Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

MUNDO BIZARRO - Após ser impedido de votar por estar ‘morto’, comerciante descobre certidão de óbito e túmulo em seu nome

Carlos Fernando pagou no Cartório pela própria Certidão de Óbito — Foto: Maiara Barbosa/G1

De frente para uma sepultura no Cemitério da Saudade, em Mogi das Cruzes, Carlos Fernando Moreno Manzano observa a lápide com o próprio nome, com morte datada em 28 de novembro de 2017. O caminho que levou o comerciante até o túmulo começou no dia do primeiro turno, em 7 de outubro, quando ele foi informado por mesários que não poderia votar porque estava morto.

Em 29 anos como eleitor, esta foi a primeira vez que o morador de Suzano, cidade vizinha a Mogi, não pode exercer seu direito. Ainda tentando provar estar vivo, Carlos Fernando vai precisar ficar mais uma vez longe das urnas no segundo turno. “Todo ano eu anulo meu voto. Dessa vez que eu tinha escolhido meus candidatos, não consegui votar!”
O comerciante já teve acesso até ao próprio atestado de óbito em um cartório e visitou o túmulo onde alguém foi enterrado em seu nome.
Carlos conta que só descobriu a confusão quando entregou seus documentos para os mesários da Escola Estadual Raul Brasil. “Entreguei meu título e, pelo nome, o mesário foi consultar a lista para eu poder assinar e depois votar. Só que do Carlos Alberto, do Carlos Eduardo, já pulou para o Carlos Henrique e meu nome não estava lá. Foi aí que o mesário viu, no fim do caderno, que meu nome constava na lista de falecidos. Só que eu estou aqui, eu estou vivo.”
O comerciante foi até o Cartório Eleitoral de Suzano e foi orientado a procurar uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Lá, ele descobriu que sua morte tinha sido registrada em um cartório de Mogi das Cruzes.
Ao chegar no Cartório de Registro Civil de Mogi das Cruzes, Carlos teve acesso à própria certidão de óbito e à declaração de óbito emitida por uma funerária. Segundo o documento, o comerciante morreu de causas naturais no Hospital Luzia de Pinho Melo, também em Mogi.

Investigação

Com os documentos em mãos, Carlos Fernando procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência por falsificação de documento público. Na delegacia, passou pelo processo de legitimação, por meio da coleta das impressões digitais para confirmar que elas são as mesmas da pessoa cadastrada no número de RG dele.
A polícia já apurou que quem procurou a funerária para declarar o óbito foi uma mulher, que se disse amiga da vítima. Ela apresentou o atestado de óbito emitido pelo hospital e o RG do falecido. Com a documentação, a funerária emitiu uma declaração de óbito e o corpo foi velado.
Polícia investiga se familiares do morto, que acompanharam o enterro, sabiam da suposta identidade falsa — Foto: Maiara Barbosa/G1
Polícia investiga se familiares do morto, que acompanharam o enterro, sabiam da suposta identidade falsa — Foto: Maiara Barbosa/G1
De acordo com a apuração do G1, o RG apresentado é de um modelo antigo, sem CPF, porém, com a foto de uma pessoa de meia-idade. No documento, a filiação e a data de nascimento são as mesmas de Carlos Fernando. Por conta disso, o delegado Argentino Coqueiro da Silva, não acredita em um caso homônimo.
De acordo com o delegado, o inquérito já foi instaurado e uma das suspeitas é que uma pessoa procurada pela Justiça estava usando documentos falsos em nome de Carlos Fernando. Segundo a polícia, uma mulher chegou a entrar em contato com a funerária e dizer que o homem enterrado era na verdade o filho dela, Antônio Carlos Lisboa Leão, que tinha 55 anos.
Ainda de acordo com o delegado, esse homem respondia por crimes como estelionato, roubo e falsificação de documento público. Ele estava foragido da penitenciária de Mongaguá desde 2003.
“Vamos localizar a mulher que declarou o óbito. Estranhamente, essa pessoa se alegou amiga dele, sendo que ele tem família, tem filhos e ninguém teria acompanhado esse registro”, comenta.
Depois do óbito, o corpo foi velado e, para o delegado, os amigos e familiares, sabiam da falsa identidade do falecido.
O delegado também informou que vai pedir autorização à Justiça para que seja feita a exumação do corpo enterrado. A intenção é identificar o morto por meio de exames de DNA, porém não há prazo para que isso seja feito.
Os dados do paciente, que estava internado no Hospital Luzia de Pinho Melo quando morreu, também serão analisados pela polícia. “Ainda é prematuro dizermos alguma coisa no sentido de fraude no hospital. Mesmo assim, vamos ouvir o médico que atestou o óbito”, finaliza.
A Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo hospital, informou ao G1 que não irá se pronunciar sobre o caso.
Apesar disso, na Certidão de Óbito emitida pelo cartório há uma observação de que o número de CPF não foi apresentado. Atualmente, é obrigatório informar o número do Cadastrado de Pessoa Física para que, depois, seja feito o cancelamento do número.
Para provar que está vivo, Carlos Fernando consultou um advogado e irá entrar com um processo na Justiça. Enquanto isso, o CPF de Carlos Fernando continua ativo para a Receita Federal e, inclusive, ele recolheu nesta semana impostos por ser um Microempreendedor Individual (MEI).
O Cartório de Registro Civil de Mogi das Cruzes informou que o CPF do falecido não foi apresentado quando o óbito foi declarado, mas, segundo nota enviada pelo cartório, é “obrigatório constar nos registros e certidões o CPF após a consulta na base de dados da central de informações do Registro Civil. Quanto ao cancelamento o cartório somente faz a comunicação do óbito ao órgão competente.”

Haddad pede ao TSE para ir sozinho ao debate da Globo

HADDADO candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, pediu nesta quarta-feira (24) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que seja entrevistado pela TV Globo no horário que havia sido originalmente reservado para a transmissão do debate da emissora entre os presidenciáveis. O debate estava marcado para a noite desta sexta-feira, 26, mas foi cancelado após o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, informar que não comparecerá.
Para a campanha de Haddad, os debates são “eventos pilares do processo democrático”. “O debate político se torna ainda mais importante quando se memora que, nas presentes eleições, com campanhas mais curtas, os candidatos acabam por expor suas ideias, primordialmente, de maneira unilateral, através das redes sociais e não pelo enfrentamento direto e dialético de ideias e propostas de país”, sustentam os advogados eleitorais do candidato do PT.

SEMPRE MAMANDO - STF autoriza cobrança de mensalidade em colégios militares

STFPor unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (24) validar a cobrança de mensalidade nos 13 colégios militares do país. As escolas fazem parte do sistema de ensino militar, gerido pelo Exército.
A constitucionalidade da cobrança foi confirmada no julgamento no qual a Corte julgou improcedente ação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em 2013, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu o fim da cobrança por entender que os colégios militares fazem parte do sistema de ensino público, fato que impediria a cobrança de qualquer valor, devendo ser ofertado de forma gratuita.
A cobrança de contribuições nos colégios militares está prevista na Lei Federal nº 9.786/99 e na Portaria nº 42/08, do Comando do Exército.

Contran suspende novas placas de carro do Mercosul no País

placasO Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acatou nesta quarta-feira, 24, a liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e suspendeu a instalação de novas placas de carro do Mercosul. A medida acarreta a impossibilidade de novos emplacamentos e transferências de veículos no estado do Rio de Janeiro.
Com isso, os emplacamentos de veículos no Rio de Janeiro, único Estado que havia adotado a prática, ficam suspensos. A decisão liminar, ou seja, de caráter provisório, foi publicada pela Desembargadora Federal Daniele Maranhão Costa, no último dia 11, mas o Contran ainda não havia atendido à deliberação.
De acordo com o documento, a liminar pede a suspensão das placas porque fere o Código de Trânsito, que diz que os Detrans devem ficar responsáveis por credenciar as fabricantes e não o Denatran. Outro motivo foi que o modelo de placa foi adotado antes que o sistema de consultas e troca de informação das novas placas fosse implantado.

ELEIÇÕES 2018 2º TURNO - Haddad defende reforma bancária e diz que se eleito aumentará efetivo da PF

fernando-haddadO candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira (24) a reforma bancária para provocar a redução dos juros. Também disse que, se eleito, aumentará o efetivo da Polícia Federal, que passará a combater o crime organizado. De manhã, no Rio de Janeiro, Fernando Haddad participou de uma sabatina da Rádio CBN e do G1.
Haddad foi perguntado sobre críticas que recebeu num evento, na noite de terça-feira (23), no Rio, do artista de hip hop Mano Brown. Mano Brown disse que “se o partido não está conseguindo falar a língua do povo, vai perder mesmo”.
O comício reuniu 70 mil pessoas, segundo os organizadores, e contou com a participação de outros artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque. Haddad disse que concorda com Mano Brown.
“O Mano Brown tem toda razão, toda razão! Nós temos que abrir o coração para conversar com o pessoal da periferia. A periferia das grandes cidades não votou conosco no primeiro turno. Nós temos que reconectar com esse povo”, declarou o candidato.

ELEIÇÃO 2019 2º TURNO - Bolsonaro diz que pode rever fusão de ministérios da Agricultura e Meio Ambiente

Eduardo BolsonaroO candidato do PSL à Presidência da República, Jair bolsonaro passou a manhã desta quarta-feira (24) em casa, fazendo contatos políticos.
Logo cedo, recebeu um grupo de quarenta empresários do agronegócio. Segundo o presidente da União Democrática Ruralista, Luís Antônio Nabhan Garcia, o grupo tem representantes da pecuária e da agricultura de quase todos os estados
Na saída do encontro, Nabhan disse que os empresários pediram reforço na defesa do direito de propriedade e a revisão de pontos do Acordo de Paris, assinado pelo brasil, e que estabelece metas para a redução de gases do efeito estufa.

Por falta de pagamento, empresa diz que vai suspender monitoramento de tornozeleiras eletrônicas no RN

tornozeleirasA empresa que fornece as tornozeleiras eletrônicas à Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) afirmou que vai suspender o serviço usado no monitoramento de presos do sistema semiaberto a partir do próximo dia 31 de outubro, quarta-feira. O motivo é a falta de pagamento de uma dívida de R$ 1,9 milhão do governo do estado.
A informação foi confirmada em nota pela empresa Spacecom Monitoramento S/A. Ela informou que notificou a Sejuc sobre o bloqueio ao acesso do monitoramento de sentenciados para os agentes penitenciários, por atraso no pagamento, conforme era previsto em contrato.
“Os débitos em atraso da secretaria com a Spacecom somam R$ 1,9 milhão, referentes aos serviços já prestados e aprovados desde janeiro deste ano, quando os pagamentos foram interrompidos. A decisão da Spacecom foi tomada após várias e infrutíferas tentativas de recebimento dos valores devidos”, informou.

Candidatos são condenados por despejo de santinhos no RN

santinhos - eleiçãoO Ministério Público Eleitoral obteve a condenação de oito candidatos pelo despejo de santinhos nas proximidades dos locais de votação, no último dia 7 de outubro, quando do primeiro turno das eleições gerais. As decisões judiciais dizem respeito a duas das quatro representações formuladas pelo MP contra esse tipo de irregularidade, no Rio Grande do Norte.
Na primeira representação, foram condenados o casal Albert Dickson e Hilkea Carla “Dickson” – candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente. Na segunda, os candidatos a governador Carlos Eduardo Alves; a senador Geraldo Melo; a deputado federal Evandro “Cabo” Gonçalves; e a deputado estadual Gustavo Carvalho, Cristiane Dantas e Francisco “Dotozinho do Araçá”.
Santinhos desses candidatos foram despejados às centenas nas proximidades das escolas estaduais Maria Estela Pinheiro, em Mossoró, e Alfredo Mesquita Filho e Professor Paulo Nobre, em Macaíba, e na Escola Municipal Tereza Brito, também de Macaíba. A prática é conhecida como “Voo da Madrugada”.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Ibope: Haddad ultrapassa Bolsonaro na cidade de São Paulo



O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, ultrapassou o seu adversário no segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL), e lidera a intenção de voto na capital paulista, com 51% dos votos válidos, segundo pesquisa eleitoral do Ibope. O capitão reformado do Exército tem 49%.

No primeiro turno, o petista perdeu para o candidato do PSL. O ex-prefeito de São Paulo teve 19,7% dos votos paulistanos, contra 44,58% de Bolsonaro.
No interior paulista, no entanto, o capitão do Exército ainda tem larga vantagem sobre o petista: 71% contra 29%.

MAIS UM FUJÃO - Quem pretende governar um estado não pode fugir de um debate Politico



A candidata ao Governo do Estado pela coligação Do Lado Certo, Fátima Bezerra, classificou de “desrespeito com o povo do Rio Grande do Norte” o descaso do seu adversário, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que sequer justificou a ausência do debate da TV Ponta Negra nesta terça-feira (23).

Ao criticar Carlos Eduardo Alves, a senadora afirmou que confirmou presença em todos os debates por acreditar que este é o momento que os candidatos têm para expor suas ideias, confrontar opiniões e, principalmente, para que o eleitor possa conhecer melhor as propostas de cada um para o estado.

“Mas o candidato adversário prefere se valer das Fake news e de uma campanha de esgoto, desonesta, em vez de falar cara a cara com as pessoas, em vez de ser indagado sobre assuntos diversos, com pessoas que representam segmentos da sociedade”, enfatizou. Ela questionou ainda o adversário: “por que não veio? Por que está fugindo de debates, de sabatinas, quando deveria ser exatamente o contrário”?.

O debate seria dividido entre perguntas temáticas, que foram registradas em cartório e que seriam destinadas aos dois concorrentes, e de confrontamento entre os candidatos, com temas livres.  Com a ausência de Carlos Eduardo Alves, as perguntas foram todas destinadas à senadora.

"Eu cumpri com o meu dever e apresentei minhas propostas ao povo do Rio Grande do Norte. É assim que quero governar: com transparência, diálogo e respeito às pessoas".

MUNDO BIZARRO - A rara e altamente mortal ameba que vive em lagos e come ‘cérebro’ humano

Meningoencefalite amebiana primária tem alto índice de letalidade — Foto: Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern/Divulgação
Casos recentes fizeram alguns países se depararem com uma infecção cerebral de nome difícil, ocorrência rara e alta letalidade: a meningoencefalite amebiana primária.

No mês passado, um surfista morreu após contrair a infecção, decorrente de uma ameba (um tipo de organismo unicelular), em uma piscina de ondas no Texas, Estados Unidos.
Na Argentina, este ano, um menino de oito anos contraiu a ameba e perdeu a vida depois de ter nadado em uma lagoa.
Também no início deste ano, uma menina de dez anos sobreviveu à infecção do parasita após contraí-la em uma piscina municipal da Espanha – neste caso, uma rara ocasião em que a vítima resiste, já que 97% dos casos de meningoencefalite amebiana primária são letais.
Afinal, do que se trata este mal de nome complicado?

Por que a bactéria se alimenta de ‘cérebros’?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a ameba Naegleria fowleri é um microrganismo que vive em ambientes úmidos, como solos mais encharcados e fontes de água fresca, doce e morna – como rios e lagoas. Em casos de menor incidência, esses microrganismos podem ser encontrados também em piscinas com tratamento de cloro inadequado ou na água de torneira aquecida.
Segundo o CDC, a presença dessa ameba em ambientes aquáticos doces é comum, mas as infecções são raras – não há ainda métodos e métricas satisfatórias para quantificar a incidência da meningoencefalite amebiana primária no material líquido e a ligação disso com a contaminação em humanos.
Quando ocorre, a infecção se dá com a entrada da água contaminada no corpo pelo nariz.
lago — Foto: Pixabay
É desta forma que o parasita chega ao cérebro e ataca o tecido cerebral. Daí o nome pelo qual esse organismo é conhecido: “a ameba que come cérebros”. A alimentação basal delas, porém, conta com bactérias encontradas nos sedimentos de regiões alagadas.
lago — Foto: Pixabay
Temperaturas quentes favorecem o desenvolvimento do microrganismo: por isso, a maioria dos casos ocorre no verão.
Os sintomas iniciais se parecem com os de uma meningite bacteriana, como dor de cabeça, febre e náusea; com a piora, podem surgir torcicolo, perda de equilíbrio e convulsões.
Segundo o CDC, estão descartadas infecções por meio da ingestão pela boca de água contaminada ou do contato entre pessoas.

Existe tratamento?

Felizmente, trata-se de uma infecção rara.
De acordo com o CDC, apenas 143 pessoas contraíram essa infecção nos Estados Unidos entre 1962 e 2017. No entanto, somente quatro sobreviveram.
“Houve 34 registros de infecções nos Estados Unidos nos 10 anos entre 2008 e 2017, apesar das milhões de exposições à àgua em atividades recreacionais a cada ano. Como comparação, nos 10 anos entre 2011 e 2010, houve mais de 34 mil mortes por afogamento no país”, diz o site do órgão.
No Brasil, estudos da década de 80 indicaram registros de cinco casos da infecção no país. Mas, segundo o parasitologista Danilo Ciccone Miguel, os dados disponíveis não permitem afirmar com convicção que eles foram decorrentes da Naegleria fowleri. Apenas um destes casos foi submetido a uma análise mais precisa.
“O caso descrito e confirmado por métodos imunológicos para detectar a presença da ameba em cortes de cérebro foi de um paciente no Rio de Janeiro e realizado post-mortem. Não há artigo para este relato, apenas uma descrição do caso foi publicada em uma conferência no Colorado, Estados Unidos, em 1983”, escreveu à BBC News Brasil por e-mail Miguel, professor e pesquisador do Instituto de Biologia da Unicamp.
“A demora no diagnóstico aliada à rápida evolução da doença tornam a confirmação da etiologia (o estudo das causas) bastante complicada. Logo, acredita-se na subnotificação de casos não só no Brasil, como no mundo todo”.
O pesquisador brasileiro conta ainda que, no país, amostras coletadas em piscinas e lagos artificiais em locais como Porto Alegre e Rio de Janeiro já detectaram a presença de diferentes amebas que podem causar outras doenças no homem. É o caso das acantamebas, que podem gerar ceratite (inflamação da córnea), encefalite (levando à inflamação e inchaço do cérebro) e infecções na pele.
“Contudo, sem dúvida, a espécie Entamoeba histolytica é a mais comum no Brasil e no mundo. É responsável por causar amebíase intestinal e extra-intestinal no homem”, explica o pesquisador, lembrando que a amebíase também pode ser fatal.

Governo do RN implanta momento cívico e presos do sistema carcerário cantam hino nacional uma vez por semana

alcacuz-okTodas as 21 unidades do sistema prisional do Rio Grande do Norte têm um novo momento cívico: os internos passam a cantar o hino nacional pelo menos uma vez por semana. “A ação de cidadania visa despertar o sentimento patriótico, valores morais e os ideais de ordem e progresso”, explicou a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc).
Ainda de acordo com a Sejuc, a medida é inédita no país, e foi implantada pela própria secretaria há pouco mais de um mês. Os internos receberam cópias com a letra do hino, composto em 1831 e de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada (letra) e Francisco Manuel da Silva (música).
“O hino nacional é um símbolo da pátria, representa o nosso povo e a valorização do país, é considerado sinal de respeito e amor à pátria”, disse o secretário de Justiça e da Cidadania, Mauro Albuquerque.
Cada unidade criou o seu horário para realizar o momento cívico. No segundo momento, ainda segundo a Sejuc, os presos deverão aprender e cantar o hino do Rio Grande do Norte.
Clique AQUI e veja o vídeo

Ibope: Jair Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Fernando Haddad, 43%


Resultado de imagem para haddad bolsonaro

Em nova pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança, com 57% dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e as pessoas que se manifestaram indecisas), contra 43% de Fernando Haddad (PT). No levantamento anterior, realizado no dia 15 de outubro, Bolsonaro havia registrado 59% e Haddad, 41% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Quando inclusos brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro caiu de 52% para 50% e Haddad se manteve em 37%. A diferença foi nos brancos e nulos, que passaram de 9% para 10%, e nos indecisos, que oscilaram de 2% para 3%.
Na avaliação sobre a certeza da preferência pelos candidatos, os que com certeza votariam em Bolsonaro eram 41% no levantamento anterior e agora são 37%. Os entrevistados que poderiam votar se mantiveram em 11%. E os que não votariam de jeito nenhum saíram de 35% para 40%. As pessoas ouvidas que disseram não conhecer o presidenciável do PSL permaneceram em 11%, e os que não souberam ou não quiseram opinar ficaram em 2%.
No caso de Haddad, os que manifestaram desejo de votar eram 28% e agora são 31%. Os que poderiam votar oscilaram de 11% para 12%. As pessoas que não votariam de jeito nenhum caíram de 47% para 41%. E os que preferiram não opinar ficaram em 2%.
A pesquisa entrevistou 3.010 pessoas nos dias 21 a 23 de outubro em 208 municípios. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR?07272/2018.

Barroso mantém indiciamento de Temer por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

TEMERO ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (23) manter o indiciamento do presidente Michel Temer pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
No último dia 16, a Polícia Federal informou ao Supremo ter encontrado indícios de que Temer e mais dez pessoas integraram um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição de um decreto sobre o setor portuário.
Após o relatório da PF ser entregue ao STF, os advogados do presidente pediram a anulação, argumentando que a Polícia Federal usurpou a competência do Supremo ao indiciar sem autorização da Corte. Ao analisar o pedido, Barroso considerou que indiciamento é um ato previsto em lei para qualquer pessoa. Acrescentou, ainda, que não pode haver privilégios.

STF recebe denúncia contra deputado do RN acusado de desviar recursos públicos do Idema

ricardo motaA 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, nesta terça-feira (23), denúncia contra o deputado estadual pelo PSB do Rio Grande do Norte Ricardo Motta, que é acusado de desviar recursos públicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (IdemaRN), além de responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O inquérito foi remetido pelo Tribunal de Justiça do RN ao STF por falta de quórum para a análise do processo, já que a maioria dos desembargadores potiguares alegou suspeição para julgar o caso.
Em nota, a defesa do deputado disse que “o que ocorreu foi apenas a determinação do início de um processo, etapa natural do procedimento, onde terá oportunidade de exercer plenamente sua defesa e provar sua inocência”.
De acordo com a denúncia, o deputado teria participação em esquema criminoso que desviou mais de R$ 19 milhões dos cofres do Idema/RN, mediante a utilização de ofícios que autorizaram pagamentos com conteúdo fraudulento. Os crimes foram alvo da Operação Candeeiro, deflagrada em setembro de 2015.

Transposição do São Francisco recebe licença de operação

PISFDepois de oito anos de atraso em seu cronograma original, o primeiro eixo da Transposição do São Francisco finalmente recebeu licença de operação, documento fornecido pelo Ibama que autoriza, oficialmente, o funcionamento do sistema de entrega de água na Região Nordeste do País.
A licença de operação (LO) foi concedida para o chamado “eixo leste” da transposição, rede que começa na barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE) e avança por 217 quilômetros, cortando municípios do interior de Pernambuco e Paraíba.
Desde o início do ano passado, a transposição passou por diversos atos oficiais de “inauguração” de seus trechos, envolvendo visitas dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e do presidente Michel Temer. Em termos práticos, porém, todas as operações parciais realizadas até agora na transposição do São Francisco se resumiam a testes da estrutura. O funcionamento efetivo só é permitido após a emissão da licença de operação.
A autorização foi dada após avaliação de uma série de programas ambientais de monitoramento da qualidade da água, conservação de fauna e flora, fornecimento de água e apoio técnico para pequenas atividades de irrigação. A estrutura é formada por estações de captação e bombeamento de água, canais de concreto armado em leito natural, aquedutos, túneis, reservatórios intermediários e linhas de transmissão. A obra deve levar água para cerca de 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Suposto vídeo íntimo de João Doria com 4 mulheres em motel vaza na web; Assista

Um vídeo bastante polêmico caiu nas redes sociais na tarde desta terça-feira (23). Nas imagens, é possível ver um homem e quatro mulheres, todos sem roupas, em uma festinha íntima em um quarto – que parece ser de motel.
A parte polêmica é o fato de que as pessoas estão afirmando que, supostamente, o homem no vídeo é o candidato ao governo do estado de São Paulo e ex-prefeito da cidade, João Doria.
Afirma-se que as imagens foram gravadas no último dia 11. Apesar de não ser comprovado que o homem das imagens seja o candidato, internautas acreditam na veracidade do vídeo.
Caso se comprove que João Doria aparece no vídeo, ele estaria traindo a sua esposa, a artista plástica Bia Doria. Em nota oficial, a equipe de João Doria responsabilizou Márcio França pelo vídeo vazado. A equipe do tucano alegou que as imagens, gravadas poucos dias após o 1º turno, são uma montagem.

MUNDO BIZARRO - Recém-nascida é cortada com bisturi durante parto e leva 25 pontos

Escreva aqui a legenda da foto
A família de uma recém-nascida registrou boletim de ocorrência por lesão corporal acusando a equipe da Santa Casa de Araçatuba (SP) de ferir a criança com um bisturi na hora do parto, causando um corte na cabeça que precisou de 25 pontos para ser fechado.
As investigações estão sendo levadas pela Polícia Civil do estado. Contudo, o hospital lançou uma nota na manhã desta segunda-feira (22/10) informando que a menina nasceu de parto cesárea e, por conta da necessidade do uso de um fórceps, houve o corte acidental no couro cabeludo. O caso aconteceu em 27 de agosto, mas só na sexta-feira (19) chegou à polícia.
O registro policial aponta que a mãe deu entrada na Santa Casa perdendo muito líquido amniótico, gerando a decisão pela cesariana. Foi o pai da vítima quem percebeu a ferida que, segundo o B.O., teria sido causado pelo bisturi no momento em que a barriga da gestante era cortada.
Levada para a cirurgiã da pediatria, a garota levou a sutura de 25 pontos na cabeça. Após isso, passou mais seis dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os familiares fizeram uma reclamação na ouvidoria da Santa Casa. Com informações do G1.
METRÓPOLES

Caern afirma que abastecimento pelo Itans é suspenso e água para Caicó volta ser captada no Rio Piranhas

Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres. O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica. Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão. As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.
Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó, Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.
“A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os prognósticos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019″, informou a companhia.
Da região do Seridó, a cidade de Cruzeta está em colapso total de abastecimento e as cidades em rodízio na região são:
  1. Acari
  2. Bodó
  3. Caicó
  4. Carnaúba do Dantas
  5. Cerro Corá
  6. Currais Novos
  7. Equador
  8. Florânia
  9. Ipueira
  10. Jardim de Piranhas
  11. Jardim do Seridó
  12. Jucurutu
  13. Lagoa Nova
  14. Ouro Branco
  15. Parelhas
  16. Santana do Matos
  17. Santana do Seridó
  18. São Fernando
  19. São João do Sabugi
  20. São José do Seridó
  21. São Vicente
  22. Tenente Laurentino
  23. Timbaúba dos Batistas
  24. Triunfo Potiguar

Pai de atleta morre ao saber de conquista inédita da filha em Mundial

atleta paralímpica Cátia Oliveira subiu, ao pódio, nesse sábado (20), para receber a medalha de prata na categoria de SF1-2 de tênis de mesa, do Campeonato Mundial Paralímpico da Eslovênia. Poucas horas depois de conquistar a inédita conquista, a atleta recebeu uma triste notícia

pai dela, Flávio Alves, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, em São Paulo, quando soube que a filha tinha conquistado seu primeiro Mundial.
Segundo o Lance, Cátia, bastante emocionada, fez questão de subir ao pódio para homenagear o pai, que era quem sempre lhe colocava as medalhas ao peito, quando tinha oportunidade.
CBTM - Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
no domingo
Uma pequena homenagem para o pai da Cátia Oliveira😢
Crédito da Foto: Roberto Castro.