Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Jardim de Piranhas assume pacto pela alfabetização



A Secretaria Municipal de Educação de Jardim de Piranhas assinou ao Termo de Adesão ao Ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, 2017/2018), que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O compromisso também se estende ao ciclo formativo do Programa Novo Mais Educação, que reforçam e ampliam, em consonância com as metas 5 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), conforme a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e com o Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007.
Além da alfabetização na idade certa, Jardim de Piranhas se compromete em reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente nos demais anos do ensino fundamental; fomentar a qualidade da aprendizagem na idade adequada e diminuir a distorção idade-ano na educação básica.
O PNAIC atenderá a três grupos diferenciados: professores e coordenadores pedagógicos dos 1º e 3º anos do Ensino Fundamental; professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do PNME.

Salomão Gurgel fará palestra sobre valorização da vida em Campo Grande, nesta sexta (24)

Abordando o tema “Valorizando a Vida: Prevenindo a Depressão e o Suicídio”, o psiquiatra Salomão Gurgel fará palestra nesta sexta (24), no município de Campo Grande. O médico fez a mesma palestra em Caicó, na Escola Estadual Senador Guerra, dia 22.
A palestra, que é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, será realizada no auditório Instituto Gentil, em Campo Grande, sendo voltada para professores, profissionais da saúde e da assistência social, e para todos os públicos interessados na temática.
“Estamos abordando essa temática, que é de fundamental relevância. É preciso levar informação para as pessoas sobre um assunto, que é delicado, mas que deve ser discutido”, afirmou Salomão Gurgel.

RN tem uma mulher assassinada a cada dois dias em média, aponta relatório


Violência Doméstica Vítima : Foto de stock

A cada dois dias em média, uma mulher é assassinada em algum lugar do Rio Grande do Norte. Os dados são do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO-RN) que divulgou relatório neste mês de novembro. Os números, inclusive, deverão impulsionar o debate na audiência pública sobre os 16 dias de Ativismo pela Não Violência contra Mulher, a ser realizado na próxima segunda-feira (27), a partir das 14 horas, no auditório da Assembleia Legislativa.
A proposição do debate é da socióloga e deputada estadual Márcia Maia que mostra preocupação quanto aos números apresentados pelo relatório que retrata os casos de assassinato contra mulheres cometidos entre 1 de janeiro e 17 de novembro de 2017 e que confirma o crescimento da violência contra a mulher no estado.

MUNDO BIZARRO - Deputado que odiava gay, é gay!

Wes Goodman, 33 anos, um deputado do Partido Republicano de Ohio, nos EUA, foi flagrado tendo relações sexuais com outro homem dentro de seu próprio gabinete.
Curiosamente, o político, que se demitiu do cargo após o escândalo, era conhecido por ser extremamente conservador e por seus discursos contra os ideais da comunidade LGBT.
Goodman, que tinha como ideal a ideia de que o “casamento natural” deveria ocorrer apenas entre um homem e uma mulher, é casado com a diretora assistente do evento anual antiaborto, March for Life (Marcha para a Vida), de acordo com informações do The Independent.
Sugere-se que a situação, que ocorreu há algumas semanas e foi flagrada por um indivíduo não identificado, foi passada a Mike Dittoe, secretário-geral do parlamento estadual de Ohio, levando a renúncia do deputado.
Goodman era considerado a “consciência do movimento conservador”. Em sua página oficial no Twitter, que agora é privada, ele se auto definia como “Cristão. Americano. Conservador. Republicano”, embora tenha sido flagrado em “conduta imprópria” – de acordo com seus próprios discursos. A página oficial do deputado no Facebook já não está mais online, bem como o site oficial de sua campanha foi tirado do ar.
“Os ideais de uma família com o amor de um pai e uma mãe, um casamento natural, e uma comunidade cuidadora são para tentar alcançar e proteger“, dizia ele em seu site.

Black Friday: Procon Legislativo indica lista de 518 sites não confiáveis para compras



Em dia de ‘Black Friday’, em que o mercado brasileiro oferece promoções incomuns para o consumidor, e com uma profusão de recomendações de órgãos de defesa do consumidor, o Procon da Assembleia Legislativa tem uma dica especial para o potiguar: muito cuidado com compras pela internet.
“Isso porque, a julgar pela experiência do ano passado, não tivemos reclamações sobre compras presenciais. É cada vez menos comum esse tipo de reclamação. Por outro lado, as reclamações por compras na internet é que cresceram. E o consumidor deve ficar atento”, orientou o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa, Dari Dantas.
De acordo com ele, a ‘Black Friday’ gera reclamações por compras na internet que estão relacionadas especialmente ao prazo de entrega ou à falta de entrega do produto adquirido. Por isso, o Procon da Assembleia Legislativa recomenda que o consumidor tome cuidado com alguns sites.
“Temos uma lista de vários endereços virtuais que recomendamos ao consumidor que passe longe deles, pois serão problema na certa”, destacou Dari Dantas.
A lista, que tem 518 sites, relaciona endereços que vendem diversos tipos de produtos, de eletroeletrônicos a perfumaria.
A relação completa pode ser acessada clicando AQUI
Orientações

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A IGNORÂNCIA LEVA A INTOLERÂNCIA E A MALDADE

“É bigA, é rola, no c*”
Aniversário de criança com direito a beijo na boca entre meninos, bolo de travesti e cantando os parabéns com a letra acima...
Se você também se revoltou, una-se a nós na luta contra a ideologia de gênero nas escolas.

Tem que mudar de sexo

Um pedido de vista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio suspendeu ontem (22) o julgamento da Corte sobre a possibilidade de transexuais alterarem o nome no registro civil sem a realização de cirurgia de mudança de sexo. Atualmente, a alteração nos documentos oficiais não é permitida porque não está prevista na legislação, mas várias pessoas tiveram o direito reconhecido em decisões individuais na Justiça. Não há data para retomada do julgamento.
Até o momento, há cinco votos a favor da mudança no registro sem a obrigatoriedade da cirurgia. Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber seguiram entendimento do relator, Dias Toffoli.

Deputado é barrado em presídio com queijo e biscoitos na cueca



Rio – Preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda, em Brasília (DF), desde junho deste ano, depois de ser condenado a sete anos e dois meses, o deputado federal Celso Jacob (PMDB) foi flagrado entrando na cadeia com um queijo provolone e dois pacotes de biscoitos escondidos na cueca, no domingo. Ele cumpre pena em regime semiaberto mas, por decisão da Câmara, não perdeu o mandato. Durante o dia dá expediente no Congresso e, à noite, volta para dormir na cadeia.
Segundo o relatório da direção do presídio, o deputado havia saído no último sábado e, quando voltou no dia seguinte, os agentes penitenciários encontraram as guloseimas durante a revista. Indagado se havia mais alguma coisa guardada, Celso negou e disse que “estava com fome e que não iria mais tentar entrar com alimentos”. Depois do queijo desidratado, os agentes encontraram um pacote de biscoito light e um de biscoito caseiro. A irregularidade rendeu a Celso a punição de sete dias no isolamento pelo diretor-adjunto do CDP, Vanderley Melo Alcântara.
Por meio de nota, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social informou que Celso Jacob foi levado imediatamente para o isolamento. E, por conta do episódio, foi aberto um inquérito disciplinar para apurar o caso. Procurado, o advogado do deputado federal, Thiago Machado, não retornou às ligações da reportagem e nem respondeu mensagens.

Casa Durval Paiva emite alerta de fraude em perfil falso em Whatsapp solicitando doações para a instituição

A Casa Durval Paiva vem a público informar que tem sido veiculado pelo whatsapp um perfil falso de Rilder Campos, presidente da Casa, com mensagem solicitando doações para a instituição. “A Casa Durval Paiva não utiliza dessa ferramenta para angariar recursos, nem credencia terceiros para pedirem doações em seu nome.
Não recebemos tais valores e não somos responsáveis por esta prática. Quem receber tal mensagem considere como um golpe. Para doar de forma segura basta acessar o site www.casadurvalpaiva.org.br, na nossa fanpage do Facebook/casadurvalpaiva ou pelo telefone (84) 4006-1600” enfatiza Rilder. A recomendação para quem receber tal mensagem é para que denuncie às autoridades policiais competentes.

O impeachment do governador Robinson Faria

No dia 29 de abril de 2014, último ano de gestão da então governadora Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP), ela esteve na iminência de ser deposta por um impeachment. Àquela data foi lida proposta nesse sentido na Assembleia Legislativa, por iniciativa do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN), que queria seu imediato afastamento antes mesmo do processo.
O deputado Hermano Morais (PMDB) foi o relator do processo que possuía 30 volumes, com cerca de 2.500 páginas. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa votou pela admissibilidade formal de tramitação do pedido de impeachment – Denúncia por Crimes de Responsabilidade – contra a governadora.

Chuvas isoladas na região de Patos (PB). Bom pra nós

Um calor insuportável está sendo sentido no semiárido da Paraíbanos últimos 04 dias, a condição de pouca nebulosidade que fez a superfície do Sertão do estado aquecer acima do normal para a época, deve-se a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveissobre a região.
No centro do sistema meteorológico ocorre subsidência de ar frio e seco, de cerca de 12 Km de altitude até próximo da superfície, fato que impede a formação de nebulosidade precipitante, assim como vinha ocorrendo.
No entanto, nas últimas horas o centro do referido fenômeno se deslocou um pouco, e com isso foram observadas algumas nuvens, e até mesmo chuvas isoladas na região de Patos (PB).
Dessa forma, o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira prevê chuvas isoladas e em pequena quantidade no Sertão da Paraíba nos próximos 03 dias.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Estado Islâmico publica imagens mostrando papa Francisco decapitado



Poucos dias depois de circular na internet uma imagem produzida pelo Estado Islâmico prometendo um ataque ao Vaticano, os jihadistas divulgam uma fotomontagem mostrando o papa Francisco sendo decapitado.

A foto é uma sobreposição grosseira do rosto do papa sobre a imagem real de uma execução do Estado Islâmico. A divulgação foi obra da Wafa Media, que no passado distribuía os vídeos com decapitações na internet.
Um jihadista está sobre o corpo de um prisioneiro vestindo um macacão laranja – típico das prisões americanas – com as mãos amarradas nas costas. O terrorista, com um lenço branco cobrindo o rosto, segura uma faca em uma mão e toca a cabeça que deveria ser de Francisco com a outra. Para não haver dúvidas, “Jorge Mario Bergoglio”, o nome de batismo do papa, está escrito ao lado da cabeça.
Ao fundo é uma paisagem urbana e uma caminhonete com os jihadistas que carregam a conhecida bandeira preta do EI.

Criador de cobra píton é encontrado estrangulado ao lado do animal



Dan Brandon, de 31 anos, foi encontrado estrangulado ao lado de sua cobra de estimação em Fleet, no Reino Unido. O britânico era obcecado pela vida selvagem e o motivo da morte, segundo a polícia, foi estrangulamento. Os investigadores agora querem saber se foi a cobra quem estrangulou o dono, uma vez que o réptil encontrava-se fora de sua jaula quando o corpo foi encontrado em casa, revela o EXTRA.
“A morte não é tratada como suspeita neste momento. Uma investigação será preparada”, informou um porta-voz da polícia de Hampshire ao “The Sun”. Foi criada uma campanha de financiamento coletivo no site JustGiving para beneficiar a organização WWF, em homenagem ao amor de Dan pela vida selvagem.

GAROTINHO E ROSINHA SÃO PRESOS NO RJ POR CAUSA DE DELAÇÃO DE RICARDO SAUD (JBS)

Rosinha Matheus na sede da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes. (Foto: Phelipe Soares/NF Notícias)
Os ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos na manhã desta quarta-feira (22). Segundo um agente da Polícia Federal, a prisão tem relação com a delação do Ricardo Saud, da JBS. Em depoimento, Ricardo Saud diz que fez os pagamentos para o PR em troca do apoio do partido à chapa Dilma-Temer, em 2014.


Segundo o empresário, o contato era feito com o senador Antônio Carlos e o repasse para a sigla foi de R$ 36 milhões entre doação oficial dissimulada, uso de notas fiscais frias e propina paga em espécie. De acordo com Saud, ele se encontrou com o senador ou com emissários ‘não menos que 10 vezes’ em locais marcados ou na própria sede da JBS, em São Paulo.
A Justiça Eleitoral de Campos informou que a investigação trata de corrupção passiva, extorsão qualificada com uso de arma de fogo, crimes eleitorais, falsidade eleitoral, crime de caixa dois e organização criminosa, envolvendo extorsão de empresários junto à prefeitura de Campos , e que Garotinho e Rosinha foram alvos de mandados de prisão preventiva.
O ex-governador já tinha sido preso na Operação Chequinho da Polícia Federal, que investiga um esquema de troca de votos envolvendo o programa social Cheque Cidadão, na eleição municipal do ano passado.
Rosinha foi levada para a sede da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Garotinho estava no apartamento dele no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, quando foi detido. A polícia ainda não informou se ele vai ser levado para Campos ou se a ex-governadora Rosinha vem para o Rio.

Senado aprova mudança de modelo eleitoral para distrital misto

O Senado aprovou por 40 votos a 13 na tarde desta 3ª feira (21.nov.2017) o modelo distrital misto para o regime eleitoral brasileiro. Caso seja aprovado, as eleições para vereadores e deputados não será mais apenas pelo regime proporcional.
O projeto propõe uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário. Os eleitores teriam 2 votos: 1 para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos).
O texto agora segue para a Câmara. Contudo, mesmo se for aprovado pelos deputados, não terá validade para as eleições de 2018.
Isso porque a Constituição estabelece que as regras eleitorais só têm validade se tiverem sido aprovadas pelo menos um ano antes da disputa.

Impeachment de Fux pela canetada de R$ 4,2 bilhões

Um advogado do Maranhão enviou ao Senado pedido de impeachment do ministro Luiz Fux, do STF. Alega que o magistrado cometeu crime de responsabilidade ao autorizar, em 2014, por liminar, o pagamento de auxílio-moradia a 17 mil juízes e 13 mil membros do MP e não ter submetido o caso ao plenário até hoje. A informação é de Daniela Lima, na coluna Painel de hoje, da Folha de S.Paulo.
Segundo a colunista, Pedro Leonel de Carvalho diz que a canetada de Fux custou R$ 4,2 bilhões aos cofres públicos.
O pedido foi encaminhado à advocacia da Casa.O ministro foi criticado no Congresso por ter, segundo parlamentares, debochado de Aécio Neves ao condená-lo ao recolhimento noturno, em setembro.

MÚSICA - Morre o ator e cantor David Cassidy

David Cassidy, o cantor e protagonista da série de televisão dos anos 70 “A Família Dó-Ré-Mi”, faleceu na terça-feira (22/11) na Flórida aos 67 anos, vítima de umainsuficiência hepática.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

CLUBE ATLÉTICO PIRANHAS INICIA PROJETO PARA A SUA VOLTA PROFISSIONAL EM 2018


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Afastado do futebol profissional desde 2004 quando foi rebaixado na elite do estadual, o Clube Atlético Piranhas, representante da cidade de Jardim de Piranhas, iniciou o projeto para "voltar a ativa" na temporada de 2018, quando pretende jogar a Segunda Divisão do Estadual.
Campeão da Segunda Divisão de 1998, o CAP busca trazer de volta para a cidade de Jardim de Piranhas o futebol profissional, coisa que não ocorre desde 2009 quando o Real Sociedade Independente foi o último representante local em competições profissionais.
A empresa Fair Sports Brasil LTDA parceira do clube, é a responsável pela filiação do clube, no qual já iniciou a produção dos uniformes e também a documentação para manter em condições legais a documentação do clube, devido estar licenciado a um bom período.
Será a volta de uma tradicional equipe ao nosso futebol ? Torcemos para que isso ocorra, pois temos de valorizar nosso esporte.
Fonte: Página no Face book 

MUNDO - Na Líbia, leilão vende jovens negros por R$ 1.300



Em destaque na CNN desde o final da última semana, a reportagem “Pessoas à venda: Onde as vidas são leiloadas por US$ 400” reproduz em vídeo gravado por celular um leilão de imigrantes negros, realizado no mês de agosto, na Líbia.
“800… 900… 1.000… 1.000”, fala o leiloeiro, acima. Os dois jovens não identificados, “meninos grandes e fortes para trabalhar em fazenda”, foram vendidos por 1.200 dinares, cerca de R$ 2.600, R$ 1.300 cada um.
O canal de notícias mobilizou quatro repórteres na Líbia para confirmar a autenticidade do vídeo e encontrar dois dos jovens escravos. Com medo, eles se recusaram a falar.
A CNN informou depois que “autoridades líbias” abriram investigação, mas o país está em guerra civil.
BBC e outros repercutiram, ouvindo do presidente da União Africana que a organização “usará todas as ferramentas à sua disposição para acabar” com o “comércio desprezível, de uma outra era”.
‘ÇA, C’EST UN TRUC DE NOIR’
Publicada por franceses como a revista “Le Point”, a agência France Presse despachou longa reportagem com o enunciado “As desigualdades raciais minam o mito de um Brasil mestiço”, marcando o Dia da Consciência Negra. No final, registrou, sobre William Waack:
— Semana passada, um famoso apresentador de TV foi suspenso. Irritado por uma buzina, ele escorregou, sarcástico: “Isso é coisa de preto”.
‘VULNERABILIDADE’
Com fotos de Dado Galdieri, de crianças treinando para se proteger de tiroteio numa escola da favela da Maré (acima) e outras, o “New York Times” noticia que o Rio de Janeiro enfrenta um “surto de violência”.
Folha de São Paulo
Imagens: Reprodução

Futuro ministro recebeu 450 mil da família de bicheiro



Escolhido por Michel Temer para assumir o Ministério das Cidades, o deputado Alexandre Baldy terá dificuldades para se dissociar de um dos mais famosos contraventores do país, Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Desde 2012, quando uma CPI investigou o bicheiro, a relação entre os dois é pública, notória e constrangedora. Cachoeira derretia-se ao se referir ao agora futuro ministro como “menino de ouro”.
Mas a prestação de contas da disputa eleitoral de 2014 revela mais: a família Almeida Ramos ajudou a financiar o plano de poder do pupilo.
A empresa JC Distribuidora de Medicamentos, que pertence a Sebastião de Almeida Ramos Filho, irmão de Carlinhos Cachoeira, doou 450 000 reais à campanha de Baldy naquele ano.
A JC é velha conhecida das autoridades. Em 2012, segundo “O Globo”, a empresa foi investigada pela Receita por movimentações atípicas, 66,8 milhões de reais em dois anos. A tomar pelo montante que passa pelo caixa da distribuidora, um agrado de 450 000 reais a um amigo que pode valer ouro, não há de ser nada.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL - Chile é o primeiro país latino a proibir uso de sacolas plásticas

A presidente Michelle Bachelet assinou na semana passada o projeto de lei que proíbe a venda de sacolas plásticas em mais de 100 cidades e vilarejos ao longo da costa do Chile.
A medida torna o país o primeiro da América Latina a enfrentar de maneira séria o problema que o plástico vem causando ao meio ambiente, ao poluir os oceanos e matar milhares de animais marinhos.
“Precisamos cuidar de nossos ecossistemas marinhos”, disse Michelle Bachelet. “Nossos peixes e outras espécies estão morrendo pela ingestão de plástico ou estrangulados com estes resíduos. Esta é uma luta que todos temos que abraçar: comércio, consumidores e governos.”

Vereador promete distribuir soco-inglês para mulheres: ‘Chance de defesa’



Um vereador de Itu (SP) trabalha em um projeto inusitado para oferecer às mulheres uma forma diferente de defesa pessoal: o soco-inglês. A intenção, segundo Reginaldo Cartola (PTB), é fazer a distribuição de 5 mil unidades em todo o estado de São Paulo.

O soco-inglês ou soqueira, que é considerada uma arma branca, é feita de metal, plástico e fibra de carbono, com quatro orifícios para encaixe dos dedos como anéis, causando mais dano e ferimentos, quando dado um soco, à vítima atingida.
Carlota afirma que o objetivo da ação é acabar com a violência contra as mulheres, porém, a medida contraria opiniões e pode ser considerada ilegal.

“No Brasil, mulheres andam quase o tempo todo desarmadas e mesmo as que têm um maior potencial de reação, são vítimas por estarem naturalmente em desvantagem contra um homem, geralmente mais forte”, afirma Cartola.

Ainda de acordo com o vereador, para ter acesso ao soco-inglês é necessário entrar em contato com ele. Para quem mora fora do município de Itu, será preciso R$ 25 pelo envio do objeto.
O político comenta ainda que também é um adepto da peça, que é feita em aço carbono com cerca de 11 centímetros de largura, por 6 centímetros de altura, 8 milímetros de espessura, 2,5 centímetros de diâmetro para encaixe dos dedos e pesa 150 gramas.
“Com um soco-inglês de aço entre os dedos – que equivale a uma martelada na cabeça – acredito que uma mulher terá muito mais chances de defesa ao ser atacada por um ‘vagabundo’. Meu objetivo com esse projeto é equilibrar um pouco as coisas, se assim posso dizer”, declara Carlota.

Falsa segurança

O porte de arma branca atualmente não é considerado crime no Brasil, e sim uma contravenção penal. No entanto, segundo a advogada criminalista e atual presidente da OAB de Itu, Liliane Gazzola Faus, é preciso verificar a finalidade do uso do objeto.

“Esse caso pode ser enquadrado como incitação de acordo com o artigo 286 do Código Penal, já que não ajuda a conter a violência e pode ainda ser usado pelo agressor.”

Ainda de acordo com Liliane, é preciso ficar atento aos diferentes tipo de propaganda e ressalta que toda violência deve ser informada aos órgãos públicos antes de qualquer reação.
“Nesse tempo de intolerância que vivemos, alimentar uma ideia de portar o soco-inglês faria como uma suposta segurança, pode dar vazão à agressividade, além da falsa ideia de defesa. Com certeza não é recomendado”, conclui a presidente da OAB.
O parlamentar e também as pessoas que portarem o objeto podem responder por crimes, segundo o delegado seccional de Sorocaba Marcelo Carriel.
“O vereador pode incorrer ao crime de apologia ao crime e quem estiver portando essa arma, que se equivale a uma faca ou arma branca, vai responder por contravenção penal”, explica.
Vereador divulgou fotos de modelos de soco inglês que deverão ser distribuídos (Foto: Divulgação)
Vereador divulgou fotos de modelos de soco inglês que deverão ser distribuídos (Foto: Divulgação)

Certidões de nascimento, casamento e óbito mudam a partir de hoje; veja

Novos modelos de formulários para certidões de nascimento, casamento e óbito, que serão confeccionados pela Casa da Moeda (Foto: Divulgação/MJ)
As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes a partir desta terça-feira (21). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único.

Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo “filiação” e não mais o termo “genitores”. De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil.
Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.
 Em setembro, o presidente Michel Temer sancionou a lei que muda as regras para registro de nascimento e casamento, que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto.
Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo.

Relatório sugere fim do ensino superior gratuito para país economizar



Para cortar gastos sem prejudicar os mais pobres, o governo deveria acabar com a gratuidade do ensino superior. Essa é uma das sugestões apresentadas no relatório “Um ajuste justo – propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, elaborado pelo Banco Mundial.

A ideia é que o governo continue subsidiando os estudantes que estão entre os 40% mais pobres do País. Porém, os de renda média e alta poderiam pagar pelo curso depois de formados. Durante a faculdade, eles acessariam algum tipo de crédito, como o Fies.
Essa proposta se baseia no fato que 65% dos estudantes das instituições de ensino superior federais estão na faixa dos 40% mais ricos da população. Como, após formadas, essas pessoas tendem a ter um aumento de renda, a suspeita dos técnicos é que a gratuidade “pode estar perpetuando a desigualdade no País.”
O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de estudantes nas universidades e institutos federais, ao passo que nas universidades privadas são 8 milhões de estudantes. Porém, o custo médio de um aluno numa faculdade privada é de R$ 14.000,00 por ano. Nas universidades federais, esse custo salta para R$ 41.000,00 e nos institutos federais o valor é ainda maior: R$ 74.000,00 ao ano.
Esse gasto, diz o estudo, é “muito superior” ao de países como a Espanha e a Itália, por exemplo. No entanto, o valor agregado em termos de conhecimento dos estudantes não é muito diferente do das faculdades privadas. Esse critério considera o que o aluno aprendeu em comparação ao que se esperava que ele tivesse aprendido.
Os gastos do governo com ensino superior são equivalentes a 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e crescem, em termos reais, 7% ao ano, acima da média mundial. “As despesas com ensino superior são, ao mesmo tempo, ineficientes e regressivas”, diz o relatório.
Uma reforma poderia economizar aproximadamente  R$ 13 bilhões ao ano nas universidades e institutos federais. No nível estadual, a economia poderia ser de R$ 3 bilhões.
Além da cobrança de mensalidades, o estudo sugere que os gastos por aluno tenham como limite o valor gasto pelas instituições mais eficientes. As menos eficientes teriam, assim, de ajustar suas despesas à nova realidade.
Se as escolas do ensino fundamental e médio atingissem o nível das melhores do sistema, o desempenho na prova do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) subiria 40% para o nível fundamental e 18% no médio. No entanto, aponta o relatório, o Brasil gasta perto de R$ 56 bilhões a mais do que seria necessário para ter o atual desempenho.
A principal proposta para enxugar gastos nessas esferas é aumentar a quantidade de alunos por professor. O estudo diz que a quantidade de estudantes está caindo devido à redução das taxas de natalidade, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A proposta é não repor os professores que deixam o sistema. Só com isso, a economia seria de R$ 22 bilhões.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

MUNDO BIZARRO - Pesquisadores da UFMG testam vacina contra a cocaína

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) testam uma vacina que tem se mostrado capaz de criar anticorpos contra a cocaína e bloquear os efeitos da droga. O principal objetivo é auxiliar no tratamento de dependentes químicos. Os pesquisadores desenvolveram em laboratório uma molécula que se liga à droga, tornando-a identificável pelo sistema imunológico.
“Na verdade, a cocaína não é identificada pelo nosso sistema imune porque ela é uma molécula muito pequena. Então, a gente precisa ligar moléculas grandes para o sistema imune ‘olhar’ para a cocaína e ‘falar’ assim: ‘você não é bem-vinda aqui’. O que esta molécula faz é tornar a cocaína uma molécula pouco bem-vinda no organismo”, explicou o pesquisador Frederico Garcia, coordenador do Centro de Referência em Drogas da UFMG.
A partir daí, as células de defesa do organismo entram em ação. “E aí, nossos glóbulos brancos passam a produzir anticorpos contra a cocaína. Então, toda vez que a cocaína entra na corrente sanguínea, estes anticorpos se ligam à cocaína e não se desligam. E, aí, impedem que ela entre numa barreira protetora do cérebro”, completou. Dessa forma, o usuário deixa de ter os efeitos da droga.

Deputados voltam a discutir PEC que pode vetar aborto em caso de estupro

Continua nesta terça-feira, 21, na Câmara Federal, a discussão sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pode proibir o aborto em qualquer circunstância no Brasil. A PEC 181 propõe incluir na Constituição “a garantia do direito à vida desde a concepção”.
Na prática, se levado a votação e aprovado pelo Congresso, o projeto deve criminalizar até mesmo as três possibilidades de aborto hoje permitidas legalmente no País: casos de estupro, anencefalia (feto com má formação cerebral) ou risco à vida da gestante.
Com 18 votos favoráveis, exclusivamente masculinos, o texto-base da PEC foi aprovado no último dia 8, depois de mais de quatro horas de reunião e diversas tentativas de adiamento da votação por parlamentares contrários. Destaques ao projeto – que podem alterar pontos do texto – devem ser discutidos e votados no encontro desta terça.

Forte dos Reis Magos sofre com o abandono do poder público

Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. É administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
forte foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
A situação tende a piorar…
Confira as fotos – Créditos: Cézar Virgílio