Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 11 de julho de 2024

MORRE MAGDALENA ARRAES, VIÚVA DE MIGUEL ARRAES, AVÓ DE MARÍLIA E BISAVÓ DE JOÃO CAMPOS.

 

Magdalena Arraes faleceu, nesta quinta-feira (11), aos 95 anos, em casa, em virtude de causas naturais. A família decidiu que o velório começa às 8h de amanhã, na capela do Cemitério de Santo Amaro. O sepultamento será às 11h.


Dona Magdalena era viúva do ex- governador Miguel Arraes e exerceu um importante papel ao seu lado. Ela era muito admirada no cenário político pelo jeito cativante. Em três governos diferentes, ela presenciou de perto a consolidação do golpe de 1964, a Anistia de 1979 e a consolidação da Nova República, em início da década de 1990.


Neta de um senador e governador do Ceará, João Tomé Saboia (1870-1945), ela acompanhou de perto a política desde criança. Estudou no Rio de Janeiro, cursou letras, e acabou fincando raízes no Recife, logo após seu casamento.


Em nota, a família lamentou a perda de Dona Magdalena. “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de nossa mãe e avó, Magdalena Fiuza Arraes de Alencar, ocorrido nesta quinta-feira (11).Mada foi um exemplo de amor e dedicação, deixando um legado de bondade e generosidade. Sua partida deixa uma saudade imensa em todos que tiveram a honra de conhecê-la e conviver com ela. A família agradece as mensagens de apoio e carinho neste momento de dor e saudade. O velório será nesta sexta-feira (12), às 8h, na capela do cemitério de Santo Amaro. E o enterro às 11h.

Filhos, netos e bisnetos”.

Quaest: Aprovação de Lula vai a 54% e volta a se descolar de reprovação, de 43%.

 

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) levantou a avaliação dos brasileiros sobre o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sobre o seu governo. O trabalho do presidente Lula (PT) é aprovado por 54% , enquanto 43% dos entrevistados reprovam. O resultado indica que a aprovação voltou a se descolar da reprovação e, agora, é 11 pontos maior.

Em maio, os percentuais eram de 50% e 47%, respectivamente, o que indicava empate técnico entre os dois indicadores. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. O intervalo de confiança é de 95%.

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente.

 

A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas. 

A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pode ser acessada aqui. Já a lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa pode ser acessada aqui. A expectativa da pasta é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. “Em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano”.

O Farmácia Popular oferta, atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita. 

Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça.

Ministro Fachin reafirma que marco temporal é inconstitucional.

 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reafirmou nesta quarta-feira (10) que a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas é inconstitucional. A declaração de Fachin foi proferida durante audiência com parlamentares e representantes de movimentos indigenistas para tratar da questão.

O ministro é relator do processo no qual o Supremo definiu que a tese é inconstitucional. Apesar da decisão, o Congresso validou no ano passado o marco temporal ao derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei favorável à tese.

Pela tese, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. Na audiência, o ministro Fachin reafirmou seu posicionamento contrário ao marco temporal.

Alunos do ensino médio terão novas disciplinas e mais horas de ensino obrigatório em 2025.

 

A partir de 2025, alunos no ensino médio vão ter disciplinas novas e mais horas de ensino obrigatório. A reforma do ensino médio já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em março. No Senado, os parlamentares mudaram pontos da proposta e o texto teve de ser votado novamente pelos deputados. Depois de mais discussões com o MEC – Ministério da Educação e sociedade civil, a aprovação foi quase unânime: 437 votos a favor e um contra.

A carga horária nos três anos permanece como é hoje: 3 mil horas. O que muda é a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas, de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas. Atualmente, são 1,8 mil horas para as obrigatórias e 1,2 mil para as optativas. Agora, as obrigatórias crescem para 2.400 horas e optativas passam para 600 horas.

A lista de disciplinas obrigatórias aumentou: além de português, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia, entram inglês, ciências da natureza e ciências humanas. O espanhol segue sendo matéria optativa, apesar de ter sido votada como obrigatória pelos senadores.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

SECRETÁRIO EXECUTIVO DE OBRAS DE KEKO DO ARMAZÉM, MARCOS MATOSO E SEUS FAMILIARES SÃO INVESTIGADOS PELO MPPE POR RECEBIMENTO DE PROPINA E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

O Ministério Público do Estado de Pernambuco instaurou um inquérito civil para investigar o Secretário Executivo de Obras Públicas, Marco Matoso e seus familiares, por suposto recebimento de propina e enriquecimento ilícito.


Marco Matoso era coordenador no Governo de Lula Cabral(solidariedade), um cargo de quarto escalão , cujo salário é de R$ 2.800(dois mil e oitocentos reais). No governo de Keko do Armazém(PP) foi nomeado como secretário de obras, mesmo sem ser engenheiro. O Secretário tem esbanjado riqueza e bens que são incompatíveis com seus rendimentos, é o que se comenta no meio político.

Nos bastidores, comenta-se que há outros secretários no governo Keko do Armazém dando sinais exteriores de riquezas.

Fonte: Blog do Paulo Farias

Câmara rejeita mudanças do Senado para o novo Ensino Médio.

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) novas mudanças na reforma do ensino médio. A proposta já tinha sido analisada pelo Senado e agora será enviada à sanção presidencial.

O substitutivo do deputado Mendonça Filho (União-PE) mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1,8 mil para 2,4 mil horas nos três anos do ensino médio para alunos que não optarem pelo ensino técnico. A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3 mil horas nos três anos. 

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias ou ciências humanas e sociais aplicadas.

A proposta tinha recebido alterações no Senado Federal, que foram derrubadas pelos deputados. Entre elas, trecho que obrigava o ensino médio a ter no mínimo 70% da grade como disciplina básica e apenas 30% para os itinerários formativos. Mendonça excluiu esse ponto e, assim, os itinerários formativos poderão abranger mais que 30%.

Enem 2024: disponível resultado de pedidos de atendimento especial.

 

Os resultados dos recursos de candidatos que fizeram solicitações de atendimento especializado durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os inscritos devem conferir se a solicitação foi aceita na Página do Participante do Enem, com login único do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Em 2024, as provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. Pelo cronograma do exame, a divulgação do resultado final está agendada para de 13 de janeiro de 2025.

O Ministério da Educação (MEC) ainda avalia a necessidade de aplicação das provas em nova data para os participantes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública causada pelas chuvas volumosas que atingiram o estado nos meses de abril e maio.