Realização Luck Entretenimento

sábado, 26 de setembro de 2015

Primeiro parque híbrido de energia renovável do país é inaugurado em PE

Parque híbrido de energia renovável em Tacaratu, PE (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Parque híbrido de energia renovável em Tacaratu, PE (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
O primeiro parque híbrido do Brasil - que une a geração de energia solar e eólica - foi inaugurado nesta sexta-feira (25) em Tacaratu, na Região do São Franciso de Pernambuco, De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, as atividades já foram iniciadas no local.
Também segundo o departamento de Comunicação, o empreendimento é formado por duas usinas fotovoltaicas com potência instalada de 11 megawatts, sendo - a partir desta sexta - o maior parque fotovoltaico em operação no país. Além das usinas, há um parque eólico de 80 megawatts. Juntos, são capazes de gerar 340 gigawatt-hora  por ano, volume suficiente para abastecer 250 mil residências. O investimento total no Complexo Fontes foi de em média R$ 660 milhões.
"Nesse momento, Pernambuco e Tacaratu aumentam em mais de 30% a capacidade instalada de geração de energia solar no país", disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Thiago Norões. O modelo híbrido se mostra viável em 60% do território pernambucano, conforme informou a assessoria do estado. Estão mapeados 762 gigawatts com potencial competitivo no estado, como aponta o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco.

Bando explodiu caixas eletrônicos de Serra Negra do Norte

Dois caixas eletrônicos foram destruídos por explosões em Serra Negra do Norte, no RN (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Um bando fortemente armado invadiu a cidade de Serra Negra do Norte na madrugada de hoje (26), por volta das 2h40, para estourar dois caixas eletrônicos pertencentes ao Bradesco. A ação criminosa correu em frente à praça Senador Dinarte Mariz.
Segundo testemunhas, foram ouvidas cerca de quatro explosões, enquanto integrantes do grupo se posicionaram em frente ao destacamento da PM, próximo a BR 427, impedindo uma reação dos policiais que estavam cercados. Os suspeitos fugiram em direção ao estado da Paraíba, mas antes incendiaram um Fiat prata, de placas EBZ 6820/SP, usado na ação.

Sobe para 13 o número de municípios em colapso de abastecimento de água

semaguaA crise hídrica que atinge o Rio Grande do Norte agrava a cada dia. Agora, são 13 o número de cidades em colapso no abastecimento de água, segundo informa a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Na última semana, uma cidade voltou a ser abastecida, enquanto três entraram em colapso, totalizando 13.
Na última lista divulgada pela companhia, as cidades em colapso eram Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.
O município de Riacho de Santana voltou a ser abastecido, enquanto que as cidades de Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas tiveram o abastecimento suspenso. A Caern acrescenta que Alexandria, cidade abastecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE), também entrou colapso, totalizando 13 municípios.

Rede Sustentabilidade começa a se expandir pelo Brasil e pode chegar a Caicó

ImageProxyO Rede Sustentabilidade realiza encontro regional na Paraíba neste domingo (27), em João Pessoa. O evento será realizado, a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos.
O encontro terá por finalidade central a formação oficial do partido na Paraíba e a apresentação do projeto político da nova legenda, que tem um dos principais nomes da política nacional, a ex-senadora Marina Silva. Será promovida a filiação de novos militantes e estarão presentes alguns pré-candidatos às eleições municipais de 2016 (majoritárias e proporcionais), em várias cidades paraibanas. Em João Pessoa, aguarda-se a filiação de pelo menos dois vereadores.
De acordo com informações do repórter Paulo Júnior (Agência de Notícias Correio do Seridó), em Caicó, alguns simpatizantes já se articulam para fundar o partido Rede Sustentabilidade e entrar na disputa do pleito eleitoral em 2016.
O partido Rede Sustentabilidade teve o registro aprovado na última terça-feira (22) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Antes, porém, já vinha atuando no universo político nacional, por meio de mobilização da sociedade com vistas à solução dos sérios problemas que atingem a sociedade.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Bebê quase morre após contrair herpes labial por um beijo na boca

  • Reprodução/Facebook
    Brook teve bolhas nos lábios, nas bochechas e no queixo
    Brook teve bolhas nos lábios, nas bochechas e no queixo

Uma bebê recém-nascida de Doncaster, na Inglaterra, quase morreu após contrair herpes labial por conta de um beijo recebido na boca. Após o susto, a mãe da menina, Claire Henderson, decidiu fazer um apelo usando seu perfil no Facebook. "Nunca deixe estranhos beijarem seu bebê, mesmo que não aparentem nenhuma doença", escreveu ela, pedindo que a postagem fosse compartilhada para o máximo de pessoas.
A menina Brook apresentou bolhas nos lábios, nas bochechas e no queixo e precisou ser hospitalizada por cinco dias. Felizmente, Claire notou os sinais rapidamente e procurou socorro médico a tempo.
Ela afirmou que se sentiu no dever de alertar outros pais e mulheres grávidas sobre o fato de o vírus da herpes ser potencialmente fatal para bebês com menos de três meses, uma vez que eles ainda não adquiriram imunidade para lutar contra a doença.
O herpes do recém-nascido é considerado uma infecção grave que pode causar danos permanentes no cérebro, fígado e pulmões, podendo levar à morte.
A doença é caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas na região da boca, que formam uma ferida. Os principais sintomas são dor, coceira, ardência e vermelhidão. O contágio se dá pelo contato com a lesão, por meio de beijo, ou de objetos infectados, como maquiagem, talheres e copos.

DEPUTADO KELPS LIMA DETONA O GOVERNADOR NAS REDES SOCIAIS SOBRE AUMENTO DE IMPOSTO

O modelo de administrar e fazer política no RN quebrou o Estado e agora o Governo, ao invés de enxugar e modernizar a máquina pública resolver passar a conta para a População. ‪#‎COMPARTILHE‬

Petrobras reajusta o preço do gás em 11%, no segundo aumento este mês

botijaoA Petrobras reajustou os preços de comercialização do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), para uso industrial, comercial e granel, com percentual médio de 11%, a partir desta sexta-feira (25). De acordo com a companhia, este alinhamento dos preços do GLP Não abrange o produto destinado ao uso residencial, conhecido como gás de cozinha, que já havia sido reajustado no primeiro dia deste mês.
A Petrobras estima que o impacto desse reajuste no preço de venda ao consumidor final, que varia de acordo com a sua destinação, será da ordem de 5%. O presidente do Sindigás-RJ, Sérgio Bandeira de Mello, disse que o reajuste foi uma surpresa, porque no dia 1° de setembro houve um aumento de 15% para cilindro de até 13 kg e agora foi repetido o aumento. “Para nós, é uma surpresa porque o preço que eles [Petrobras] estão cobrando está pelo menos 63% mais alto do que o preço da paridade de importação. Então, é um aumento que não foi pouco importante”, explicou.

Mais uma “lapada” na conta de luz

conta de luzAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem, uma nova metodologia de cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um encargo cobrado nas contas de luz.
Parte da conta, que até então era paga pelas indústrias, será repassada aos consumidores residenciais, o que pode representar uma alta de até 8% nas contas de luz. O impacto no bolso do consumidor será sentido quando autorizado o reajuste tarifário anual de cada distribuidora de energia.

Esposa de Elídio Queiroz pode ser candidata a prefeita de Jardim de Piranhas


Elídio e Cristina

Não foi a toa que o prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz (PSD) filiou sua esposa, Cristina recentemente no PSB. Elídio enfrenta problemas na Justiça Eleitoral e sabe dos riscos de não viabilizar sua candidatura a reeleição. E o Blog do Marcos Dantas já soube que, caso Elídio tenha seu registro eventualmente negado, Cristina já estaria pronta para disputar a prefeitura em seu lugar.

Do blog:
Como não é novidade, o prefeito Elídio Queiroz foi cassado por duas vezes consecutivas pelo Tribunal Eleitoral do estado e agora está pendurado esperando a decisão do Superior Tribunal Eleitoral em Brasília. Será que Elídio já tem a certeza de que não terá chance de se livrar dessa, perdendo o mandato e ainda ficar inelegível por 8 anos?. Se esse for o caso, ele já está preparando o terreno para de alguma forma não entregar de mãos beijadas a prefeitura. Mas também fica a pergunta: Mesmo sendo aliado do governador e com um deputado estadual, um federal e uma senadora, a administração de Elídio vem sendo uma das mais fracas e quebradas da história do município com diversas obras paradas, nenhum tipo de investimento, folha encharcada, equipamentos de frota sucateada, sem falar das dificuldades para resolver de forma mais firme o estado de emergência em que se encontra a cidade de Jardim de Piranhas devido a falta de água dentre outras mais. Mesmo com tudo isso, será que o prefeito vai continuar segurando a (BATATA QUENTE) passando o comando para a esposa se "caso consiga" emplacar?

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CIDADÃO FAZ DENÚNCIA FORMAL E DIVULGA EM REDE SOCIAL PIPEIROS AGINDO DE FORMA IRREGULAR EM CAICÓ

Adalberto Fernandes com Caico Digit e outras 2 pessoas
s baldes que ela tem de 50 litros diretamente na sala da sua casa porque ela mora sozinha e não poderia carregar pra dentro se por acaso eles enchessem esses baldes em sua calçada. Munidos com a prerrogativa de que não poderiam abastecer vasilhames dentro da residência eles se negaram, dessa forma a "velhinha" não ficou na mão porque outras pessoas fizeram esse transporte. Até aí tudo bem... são normas da empresa e os pipeiros estão cumprindo determinações expressas, mas quando foi nesta manha eu flagrei (apenas duas casas após a casa da Senhora de mais de 80 anos) outro vizinho chamando o motorista dessa pipa dentro da área da casa dele. Não sei qual o teor da conversa que rolou, mas o prestados de serviços da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte adentrou a residência desse outro vizinho e fez o abastecimento de uma caixa de 1.000 litros. O detalhe é que essa caixa tem uma bomba acoplada e no mesmo instante o dono dessa residência bombeava a água pra sua caixa d'água de alvenaria (tijolos). Fiz o registro fotográfico e fiz uma denúncia formal na CAERN (e não anônima) a fim que práticas como essa não voltem a ocorrer. A lei precisa ser igual para todos. Estou aguardando respostas dos responsáveis.
Peço que todos compartilhem em outros grupos, twiter, facebook e demais mídias sociais. Isso não pode acontecer.
QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA TODOS!

Hospital do Seridó terá plantão de pediatria e obstetrícia todos os dias do mês de outubro

hospital_serido
A junta interventora federal composta pelo Município de Caicó e o Estado do Rio Grande do Norte instalada na Fundação Hospitalar Carlindo Dantas continua trabalhando na estruturação e ampliação dos servidos materno infantil no Hospital do Seridó, em Caico.  Desta vez, a junta e a direção clínica da unidade conseguiram fechar de forma antecipada toda a escala de plantão composta por médicos pediatras e obstetras que estarão trabalhando durante todos os dias do mês de outubro.
O trabalho é realizado com apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde e do governo por meio da Sesap. A gestão interventora do Hospital do Seridó informa que as mulheres grávidas podem ficar tranquilas e com a certeza de que terão atendimento todos os dias podendo ter seus filhos em Caicó.

Juro do cartão de crédito ultrapassa 400% ao ano, diz BC

jurosOs juros médios cobrados nas operações com cartão de crédito rotativo, a modalidade mais cara do mercado, voltaram a subir em agosto, e atingiram a marca recorde de 403,5% ao ano, informou o Banco Central, nesta quarta-feira.
Na comparação com julho, quanto essa taxa era de 394,7%, houve alta de 8,8 pontos porcentuais. Os juros do cheque especial também voltaram a subir no mês passado, atingindo 253,2%, contra 246,9% em julho. Trata-se do maior patamar desde setembro de 1995, quando estava em 271,46%.

STJ determina devolução do Plano Collor a produtores rurais

carteira dinheiroAgricultores que fizeram financiamento de custeio ou investimento no Banco do Brasil em março de 1990 terão direito a receber a diferença do que pagaram a mais pelos financiamentos corrigidos pelos índices da poupança no Plano Collor. A decisão foi tomada ontem (22) pelo Superior Tribunal de Justiça e beneficia, de acordo com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), mais de cinco milhões de produtores.
A ação existe desde 1994 e chegou ao STJ no ano passado. A decisão determina a redução dos percentuais de 84,32% para 41,28% nos financiamentos agrícolas indexados pela poupança. Poderão reaver a diferença os agricultores que comprovarem o financiamento de custeio ou investimento no banco no período mencionado.
De acordo com a SRB, os produtores podem pedir a devolução do diferencial corrigido e com juros, ingressando com habilitação na Ação Civil Pública em Brasília. “O interessado deverá conseguir cópia dos contratos vigentes à época por meio, por exemplo, de certidão no registro de imóveis da cidade onde exerce/exerceu a atividade e, se possível, os comprovantes de pagamento ou prorrogação do débito”, informou a entidade.

Schumacher está com menos de 45 quilos e consciência limitada, diz jornal

schumacher esqui
O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher ainda estaria sem falar e se locomover e pesando menos de 45 quilos, revelou o jornal britânico “Daily Express” nesta quarta-feira (23). Para efeito de comparação, o espanhol Fernando Alonso – que é três centímetros mais baixo que o alemão -, pesa 68 quilos. A publicação entrevistou uma fonte próxima à família do alemão e ela revelou que “não se vê milagres no horizonte” porque Schumacher “continua incapaz de falar ou andar e tem uma consciência muito limitada sobre o ambiente que o envolve”.
As informações não foram confirmadas oficialmente. As últimas notícias sobre o estado de saúde do alemão, que são sempre dadas pela porta-voz do heptacampeão mundial de F1, Sabine Kehm, foram divulgadas em 22 de maio. Na época, ela afirmou que “ele está fazendo progressos considerando a gravidade das lesões em sua cabeça”.
Após o acidente enquanto esquiava na França, no dia 29 de dezembro de 2013, Schumacher ficou em coma por cerca de seis meses no hospital de Grénoble e foi transferido para um centro hospitalar suíço, por quatro meses. Depois desse tempo, ele foi para sua casa em Gland, na Suíça, e é assistido por uma equipe de 15 profissionais, liderados pelo médico Richard Frackowiak.

Marina Silva agradece ao PSB e passa a ser filiada honorária

20141019071242_cv_MARINAres20130214013445485875u_gdeO presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu nesta quarta-feira, 23, a visita da ex-senadora Marina Silva, que obteve ontem a confirmação do registro de seu novo partido, a Rede Sustentabilidade. Candidata a presidente da República na eleição do ano passado, Marina agradeceu a acolhida do PSB e foi convidada a ser uma filiada honorária do partido.
“Todos vocês, da direção da Rede, que estiveram conosco serão nossos filiados honorários sempre”, disse Siqueira, em reunião na sede nacional do PSB, da qual participaram o vice-presidente de Relações Governamentais do partido, Beto Albuquerque, e o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande.
Durante o encontro, Marina entregou uma carta na qual pede desfiliação e agradece ao PSB por ter sido recebida depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro à Rede em 2013. Emocionada, a ex-senadora lembrou que, apesar disso, o então candidato Eduardo Campos reconheceu a Rede como um partido político.
“Vocês possibilitaram a nós ter uma inserção política na conjuntura nacional como um partido político sem ser um partido político. Fizeram uma aliança conosco sem que tivéssemos como aportar sequer um segundo de televisão ou qualquer estrutura, que não tínhamos, mas em torno de ideias e de um programa”, reconheceu.

HOJE (24) TEM SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS

Após o recesso em alusão as festividades da padroeira de Jardim de Piranhas, os vereadores voltaram os trabalhos em Sessão Ordinária nesta quinta feira (24) na Câmara Municipal.
Ainda no mês de outubro, as instalações da casa legislativa será ocupada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para a realização da revisão biométrica onde, os parlamentares irão percorrer os bairros da cidade com a Câmara Itinerante solicitada através de requerimento do 1º Secretário da Mesa o ver. Luis Soares durante esse período.
A sessão iniciará no horário regimental a partir das 16:00 h, e será transmitida na integra pela rádio Vale do Piranhas Fm 87,9.
Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DEPUTADO FEDERAL PELO RIO DE JANEIRO GLAUBER BRAGA SE FILIA AO PSOL EM BRASÍLIA

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, o ato de filiação ao PSOL do deputado federal Glauber Braga, do Rio de Janeiro. Em seu terceiro mandato na Câmara, Glauber reforça a nossa combativa bancada no Congresso Nacional, ao lado dos incansáveis Ivan Valente, Chico Alencar, Jean Wyllys, Edmilson Rodrigues e Randolfe Rodrigues.
Em sua fala, o novo integrante da bancada disse que se filia ao
PSOL para cumprir uma tarefa militante e ideológica.
Ainda no ato, o líder do partido na Câmara, deputado Chico Alencar, colocou o broche do PSOL em Glauber Braga. Antes disso, o novo psolista assinou a ficha de filiação, referendada pelo presidente nacional do partido,
Luiz Araújo.
Com a entrada do deputado, o PSOL volta a ter cinco integrantes e, portanto, os mesmos direitos que tinha no início desta Legislatura.
Além da filiação de Glauber, também foi anunciada a filiação de Jesus Rodrigues, ex-deputado federal pelo PT do Piauí.

Pré Avaliação do Sport Recife em Jardim de Piranhas foi sucesso, seis atletas selecionados e participação dos trigemeos da Escolinha do PSVER

Foi realizada no campo do Real Sociedade Independente na cidade de Jardim de Piranhas-RN. A pré avaliação feita pelo Observador Técnico do Sport Recife Carlos Gutemberg, e organizada pela Escolinha do PSVER que tem o comando de Tyko Fernandes que faz um excelente trabalho de base a frente de sua equipe.
Participaram atletas de Jardim de Piranhas, Caicó e São José do Brejo do Cruz-PB e seis foram pré aprovados, sendo três da Escolinha do PSVER de Jardim de Piranhas e três da cidade de Caicó.
Os atletas pré aprovados foram os seguintes:
Nauan(Atacante-2001), Andinho(Meia-99) e Nil Alisson(Zagueiro-(98) da Escolinha do PSVER e Jeferson(Volante-98), Rodrigo(Atacante-2002) e Claudinho(Lateral Esquerdo-(98) de Caicó.
O atleta Nataniel que é da Escolinha do PSVER já tinha sido aprovado na avaliação realizada na cidade de Brejo do Cruz. 
Entre os alunos da Escolinha do PSVER está os trigêmeos da cidade que fazem parte do projeto de Tyko Fernandes. 

Trigêmeos da Escolinha do PSVER e Carlos Gutemberg

Nauan, Jeferson, Claudinho e Nil Alisson

Portal Esporte do Vale
Fotos: Tyko Fernandes

DEU NO BLOG DE ROBSON PIRES - Vivaldo Costa compra briga com João Maia em Jardim de Piranhas


23/set/2015
ás 10:48
Publicado por Robson Pires na categoria

Vivaldo Costa compra briga com João Maia em Jardim de Piranhas

joao-vivaldoEx-aliados de longas datas, o deputado estadual Vivaldo Costa vai comprar briga uma política indigesta com o ex-deputado federal João Maia no município de Jardim de Piranhas ns eleições de 2016.
Vivaldo declarou hoje em seu programa na Rádio Caicó AM que apoiará o projeto de reeleição do atual prefeito Elídio Queiroz.
Enquanto, João Maia, estará em palanque oposto, quando apoiará o grupo dos “Macaco” no pleito de 2016.
À conferir!

Jardim do Seridó deverá ter água nas torneiras até meados de outubro, diz CAERN

agua_jardim
O abastecimento d’água realizado pela CAERN em Jardim do Seridó deverá ser feito até meados do próximo mês de outubro. Essa é a previsão do chefe do escritório local, José Vital. Segundo informou, apesar do baixíssimo nível da Barragem Passagem das Traíras e do açude Zangarelhas, a cidade vendo sendo abastecida num sistema de rodízio, o que leva a crer que mesmo assim, ainda terá água nas torneiras até esse prazo previsto.
Para prolongar o abastecimento na zona urbana, a prefeitura de Jardim do Seridó realizou recentemente, um trabalho de aprofundamento no Açude Zangarelhas, utilizando uma máquina escavadeira, onde se encontrava a bomba de captação de água, aumento assim, o tempo de abastecimento, através deste manancial. O açude tem capacidade para 7 milhões, 916 mil e 250 metros cúbicos d’água.
No entanto, de acordo com a última medição feita pela secretaria estadual dos Recursos Hídricos no dia 14/09, o açude estava com apenas 50 mil m³, o que representa apenas 0,65% de sua capacidade total. O Zangarelhas, também conhecido como Poço Doce foi muito por anos, o principal reservatório a abastecer a cidade de Jardim do Seridó.
Já a barragem Passagem das Traíras com capacidade total para 49.702.394 m³, atualmente, o reservatório encontra-se com 128.267 m³, segundo medição feita nesta terça-feira (22), pela SEMARH, representando somente 0,26% de seu armazenamento total. O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Jarbas Silva também já assegurou que trabalho semelhante realizado no Zangarelhas será feito no maior reservatório que abastece o município.

MPF recomenda que Caern suspenda venda de água a “pipeiros” em Caicó


pipaequador

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MP/RN) em Caicó enviaram uma recomendação à Caern para que a companhia suspenda a venda avulsa de água nos pontos de captação localizados na cidade e direcione todo volume para a rede pública de abastecimento. Hoje a venda avulsa ocorre sem controle sobre quantidade ou destinação, geralmente a donos de carros-pipa, e parte chega a ser revendida à população que sofre com o rodízio no abastecimento da Caern.
Conforme a recomendação conjunta, a venda para esses compradores particulares deverá ser suspensa enquanto a concessionária não for capaz de atender suficientemente a rede doméstica de usuários. O pedido leva em conta a prioridade que deve ser dada ao consumo humano, na utilização da água, e a situação atual dos principais reservatórios do estado, cujos volumes se encontram muito abaixo do normal.
O documento encaminhado à Direção, à Gerência Regional e à chefia do escritório da Caern em Caicó estabelece um prazo de dois úteis, a contar de seu recebimento, para que os representantes da companhia informem as medidas adotadas. O Ministério Público quer a suspensão da vigência de parte da Resolução 05/2013-D, no trecho que autoriza a venda de água avulsa para particulares.
Uma vistoria realizada pelo procurador da República Bruno Lamenha, que assina a recomendação junto com o representante da 3ª Promotoria de Justiça de Caicó, constatou que a venda avulsa de água a particulares é feita sem limite da quantidade e independente da destinação. Essa água, comprada pelos “pipeiros”, chega a ser revendida a moradores que estão sem abastecimento direto da Caern, por preços até dez vezes maior.

Desempenho do PAC é o pior desde 2011 e novas obras não são iniciadas

20120726104931_cv_pac2_gdeA execução orçamentaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2015 reflete o ajuste fiscal. Os recursos para uma das principais vitrines da administração petista, caíram quase pela metade neste ano, quando comparados com 2014. Além disso, a maioria da verba foi destinada aos pagamentos dos compromissos assumidos em exercícios anteriores, os “restos a pagar”.
Os oito primeiros meses de 2015 entregaram a pior execução dos últimos quatro anos, só superando os dispêndios de 2011. Os valores aplicados no chamado “PAC Orçamentário” (passível de monitoramento no Orçamento Geral da União), passaram de R$ 42,3 bilhões em 2014 para R$ 27 bilhões neste exercício, em se considerando os valores correntes entre janeiro e agosto.
Em valores absolutos a redução foi de R$ 15,3 bilhões. No entanto, do total aplicado, cerca de R$ 19 bilhões correspondem aos “restos a pagar”, ou seja, 70% da totalidade investida na rubrica em 2015. O montante também representa cerca de 30% dos R$ 65,2 bilhões autorizados para o programa neste exercício. Isto quer dizer que em obras iniciadas efetivamente neste ano foram aplicados apenas R$ 8 bilhões.