Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ônibus da Banda Gatinha Manhosa se envolve em acidente e deixa uma vítima fatal em Simplício Mendes


O ônibus da banda de forró Edson Lima e Gatinha Manhosa se envolveu em um acidente na tarde desta sexta-feira, 16, no município de Simplício Mendes, no estado do Piaui.
As primeiras informações dão conta que por volta das 17h, o ônibus da banda tombou ao tentar desviar de um motociclista que trafegava na contramão.
Os integrantes da banda sofreram ferimentos leves e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e encaminhadas para hospitais da região. O motoqueiro que ainda não teve sua identificação revelada não resistiu aos ferimentos e morreu.
O cantor Edson Lima que estava no ônibus divulgou um comunicado em seu Instagram: “Aos familiares, amigos e fãs, venho por meio desta informar que acabamos de sofrer um acidente com o ônibus da banda na estrada, mas graças a Deus estamos todos bem. Breve darei mais informações.”

BOLSONARO DEIXA COLETIVA APÓS PERGUNTA SOBRE MAIS MÉDICOS



O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) interrompeu nesta sexta-feira, 16, uma coletiva de imprensa na sede do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro, ao ser questionado sobre a saída anunciada pelo governo cubano do programa Mais Médicos. “Como o assunto saiu da área militar, quero agradecer a todos vocês aqui”, disse ele, pondo fim à coletiva, que durou menos de 4 minutos.

Após tomar um café com o comandante da Marinha, o almirante Eduardo Bacellar, Bolsonaro falava sobre a escolha dos comandantes que irão trabalhar nas áreas da Segurança e Defesa do governo, quando foi questionado sobre o anúncio do governo de Cuba de retirada dos 8 mil médicos cubanos do programa de saúde do governo.

O programa Mais Médicos tem 18.240 profissionais – sendo 8.332 cubanos, segundo o governo do país brasileiro. De acordo com Cuba, seus médicos atuam em 4.058 municípios, cobrindo 73% das cidades brasileiras. O Nordeste será a região que mais perderá médicos com a decisão do governo cubano, com 2.817 baixas.
Contratação
O Ministério da Saúde realizará nesta sexta-feira uma reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a definição da saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos e a entrada de profissionais brasileiros a serem selecionados por edital.
Segundo informações do ministério, ainda será finalizada a proposta de edital para a seleção dos profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. O governo de Cuba anunciou nesta semana o rompimento unilateral da participação no programa Mais Médicos. O motivo para a decisão foram as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro com críticas ao programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, no início da próxima semana, será dada entrevista à imprensa para esclarecer os detalhes sobre o edital de seleção e chamada para inscrições. A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro, de acordo com a Pasta, e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.

FAMOSOS - AMERICANA CANCELA SHOW ‘POR NÃO QUERER CANTAR ANTES DE PABLLO VITTAR’



A rapper norte-americana Azealia Banks, de 27 anos, teria cancelado sua participação no festival Pisa Menos em Fortaleza (CE), na noite de quarta-feira (14), “por não querer cantar antes de Pabllo Vittar”, conforme publicou o produtor de eventos Humberto Eric, em seu Instagram.

“Azealia Banks cancelou seu show em nosso evento por não querer se apresentar antes de Pabllo Vittar”, escreveu ele

Azealia, no entanto, foi a primeira a divulgar o cancelamento: “Olá, amigos em Fortaleza. Inesperadamente, não haverá performance de mim esta noite. Eu amo todos vocês e prometo voltar em breve”, publicou em seu InstaStories.

Segundo o site da “Quem”, Azealia ainda fez um desabafo em português, citando falta de profissionalismo da produção do evento. “Fortaleza, o promotor tratou minha equipe de maneira não profissional. Eles tentaram mudar meu hotel, não alugaram nenhum dos equipamentos que eu precisava para fazer e continuaram cortando elementos de produção do meu set. Eu não tinha ideia de que seria tratada dessa maneira. Quando coisas assim acontecem, é importante manter minha integridade e deixar que as pessoas entendam que tenho um padrão de profissionalismo que nunca será reduzido. Eu sou Azealia Banks e serei respeitada como tal. Ocorrências como essa surgem quando há ciúme e desejo de sabotar. Todos sabemos quando sustentamos os gays são [sic]. Mas sou muito mulher para lutar desnecessariamente com um grupo de promotores quando há tanto amor por mim no Brasil”, disse ela.
“Meu sexto sentido me permite saber que certos artistas têm o desejo de me ofuscar mas, novamente, sou muito mulher para participar de batalhas sem sentido. Eu também não conheço nenhuma música dos atos que estou realizando [sic] e sinceramente não estou interessada o suficiente para continuar a falar sobre isso. Eu vou ver todos vocês amanhã em Recife com @descobrirmusica e vamos continuar em nosso caminho de glória. Beijos”, finalizou Azealia.

THOMPSON FLORES ASSINA EXONERAÇÃO DE SÉRGIO MORO

Juiz federal Sérgio Moro pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira, dia 16 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Thompson Flores, assinou sexta-feira (16) a exoneração do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em 1º grau. O pedido foi encaminhado por Moro, convidado para assumir o Ministério da Justiça no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Thompson Flores recebeu na manhã desta sexta-feira (16) o pedido de exoneração. O prazo de vigência da medida é a partir de segunda-feira (19).

Moro argumentou que pretende “organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça”. “Houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro governo”, diz o juiz no pedido.
O juiz federal citou seu orgulho por ter exercido a magistratura por mais de duas décadas. “Destaco meu orgulho pessoal de ter exercido durante 22 anos o cargo de juiz federal e de ter integrado os quadros da Justiça Federal brasileira, verdadeira instituição republicana.”
Sergio Moro foi convidado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para assumir o Ministério da Justiça, cujo foco será concentrado em duas frentes: o combate à corrupção e ao crime organizado. A pasta deverá agregar o Ministério da Segurança Pública e parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Substituição
Após a publicação do ato de exoneração do magistrado federal no Diário Oficial da União (DOU), o edital para concurso de remoção deve ser publicado. A remoção é um concurso interno entre magistrados da Justiça Federal da 4ª Região, para preenchimento de vagas.
Depois da publicação do edital, os juízes federais que desejarem concorrer à vaga de remoção têm o prazo de 10 dias para manifestação de interesse e três dias para desistência. Depois o processo é instruído e deve ter a duração de cerca de um mês.
O candidato deve ser escolhido de acordo com o critério da antiguidade. Primeiro leva-se em conta o tempo no cargo de juiz federal na 4ª Região. Depois, a antiguidade no exercício no cargo de juiz federal substituto na 4ª Região e, por fim, o critério de classificação no concurso público.
Até o preenchimento da vaga de juiz federal na vara em que houve pedido de exoneração do magistrado, a substituição até o exercício do novo juiz titular fica a cargo do juiz federal substituto da própria vara. Não há redistribuição de processos, eles continuam atribuídos ao Juízo Federal, ou seja, a 13ª Vara Federal de Curitiba.
Agência Brasil

MUNDO BIZARRO - Após acidente, pais caem no asfalto e bebê ‘dirige’ moto sozinho



Imagens registradas pela câmera frontal de um carro mostram um momento bizarro que ocorreu em uma estrada na região de Bangalore (Índia).

Um motorista dirigia uma moto em alta velocidade junto com uma mulher na garupa e com um bebê na parte frontal do veículo, quando ele freiou bruscamente e acabou batendo em uma moto que transitava logo a sua frente. Com o impacto tanto o piloto quanto a mulher caíram no asfalto.
Milagrosamente o bebê não caiu e continuou sobre a moto em movimento por mais de 250 metros, até cair sobre o acostamento.
Tocador de vídeo
00:00
00:48
O bebê foi resgatado são e salvo por pessoas que passavam pelo local.

Inocentado, homem torturado na prisão processa Magno Malta



Luiz Alves de Lima, 45, quase não consegue ler o processo que move contra o senador Magno Malta (PR-ES). Perdeu toda a vista no olho direito, e na do esquerdo lhe restou uns 25%. Usa uma lupa.

Ele conta que a visão se foi de tanto apanhar na prisão, em 2009. Mostra os dentes: um deles é só um cotoco, pois, diz, “pegaram o alicate e foram apertando até estourar”.
Luiz era cobrador de ônibus. Numa tarde de abril, Cleonice Conceição, 32, a mulher por quem se apaixonou num terminal, levou a filha deles de dois anos ao médico. Ele foi ficando preocupado, pois já era noite e nada delas.
“Aí chegou a polícia e pensei o pior, que tinha acontecido um acidente”, conta. Mas não: colocaram-no numa viatura, sob acusação de estuprar a filha, com a esposa cúmplice do crime.
No terceiro dia de detenção, o senador chegou “com um batalhão de gente”, imprensa inclusa, e assumiu o papel de “juiz, promotor, delegado”, diz Lima. Em seu relatório, o delegado do caso atestou: Malta “manifestou-me que, por sentimento pessoal e experiência profissional, entende ser o pai da criança o autor do delito”.
Ele passou nove meses no CDPC (Centro de Detenção Provisória de Cariacica), que usava contêineres como cela, situação anos depois classificada como desumana pelo Superior Tribunal de Justiça.
Diz ter sido torturado por mascarados que se revezavam no “quadrado com banheirinho” onde ficava. “Passei o aniversário num tonel cheio de gelo, botaram minha mão pra trás.”
Uma notícia-crime assinada por Luiz e recebida em setembro de 2018 pelo Ministério Público Federal capixaba responsabiliza agentes do CDPC por sessões de tortura que teriam incluído “sacola na cabeça e choques”.
À reportagem, no escritório de seu advogado, ele afirma que não saberia identificar os algozes. O que diz com confiança é que talvez nada daquilo tivesse acontecido se não fosse pelo “circo” montado por Malta, um dos principais aliados do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e cotado para um ministério na área social.
O baiano que fez carreira no Espírito Santo presidia a CPI da Pedofilia em 2009.
No mesmo mês em que Luiz foi preso, o senador prometeu no plenário que “os pedófilos desgraçados” estavam com “os dias contados”.
Inocentado em todas as instâncias da Justiça, o ex-cobrador de ônibus, que ficou incapacitado após a cegueira parcial, processa o senador, o estado e o médico responsável pelo laudo que o colocou na posição de suspeito.
Franz Simon atuou como defensor público de Luiz numa das frentes do estado contra ele, que corria na Vara da Violência Doméstica (pela suposta agressão à filha). Cleonice levara a criança ao hospital para tratar de oxiúro, verme que pode provocar coceira na região genital, por inflamação.
A família, na época, morava numa casa “com 17 cachorros, um monte de gatos, o quintal sujo e uma irmã que guardava lixo [era acumuladora]”, lembra Luiz, que tem mais dois filhos com Cleonice e um rapaz e duas meninas com outra mulher.
Uma médica desconfiou de violência sexual e chamou o Conselho Tutelar. Um médico legista, então, avaliou o “desvirginamento da vítima”, e o caso acabou na Polícia Civil.
Posteriormente, uma perita examinou a criança e constatou que o hímen estava intacto. À Justiça o responsável pelo primeiro parecer depois alegaria que o hímen pode se regenerar. Hoje defensor aposentado, Franz questiona: o caso já é frágil e “vai acontecer justamente com ela, uma coisa rara na literatura médica?”.
“Houve um teatro”, segundo Franz. O depoimento de Luiz, diz, “foi atrasado até que aparato da CPI chegasse, ele acabou sendo o bode expiatório”.
Luiz afirma que não foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, o que deve anteceder a condução de um suspeito à prisão, como manda o protocolo.
Cleonice conta que ficou 42 dias presa e que, na cadeia, recebeu uma visita do congressista.
“Quando cheguei no presídio, tentei falar para a polícia que tinha vários papéis da neném pra mostrar que ela tava com oxiúro. O Magno falou que, se não acusasse Luiz, nunca mais ia ver minha filha. No momento de desespero cheguei a acusar ele, sim.”
Uma reportagem de um jornal local relatou à época que a servidora pública municipal “disse que já viu o marido visitando sites suspeitos na internet”. Luiz até hoje carrega o CPU do computador periciado atrás de pornografia.
A bebê passou três meses num abrigo, de onde saiu “com a cabeça cheia de pereba, de piolho”, afirma o pai.
Os pais depois ficaram sabendo que a filha iria para a adoção -o que só não se concretizou porque, segundo Luiz, a mãe da esposa “vendeu tudo o que tinha, geladeira, casa, fogão, por R$ 10 mil e veio da Bahia, a avó Madalena.”.
A Justiça já inocentou Luiz em todas as instâncias, mas o casal passou anos sem a guarda da filha. A menina chegou a dizer a uma psicóloga temer que o pai, ausente de sua vida, não gostasse dela. Ainda hoje Luiz e Cleonice não têm a guarda definitiva da primogênita deles, só a provisória.
Em setembro, quando concorria à reeleição num pleito do qual sairia derrotado, Malta gravou um vídeo afirmando que, “na CPI da Pedofilia, vagabundo, nós perseguimos
No mesmo mês, o Ministério Público recepcionava a notícia-crime contra ele. “Agora, vagabundo ofendido correu para a Justiça. É direito de cada um, não é verdade?”
Hoje a filha de Luiz e Cleonice tem 12 anos e ainda não mora com eles –espera o ano letivo acabar para, em 2019, começar na mesma escola dos irmãos. “Ela ainda tá com vozinha dela”, conta a mãe.
O pai diz que a filha “gosta de dançar e cantar negócios de adolescente”.
Sobretudo BTS, uma boy band de k-pop (pop coreano) com integrantes de cabelos coloridos, esclarece Cleonice.
“Ela tá bem, mas bem entre aspas. Ninguém fica 100% bem sem os pais”.
OUTRO LADO
A assessoria de imprensa do senador diz que ele não cita nomes no vídeo divulgado durante a campanha, então não seria possível inferir que ele falava de Luiz.
Malta afirma que, há nove anos, esteve na delegacia ao lado de um delegado “capaz e digno”.
“Afirmei na época o que tenho dito: pedófilos devem ser investigados, condenados e presos. Pedofilia é crime hediondo. Quanto às denúncias de espancamento e outras ilegalidades, devem ser apuradas, e seus autores, apontados pelo acusado.”
Diz que ainda não foi citado pela Justiça, mas está “à disposição para qualquer esclarecimento”.
Em nota, a Procuradoria-Geral do Espírito Santo, estado processado por Luiz pela tortura que ele diz ter sofrido enquanto preso, “informa que o referido processo continua em tramitação e aguarda a decisão da Justiça para se manifestar”. Com informações da Folhapress.

Com saída de cubanos, cidades do interior do RN perderão 142 médicos

medico-greve2Com a saída de Cuba do programa Mais Médicos, o Rio Grande do Norte deve perder 142 médicos cubanos que atuam em cidades do Estado. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o programa conta hoje com 282 médicos no RN. Desses, 142 são de Cuba.
O governo cubano informou nesta quarta-feira, 14, que está se retirando do programa social Mais Médicos do Brasil após declarações “ameaçadores e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou mudanças “inaceitáveis” no projeto do governo. O convênio com o governo cubano é feito entre Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
“Diante desta realidade lamentável, o Ministério da Saúde Pública (Minasp) de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa Mais Médicos e assim comunicou a diretora da Organização Panamericana da Saúde (OPS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”, anunciou a entidade em um comunicado.

Rio Grande do Norte tem 120 homicídios em setembro

RNO Rio Grande do Norte registrou 120 mortes violentas intencionais no mês de setembro deste ano. O número representa uma redução de 26,8% no número de homicídios registrados em relação a agosto, com 44 mortes a menos que as 164 contabilizadas no mês anterior. Entre janeiro e setembro, o estado teve 1.404 mortes violentas intencionais. Setembro teve o mesmo número de mortes violentas de maio o estado registrou o menor número de mortes violentas, entre os meses
O índice nacional de homicídios, ferramenta criada pelo G1, permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Cerimônia de posse de Bolsonaro é antecipada e deve ter culto ecumênico

BOLSONAROO presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), confirmou que a solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro foi antecipada em duas horas e ocorrerá às 15h, em 1º de janeiro. Segundo ele, a mudança foi para atender a um pedido do próprio Bolsonaro.
A cerimônia está sendo organizada por uma equipe multidisciplinar com integrantes do Congresso Nacional, da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. Há solenidades nos três locais.
Pela primeira vez na história, a solenidade poderá ter um culto ecumênico. O pedido foi feito por interlocutores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Os detalhes, a exemplo de esquema de segurança e nomes dos líderes religiosos que participarão, ainda estão sendo estudados.
Só para a solenidade da posse no Congresso Nacional serão convidados 2 mil pessoas, entre parlamentares, políticos e nomes designados pela equipe do presidente eleito.

Confederação Nacional dos Municípios pede manutenção do Mais Médicos


Resultado de imagem para presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, divulgou hoje (15) nota na qual ressalta a preocupação dos prefeitos das cidades com menos de 20 mil habitantes com a saída dos 8,5 mil profissionais cubanos que atuam no programa Mais Médicos. A entidade alerta que é preciso substituí-los sob o risco de mais de 28 milhões de pessoas ficarem desassistidas.
“A presente situação é de extrema preocupação, podendo levar a estado de calamidade pública, e exige superação em curto prazo”, diz a nota. “Acreditamos que o governo federal e o de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do programa.”

Um ano após reforma trabalhista, número de processos cai 45% no RN

carteira_de_trabalhoApós um ano completado no início de novembro, a reforma trabalhista causou impacto na Justiça do Trabalho no Rio Grande do Norte: as ações caíram 45% na primeira instância. Por outro lado, o novo formato de contratação intermitente, previsto pela nova regra, aparantemente ainda não vingou no estado. De abril a setembro deste ano, período com dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho, apenas 752 pessoas conseguiram vagas do tipo.
Enquanto o estado teve 36.026 novas ações trabalhistas registradas na primeira instância entre novembro de 2016 e outubro de 2017, o número caiu para 19.769 entre novembro do ano passado e o último mês de outubro. Os dados são do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 21ª Região, no Rio Grande do Norte.
Em pelo menos duas varas da Justiça, como Macau e Pau dos Ferros, nenhum novo processo de reclamação trabalhista foi aberto nos últimos 12 meses. Na 12ª Vara de Natal, a redução foi de 90% na quantidade de novas ações. Na segunda instância, no TRT, a redução foi de 9,30% – sendo 9.653 processos no período, contra 10.643 do anterior.

PORQUÊ? - Equipe de transição de Fátima passa a contar com seis coronéis da PM

transiçãoSeis policiais militares passam a colaborar com a equipe de transição da governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), a partir desta sexta-feira, 16. Os cinco coronéis e um tenente-coronel têm reunião marcada com a petista às 14h.
Os militares repassarão para a governadora eleita as informações relativas ao trabalho específico da Polícia Militar. Os seis foram designados pelo comandante geral da corporação, coronel Osmar de Oliveira.
Confira a lista:
Tenente-coronel Carlos Eduardo de Medeiros Costa, Chefe de Gabinete do Comandante Geral;
Coronel Demócrito de Almeida Assis Filho, Representante do Quadro de Saúde da PM/RN;
Coronel Francisco Canindé Spinola, Diretor de Finanças;
Coronel José Francisco Pereira Júnior, Diretor de Pessoal;
Coronel Klécius Bandeira Cavalcanti, Diretor de Apoio Logístico;
Coronel Lenildo Melo da Silva, Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior.

BOTIJÃO DE GÁS SÃO FURTADOS DE DEPOSITO EM JARDIM DE PIRANHAS

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Imagem da rede social
Diante do preço cada vez mais alto para o consumidor, os botijões de gás de cozinha agora está sendo alvo de ladrões no RN, e desta vez nossa cidade foi alvo desse tipo de furto.
Depósito de gás de Ridalvo (popularmente conhecido) foi furtado(40 botijões) nesta madrugada 15/11/18 em Jardim de Piranhas/RN...vale lembrar que ontem (14) outro depósito foi alvo de furto numa cidade também do RN.Vejam o que restou.

As informações foram postadas por uma pessoa ligada ao estabelecimento na sua página do face book.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Confira na íntegra a Declaração do ministério da saúde pública de Cuba


Resultado de imagem para Ministério da saúde pública da República de Cuba

O Ministério da saúde pública da República de Cuba, comprometido com os princípios solidários e humanistas que durante 55 anos têm guiado a cooperação médica cubana, participa desde os seus inícios em agosto de 2013 no programa mais médicos para o Brasil. A iniciativa de Dilma Rousseff, nesse momento presidente da República Federativa do Brasil, tinha o nobre propósito de garantir a atenção médica para a maior quantidade da população brasileira, em correspondência com o princípio de cobertura sanitária universal que promove a organização mundial de saúde. A saúde.

Esse programa previu a presença de médicos brasileiros e estrangeiros para trabalhar em áreas pobres e remotas desse país.

A participação cubana no mesmo é realizada através da organização panamericana da saúde e foi distinguido por ocupar vagas não cobertas por médicos brasileiros e nem de outras nacionalidades.

Nestes cinco anos de trabalho, cerca de 20 mil colaboradores cubanos atenderam a 113 milhões 359 mil pacientes, em mais de 3 MIL 600 municípios, chegando a cobrir-se por eles um universo de até 60 Milhões de brasileiros no momento em que constituíam 80 por cento de todos os médicos participantes no programa. Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história.

O trabalho dos médicos cubanos em lugares de pobreza extrema, em favelas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador da Bahia, nos 34 distritos especiais indígenas, principalmente na Amazônia, foi amplamente reconhecida pelos governos federal, estaduais. E Municipais desse país e pela sua população, que lhe concedeu um 95 por cento de aceitação, segundo estudo encomendado pelo ministério da saúde do Brasil para a Universidade Federal de Minas Gerais.

No dia 27 de setembro de 2016 o ministério da saúde pública, em declaração oficial, informou próximo à data de vencimento da convenção e no meio dos acontecimentos em torno do golpe de estado legislativo judiciário contra a presidente Dilma Rousseff que Cuba. "continuará a participar do acordo com a organização pan-Americana da saúde para a aplicação do programa mais médicos, enquanto se mantiverem as garantias oferecidas pelas autoridades locais", o que foi respeitado até este momento.

O Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, malvadas e ameaçadores à presença dos nossos médicos, declarou e reiterado que irá modificar termos e condições do programa mais médicos, com desrespeito à organização panamericana da saúde e ao combinado. Por esta com Cuba, ao questionar a preparação dos nossos médicos e condicionar a sua permanência no programa à reválida do título e como única via a contratação individual.

As modificações anunciadas impõem condições inaceitáveis e desrespeitam as garantias acordadas desde o início do programa, que foram ratificadas no ano de 2016 com a renegociação do termo de cooperação entre a organização pan-Americana da saúde e o ministério da saúde do Brasil e a convenção. De cooperação entre a organização pan-Americana da saúde e o ministério da saúde pública de Cuba. Estas inadmissíveis condições tornam impossível manter a presença de profissionais cubanos no programa.

Por isso, diante desta lamentável realidade, o ministério da saúde pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa mais médicos e assim o comunicou à diretora da organização panamericana da saúde e aos líderes políticos brasileiros que a senhora deputada. Fundaram e defenderam esta iniciativa.

Não é aceitável que se questione a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de suas famílias, prestam atualmente serviços em 67 países. Em 55 anos foram cumpridas 600 mil missões internacionalistas em 164 nações, nas quais participaram mais de 400 mil trabalhadores da saúde, que em não poucos casos cumpriram esta honrosa tarefa em mais de uma vez. Ocasião. Destacam-se as façanhas da luta contra o ebola na África, a cegueira na América Latina e o Caribe, a cólera no Haiti e a participação de 26 brigadas do contingente internacional de médicos especializados em desastres e grandes epidemias "Henry reve" em Paquistão, Indonésia, México, Equador, Peru, Chile e Venezuela, entre outros países.

Na esmagadora maioria das missões cumpridas as despesas têm sido assumidas pelo governo cubano. Igualmente, em Cuba foram formados de forma gratuita 35 mil 613 profissionais da saúde de 138 países, como expressão de nossa vocação solidária e internacionalista.

Aos colaboradores tem-se mantido a todo o momento o posto de trabalho e 100 por cento do seu salário em Cuba, com todas as garantias laborais e sociais, como ao resto dos trabalhadores do sistema nacional de saúde.

A experiência do programa mais médicos para o Brasil e a participação cubana no mesmo demonstra que sim pode-se estruturar um programa de cooperação sul-Sul sob o patrocínio da organização panamericana da saúde, para impulsionar seus objetivos em nossa região. O programa das nações unidas para o desenvolvimento e a organização mundial da saúde o qualificam como o principal exemplo de boas práticas em cooperação triangular e a implementação da agenda 2030 com os seus objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os povos da nossa América e do resto do mundo conhecem que sempre poderão contar com a vocação humanista e solidária dos nossos profissionais.

O povo brasileiro, que fez do programa mais médicos uma conquista social, que confiou desde o primeiro momento nos médicos cubanos, aprecia as suas virtudes e agradece o respeito, sensibilidade e profissionalismo com que lhe atenderam, poderá compreender sobre quem cai a responsabilidade de que Os nossos médicos não possam continuar a prestar a sua contribuição solidária nesse país.

Havana, 14 de novembro de 2018



Ministerio de Salud Pública de Cuba
8 h
Declaración del Ministerio de Salud Pública:
El Ministerio de Salud Pública de la República de Cuba, comprometido con los principios solidarios y humanistas que durante 55 años han guiado la cooperación médica cubana, participa desde sus inicios en agosto de 2013 en el Programa Más Médicos para Brasil. La iniciativa de Dilma Rousseff, en ese momento presidenta de la República Federativa de Brasil, tenía el noble propósito de asegurar la atención médica a la mayor cantidad de la población brasileña, en correspondencia con el principio de cobertura sanitaria universal que promueve la Organización Mundial de la Salud.
Este programa previó la presencia de médicos brasileños y extranjeros para trabajar en zonas pobres y apartadas de ese país.
La participación cubana en el mismo se realiza a través de la Organización Panamericana de la Salud y se ha distinguido por ocupar plazas no cubiertas por médicos brasileños ni de otras nacionalidades.
En estos cinco años de trabajo, cerca de 20 mil colaboradores cubanos atendieron a 113 millones 359 mil pacientes, en más de 3 mil 600 municipios, llegando a cubrirse por ellos un universo de hasta 60 millones de brasileños en el momento en que constituían el 80 por ciento de todos los médicos participantes en el programa. Más de 700 municipios tuvieron un médico por primera vez en la historia.
La labor de los médicos cubanos en lugares de pobreza extrema, en favelas de Río de Janeiro, Sao Paulo, Salvador de Bahía, en los 34 Distritos Especiales Indígenas, sobre todo en la Amazonía, fue ampliamente reconocida por los gobiernos federal, estaduales y municipales de ese país y por su población, que le otorgó un 95 por ciento de aceptación, según estudio encargado por el Ministerio de Salud de Brasil a la Universidad Federal de Minas Gerais.
El 27 de septiembre de 2016 el Ministerio de Salud Pública, en declaración oficial, informó próximo a la fecha de vencimiento del convenio y en medio de los acontecimientos en torno al golpe de estado legislativo judicial contra la presidenta Dilma Rousseff que Cuba “continuará participando en el acuerdo con la Organización Panamericana de la Salud para la aplicación del Programa Más Médicos, mientras se mantengan las garantías ofrecidas por las autoridades locales”, lo cual se ha respetado hasta este momento.
El presidente electo de Brasil, Jair Bolsonaro, con referencias directas, despectivas y amenazantes a la presencia de nuestros médicos, ha declarado y reiterado que modificará términos y condiciones del Programa Más Médicos, con irrespeto a la Organización Panamericana de la Salud y a lo convenido por esta con Cuba, al cuestionar la preparación de nuestros médicos y condicionar su permanencia en el programa a la reválida del título y como única vía la contratación individual.
Las modificaciones anunciadas imponen condiciones inaceptables e incumplen las garantías acordadas desde el inicio del Programa, que fueron ratificadas en el año 2016 con la renegociación del Término de Cooperación entre la Organización Panamericana de la Salud y el Ministerio de Salud de Brasil y el Convenio de Cooperación entre la Organización Panamericana de la Salud y el Ministerio de Salud Pública de Cuba. Estas inadmisibles condiciones hacen imposible mantener la presencia de profesionales cubanos en el Programa.
Por tanto, ante esta lamentable realidad, el Ministerio de Salud Pública de Cuba ha tomado la decisión de no continuar participando en el Programa Más Médicos y así lo ha comunicado a la Directora de la Organización Panamericana de la Salud y a los líderes políticos brasileños que fundaron y defendieron esta iniciativa.
No es aceptable que se cuestione la dignidad, la profesionalidad y el altruismo de los colaboradores cubanos que, con el apoyo de sus familias, prestan actualmente servicios en 67 países. En 55 años se han cumplido 600 mil misiones internacionalistas en 164 naciones, en las que han participado más de 400 mil trabajadores de la salud, que en no pocos casos han cumplido esta honrosa tarea en más de una ocasión. Se destacan las hazañas de la lucha contra el ébola en África, la ceguera en América Latina y el Caribe, el cólera en Haití y la participación de 26 brigadas del Contingente Internacional de Médicos Especializados en Desastres y Grandes Epidemias “Henry Reeve” en Pakistán, Indonesia, México, Ecuador, Perú, Chile y Venezuela, entre otros países.
En la abrumadora mayoría de las misiones cumplidas los gastos han sido asumidos por el gobierno cubano. Igualmente, en Cuba se han formado de manera gratuita 35 mil 613 profesionales de la salud de 138 países, como expresión de nuestra vocación solidaria e internacionalista.
A los colaboradores se les ha mantenido en todo momento el puesto de trabajo y el 100 por ciento de su salario en Cuba, con todas las garantías laborales y sociales, como al resto de los trabajadores del Sistema Nacional de Salud.
La experiencia del Programa Más Médicos para Brasil y la participación cubana en el mismo demuestra que sí se puede estructurar un programa de cooperación Sur-Sur bajo el auspicio de la Organización Panamericana de la Salud, para impulsar sus metas en nuestra región. El Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo y la Organización Mundial de la Salud lo califican como el principal ejemplo de buenas prácticas en cooperación triangular y la implementación de la Agenda 2030 con sus Objetivos de Desarrollo Sostenible.
Los pueblos de Nuestra América y del resto del mundo conocen que siempre podrán contar con la vocación humanista y solidaria de nuestros profesionales.
El pueblo brasileño, que hizo del Programa Más Médicos una conquista social, que confió desde el primer momento en los médicos cubanos, aprecia sus virtudes y agradece el respeto, sensibilidad y profesionalidad con que le atendieron, podrá comprender sobre quién cae la responsabilidad de que nuestros médicos no puedan continuar prestando su aporte solidario en ese país.
La Habana, 14 de noviembre de 2018