Realização Luck Entretenimento

terça-feira, 15 de setembro de 2020

NOVO PRESIDENTE DO STF, LUIZ FUX TESTA POSITIVO PARA COVID-19

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, testou positivo para Covid-19. Segundo a assessoria de comunicação da presidência da Corte, Fux foi ao hospital hoje (14), no Rio de Janeiro, após “apresentar aumento de temperatura corporal”. O ministro, no entanto, passa bem e conduzirá sua primeira sessão como presidente do STF.
“A suspeita é de que possa ter contraído o novo coronavírus em almoço de confraternização familiar no último sábado (12). O ministro seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias”, disse a assessoria do STF. As sessões ordinárias estão ocorrendo de forma remota, por videoconferência.
Ele tomou posse, na última quinta-feira (10), no cargo de presidente do Supremo, para um mandato de dois anos e acumulará a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma sessão do conselho estava prevista para hoje (15), mas foi cancelada.
“A medida foi tomada após confirmação de que o presidente do CNJ, Luiz Fux, testou positivo para a covid-19 e vai manter o isolamento social. A reunião plenária não previa ao julgamento de processos. Em ato solene, Fux presidiria a primeira sessão do Conselho desde a posse no cargo de presidente, em 10 de setembro, com apresentação de eixos da gestão”, afirmou o CNJ, em nota.

RELATOR DÁ PARECER FAVORÁVEL A IMPEACHMENT DE WITZEL

Foto: Cléber Mendes

Por ESTADÃO CONTEÚDO — O relator do processo contra o governador afastado Wilson Witzel (PSC) na Assembleia Legislativa do Rio elaborou parecer favorável ao impeachment. O documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, afirma que Witzel participou diretamente de atos que proporcionaram danos aos cofres públicos – e que configuram, no contexto de pandemia, “descaso com a vida e oportunismo com a desgraça.” O parecer vai ser julgado nesta quinta-feira, 17, pela comissão especial formada pela Casa.

No documento de 77 páginas, o deputado Rodrigo Bacellar (SD) destaca principalmente os momentos em que o governador afastado teria atuado para firmar contratos com as organizações sociais Unir Saúde e Iabas, acusadas de terem como sócio o empresário Mário Peixoto, pivô dos recentes escândalos de corrupção na pasta. No caso da Unir, Witzel assinou, em março, a requalificação da empresa. Em outubro de 2019, após pareceres, as secretarias de Casa Civil e de Saúde a haviam desqualificado, dados os indícios de irregularidades.
“Assim, ao vulnerar os mecanismos de controle sob o falso argumento de atendimento do interesse público, desconsiderando todas as provas e decisões unívocas em sentido contrário, penso ter o Exmo. Governador agido dolosamente no atendimento do interesse privado, deixando o Estado do Rio indefeso e a população desassistida”, afirma Bacellar.
A Iabas, por sua vez, foi a empresa que ganhou o direito de tocar os hospitais de campanha, principal forma de corrupção apontada pelo Ministério Público no âmbito dos supostos desvios durante a pandemia. Há indícios de fraudes nos contratos, e a maioria das unidades prometidas não foi entregue pelo governo.
“Não existe a meu sentir a menor dúvida de que os fortes indícios e as contundentes provas quanto à ilicitude nas mencionadas contratações e os milionários prejuízos já contabilizados aos cofres públicos não só constituem sólido embasamento a demonstrar a justa causa para a apuração do crime de responsabilidade, como pintam com tintas fortes a subversão de valores em que mergulhou a administração estadual”, aponta o relatório. Mesmo no período em que esteve desqualificada, a Unir teria recebido R$ 26 milhões do Estado.
O parecer de Bacellar deve ser aprovado pela comissão de 25 deputados nesta quinta-feira e levado a plenário na semana que vem.
Se 47 dos 70 parlamentares concordarem com o entendimento da comissão, Witzel é afastado pela Alerj – atualmente, ele já está fora do cargo por 180 dias, mas por meio de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Depois do afastamento, forma-se um tribunal misto composto por deputados e desembargadores. Eles analisam, a partir daí, a cassação em si do mandato do governador.
No relatório do relator, é negado à defesa o pedido para a comissão cumprir oitivas antes da apresentação do parecer.
Os advogados de Witzel haviam solicitado mais tempo para se defender: queriam realizar depoimentos de 15 pessoas, incluindo o delator Edmar Santos, ex-secretário de Saúde. Pediam ainda perícias em documentos.
Para Bacellar, o colegiado especial deve versar apenas sobre o prosseguimento da denúncia e não sobre sua admissibilidade. Por isso, afirma, não cabe a ele o cumprimento de oitivas, que poderiam ser cumpridas após a formação do tribunal misto pela Alerj.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - BOLSONARO VETA SÓ UMA PARTE DE PERDÃO A IGREJAS

Foto: Reprodução

Por O Antagonista — Jair Bolsonaro vetou parcialmente os dispositivos que perdoavam R$ 1 bilhão em dívidas de igrejas.
O presidente vetou o artigo 8º do projeto de lei que isentava os templos do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Segundo o Planalto, o “presidente Jair Bolsonaro se mostra favorável à não tributação de templos de qualquer religião, porém a proposta do projeto de lei apresentava obstáculo jurídico incontornável, podendo a eventual sanção implicar em crime de responsabilidade do Presidente da República”.
O veto, como mostramos, atende à recomendação do Ministério da Economia e da Subchefia para Assuntos Jurídicos.
Bolsonaro, no entanto, sancionou o artigo 9º, que anula autuações da Receita sobre a prebenda, a remuneração de pastores e líderes religiosos.
O trecho confirma uma lei de 2015 que define que os valores pagos a ministros ou membros de ordem religiosa não configuram remuneração direta ou indireta, e, portanto, não devem ser considerados para efeitos previdenciários.
“Por outro lado, o art. 9º foi sancionado integralmente, pois confirma e reforça a previsão legal que já existe desde 2015 no tocante aos pagamentos realizados pelas entidades religiosas aos seus membros. Assim, não se considera como remuneração, para efeitos previdenciários, o valor pago por entidades religiosas aos seus ministros e membros de instituto de vida consagrada”, destacou o Planalto.
A decisão de Bolsonaro desagrada a bancada evangélica e líderes religiosos que compõem a base do governo. O veto ao perdão, no entanto, já havia sido sinalizado pelo presidente a deputados.
Em reunião, Bolsonaro argumentou que poderia cometer “crime de responsabilidade” ao sancionar a medida, por não haver previsão orçamentária para a renúncia da receita.
Nas redes sociais, porém, Bolsonaro escreveu:
“Confesso, caso fosse Deputado ou Senador, por ocasião da análise do veto que deve ocorrer até outubro, votaria pela derrubada do mesmo.”

4 mil voluntários brasileiros já receberam a vacina chinesa

 

VACINA CORONAVÍRUSEm entrevista coletiva nesta segunda-feira, 14, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que mais de de 4.000 voluntários já receberam, ao menos, a primeira dose dos testes da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, batizada de CoronaVac. Alguns destes já passaram pela aplicação da segunda dose.

Em entrevista à VEJA, Covas havia citado que nenhum paciente teve efeitos adversos graves, apenas incômodos de menor potencia, como dor no local da aplicação. Segundo ele, na entrevista de hoje, os estudos estão evoluindo dentro do esperado.

Ao todo 9.000 brasileiros participam dos ensaios clínicos em cinco estados e mais o Distrito Federal. As primeiras doses do fármaco devem começar a ser entregues a partir de outubro, dentro de seringas. Haverá também entrega de um composto do medicamento a ser envasado no Butantan a partir deste mesmo mês.

Governo do RN inicia testagem em servidores públicos

 

2020-07-29t144111z-1519332118-rc223i9anj06-rtrmadp-3-health-coronavirus-vaccines-accessO Governo do Rio Grande do Norte iniciou nesta segunda-feira (14) a testagem sorológica em servidores públicos estaduais. Serão disponibilizados 16 mil exames, que identificam se a pessoa já teve contato com o coronavírus.  Essa é mais uma medida preventiva tomada durante a pandemia e que integra o Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial do Poder Executivo Estadual.

A ação foi divulgada durante a coletiva de imprensa para atualização dos dados epidemiológicos da pandemia, na Escola de Governo. O objetivo da ação, que será conduzida pelas Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead), é investigar o padrão sorológico dos servidores públicos para o novo coronavírus, auxiliando nas orientações e medidas preventivas. A testagem de servidores deverá acontecer ao longo dos próximos três meses.

Convenções partidárias geram aglomerações pelo interior do RN

 

IMAGEM ILUSTRATIVA
O último fim de semana antes do encerramento do prazo para a realização de convenções partidárias registrou aglomerações em várias cidades do Rio Grande do Norte. Na maioria dos encontros que apresentaram os candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano, as pessoas não cumpriam as recomendações de distanciamento social e de uso da máscara de proteção, como aponta o decreto do governo do estado para conter a propagação do novo coronavírus.

Houve registro em municípios como São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Assú, Serrinha, Nova Cruz, São José de Mipibu, Montanhas, Várzea, Taboleiro Grande, Barcelona e Tibau. Além das convenções em locais fechados lotados, também foram compartilhadas nas redes sociais imagens de carreatas e passeatas com paredões de som.

Veja abaixo as recomendações do TSE para as convenções:

  • Realizar as reuniões e eventos preferencialmente por meio virtual.
  • Em reuniões presenciais, calcular o número de pessoas presentes de acordo com a capacidade da sala, de modo a permitir distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
  • No caso de eventos presenciais, orientar que todos os presentes usem corretamente a máscara.
  • No caso de eventos presenciais, preferir ambientes com ventilação natural ou em área externa.
  • Não servir refeições ou realizar outros eventos que impeçam o uso de máscaras faciais.
  • Evitar a distribuição de material impresso.
  • Disponibilizar lavatórios e/ou álcool em gel 70% em locais de eventos presenciais.
  • Orientar filiados com mais de 60 anos ou outros fatores de risco a evitar o comparecimento a atividades presenciais.

CURIOSIDADES - Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida extraterrestre

 

venus2Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14), na revista científica “Nature”, um artigo que aponta a descoberta do gás fosfina na atmosfera de Vênus. A fosfina é um gás que existe também na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana. “Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta”, informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

A fosfina existente na atmosfera terrestre é produzida por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou pela atividade industrial. Em Vênus, os cientistas acreditam que ele pode ter origem em processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos. Os cientistas não conseguiram identificar a fonte.

Bombeiros atenderam 245 ocorrências de incêndio florestal em agosto

 


108483619-fotos-pb-bombeirosmsO Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu 245 ocorrências de incêndio florestal em todo o estado somente no mês de agosto. O número é considerado alto, representando uma média de quase 08 ocorrências por dia. Entretanto, no mesmo período do ano passado, 265 incêndios foram contabilizados, índice ainda superior.

Os relatórios mostram que a Grande Natal registrou o maior número de incêndios, ficando com 41% do total, seguida de Caicó e Mossoró, com 27% e 22%, respectivamente. Os dados foram fornecidos pelos Relatórios Mensais de Atividades (RMA) das unidades e divulgados pela Diretoria de Engenharia e Operações do CBMRN nesta segunda-feira (14).

Entre essas ocorrências, destaque para o incêndio florestal na Serra da Capelinha, no município de Parelhas, Região Seridó do estado, no último dia 22. Na ocasião, os Bombeiros Militares de Caicó foram ao local às 14h e se depararam com um incêndio de grande proporção, além do difícil acesso para a realização do deslocamento. O controle total das chamas durou quatro dias e ao todo mais de 400 hectares foram devastados pelo fogo.

ALBERTO ARAÚJO CONFIRMADO COMO VICE COM SÂNZIA MAIA EM JARDIM DE PIRANHAS

 

Nesta segunda feira (14) mais uma reviravolta para o pleito de Jardim de Piranhas 2020. O então pré candidato pelo (PP) Aberto Araújo (Beto de Zé Henrique), decidiu junto aos seus pré candidatos ao legislativo, desistir de disputar as eleições municipais deste ano sozinhos, e sim, apoiar a candidatura de Sânzia Maia (PL) com Alberto compondo a chapa como vice. Com essa aliança, o pleito diminui a quantidade de possíveis candidatos para o executivo com: Diassis Silva e Heron, Rogério Couro Fino e Joãzinho de Joca e finaliza agora com Sânzia Maia e Aberto Araújo.  

domingo, 13 de setembro de 2020

CURIOSIDADES - Papa Francisco chama prazer sexual de ‘simplesmente divino’

 

PAPA FRANCISCOO prazer sexual e o gastronômico são “simplesmente divinos”, disse o Papa Francisco em uma entrevista publicada em um livro publicado na quarta-feira (09) na Itália. “A Igreja condenou os prazeres desumanos, grosseiros, vulgares, mas por outro lado sempre aceitou os prazeres humanos, sóbrios, morais”, disse o papa argentino quando questionado por Carlo Petrini, escritor e gourmet italiano.

“O prazer vem diretamente de Deus, não é católico, nem cristão, nem nada parecido, é simplesmente divino”, enfatiza o pontífice. O prazer de comer serve para manter uma boa saúde, da mesma forma que o prazer sexual serve para embelezar o amor e garantir a continuidade da espécie“, disse Francisco.

O papa se opõe categoricamente a uma “moralidade abençoada” que rejeita a noção de prazer, como aconteceu na história da Igreja Católica, porque “é uma interpretação errônea da mensagem cristã”. Esta visão “causou enormes danos, que ainda são perceptíveis em alguns casos”, acrescentou. O papa também destaca sua admiração pelo filme “A Festa de Babette”, que se passa em uma comunidade protestante dinamarquesa ultrapuritana do século XIX e que é uma homenagem à gastronomia

Conselho do IFRN aprova retorno às aulas remotas a partir de 5 de outubro

 

IFRN Campus CaicóO Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) aprovou na noite de sexta-feira (11) o retorno das aulas remotas a partir do dia 5 de outubro. A decisão aconteceu durante uma reunião, que definiu o calendário acadêmico de retomada das atividades da instituição. As aulas no IFRN estavam suspensas desde março por conta da pandemia do coronavírus.

O calendário prevê um retorno no próximo dia 21 com a “Semana de ambientação para docentes e demais servidores”, que segue até o dia 25. Haverá ainda o “Seminário de integração” e a “Semana de formação/ambientação para estudantes”. Essas primeiras semanas visam preparar alunos e professores para o ensino no ambiente virtual.

COM DEFINIÇÕES PARA O EXECUTIVO DE JARDIM DE PIRANHAS, COMO FICA O LEGISLATIVO?

 

Foto montagem: Naquib Libânio

Com os possíveis nomes já definidos para a disputa para o executivo de Jardim de Piranhas no pleito deste ano (Diassis Silva, Alberto Araújo, Sânzia Maia e Rogério Couro Fino). Muitos nomes novos estão aparecendo para a disputa para o legislativo municipal na cidade. Com isso, o cenário que para o executivo fica super concorrido, o que dizer do fatiamento de votos para o cargo de vereador?

Jardim de Piranhas tem pouco mais de 10,000 eleitores aptos para votar, mas na última eleição municipal apenas pouco mais de 8,000 foram as urnas, já dificultando os votos para quem queria a reeleição. E hoje esses números se tornam uma dificuldade a mais para os mandatários continuarem com uma cadeira na Câmara Municipal. Pois os votos que vinham dessas famílias serão naturalmente direcionados aos nomes que saem dessas casas, diminuindo os votos dos vereadores que já tem sua "cadeira cativa garantida".

O desejo de mudança na "casa do povo" piranhense, vem cada vez mais sendo fortalecida diante das atuações pouco expressivas dos referidos edis no município.E com isso, coloca ainda mais ameaçado um lugar dentro do legislativo da cidade ou esse pensamento está equivocado?    

MARCADA PARA (16/09) A CONVENÇÃO DO PARTIDO PROGRESSISTA (PP) EM JARDIM DE PIRANHAS.

 

No próximo dia (16/09) acontecerá a convenção municipal do Partido Progressista (PP), que trás como seu pré candidato ao executivo municipal Alberto Araújo. Alberto tem uma trajetória política muito vasta dentro do município, pois tem como principal referência o ex prefeito e seu pai José Henrique (in memória), além de já ter exercido o cargo de vereador, também foi vice prefeito da cidade e secretário municipal.

Alberto com mais de 30 anos na vida pública,vem para mais uma disputa para o executivo de Jardim de Piranhas, tendo como base a família e o povo (como o mesmo ressalta). Alberto tem como seu principal lema, de fazer suas campanhas de pé no chão e com propostas de melhorias para o município e assistencialismo direto com a população.

A convenção acontecerá na antiga residência do Sr. José Henrique na Rua Governador Dix-Sept Rosado, 161 centro a partir da 14:00hs.

MARCADA A CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PARTIDO LIBERAL (PL) PARA O DIA (16).

 

No próximo dia (16/09) o Partido Liberal (PL), realizará sua convenção municipal tendo como sua pré candidata Sânzia Maia para o executivo municipal. Sânzia entra em sua primeira disputa eleitoral representando a família Maia, um dos fortes grupos políticos de Jardim de Piranhas. 

Tendo como principal apoio o seu esposo Agaciel Maia (deputado distrital), João Maia (deputado federal) e Zenaíde Maia (senadora). Sânzia tem como base além de sua formação superior, como também, de acompanhar e participar da vida política não só na trajetória política do seu esposo, sempre esteve nas lutas políticas da família Maia dentro e fora do município.





MARCADA A CONVENÇÃO DO MDB PARA O DIA (16) EM JARDIM DE PIRANHAS

 

No próximo dia (16/09) a partir das 15:00hs acontecerá na sede da Câmara Municipal de Jardim de Piranhas, a convenção municipal do Partido MDB. Trazendo como principal pré candidato ao executivo municipal o empresário Rogério Couro Fino. Rogério confirmou (até o momento), o também empresário Joãzinho de Joca para seu vice na chapa.

Com apoio do grupo liderado pelo ex prefeito António Macaco, confirmado também o apoio do atual prefeito da cidade Elídio Queiroz. Rogério desta vez, vem para a sua segunda disputa ainda mais fortalecido e com a firmeza de fazer uma campanha mais objetiva para chegar a vitória.