Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Advogada negra é algemada durante confusão em audiência no RJ

Policiais militares algemaram e prenderam uma advogada negra durante audiência no 3º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na terça-feira (11/9).
A confusão teve início depois que uma juíza leiga identificada como Ethel de Vasconcelos e a advogada Valéria dos Santos se desentenderam sobre incluir ou não uma contestação no processo em análise. A discussão foi gravada em vídeos e revelada pela TV Globo.
Imagens mostraram a advogada Valéria dos Santos discutindo com a juíza leiga, que afirmava querer encerrar a sessão, enquanto a advogada alegava ainda não ter terminado o trabalho dela e feito as contestações do caso.
A discussão prosseguiu, e a juíza pediu que a advogada se retirasse da sala. Ela afirmou que não sairia antes da chegada do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), responsável por atuar em casos de suspeita de desrespeito ao trabalho dos profissionais da classe. A juíza afirmou que ela tinha que esperar o delegado da OAB fora da sala. Diante do impasse, a juíza resolveu chamar a polícia.
Algemada, a advogada foi levada para o corredor. Ela chegou a ser levada para a delegacia de Duque de Caxias e só foi libertada quando o delegado da OAB mandou retirar as algemas. A Ordem afirmou que vai pedir o afastamento da juíza e dos dois policiais que aparecem nas imagens.
Racismo
Ao comentar após o ocorrido, Valéria dos Santos afirmou ter sentido um “certo desdém” da profissional que conduzia a audiência. “Não quero colocar a questão do racismo. Quando falamos em racismo, as pessoas falam que é “mimimi”. Não quero isso. Sou mulher e preciso trabalhar. Não tem ninguém que me sustenta”, disse, conforme divulgado pela plataforma Universa.
Em entrevista ao portal jurídico Jota, Valéria afirmou que, antes mesmo do início da audiência, já havia percebido que estava sendo vítima de racismo. “A juíza leiga perguntou se [eu e a cliente] éramos irmãs, talvez pelo fato de nós duas sermos negras. Minha cliente teve de falar: olha, ela é minha advogada”, relatou.
OAB-RJEm entrevista, o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-RJ, Luciano Bandeira, afirmou que a detenção da advogada gerou “perplexidade e indignação”.
“É algo que não ocorria nem na ditadura militar: uma advogada no exercício da profissão presa e algemada dentro de uma sala de audiência. Isso é inconcebível, é uma afronta ao Estado de Direito, à advocacia brasileira e ao direito de defesa”, disse. “Nada justifica o que ocorreu. Mesmo que a advogada estivesse errada em algo, caberia à magistrada registrar essas eventuais falhas em ata, jamais fazer o que fez”, completou.
Veja a íntegra da reação da OAB-RJ:
O caso ganhou ampla repercussão e também provocou reações de protesto entre internautas nas redes sociais.

ALRN está fora do ar sob ataque de hackers que exigem resgate em dinheiro para devolver dados roubados

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está sob um ataque conhecido no meio da informática como ‘ransonware’, um tipo de sequestro de dados, mediante pedido de resgate em dinheiro.
Uma fonte relatou que os primeiros sinais de instabilidade foram notados na noite de quarta para quinta-feira passada, tendo o site oficial da Casa saído do ar totalmente na sexta-feira (07). “Estamos sem intranet desde quinta-feira passada. Não estão dando mais detalhes, mas estamos sem fazer nada, pois, o sistema está travado”, relatou outra fonte.

VOTO DE CABRESTO É COLOCADO EM PRÁTICA

Imagem relacionada

MUNDO BIZARRO - Mãe de 98 anos fica presa embaixo do corpo da filha por pelo menos 4 dias em Cuiabá

A Politec foi acionada e encaminhou o corpo da filha, de 55 anos, ao IML — Foto: André Souza/ G1

O corpo de uma mulher de 55 anos foi encontrado por policiais militares caído em cima da mãe, de 98 anos, no Bairro CPA 4, em Cuiabá, nesta quarta-feira (12). A filha cuidava da mãe, que está debilitada. A mulher teria morrido de causas naturais.

Conforme informações da PM, a idosa estaria presa embaixo da filha há pelo menos quatro dias, pois, segundo os vizinhos, elas não eram vistas desde esse período. Além disso, o corpo já estava em avançado estado de decomposição.
Os vizinhos notaram que mãe e filha haviam sumido e chamaram a polícia.
Ao chegarem no local, os policiais sentiram um forte odor.
Com a ajuda dos vizinhos, eles arrombaram o portão e a porta após chamarem pelas duas, sem sucesso.
Em um dos quartos, os policiais encontraram a idosa consciente e presa sob o corpo da filha.
Conforme os policiais que atenderam a ocorrência, a idosa de 98 anos não tinha forças para sair debaixo do corpo da filha e sequer conseguia falar.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado e levou a idosa a uma unidade de saúde para atendimento médico, onde ficou por cerca de 2 horas, antes de ter alta por não apresentar qualquer problema de saúde.
Já o corpo da filha foi encaminhado por uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) ao Instituto Médico Legal (IML).

Pesquisa Inpacta/Adepol revela que 97% dos moradores da região central do RN não se sentem seguros ao sair de casa

MEDIDASEm parceria com a UFRN, através do Instituto InPacta, a Associação dos Delegados da Polícia Civil do RN apresentou aos candidatos ao Governo todos os dados da Pesquisa intitulada de “Eu dedico a Segurança do RN”. Dividida por regiões, a pesquisa traz um panorama dos crimes que mais preocupam os moradores, e soluções para melhorar a segurança pública.
Na Região Central, onde estão localizados também todos os municípios seridoenses, o número dos que não se sentem seguro ao sair de casa chega ao índice alarmante de 97%. Esse percentual aumenta para 98,7% quando são respondidos apenas por mulheres, e 95,9% quando são respondidos por homens.
Ainda de acordo com a pesquisa, dos crimes que mais causam preocupação, na região Central o líder é o tráfico de drogas, com 34,8% seguido de Roubo (34,3%), homicídio (20,4%) e violência contra vulneráveis (10,4%).
A pesquisa ainda pesquisou sobre quais medidas devem ser tomadas pelo próximo Governo, com relação à Segurança Pública. Dos que moram na Região Central e responderam à pesquisa, a maioria optou por uma polícia com mais tecnologia (22,4%), seguida por aumentar o efetivo policial (19,1%), políticas públicas preventivas (18,9%), legislação penal mais rígida (17,5%), melhorar a educação (13,8%) e melhorar o sistema prisional (8,3%).

Papa convoca bispos para cúpula de prevenção do abuso sexual

papa franciscoO Papa Francisco está convocando os bispos de todas as conferências episcopais de todo o mundo para uma cúpula em fevereiro para discutir a prevenção do abuso sexual de clérigos e a proteção de menores.
“O Santo Padre Francisco, depois de ouvir o Conselho dos Cardeais, decidiu convocar uma reunião com os Presidentes das Conferências Episcopais da Igreja Católica sobre o tema da ‘proteção de menores'”, diz o comunicado do Vaticano.
Segundo a agência Associated Press, a reunião, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de fevereiro, é a primeira desse tipo e sinaliza uma percepção nos níveis mais altos da Igreja de que o abuso sexual clerical é um problema global e não restrito ao mundo anglo-saxão, como muitos líderes da igreja insistem em dizer.
Os conselheiros cardeais-chave de Francisco anunciaram a decisão na quarta-feira (12), quando o mais recente capítulo de escândalo de encobrimento da Igreja Católica ao abuso sexual colocou o seu papado em crise.

Cobertura da vacinação para pólio e sarampo no RN chega a 91%

vacinadengueDados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), indicam que a campanha de proteção já aplicou 20,8 milhões de doses aplicadas. No Rio Grande do Norte, dos 188 mil que se encaixam no público-alvo, a cobertura alcançou 91,49% que receberam doses da vacina de poliomielite e 90,89% de sarampo. Ambos percentuais estão abaixo da média nacional, que marca, atualmente, 93%, e da meta estipulada no início da campanha, que era de 95% para cada uma das vacinas.
A campanha nacional se estende até a próxima sexta-feira (14) nos municípios que não atingiram a meta inicial. Este já é o segundo prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, que havia limitado o fim da campanha para o dia 31 de agosto, mas o alto número de municípios abaixo da meta motivaram o aumento do prazo. Em todo o Brasil, mais de 4 mil municípios do país cumpriram a meta.
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar independentemente da situação vacinal. Cerca de 800 mil crianças de todo o Brasil ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. No Rio Grande do Norte, 16 mil crianças ainda não estão protegidas.

ALERTA - Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

cancerO câncer avança e 18,1 milhões de novos casos serão registrados em 2018 no mundo, com um total de 9,6 milhões de mortes. Os dados foram publicados nesta quarta-feira, 12, pela Agência para a Pesquisa do Câncer, entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
O levantamento alerta que, se nada for feito, as incidências vão atingir 29,4 milhões de novos casos em 2040, uma expansão de 63% nos próximos 20 anos. A mortalidade deve subir de 9,6 milhões de pessoas hoje para 16,3 milhões em 2040.
Essa é a primeira vez desde 2012 que novos números estão sendo publicados. Há cinco anos, eram 14,1 milhões de novos casos e 8,2 milhões de mortes. O que as entidades alertam ainda é que serão os países emergentes que mais registrarão o aumento de casos, com um salto de 62% até 2040 e um total de 10 milhões de novos casos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

CBF vai mudar o escudo da seleção brasileira



É tempo de mudança. Com o passar do período nebuloso que envolveu dirigentes investigados e presos por corrupção, além de mais uma frustrante eliminação em Copas do Mundo, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu mudar sua identidade visual.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, a CBF está contratando uma empresa especializada para reformular sua identidade visual, incluindo o escudo que estampa a região do peito da camisa da seleção brasileira.

FAMOSOS - Mr Catra morre aos 49 anos vítima de câncer no estômago

O funkeiro Mr Catra, de 49 anos, morreu na tarde deste domingo (9), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital do Coração, zona sul da capital, onde tratava um câncer no estômago.
Ainda no comunicado, a equipe do músico pede respeito à dor da família.
— A informação foi dada à família pelo cirurgião oncológico Dr. Ricardo Motta por volta das 15h20 da tarde. Catra deixou três esposas e 32 filhos. Neste momento de sofrimento, agradecemos o carinho, cuidado e compreensão dos amigos da imprensa, e pedimos, gentilmente, para que respeitem o momento de tristeza da família.
Assim que a notícia da morte foi divulgada, o nome do funkeiro já foi parar no topo da lista dos assuntos mais comentados das redes sociais. Fãs anônimos e famosos lamentaram o ocorrido. Entre eles, a cantora Valesca Popozuda.

Presidente da FIERN entrega o MAIS RN aos candidatos ao Senado



O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, alertou nesta segunda-feira, 10, os candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte, durante entrega do projeto MAIS RN, na Casa da Indústria, sobre a gravíssima crise que o estado atravessa. “O Rio Grande do Norte pode terminar em pior situação que o Rio de Janeiro. Somente com a Previdência Social o déficit mensal ultrapassa os 100 milhões de reais”, disse, ressalvando que a constatação não é motivo de crítica a um ou outro governante.
Depois de enfatizar a importância do Senado para o país e os estados, Amaro Sales disse que a tarefa de reorganizar as contas públicas não pode ser atribuída exclusivamente ao governador. “É uma tarefa de todos nós, independente de quem seja o governador, atuarmos – sociedade e agentes políticos – na direção da colaboração com o Governo.”
O presidente da Federação das Indústrias disse que o MAIS RN é uma contribuição valiosa acerca do roteiro que precisa ser trilhado – conjuntamente – para o enfrentamento de temas de interesse do Rio Grande do Norte e voltou a defender um pacto de toda a sociedade para superação dos problemas que o estado atravessa.

Comitê da ONU reafirma que Lula tem direito de ser candidato

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas reiterou, nesta segunda-feira, que o Brasil deve garantir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o direito de disputar as eleições de 2018. O órgão reafirma o teor de sua decisão liminar de 17 de agosto e destaca que o estado brasileiro tem obrigação de cumprir sua determinação.

Congresso custará R$ 1,2 milhão por hora em 2019

Congresso_do_BrasilA previsão de gastos com o Congresso Nacional é de R$ 10,4 bilhões em 2019. O valor corresponde a mais de R$ 1 milhão por hora e está previsto no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2019.
A Câmara fica com a maior parte do valor (R$ 6 bilhões). O Senado terá R$ 4,3 bilhões. Na 1ª, a maior parte dos servidores é composta por secretários parlamentares, cuja contratação se dá por livre nomeação. São 10.922 ante 2.954 funcionários efetivos. Já no Senado, são 2.197 dos servidores são efetivos e 3.854 são comissionados.
O gasto com pessoal ocupará 22,6% do orçamento do próximo ano. O montante previsto é de R$ 325,9 bilhões, representando a 2ª maior fatia dos gastos. A 1ª fica por conta da Previdência, que ocupará 44,3% do total (R$ 637,9 bilhões).

UTILIDADE PÚBLICA - Potiguares com deficiência terão carteira de identidade descritiva

imagesNeste mês de setembro serão entregues as primeiras carteiras de identidade descritiva para pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte. A entrega deverá ocorrer no próximo dia 21, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A validação das carteiras está na Lei Estadual 1049/2018, promulgada no mês passado.
Ronaldo Tavares, presidente da Sociedade dos Cegos do RN (Socern) explica que a utilização das carteiras beneficia a pessoa com deficiência e ajuda a priorizar o atendimento. “É uma forma de evitar constrangimentos e maus tratos à pessoa com deficiência seja visual ou outra deficiência nas  repartições públicas e privadas. Nossos direitos não estavam sendo cumpridos, nem respeitado o atendimento preferencial”, diz.
A carteira descritiva vai conter informações como o tipo da deficiência, código internacional de deficiência e medicamentos que a pessoa toma ou substâncias que provoquem alergias. A emissão fica a cargo da Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejuc, mas as organizações representativas das pessoas com deficiência estão articulando para que também sejam autorizadas a emitir.

Mudanças no Facebook levarão três anos, diz Zuckerberg

Mark-Zuckerberg-FacebookMark Zuckerberg, o diretor geral (CEO) do Facebook  disse que a companhia passa por momento difícil depois dos problemas com o vazamento de dados da Cambridge Analyitica em março e a forte queda no preço das ações da empresa. Em seu perfil oficial na rede social sobre como pretende contornar a situação ele destacou que levará ao menos três anos para arrumar a casa.
“Enquanto o meu desafio é para 2018, estes são todos os esforços que vão levar anos. O esforço mais importante — Reconstruir todos os nossos sistemas de aplicação de conteúdo para encontrar um conteúdo nocivo, ao invés de esperar que as pessoas bandeira questões — É pelo menos um projeto de três anos”, escreveu.
Embora acredite que o projeto para fazer a rede social mais segura tanto para os usuários quanto para evitar interferência externa, ele ainda informa que o Facebook começou a trabalhar em cima disso já no ano passado, de forma que, em 2019, já seja um ambiente melhor com os problemas resolvidos.

Aposentadorias de militares e servidores vão gerar déficit de R$ 90 bi em 2019

militarAs aposentadorias concedidas a militares e a servidores públicos vão gerar um déficit estimado em R$ 90 bilhões na Previdência Social no ano que vem. A estimativa foi apresentada pelo governo na proposta de orçamento de 2019, enviada ao Congresso Nacional.
A previsão é que as contas da Previdência Social registrem rombo total de R$ 308 bilhões em 2019, dos quais R$ 218 bilhões são do Regime Geral e o restante, do Regime Próprio. O déficit nas contas da Previdência tem sido registrado ano após ano porque a receita obtida com a contribuição é, proporcionalmente, cada vez menor na comparação com o que será gasto com o pagamento de benefícios.

Reino Unido oferece ajuda para a reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro

museuMuseus e instituições científicas ao redor do mundo estão se mobilizando para ajudar a reerguer o Museu Nacional/UFRJ, que pegou fogo no último domingo e teve a maior parte de seu acervo destruída pelas chamas. O último a oferecer ajuda foi o Instituto Real de Antropologia, do Reino Unido, que pretende organizar dois dias de eventos para celebrar a antropologia brasileira e apoiar o museu.
As datas previstas para os encontros são 7 e 8 de fevereiro do ano que vem e o principal objetivo da iniciativa é assegurar que “esse trágico acontecimento não seja esquecido”. Os cientistas anunciaram também que vão fazer pressão junto ao governo britânico para que alguma doação seja feita à instituição brasileira.

‘Minha Casa’ tem menor verba desde 2009

MINHA CASA MINHA VIDACom a forte restrição fiscal, os recursos públicos destinados ao atendimento de famílias de baixa renda do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) estão minguando. Encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional no fim de agosto, a proposta de Orçamento para 2019 prevê a destinação de R$ 4,6 bilhões para o principal programa habitacional do país, o menor patamar já proposto desde 2009, quando o MCMV foi lançado.
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, disse ao Valor que vai atuar com os parlamentares para elevar os recursos para o programa no ano que vem, assim como fez em 2017. “Irei fazer da mesma forma, lutar arduamente junto aos deputados e senadores para que possamos ampliar o orçamento de 2019, para que no mínimo esteja no mesmo patamar do de 2018”, afirmou. Para este ano, a PLOA do governo previa uma verba de R$ 5,272 bilhões, segundo levantamento feito pela consultoria do orçamento da Câmara.