão, vice-presidente da República, afirmou, no caso das candidaturas de Minas, que, se for verdade, “é grave”.

O caso de Minas envolve o atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que era o principal dirigente do PSL do estado.

Sergio Moro, ministro da Justiça, afirmou, também sobre o colega de ministério, que o caso será apurado “se surgir a necessidade”.
Esse é o PSL em ação.
FOLHAPRESS

MUNDO BIZARRO - Fiquei paraplégica devido a um piercing’, conta jovem do DF.

No início de julho do ano passado, Layane Dias comemorava o estágio que acabara de conquistar e planejava uma viagem em família no mês seguinte. Para a jovem, na época com 20 anos, era o início de uma nova fase.

Ela afirma que jamais imaginaria que estava prestes a passar pelo período que considera o mais complicado de sua vida.

Dias antes de iniciar o estágio, Layane começou a sentir dores frequentes pelo corpo. Para ter forças para trabalhar, a jovem teve de recorrer a medicamentos. No entanto, cada vez mais debilitada, teve de abandonar o estágio.

O quadro de saúde dela foi piorando até que, semanas depois, a estudante perdeu os movimentos da perna. A situação tornou-se ainda mais difícil e a jovem deixou de sentir parte do próprio corpo. “Dos seios para baixo, não conseguia sentir mais nada”, diz à BBC News Brasil.

Segundo Layane, o neurocirurgião que a acompanhou apontou que a bactéria Staphylococcus aureus — que pode causar mazelas em diferentes níveis ao atingir a corrente sanguínea — entrou no organismo da jovem por meio de uma infecção no nariz e a deixou paraplégica.

“O médico me perguntou se eu tive alguma espinha na região do nariz ou algo assim, porque essa bactéria, comumente, é desenvolvida nas fossas nasais. Foi então que contei que havia colocado um piercing no lado esquerdo do nariz, no mês anterior”, relata a jovem.

“Quando contei isso, ele me disse: o piercing foi a entrada da bactéria em seu corpo. Ouvir isso me deixou em choque”, conta.

Declaração do Ministro Ricardo Salles sobre Chico Mendes repercute nas redes e gera reações.

Uma declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre seringueiro e ativista Chico Mendes virou o assunto mais comentado no Twitter brasileiro nesta terça-feira (12). Questionado na noite de segunda-feira (11) no programa Roda Viva sobre sua opinião em relação ao líder seringueiro morto em 1988, Salles rebateu: "Que diferença faz quem é Chico Mendes neste momento?". 

O chefe da pasta do Meio Ambiente disse que, na verdade, desconhece a história de Chico Mendes e que tão somente ouve relatos díspares sobre sua vida. "Do lado dos ambientalistas, mais ligados à esquerda, há um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do 'agro', que são da região dizem que o Chico Mendes não era isso que é contado", continuou Salles, acrescentando que já ouviu de ruralistas que o líder ambientalista "usava os seringueiros para se beneficiar, fazia uma manipulação". 

"Se beneficiar em quê?", questionou o âncora do programa, Ricardo Lessa. "O fato é que é irrelevante", emendou o ministro, em seguida, encerrando o assunto. 

A declaração do ministro ocorreu pouco tempo antes de sua viagem para o oeste do Pará, que deve acontecer amanhã, 13. Salles integrará uma comitiva do governo ao lado dos ministros Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). 

A visita é parte de uma estratégia que visa aumentar a presença do governo na região amazônica, conforme revelou reportagem de hoje do Estado. A iniciativa seria uma resposta ao Sínodo Sobre Amazônia, que será organizado em outubro, em Roma, pelo Vaticano. 

Políticos criticaram a fala do ministro e saíram em defesa de Chico Mendes. "Chico Mendes foi trabalhador, ativista, líder social, seringueiro, parlamentar, perseguido político, exemplo de luta. Deu sua vida pelo meio ambiente e foi covardemente assassinado pelo sistema. Respeite Chico Mendes, ministro", escreveu no Twitter a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). A ex-ministra do Meio Ambiente e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse que Salles "não é ambientalista e é desinformado" e criticou a "ignorância do ministro".

Licenciamento

O ministro do Meio Ambiente também defendeu um modelo que inclua o autolicenciamento ambiental, através de declarações de empresas, e disse que os órgãos do governo devem "concentrar" esforços em casos de média e alta complexidade e risco. O autolicenciamento, segundo ele, poderia servir para casos em que há derrubada de vegetação em área rural ou troca de plantio de uma cultura. Já a área de mineração se encaixa em casos em que o governo poderia concentrar o "foco", tanto no licenciamento quanto na fiscalização. 

"A discussão não está no conflito da flexibilização, velocidade e, por tanto, ausência de rigor", disse Salles. "O Brasil experimentou nas últimas, talvez, duas décadas um gigantismo estatal sem precedentes. Gastamos o que tínhamos e o que não tínhamos de recursos públicos em muitos destinos que não são e não eram prioridade."
Mais um Ministro falastrão na pauta.
 Estadão

Morre Gordon Banks, autor da maior defesa do futebol e campeão mundial em 1966

gordon banksGordon Banks, campeão do mundo pela Inglaterra em 1966, morreu nessa terça-feira. O ex-goleiro é conhecido por ter feito aquela que é considerada a maior defesa da história do futebol, em lance protagonizado ao impedir um gol de cabeça de Pelé, na Copa de 1970. Sem especificar as causas da morte, o Stoke City, clube que defendeu entre 1967 a 1972, confirmou a informação: “Nós estamos devastados em perdê-lo, mas temos tantas boas memórias e não poderíamos ter mais orgulho dele.”
Banks estava com 81 anos. O goleiro foi titular em todos os jogos da única conquista de Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, o que incluiu a final contra a então Alemanha Ocidental, vencida por 4 a 2, na prorrogação. Já em 1970, a equipe não foi além das quartas de final, quando caiu para os alemães ocidentais – o jogo da defesa histórica no cabeceio de Pelé foi válido pela fase de grupos e terminou com vitória brasileira por 1 a 0, graças a um gol de Jairzinho.