Realização Luck Entretenimento

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

CURIOSIDADES - EUA estimam que Ômicron represente 58,6% dos casos de covid-19 no país

 

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estimou que a variante Ômicron respondeu por 58,6% das variantes do novo coronavírus em circulação no país na semana encerrada em 25 de dezembro.

A variante de rápida disseminação foi detectada pela primeira vez no sul da África e em Hong Kong no mês de novembro, com o primeiro caso conhecido nos Estados Unidos identificado em 1º de dezembro em uma pessoa totalmente vacinada que havia viajado para a África do Sul.

A agência também revisou para baixo a proporção da Ômicron para a semana encerrada em 18 de dezembro, de 73% para 22%, dizendo que há um amplo intervalo de previsão publicado no gráfico da semana passada, em parte por causa da velocidade com que a Ômicron está se espalhando.

SAÚDE - Estados mantém vacinação contra gripe Influenza

 

A epidemia de gripe que se alastrou por alguns estados do país provocou a corrida da população para tomar a vacina contra o vírus Influenza. Diante da grande procura, secretarias estaduais buscam ampliar neste fim de ano a imunização de pessoas que não participaram da campanha de vacinação, que foi iniciada no começo de 2021.

No entanto, as vacinas disponíveis não protegem contra a gripe H3N2, nova cepa responsável pelos casos registrados. O Instituto Butantan, responsável pelas vacinas contra a gripe, deve iniciar a produção de vacinas atualizadas contra a nova variante a partir de janeiro.

Em São Paulo, a campanha para quem não tomou a vacina contra a Influenza em 2021 foi ampliada hoje (28). Crianças maiores de seis meses e todas as demais faixas etárias podem procurar os pontos de vacinação da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há necessidade de intervalo de aplicação entre a dose do imunizante contra a gripe e a vacina contra a covid-19.

PANDEMIA - China amplia confinamento, e Índia aprova uso emergencial de comprimido contra a doença

 

Diante da elevação do número de casos de Covid-19, principalmente na Europa, países tentam encontrar uma forma de controlar a propagação do vírus sem que haja tantos prejuízos para a economia. “Um rápido aumento da [variante] ômicron (…) provocará um grande índice de hospitalizações, especialmente entre os não vacinados”, afirmou, nesta terça-feira (28), Catherine Smallwood, uma das autoridades do braço europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O setor de viagens, por exemplo, foi fortemente impactado na época do Natal, uma das mais movimentadas do ano para as companhias aéreas. Depois de pilotos e comissários de bordo entrarem em contato com pessoas contaminadas, cerca de 7 mil voos foram cancelados no mundo no último fim de semana.

O controle da pandemia é dificultado pelos baixos índices de vacinação (seja pela resistência da população em ser imunizada ou pela falta de doses em países pobres) e pelas limitações na testagem rápida dos pacientes.

FUTEBOL - Hugo Maradona morre um ano após morte do irmão Diego

 

O Napoli prestou homenagem nesta terça-feira a Hugo Maradona, irmão mais novo do grande ex-jogador do clube italiano Diego Maradona, após sua morte aos 52 anos devido a um ataque cardíaco. O argentino, que também era jogador profissional de futebol e se juntou a Diego Maradona no Napoli em 1987, aos 18 anos, morreu em sua casa perto de Nápoles, segundo a agência de notícias italiana Ansa.

Diego Maradona, amplamente considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu aos 60 anos em novembro de 2020 devido a uma parada cardíaca. “Os pensamentos do presidente do clube Aurelio De Laurentiis, vice-presidente Edoardo De Laurentiis, dirigentes, comissão técnica, jogadores e toda a família SSC Napoli estão com a família Maradona após o triste falecimento de Hugo”, disse o Napoli em comunicado.

MUNDO - Pela primeira vez, mundo registra mais de 1 milhão de casos de Covid em 24 horas

 

O mundo registrou, pela primeira vez, mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da plataforma “Our World in Data”, ligada à Universidade de Oxford. Os dados são compilados desde janeiro de 2020. O primeiro grande pico foi registrado em 7 de janeiro deste ano, com quase 900 mil casos.

Três meses depois, a marca de 900 mil foi rompida três dias. O país com o maior número de casos registrados foram os Estados Unidos, com mais de 512.553 casos, cerca de 37% do total. Em seguida vêm o Reino Unido (318.699, equivalente a 23%) e a Espanha (15%). É importante lembrar, entretanto, que países como o Reino Unido estão entre os que mais testam no mundo – por isso, é possível que haja casos ainda mais casos não rastreados em outros lugares.

Brasil terá novo modelo de carteira de motorista em 2022

 

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acaba de publicar a resolução nº 886, que revela o novo desenho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo modelo começará a ser emitido a partir de 1º de junho de 2022, a medida que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via.

Não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. A escolha ficará à critério do condutor. A nova CNH tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro diz que decisão sobre vacina para crianças sai dia 5, mas filha não vai se vacinar

 

 O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve anunciar no dia 5 de janeiro o formato da vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, mas adiantou que não vacinará sua filha Laura, de 11 anos, e espera que não haja interferência do Judiciário no assunto.

“Tenho conversado com Queiroga nesse sentido. Ele dia 5 deve divulgar nota de como deve ser a vacinação em crianças… Espero que não haja interferência do Judiciário, espero. Porque minha filha não vai se vacinar, deixo bem claro. Ela tem 11 anos de idade”, disse Bolsonaro em conversa com jornalistas em Santa Catarina, onde passará o fim de ano.

O presidente repetiu argumentos infundados sobre a segurança da vacina, alegando, por exemplo, que a vacina é “incipiente” e que há “muitas dúvidas”. “Não tem morrido criança que justifique uma vacina para crianças, não justifica isso daí”, alegou, repetindo o argumento usado pelo ministro da Saúde para dizer que não há pressa na vacinação.

POLÍTICA - Juntos, Lula e Alckmin podem ter palanques diferentes em SP

 

Diante do impasse nas negociações para que PT e PSB estejam juntos no palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, dirigentes dos dois partidos já admitem que uma eventual chapa do petista com Geraldo Alckmin de vice pode levar a uma situação inusitada em São Paulo.

Como o PT insiste em lançar Fernando Haddad ao governo paulista e o PSB não abre mão da candidatura de Márcio França, a solução, caso não haja acordo nacional entre os dois partidos, seria Lula fazer campanha com Haddad e Alckmin subir no palanque de França.

Por esse raciocínio, que agrada a pessebistas e petistas ouvidos pela reportagem, todos sairiam ganhando. Há no PT, porém, quem defenda que Alckmin se filie a outro partido para ser vice de Lula, sendo o PV e o Solidariedade opções – ambos já sinalizaram interesse na filiação do ex-tucano.

Segundo relato de participantes, na última reunião entre Lula e o PSB, na semana passada, um acordo chegou a ser colocado na mesa: em maio de 2022 os partidos fariam uma pesquisa qualitativa em São Paulo para saber quem estaria melhor colocado, Haddad ou França. E o pior colocado abriria mão da candidatura.

E DIZEM QUE NÃO TEM MAMATA? Defesa comprou picanha e filé mignon com dinheiro da Covid, diz TCU

Auditoria do Tribunal de Contas da União afirmou que o Ministério da Defesa usou dinheiro destinado ao combate à covid-19 para comprar picanha e filé mignon. O documento foi obtido com exclusividade pelo jornal Folha de S.Paulo.  Segundo informações do levantamento feito pela Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog), foram usados R$ 535 mil em itens considerados de luxo.

Os auditores acreditavam que, assim como nos Ministérios da Educação e Saúde, que por conta da pandemia diminuíram as despesas com alimentação, o mesmo aconteceria com o Ministério da Defesa. Contudo, as cifras aumentaram em 2020.

O tribunal também declarou que dos R$557 mil usados indevidamente da ação orçamentária que seria para enfrentamento à pandemia para a compra de itens não essenciais, 96% foram despendidos pelo Ministério da Defesa. 

O BURACO NO PAÍS É EM 2022 - Petrobras assina contrato com operadoras de compra e venda de gás

 

A Petrobras assinou hoje (28) com a Shell Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Petrogal contratos de compra e venda de gás para operações conhecidas como Swap. Esses contratos são muito utilizados com o objetivo de reduzir riscos e de dar mais previsibilidade para diferentes agentes do mercado.

Por meio do contrato, a Petrobras processa o gás produzido por essas operadoras e, após esta etapa, o gás é novamente disponibilizado para as empresas transportarem até seus clientes, viabilizando o acesso direto delas ao mercado.

Os contratos são os primeiros nesta modalidade e permitem que produtores nacionais antecipem o acesso ao mercado e viabilizem o início de fornecimento já a partir de 1º de janeiro de 2022. A iniciativa contribui para a abertura do mercado brasileiro de gás.

O BURACO NO PAÍS É EM 2022 - Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022

 

Daqui a poucos dias 2022 inicia e com ele todas as despesas de começo do ano. E quem tem filhos na escola tem uma conta a mais: a compra do material escolar, que vai acompanhar a inflação e a alta do dólar. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento pode chegar a 30%.

“Para 2022, temos reajustes elevados em todas as categorias de materiais escolares, variando de 15% a 30%, em média”, afirmou o o presidente executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi.

De acordo com entidade, as indústrias e os importadores estão sofrendo esse ano um grande aumento de custos. “São aumentos elevados e frequentes nas diversas matérias-primas como, por exemplo, papel, papelão, plástico, químicos, embalagem, etc. Para os produtos importados, os principais impactos são a variação do dólar no Brasil, os aumentos de custos na Ásia e a elevação dos preços de fretes internacionais, decorrente da falta de containers.

POBRE COMPRANDO CARRO ACABOU - IPVA vai ter reajuste médio de 22% em 2022

 

A queda de ofertas de carros novos no Brasil fez os usados valorizarem mais de 20%. E como o IPVA é calculado com base no valor do veículo, não tem jeito: vai ficar bem mais caro em 2022. E quem é dono de carro é bom preparar o bolso para gastar mais com o pagamento do IPVA em janeiro. 

Com problemas na produção dos carros novos, muita gente comprou o usado e o preço disparou. Ou seja, ele se valorizou em vez de se desvalorizar. Aí, como o cálculo do imposto é feito sobre o valor atual do veículo, a conta do IPVA também vai ficar mais cara.

Para saber quanto você vai pagar de IPVA, consulte o valor do seu carro na tabela Fipe. Depois multiplique pela alíquota que seu estado cobra. Ela varia conforme a região: a alíquota mais alta é de 4%, cobrada em São Paulo e Rio de Janeiro. A mais baixa 2% – cobrada no Acre, Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina.

Cartórios de registro terão de digitalizar acervo e oferecer serviços online, define governo

 

O governo federal publicou nesta terça-feira (28) no “Diário Oficial da União” uma medida provisória (MP) que define que os cartórios de registro terão que digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela internet.

Por se tratar de MP, o ato do governo já tem força de lei, mas precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar uma lei em definitivo. O prazo será contado quando o Poder Legislativo retomar os trabalhos.

Entre os serviços que poderão ser feitos online, estão:

registros de imóveis;

certidão de nascimento;

certidão de casamento;

consultas unificadas nas bases de documentos de todos os cartórios (por meio de dados como CPF, CNPJ ou matrícula de imóveis).

Entre outros pontos, a MP estabelece que os serviços terão que ser oferecidos pela internet até 31 de janeiro de 2023. O cronograma de implementação será estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo o governo, os cartórios físicos continuarão funcionando normalmente e prestando serviços de forma presencial.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Prefeitura de Jardim de Piranhas divulga processo seletivo na área da saúde

imagem ilustrativa

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Jardim de Piranhas por meio da Secretaria Municipal de Administração divulga a realização de um novo Processo Seletivo que tem como objetivo a admissão de Técnico de Enfermagem – Hospital.

De acordo com o edital, serão preenchidas cinco vagas além da formação de cadastro reserva. Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de nível médio completo e curso de técnico de enfermagem, bem como registro no respectivo conselho de classe, dentre outros requisitos que constam no edital.

Aos profissionais admitidos, estes irão desempenhar funções em carga horária de 40 horas semanais e contarão com salários de R$ 1.100,00 ao mês, correspondente ao vencimento básico, podendo ser acrescido de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação.

Fonte:Jair Sampaio

MUNDO BIZARRO - Segurança é atingido por raio enquanto trabalhava na Indonésia; veja o vídeo

 

O segurança Abdul Rosyid, de 35 anos, foi atingido por um raio enquanto trabalhava na segunda-feira, 20 de dezembro, em Jacarta, Indonésia. No momento do ocorrido, o homem estava de plantão e caminhava com um guarda-chuva no pátio da empresa e carregava consigo um walkie-talkie. 

As imagens foram gravadas pelas câmeras de segurança do local e divulgadas pelo portal de notícias indonésio Detik News nesta semana. Apesar do susto, o homem sobreviveu e foi levado ao hospital com queimaduras nas mãos. 

Após os cuidados iniciais, Abdul foi para casa, onde continua se recuperando.

MUNDO - Invasor do castelo de Windsor diz em vídeo que planejava matar rainha Elizabeth 2ª

 


Um homem detido no sábado (25), após ter se infiltrado no terreno do castelo de Windsor, residência de Elizabeth 2ª nos arredores de Londres, disse em um vídeo que queria “assassinar a rainha”, noticiou o tabloide britânico The Sun nesta segunda-feira (27).

O invasor, de 19 anos, estava armado com uma besta (arma com um arco e flechas) e foi preso no sábado, por volta das 8h30 GMT (5h30 no horário de Brasília), depois que alarmes foram acionados. Ele morava em Southampton, no sul da Inglaterra.

No domingo (26), a polícia disse que o homem foi internado em um centro psiquiátrico. Elizabeth, 95, passava as festas de Natal no castelo de Windsor, que agora é sua residência principal.

Salário mínimo do Brasil é menor que da Bolívia e Paraguai

 


O salário mínimo é entendido como a quantidade mínima que se deve pagar a um trabalhador, de maneira obrigatória, pelas atividades que tenha desempenhado em determinado período de tempo, segundo a definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“A finalidade do estabelecimento do salário mínimo é proteger os trabalhadores contra o pagamento de remunerações indevidamente baixas”, explica a OIT.

Além disso, o salário mínimo pode ser uma ferramenta de política social com o objetivo de diminuir a pobreza e a desigualdade. Ele não pode ser reduzido “nem em virtude de acordo coletivos e nem de um acordo individual”, acrescenta o organismo.

FAMOSOS - João Gomes, Wesley Safadão, Alok e outros famosos se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas na Bahia

 O cantor João Gomes anunciou, através das redes sociais, que vai doar parte do cachê de shows realizados na Bahia para famílias atingidas pelas chuvas no extremo sul do estado. O valor, no entanto, não foi detalhado.

“Quero doar parte do meu cachê dos shows que fiz na Bahia pra galera do Extremo sul. A gente viajou p aquelas estradas e foi chuva o tempo todo”, disse o cantor.

Cantor João Gomes anuncia que vai doar parte de cachê dos shows realizados na BA para cidades atingidas pelas chuvas — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta segunda-feira (27), o DJ Alok anunciou a doação de R$ 100 mil para as famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. A informação foi compartilhada através de uma rede social.

DJ Alok anuncia doação de R$ 100 mil para vítimas das chuvas na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta segunda-feira (27), o cantor Wesley Safadão anunciou que vai doar 100% do cachê de show que fará no distrito de Barra Grande, em Maraú, no baixo-sul da Bahia, para ajudar vítimas da chuva no estado.

O anúncio foi feito logo após a chegada de Safadão em Maraú. O cantor, que tem 35,7 milhões seguidores, pediu para que o público dele faça doações para ajudar as famílias que estão desalojadas ou desabrigadas.

Wesley Safadão anuncia doação de 100% de cachê de show para ajudar vítimas da chuva na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Já o humorista piauiense Whindersson Nunes anunciou que vai liberar um site para leiloar peças marcantes de sua carreira. O dinheiro arrecadado será doado para aldeias indígenas atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. Quem também comentou na publicação foi a influenciadora Gessica Kayane, mais conhecida como Gkay.

Whindersson Nunes anuncia leilão de 'peças marcantes'; dinheiro será doado para aldeias indígenas que sofreram com chuvas na BA — Foto: Reprodução/Redes Sociais

g1

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Brasil na "UTI" e Bolsonaro curte suas férias.

 Jair Bolsonaro vai embarcar nesta segunda-feira (27) para Santa Catarina, para curtir o Réveillon em São Francisco do Sul, no litoral do estado. A expectativa é que ele volte a dar expediente apenas na segunda-feira da próxima semana.

No Natal, Bolsonaro esteve no Guarujá, no litoral de São PauloEssa será a terceira vez em menos de um ano que o presidente da República vai descansar no litoral catarinense. Com informações do Antagonista

Enquanto isso...

O Brasil tá na UTI, Bahia em estado de calamidade e por aí vai.

MINISTRO DO STF DE BOLSONARO - Nunes Marques mantém condenação de mulher que furtou chicletes.

 O ministro Nunes Marques (foto), do STF, negou pedido para absolver uma mulher condenada por furto qualificado pelo concurso de pessoas, sendo os bens furtados 18 chocolates e 89 chicletes, avaliados em R$ 50 à época dos fatos, em 2013. A decisão é de 6 de dezembro.

O processo chegou ao STF por meio da Defensoria Pública de Minas Gerais, que pedia a aplicação do princípio da insignificância e a consequente absolvição da mulher. O princípio da insignificância determina a não punição de crimes que provocam uma ofensa irrelevante ao bem jurídico.

“O STF já firmou orientação no sentido da aplicabilidade do princípio da insignificância no sistema penal brasileiro desde que preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos, como a mínima ofensividade da conduta do agente, nenhuma periculosidade social da ação, o reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica provocada”, disse o ministro.

Segundo Nunes Marques, no caso analisado, não há que se falar em fato insignificante.

“Como bem destacou o Superior Tribunal de Justiça, a prática do delito de furto qualificado por concurso de agentes, caso dos autos, indica a especial reprovabilidade do comportamento e afasta a aplicação do princípio da insignificância”, afirmou.

FARRA DE MINISTROS - Fábio Faria vai para casa em “Uber” aéreo e visita bases eleitorais em jatos da FAB.

 O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez 12 viagens para São Paulo – de ida ou volta – em jatinhos da FAB, em finais de semana, sem agenda oficial na cidade. Em outras três, saiu da capital paulista na segunda-feira direto para o seu reduto eleitoral. Em oito desses deslocamentos, havia apenas 1 ou 2 passageiros a bordo. Como se fosse um “Uber” aéreo. Ministros não poder usar as aeronaves oficiais para se deslocar ao local de residência.

A grande maioria das viagens foi para estado onde se elegeu, Rio Grande do Norte, sempre usando a máquina do seu ministério em cerimônias de anúncio ou entrega de programas do governo federal, visitas ou reuniões com autoridades locais e muitas entrevistas para emissoras de rádio e televisão – eventos com retorno eleitoral. Seria algo natural se tivesse feito o mesmo nos demais estados.

Faria tomou posse como ministro no dia 17 de junho de 2020. No dia 25 daquele mês, fez a primeira viagem para São Paulo, numa quinta-feira, como único passageiro do jato. Não teve agenda na capital paulista de sexta até segunda (29). No dia 5 de outubro, retornou de São Paulo para Brasília sozinho na aeronave, sem ter cumprido agenda no final de semana. No dia 22 daquele mês, uma quinta, teve reunião com o CEO do Grupo Record de Comunicação, na sede da empresa em São Paulo. Retornou a Brasília somente na segunda (26), como único passageiro na aeronave da FAB.

Já em 2021, no retorno de uma viagem aos Estados Unidos, em junho, para tratar do leilão do 5G no Brasil, Fábio Faria chegou em Brasília às 21h50 do dia 11, uma sexta-feira. Em meia hora, pegou outro jatinho da FAB e partiu para o aeroporto Catarina, em São Roque (SP), sem ter agenda oficial em São Paulo sábado e domingo. O aeroporto fica distante 50 quilômetros da sua residência na capital paulista.

A tempo de hastear a bandeira

Em 27 de junho, domingo, partiu do aeroporto em São Roque para Brasília, às 17h55, como único passageiro da aeronave da FAB. Ele não teve agenda em São Paulo naquele final de semana. No retorno a uma rápida viagem a Barcelona e Roma, com agenda oficial, o ministro das Comunicações partiu de Brasília para São Paulo numa sexta-feira, dia 2 de julho, às 17h30, com três passageiros no jatinho, sem agenda oficial na capital paulista.

Faria partiu de Brasília para São Paulo no dia 5 de agosto, uma quinta-feira, às 19h10, com dois passageiros na aeronave, sem agenda em São Paulo na sexta, sábado e domingo. No dia 7 de setembro, uma terça-feira, depois de passar os últimos quatro dias sem agenda, o ministro pegou o jatinho da FAB no aeroporto de São Roque, às 5h45, como único passageiro, e rumou para Brasília, onde participou da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional, no Palácio da Alvorada, a partir das 8h.

Em 13 de outubro, uma quarta-feira – após o “feriadão” de Nossa Senhora Aparecida –, pegou o jatinho às 8h25, em São Paulo, com dois passageiros, destino a Brasília, onde cumpriu agenda. Em 28 de outubro, uma quinta-feira, Fábio Faria voou de jatinho para São Paulo às 19h, com mais dois passageiros, após cumprir agenda em Brasília. Não teve agenda oficial da sexta até a terça-feira (2). Na quarta-feira (3), retornou a Brasília novamente com dois passageiros.

No dia 10 de dezembro, sexta-feira, participou do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), pela manhã, em São Paulo, onde passou o final de semana. Retornou a Brasília na segunda (13), no início da tarde, em tempo de participar da cerimônia em comemoração do Dia do Forró e aniversário do Luiz Gonzaga, no Palácio do Planalto.

Jatinho pega ministro em casa

O ministro partiu de São Paulo, dia 27 de setembro, numa segunda-feira, às 8h, com dois passageiros a bordo, com destino a Mossoró (RN). Às 12h30, participou de entrevista à Rádio Obelisco, de Pau dos Ferros (RN). Seguiu depois com a agenda de dois dias no estado. Faria acordou cedo no dia 25 de outubro, segunda-feira, e pegou uma aeronave da FAB em São Paulo, às 7h50, com dois passageiros, novamente rumo a Mossoró, para cumprir compromissos no seu estado.

No dia seguinte, à tarde, voou para Boa Vista, como único passageiro, para participar do culto em comemoração aos 106 anos da Assembleia de Deus, na companhia do presidente Jair Bolsonaro. Na quarta-feira, foi para Manaus, mais uma vez sozinho, para a primeira Consagração Pública de Pastores do Amazonas, às 11h, outra vez ao lado do presidente. O ministro é cotado para vice de Bolsonaro nas eleições de 2022.

Em 29 de novembro, segunda-feira, voou de São Paulo para Natal, às 7h40, sozinho na aeronave da FAB, para cumprir compromissos no estado.

Visitas a redutos eleitorais

Além de cotado para vice de Bolsonaro, Fábio Faria também disputa com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a condição de candidato ao governo do Rio Grande do Norte com o apoio do presidente. Faria fez nove viagens em jatinhos para o seu estado para fazer entregas de programas do Ministério das Comunicações e manter encontros com políticos locais. Nesses deslocamentos, as aeronaves tinham em média oito passageiros. Mais oito viagens atenderam todos os demais estados.

Em 18 de janeiro, segunda-feira, o ministro esteve em Natal para um encontro com parlamentares e prefeitos do estado para apresentar políticas públicas do Ministério das Comunicações. Retornou a Natal na sexta para reunião com Erich Matos Rodrigues, conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

Farias fez entregas dos ministérios das Comunicações e da Cidadania, com o ministro João Roma, em Mossoró (RN), em 16 de junho. Aproveitou e visitou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. No dia seguinte, fez visita institucional ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, em Natal.

Entregas, lançamentos, parcerias

Em 26 de julho, segunda-feira, retornou a Natal, onde teve reunião com presidentes de associações de provedores de internet e esteve no lançamento da segunda fase do programa Digitaliza Brasil e liberação de recursos para a conclusão do projeto Infovia Potiguar. Passou a semana em Brasília, mas retornou ao seu estado na sexta para lançar a parceria do seu ministério com o Banco do Brasil e Sebrae para ampliação do programa Wi-Fi Brasil, em São Gonçalo do Amarante.

As entregas e visitas tiveram continuidade em 27 de setembro. Em Pau dos Ferros (RN), o ministro fez “entregas” do governo federal, do Ministério das Comunicações e da Funasa no estado. Inaugurou a primeira estação de TV digital do Programa Digitaliza Brasil, em Tenente Ananias (RN); e fez entregas do governo federal no Assentamento Maísa, em Mossoró, onde teve outra reunião com o prefeito Allyson Bezerra.

Em 25 de outubro, em Caicó, Faria esteve na cerimônia de entregas do Ministério das Comunicações, da Funasa e Polícia Rodoviária Federal na região do Seridó. Voltou a Natal em 29 de novembro, para o Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas, promovido pela deputada federal Carla Dickson (PROS/RN). Em Ceará Mirim, fez entregas dos programas Wi-Fi Brasil, Computadores para Inclusão e Digitaliza Brasil na região do Mato Grande.

O que diz a lei sobre viagens em jatinhos

O Decreto 10.267/2020, assinado pelo presidente Bolsonaro, explicita os casos em que autoridades podem usar os jatinhos da FAB – emergência médica, motivo de segurança e viagem de serviço, com registro na agenda oficial da autoridade.

O artigo 6º do decreto abre a exceção para que os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal possam se deslocar ao local de residência permanente, por motivo de segurança. O mesmo artigo presume “em situação de risco permanente” o vice-presidente da República”. Isso permite que o vice-presidente também viaje para casa de jatinho. Mas não há permissão para que os ministros de estado viagem para suas residências nessas aeronaves.

O blog questionou o ministro Fábio Faria sobre as suas viagens em jatinhos da FAB para São Paulo, nos finais de semana, sem agenda oficial, muitas vezes com 1 ou 2 passageiros a bordo, provavelmente por motivos particulares. Perguntou se, mesmo que fosse a trabalho, não seria mais econômico viajar em avião de carreira?

O ministro também foi questionado sobre as diversas viagens para o Rio Grande do Norte, para cerimônias de anúncio ou de entregas de programas do seu ministério. O blog destacou que, essa prática seria natural se ele tivesse feito o mesmo em vários outros estados. Mas a maioria das viagens ocorreram no estado que representa como deputado. E perguntou se essa prática não caracteriza utilização da máquina do Ministério com proveito eleitoral.

O ministério teve a oportunidade de esclarecer todos as situações que podem caracterizar irregularidades, mas nada respondeu e sugeriu que a solicitação fosse feita por meio da Lei de Acesso à Informação.

Fonte:Gazeta do Povo