Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 7 de abril de 2023

CADÊ A TRADICIONAL DISTRIBUIÇÃO DO PEIXE DA SEMANA SANTA PELA PREFEITURA DE JARDIM DE PIRANHAS ?

 

imagem da última gestão na entrega de peixes a população
Já a vários mandatos de gestores no município, que a distribuição de peixes gratuita a população (em especial mais carente) são realizadas todos os anos. Só houve uma interrupção no final do ano da gestão do então prefeito Elídio Queiroz devido a pandemia da Covid-19. Mas depois disso onde a contaminação foi controlada devido a vacinação, e as pessoas voltaram a circular normalmente, essa ação ainda não foi feita por parte da gestão atual do governo Rogério Soares. 

A população até esperou durante a semana santa algum comunicado da gestão, seja por parte da secretaria de Ação Social (normalmente responsável pela ação), com distribuição de senhas, mas nada veio a público. E a concretização de nenhuma ação nesse sentido, foi confirmada até o final desta sexta feira (07) (sexta feira santa) que deveria ser o último dia de tal ação.

Concretizando assim, que o governo municipal não tem nenhum pensamento voltado, não só para as tradições, como principalmente para a preocupação de uma grande parte da população mais carente do município que muitas vezes esperam por essa ação solidária para ter uma mistura na alimentação da família  no dia santo.

Enquanto isso...

Enquanto isso em sua fazenda na sexta feira (07/04/23) santa o prefeito. Haja festa. 

Obs: "OBRIGADO PREFEITO ROGÉRIO COURO FINO POR NADA".

JUSTO! - Governo pede que Congresso retire de tramitação projeto de Bolsonaro que pode isentar militares de punição em operações de GLO

 

O governo Lula enviou uma mensagem para o Congresso Nacional solicitando que seja retirado de tramitação um projeto de lei que pode isentar militares e agentes de segurança de punição durante operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) . O pedido foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6).

O projeto de lei, que trata do chamado “excludente de ilicitude”, foi enviado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2019 e é assinado pelos ex-ministros Sergio Moro, Jorge Oliveira e Fernando Azevedo. O chamado “excludente de ilicitude” trata de situações em que militares e agentes de segurança podem deixar de ser punidos quando cometem algo proibido por lei, como matar.

Greve dos professores penaliza ‘o filho do trabalhador’, diz secretária

 

A greve dos professores do Rio Grande do Norte, que já dura 23 dias, permanece sem definições. A titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Socorro Batista, afirma que o fim da paralisação “está nas mãos do sindicato” e lamenta “profundamente que a categoria não compreenda” a situação fiscal do Estado.

Segundo ela, não há recursos para a implantação imediata do novo piso da categoria e a greve realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN penaliza “o aluno trabalhador, filho de trabalhador, das classes populares”.

“Eu lamento profundamente que a categoria não compreenda isso. Que mais uma vez os alunos da escola pública estejam prejudicados. Nossos alunos viveram um tempo de pandemia. Quando nós estávamos chegando a uma um nível de organização veio a greve, depois vieram esses dez dias de violência instalada no Rio Grande do Norte, que agora me parece controlada pelo Governo do Estado, e no fim de tudo o aluno trabalhador, filho de trabalhador, das classes populares é o prejudicado”, lamentou.

Especialistas defendem espaços de expressão de sentimentos em escolas

 

A cultura de diálogo que fortaleça os valores democráticos nas escolas é um dos caminhos apontados por educadores para frear o aumento de ataques em escolas do país. Antes incomum, os crimes têm exigido atenção das autoridades e gerado alerta entre famílias e estudantes.  

Catarina de Almeida, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), vê as instituições de ensino mais vulneráveis por motivos que não estão ligados à falta de instrumentos de segurança. 

“As escolas têm sido perseguidas quando tratam de temas como educação sexual, questões de gênero, racismo, misoginia. Temos inclusive muitos parlamentares que expõem a figura do professor ou da professora. E isso é uma questão muita séria para a saúde psíquica desses professores. Ainda passam para a sociedade a ideia de que qualquer pessoa pode entrar numa escola e dizer o que ela deve ou não fazer “, avalia. 

Lula quer atrair investimentos chineses para o Brasil

 

Às vésperas de realizar a primeira viagem oficial à China no atual mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai discutir com o presidente chinês, Xi Jiping, o investimento em novos ativos chineses no Brasil.

“Eu quero que os chineses compreendam que o investimento deles aqui será maravilhosamente bem-vindo. Mas não para comprar nossas empresas. [E sim] para construir coisas novas, que nós precisamos. O que estamos precisando não é vender os ativos que temos, é construir novos ativos. É disso que eu quero convencer os meus amigos da China”.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (6), durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. De acordo com Lula, uma fabricante chinesa de carros elétricos vai assumir o comando da última fábrica da montadora Ford, na Bahia.

Multas por desmatamento na Amazônia aumentam 219% no 1º trimestre

 

O número de multas por desmatamento e outras infrações na região amazônica, no primeiro trimestre de 2023, aumentou 219%, se comparado à média do mesmo período dos anos de 2019 a 2022. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Somam-se às multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, que tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, que cresceu 93%, no mesmo período. O Ibama aponta que essas medidas descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamentos bancários, além de restringir o comércio de produtos ilegais. 

Se observadas somente as operações realizadas contra os invasores do território indígena Yanomami, localizado nos estados do Amazonas e Roraima, desde 6 de fevereiro até o momento, o Ibama destruiu 285 acampamentos de garimpeiros, oito aeronaves, 23 barcos, três tratores e 124 motores. Também foram apreendidos 21 mil litros de combustível, 22 toneladas do minério cassiterita, 5 kg de mercúrio, entre outros equipamentos de apoio logístico ao garimpo ilegal. 

Revisão de regras pode beneficiar mais de 2,5 mil quilombos

 

Atendendo uma das principais reivindicações do movimento quilombola, o governo federal revogou na quinta-feira (6) portaria editada no ano passado pelo governo de Jair Bolsonaro, que burocratizava as normas para emissão de certidões de autodefinição das comunidades. 

A medida agora pode destravar milhares de pedidos de pedidos de regularização, que têm na certificação emitida pela Fundação Cultural Palmares, a etapa inicial de reconhecimento para posterior titulação das áreas.

“A portaria revogada foi uma das demandas do movimento com relação ao atual governo, já para os primeiros 100 dias de gestão. É algo que indica que a paralisação dessa política terminou e há sinais claros de que poderemos avançar”, destacou Biko Rodrigues, coordenador-executivo da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

quarta-feira, 5 de abril de 2023

GIRO NOS BLOGUES/RN - Styvenson no partido aliado de Lula e comandado por José Agripino no RN.

blogdojoaomarcolino.com

O senador Styvenson Valentim caminha a passos largos para se filiar ao União Brasil (UB), nossa.

União Brasil que tem três ministério no governo Lula e é comandado no RN pelo ex-senador José Agripino.

Styvenson é pior que "macaco gordo" para mudar de partido. Eleito pela REDE, pulou para o PODEMOS e agora vai ser capacho de "Já Já".

Rapaz, esse cabas metidos a diferente são os piores, fica a dica.

Esse é um mala seu moço.

Urgente: Homem invade creche em Blumenau e mata 4 crianças e deixa outra em estado grave; diz policia.

Uma creche foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar, quatro crianças foram mortas e uma outra está em estado grave.

O ataque aconteceu no início da manhã na creche Bom Pastor, que fica na R. dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular.

Segundo a polícia, uma homem invadiu a creche com uma machadinha, atacou as crianças e depois se entregou no Batalhão da PM, segundo o delegado geral de polícia de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. A idade do criminoso não foi revelada.

A Polícia Civil e equipe do Instituto Médico Legal (IML) estão no local. Todas as crianças que estavam na escola já foram retiradas pela polícia e entregues aos pais. G1.

Professores da rede pública do RN decidem manter greve e vão apresentar contraproposta ao governo

 

Os professores da rede pública do Rio Grande do Norte decidiram, após nova assembleia nesta terça-feira (4), manter a greve da categoria, que começou no dia 7 de março.

A última proposta apresentada pelo governo do Estado foi no dia 28 de março. Um dia depois, os professores recusaram a proposta e mantiveram a greve, que cobra a implementação de um reajuste salarial de 15%.

O governo do RN informou que aguarda uma contraproposta para negociar com os professores. O Sinte informou que foi definida uma contraproposta a ser apresentada ao governo, que consiste nos seguintes reajustes:

7,21% em abril (para ativos e aposentados);

3,61% em agosto (para ativos e aposentados);

3,41% em setembro (para ativos e aposentados); e

retroativo em 2023 (para ativos e aposentados).

Operação combate desvio de recursos públicos destinados à compra de medicamentos no RN

 

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), deflagrada na manhã desta quarta-feira (5), investiga a suposta existência de um esquema de fraudes em processos licitatórios, que abrangeria empresas e quatro prefeituras de municípios potiguares.

De acordo com a PF, a Operação Lambujem é resultado do inquérito policial instaurado em março de 2022, com base em denúncia formulada junto ao MPF que informou sobre a possível prática dos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação (fraude no processo licitatório) e peculato (funcionário público apropriar-se de recurso ou bem público) na aquisição de medicamentos e produtos hospitalares.

Ao todo, cerca de 60 policiais federais e sete servidores da CGU cumprem 13 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 15ª Vara Federal do RN, nos municípios de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macaíba, Canguaretama e Parazinho. Além desses, também foram cumpridos mandados em Recife.

Datafolha: 30% afirmam ser petistas, e 22%, bolsonaristas

 

Pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quarta-feira (5), aponta que 30% dos entrevistados se definem como petistas, enquanto 22% se dizem bolsonaristas. O Datafolha ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, os entrevistadores do instituto apresentaram uma escala de 1 a 5 para os entrevistados, sendo 1 bolsonarista, 2, mais próximo do bolsonarismo, 3, neutro, 4, mais alinhado ao petismo e 5, petista. O PT é o partido do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sucedeu Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente que não foi reeleito.

A pesquisa mostrou que:

30% dos entrevistados disseram ser petistas (antes era 32%)

22% dos entrevistados disseram ser bolsonaristas (antes era 25%)

22% disseram ser neutros (antes era 20%)

10% disseram ser mais próximos do petismo (antes era 9%)

9% disseram ser mais próximos do bolsonarismo (antes era 7%)

5% disseram nenhum (antes era 5%)

2% não souberam responder (antes era 1%)

Câmara Municipal de Natal publica edital de concurso público com 46 vagas e salários iniciais de até R$ 2,9 mil

 

A Câmara Municipal de Natal publicou nesta terça-feira (4) um edital de concurso público com 46 vagas de nível médio e superior e salários iniciais que variam de R$ 1.916,15 a R$ 2.949,80. As provas são previstas para maio e serão aplicadas pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

As vagas de nível médio, de técnico legislativo, são para: técnico em administração (5 vagas), técnico em eletroeletrônica (1), técnico em eventos (2), técnico em manutenção e suporte em informática (2) e técnico em rede de computadores (2).

Já os cargos de nível superior, de assistente legislativo, são para: administrador (4 vagas), assistente geral (12), arquivista (1), arquiteto urbanista (1), biblioteconomista (1), contador (3), economista (1), engenheiro civil (1), engenheiro da computação (2), gestor público (3), jornalista (1), graduados em letras (2), pedagogo (1) e pregoeiro (1).

As inscrições ficarão abertas do dia 10 de abril até 10 de maio de 2023, no site da Funcern, com taxa de R$ 95 para os cargos de nível médio e de R$ 105 para os cargos de nível superior.

Militares gastaram verba da covid com salgadinho e picanha, diz TCU

 

O TCU (Tribunal de Contas da União) identificou que, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Ministério da Defesa e as Forças Armadas gastaram de forma irregular o dinheiro destinado ao combate contra a covid-19 com salgadinhos e picanha.

Segundo uma auditoria do tribunal realizada na última 4ª feira (29.mar.2023), os recursos foram enviados pelo Ministério da Saúde para que a Defesa realizasse ações de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus em 2020 e 2021.

O levantamento afirma que os militares seriam empregados no apoio às ações federais de controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, bem como no controle de acesso das fronteiras. 

No entanto, foi verificada uma despesa de R$ 255.931,77 com salgadinhos, sorvetes e refrigerantes. O texto diz ainda que, em razão do “baixo valor nutritivo” dos alimentos, esses muito provavelmente não teriam sido utilizados para o reforço alimentar da tropa empregada para as ações.

Censo registra 1.652.876 pessoas indígenas no Brasil

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (3) que o Censo Demográfico já registra 1.652.876 pessoas indígenas em todo o país, incluindo a coleta concluída na Terra Indígena Yanomami, dividida entre os estados de Roraima e Amazonas.

Na TI Yanomami, foram recenseadas 27.144 pessoas indígenas, sendo 16.864 em Roraima e 10.280 no Amazonas. Desse total, 5.600 indígenas foram recenseados em áreas mais remotas, com apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O IBGE destacou que o número de 1.652.876 pessoas indígenas registrado até o momento no país é preliminar. Ele deve passar por tratamento estatístico posterior à coleta de dados e, com isso, deverá aumentar até a divulgação dos primeiros resultados definitivos, prevista para a primeira semana de maio.