Realização Luck Entretenimento

sábado, 28 de fevereiro de 2015

CONFUSÃO E QUEBRA QUEBRA COM Dr. RAY EM CAMPINA GRANDE/PB

De passagem pela cidade de Campina Grande/PB, o famoso cirurgião plástico Dr. Ray que apresenta o programa Dr. Hollywood na Rede Tv, se envolve em uma briga em um restaurante na noite desta sexta feira (27).
Testemunhas confirma que a confusão começou porque o artista teria "galanteado" uma mulher que estava acompanhada com o namorado no restaurante, gerando então um quebra quebra e empurra empurra com a retirada do artista pelos seguranças e funcionários do estabelecimento.
Outros já falam que o artista foi mais além "passando a mão nas nádegas da mulher".
Confira um vídeo exclusivo gravado por um cliente que se encontrava no restaurante no momento da confusão:

Jovens saem ilesos de acidente e posam para fotos em frente a carro destruído


jovensacidente

Dois jovens se envolveram em um acidente automobilístico nessa quinta-feira (26) no município de Itaporanga, no Sertão do estado a 428 km de João Pessoa. As vítimas ficaram ilesas e ainda posaram para foto em frente de carro destruído após capotar.
Uma das vítimas do acidente foi o funcionário público Anderson Veloso. Em sua página na rede social, ele registrou o acidente, postou fotos e escreveu a seguinte frase: “Acabei de sofrer um acidente de carro capotei um fat uno em itaporanga pasei perto da morte (sic)”.
Segundo o 13º Batalhão de Polícia Militar, os jovens tinham saído de uma oficina mecânica e quando passavam pela zona rural de Itaporanga o condutor perdeu o controle da direção ao desviar de uma carroça de tração animal.  Ainda conforme relatório da PM, o veículo caiu em uma ribanceira. Ao esperar por ajuda para retirar o carro, os amigos registram o movimento através de fotografias e comemoraram o fato de terem saídos ilesos do acidente.

Americano líder de seita religiosa procurado pela Interpol é preso em Pipa

seita bandido
Uma equipe da Polícia Militar prendeu na noite desta sexta-feira (27) o americano Victor Ardem Barnard, de 53 anos, líder da seita religiosa “River Road Fellowship”, no estado de Minnesota, e que é acusado de pelo menos 59 crimes sexuais nos Estados Unidos. O suspeito foi detido em condomínio fechado na praia da Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte.
Os policiais cercaram a casa de Barnard por volta das 21h para cumprir um mandado de prisão expedido pelo ministro Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a Polícia Militar, Barnard não resistiu à prisão.
Barnard era procurado pela Interpol e pela polícia americana a pelo menos um ano. Segundo o jornal Huffington Post, em agosto do ano passado o suspeito teria sido visto na cidade em uma lanchonete na cidade de Raymond, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Não se sabe a quanto ele estava residindo no Brasil.
Nos Estados Unidos, Barnard é acusado de agredir sexualmente meninas entre 12 e 13 anos que viviam com ele na comunidade River Road Fellowship, em Finlayson, no estado de Minnesota. De acordo com a polícia americana, ele se referia as meninas como “donzelas”.
Em 20 novembro de 2014, Barnard foi incluído na lista dos 15 criminosos mais procurados dos Estados Unidos pela US Marshals, agência de aplicação da lei e unidade da Polícia Federal americana. De acordo com órgão, o líder religioso é uma “ameaça significativa” é acusado de fugir para evitar processos. A recompensa para quem capturá-lo era de 25 mil dólares.
Tribuna do Norte

Sobrinho de Lula faz grande fortuna com negócios em Cuba e na África

sobrinholulA
O personagem ao nesta página, com ar de Che Guevara playboy, se chama Taiguara Rodrigues dos Santos. É figura conhecida na rede de negócios de empresas brasileiras em Cuba, na África e na Europa. Até 2009, ele ganhava a vida em Santos, no litoral de São Paulo, onde se estabelecera como pequeno empresário, dono de 50% de uma firma especializada em fechar varandas de apartamentos.
Segundo a veja, Taiguara tinha uma rotina compatível com seus rendimentos. Seu apartamento era um quarto e sala. Na garagem, um carro velho. A partir de 2009 a vida dele começou a mudar para melhor — muito melhor. De pequeno empresário do ramo de fechamento de varandas, ele se reinventou como desbravador de fronteiras de negócios no exterior. Abriu duas empresas de engenharia e, em questão de meses, fechou negócios em Angola.
O primeiro contrato no país africano destinava-se a construir casas pré-moldadas e tinha o valor de 1 milhão de dólares, conforme registro no Ministério das Relações Exteriores. No segundo, de 750 000 dólares, comprometia-se a construir uma casa de alto padrão. Até aqui o que se tem é um empreendedor ambicioso que vislumbrou oportunidades de mudar de patamar vendendo seus serviços em países com os quais o governo Lula estabelecera inéditos laços de cooperação comercial. Mas a história de Taiguara é, digamos, bem mais complexa.

CINEMA - Morre Leonard Nimoy, o eterno senhor Spock de ‘Jornada da Estrelas’

Jornada nas Estrelas
Leonard Nimoy, o lendário Spock, de “Jornada nas estrelas”, morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos. O ator, que ficou famoso pela série e pelos filmes de ficção científica, estava em sua casa em Los Angeles. De acordo com a viúva do astro, Susan Bay Nimoy, o ator sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica. Nimoy anunciou no ano passado que sofria da doença, atribuída ao hábito de fumar, que ele manteve por anos, tendo abandonado o cigarro há mais de três décadas. Ele estava internado desde segunda-feira em um hospital na Califórnia.
Suas atividades artísticas — poesia, fotografia e música, além da atuação — iam muito além da Federação dos Planetas Unidos, mas foi como Sr. Spock que Nimoy virou praticamente um herói do folclore, dando vida a um dos personagens mais inesquecíveis da segunda metade do último século: um embaixador vulcano cerebral e impertubável, com suas orelhas pontudas e a célebre saudação, seguida do sinal com os dedos: “Vida longa e próspera”.

Tarifas da Cosern terão reajuste extra de 2,8%

COSERN cópia
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi autorizada pela Aneel a aplicar um reajuste extraordinário de 2,8% nas tarifas de energia elétrica a partir de segunda-feira.
A medida faz parte da estratégia do governo de transferir para os consumidores os altos custos da produção de eletricidade em consequência dos baixos níveis dos reservatórios das principais hidrelétricas do País.
Como se não bastasse o reajuste do governo na conta de energia, a ANNEL concede que a COSERN ainda cobre mais uma porcentagem  extra no estado jogando todo o custo de produção dos estados do sudeste para os cidadãos dos estados do nordeste, isso não passa de um abuso absurdo e discriminatório.

Aécio defende protestos contra Dilma

Aécio-Neves-3
A cúpula nacional do PSDB foi convocada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para um encontro nesta sexta-feira (27), em São Paulo. Presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves (MG) deixou o encontro defendendo as manifestações contra o governo Dilma Rousseff e criticando as últimas medidas da petista.
“Com essas últimas medidas o governo da presidente Dilma está mudando o slogan que seu marqueteiro criou anos atrás. Acho que o ‘Brasil, um país para todos’ está virando cada vez mais o ‘Brasil, o país da mentira'”, disse Aécio, a Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.

27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão acontece em outubro

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) definiu a data do próximo Congresso Brasileiro de Radiodifusão. Nos dias 6 e 7 de outubro, a 27ª edição do evento reunirá, em Brasília, representantes da indústria de rádio e TV, de governos e agências reguladoras, parlamentares e pesquisadores.
Entre os temas para os debates estão rádio, internet e convergência; TV digital e empreendedorismo; tecnologia e liberdade de imprensa. De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, 2015 será decisivo em função dos grandes desafios que o setor enfrenta. As preparações para o desligamento da TV analógica e o início da migração do rádio AM para o FM estão entre eles.

Coronel Romualdo é o novo comandante da Polícia Militar de Caicó

RomualdoO Tenente Coronel Romualdo Borges Farias é o novo comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó. A portaria de sua nomeação foi publicada no Boletim Geral da PM na tarde de sexta-feira (27).
Ele substituirá o Major Walmary Costa que estava de malas prontas para deixar o cargo, só esperado o anúncio de seu sucessor. Pelo menos foi o que deixou entender durante sua entrevista, na manhã desta sexta no Panorama 95 (Rural FM). Costa foi nomeado para exercer a função de Chefe da Seção de Operações do Comando de Policiamento Regional II em Caicó.

Marcos Dantas

Rede divulga nota sobre a aprovação do projeto de lei que impõe limites à criação de novos partidos

Em relação à aprovação do projeto de lei que impõe limites à criação de novos partidos, ocorrida ontem na Câmara Federal, a Rede Sustentabilidade esclarece que tal projeto, caso seja aprovado no Senado, não compromete o registro da Rede Sustentabilidade, tendo em vista que o processo de formalização do partido está em andamento e foi dado entrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2013.
Desde sua fundação, em 2013, a Rede vem coletando assinaturas para efetivar seu registro e já soma 442.525 assinaturas, além de ter constituído Elos Estaduais (Diretórios Estaduais) em quase todos os estados brasileiros e Distrito Federal.
Neste ano, o processo de coleta foi intensificado pela militância, a fim de obter mais 100 mil apoios, que se somarão às já apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2013, quando a Rede teve o pedido de registro negado.
Estranhamos o açodamento da votação na Câmara Federal e consideramos um equívoco profundo e uma decisão anti-democrática o impedimento que cidadãos filiados a partidos possam apoiar a criação de novas agremiações, contrariando uma tradição democrática da política brasileira. O apoiamento de uma ficha de um partido novo não configura uma filiação partidária, demonstra apenas que o signatário apoia democraticamente a fundação de uma nova legenda. Confiamos que o Senado não apoie esse proposta e que mantenha a liberdade de escolha dos cidadãos e cidadãs, independentemente se são filiados a partido ou não.
Diante do exposto, a Rede Sustentabilidade continuará coletando assinaturas e espera completar o processo de registro ainda nesse semestre.
Consideramos também que uma ampla e radical reforma política deva se realizar no Brasil e avaliamos como um equívoco fazer esse processo no varejo para atender interesses particulares destes ou daqueles partidos. Uma verdadeira Reforma Política deve ter como foco resgatar a política como um serviço publico destinado ao bem comum e atualizar as formas de representação, em particular criar e fortalecer instrumentos de democracia participativa e direta, como a proposta de candidaturas cívicas.
 Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade

Prepare o bolso: contas de luz vão ficar mais caras em todo o País a partir de segunda-feira

Agência Brasil
A partir da próxima segunda-feira (2), a conta de luz vai ficar mais cara para consumidores atendidos por 58 concessionárias. A revisão tarifária extraordinária para essas empresas foi aprovada ontem (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a previsão é de aumento médio de 23,4%.
Os maiores reajustes serão para as distribuidoras AES Sul (39,5%), Bragantina (38,5%), Uhenpal (36,8%) e Copel (36,4%). Os mais baixos serão aplicados para as distribuidoras Celpe (2,2%) e Cosern (2,8%).
A distribuidora CEA, do Amapá, não pediu a revisão tarifária. Já as empresas Amazonas Energia (AM), Boa Vista Energia e CERR (RR) não terão revisão tarifária porque não participam do rateio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e não estão no Sistema Interligado Nacional. A Ampla (RJ) também não passou pela revisão, porque seu processo tarifário ocorre em 15 de março, quando todos os efeitos serão considerados.
Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o impacto médio será de 28,7% e, para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa do orçamento da CDE e da compra de energia proveniente de Itaipu.
Também começam a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permitem a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.
Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da CDE deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu - por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste – que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre – e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica. “No ano passado e neste ano, o custo da energia elétrica tem sido realmente alto, porque o regime hidrológico não está favorável, temos despachado todas as térmicas, que têm um custo mais alto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.
A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras e permite que a Aneel revise as tarifas para manter o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, quando forem registradas alterações significativas nos custos da distribuidora, como, por exemplo, modificações de tarifas de compra de energia, encargos setoriais e de uso das redes elétricas. Na tarde de hoje, a Aneel também aprovou o orçamento da CDE para este ano, que prevê repasse de R$ 22 bilhões para a conta dos consumidores de energia.
Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, várias empresas solicitaram a revisão extraordinária, por causa da falta de chuvas e da maior necessidade de compra de energia de termelétricas, que é mais cara.
Veja abaixo os percentuais de reajuste por distribuidora:
Celpe2,20%
Cosern2,80%
Cemar3,00%
Cepisa3,20%
Celpa3,60%
Energisa PB3,80%
Celtins4,50%
Ceal4,70%
Coelba5,40%
Energisa Borborema5,70%
Sulgipe7,50%
Energisa SE8,00%
CPFL Sta Cruz9,20%
Coelce10,30%
Mococa16,20%
Ceron16,90%
CPEE19,10%
João Cesa19,80%
Cooperaliança20,50%
Eletroacre21,00%
Santamaria21,00%
Chesp21,30%
CSPE21,30%
CEEE21,90%
Light22,50%
CJE22,80%
Ienergia23,90%
CEB24,10%
Elektro24,20%
Celesc24,80%
Bandeirante24,90%
ENF26,00%
Escelsa26,30%
Cemat26,80%
Energisa MG26,90%
Eflul27,00%
Eletrocar27,20%
Celg27,50%
DME-PC27,60%
Enersul27,90%
Cemig28,80%
CPFL Piratininga29,20%
EDEVP29,40%
CPFL Paulista31,80%
Hidropan31,80%
CFLO31,90%
Eletropaulo31,90%
Forcel32,20%
Caiua32,40%
Demei33,70%
Muxfeldt34,30%
Cocel34,60%
CNEE35,20%
RGE35,50%
Copel36,40%
Uhenpal36,80%
Bragantina38,50%
AES Sul  39,50%

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MÚSICA - Rock in Rio anuncia Queen como principal atração do primeiro dia

adamlambertqueen
A noite de abertura do Rock in Rio 2015 no Brasil será encerrada de maneira majestosa. O festival anunciou que o grupo inglês Queen será a principal atração do Palco Mundo no primeiro dia de shows, em 18 de setembro.
O Queen vem ao Brasil com membros de sua formação original e Adam Lambert, cantor revelado pelo programa American Idol e que tem acompanhado a banda em uma turnê pela Europa.

Governo suspende o “Minha Casa Melhor” para conter gastos

minhacasaDiante do cenário de restrição fiscal, o governo decidiu suspender o programa Minha Casa Melhor, linha de crédito especial para que os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida possam adquirir móveis, eletrodomésticos e eletrônicos a taxas de juros subsidiadas.
Para operar o programa, a Caixa Econômica Federal recebeu do governo uma capitalização de R$ 8 bilhões em junho de 2013. Do valor total, porém, R$ 3 bilhões foram direcionados para os financiamentos do programa ­ o restante foi usado em outra operação.
O Broadcast apurou que esses R$ 3 bilhões foram desembolsados no total de financiamentos que foram concedidos pela Caixa até o fim do ano passado, 18 meses após o lançamento do programa. Não restou ao governo outra alternativa a não ser interromper a distribuição de novos cartões porque não há mais recursos para arcar com o custo financeiro dos juros mais baixos.

Governo Dilma vai aumentar impostos

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
O pacote fiscal preparado pelo governo para tampar o rombo das contas públicas conterá medidas que atingirão os contribuintes mais ricos, provavelmente com aumento de impostos. A afirmação foi feita pelo ministro Nelson Barbosa (Planejamento), na quarta-feira (25), em uma reunião no Planalto com a bancada do PT no Senado.

Segundo a Folha de São Paulo, os congressistas do partido têm cobrado que o governo faça ajustes também sobre as pessoas de renda mais alta, como forma de compensar as ações já anunciadas sobre os trabalhadores mais simples, base eleitoral do PT.

Assinaturas para criação de nova sigla são fraudadas

Assinaturas falsificadas e nomes de eleitores mortos engrossam as listas de apoio apresentadas à Justiça Eleitoral pelos fundadores do PL, a nova sigla patrocinada pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD).
E a Folha de São Paulo teve acesso a uma série de fichas de apoio enviadas pelo organizador do PL em São Paulo à Justiça Eleitoral de São Caetano do Sul, na região metropolitana. De um total de 106 assinaturas apresentadas pela sigla, apenas 11 foram validadas pelo cartório –o índice de rejeição chegou a quase 90%.
15057630

Obras da barragem de Oiticica foram retomadas


As obras da barragem de Oiticica, na Região do Seridó potiguar, foram retomadas parcialmente . De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), 140 trabalhadores retomaram as atividades na barragem, mas 100 ainda não voltaram ao trabalho.

Ainda segundo a Semarh, os trabalhadores que ainda não voltaram ao trabalho aguardam acordo entre o sindicato da categoria e as construtoras que realizam a obra sobre os salários atrasados.

As obras estavam paralisadas desde o dia cinco de janeiro quando os trabalhadores montaram acampamento no local. Dentre as reivindicações do movimento estavam a retomada imediata das negociações entre o movimento e o governo estadual; a definição de desapropriação de área para construção do novo cemitério de Barra de Santana; garantia financeira para as contrapartidas do projeto geral da barragem e, em especial, para as questões sociais e a homologação dos acordos com vistas às indenizações dos imóveis que serão atingidos com a construção da barragem de Oiticica.

Na última sexta-feira (20), o Governador Robinson Faria assinou um Termo de Compromisso com o movimento das pessoas atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica.O documento traz um novo cronograma para o pagamento das indenizações e para execução de obras físicas e sociais necessárias ao reassentamento dos moradores da área urbana e rural onde o reservatório está sendo construído.

Sobre a barragem
A barragem de Oiticica, que vem sendo construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó e Jucurutu, tem valor global de R$ 311 milhões, dos quais R$ 292 milhões são provenientes de recursos federais e R$ 19 milhões do Governo do RN.

Em 2013, quando o governo assinou um termo de compromisso para o início das obras, foi anunciado que parte dos recursos, cerca de R$ 8 milhões, seriam destinados às desapropriações e R$ 11,5 milhões para a realocação das famílias.

A capacidade da barragem é de 556 milhões de metros cúbicos de água. A barragem é considerada pelo governo solução para a seca que afeta meio milhão de potiguares de 17 municípios das regiões Central, Seridó e Vale do Açu.

Major Costa quebra o silêncio e fala das críticas que vem recebendo de lideranças políticas no Seridó

Nas últimas semanas ele tem sido alvo de declarações fortes, principalmente vindas de algumas lideranças políticas da região do Seridó, sobre sua forma de comandar cerca de 400 policiais militares. Estamos falando do Major Walmary Costa, ainda comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar. Ainda, porque nas duas últimas semanas foi a segunda vez que lideranças políticas usaram a imprensa para “pedir sua cabeça” ao governador Robinson Faria.
Major-CostaO primeiro foi o deputado estadual Nelter Queiroz, e agora mais recente o vereador Leleu Fontes. Major Costa, até então ouvindo tudo isso calado, resolveu quebrar o silêncio e concederá entrevista ao Panorama 95 , a partir das 6h30 desta sexta-feira (27) na Rural FM. Com a quase certeza de que poderá deixar o comando a qualquer momento, Major Costa lamenta estar sendo vítima, do que ele mesmo faz questão de citar, de um terrorismo provocado em torno de sua permanência no comando do 6º BPM.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Suzane von Richthofen confessa em entrevista ter sido mentora da morte dos pais

suzaneEm entrevista nesta quarta-feira (25), a réu confessa pela morte dos pais, Suzane von Richthofen, 31, condenada a 39 anos de prisão, admitiu ter planejado por meses, junto com o namorado, Daniel Cravinhos, e o cunhado, Christian, o crime, afirmando ter sido ela e Daniel os principais mentores.
Em entrevistas anteriores, Suzane havia apontado os irmãos Cravinhos como idealizadores da morte dos seus pais – O Ministério Público acreditava que ela era a mentora do crime. Ela se diz arrependida de ter conhecido o então namorado e o cunhado: “Se eu não tivesse conhecido os Cravinhos, minha vida seria muito diferente. Mas não culpo apenas eles; onde um não quer, dois não fazem”.
Entrevistada por Augusto Liberato para o “Programa do Gugu”, da “TV Record”, Suzane contou que dentro do sistema prisional há pessoas que não toleram o crime cometido contra os pais. E que por isso pediu para permanecer em regime fechado no presídio 1 de Tremembé, a ser transferida para outro presídio, onde poderia cumprir regime semi-fechado, ao qual tem direito e abriu mão.

‘Financial Times’ elenca motivos para impeachment de Dilma

Um artigo publicado no site do jornal britânico “Financial Times” nesta quarta-feira (25) aponta dez motivos para acreditar que a presidente Dilma Rousseff pode não conseguir terminar seu segundo mandato.
Assinado pelo editor-adjunto de mercados emergentes da publicação, Jonathan Wheatley –que foi correspondente do jornal no Brasil entre 2005 e 2011–, o texto menciona entre as razões a perda de apoio da presidente no Congresso Nacional e o escândalo da Petrobras.
Segundo Wheatley, até mesmo alguns petistas se voltaram contra a presidente.”Alguns membros [do partido] a veem [Dilma] como uma intrusa oportunista”, escreve. Dilma só se filiou ao PT em 2001, após começar sua carreira partidária no PDT de Lionel Brizola. A maioria dos motivos mencionados no texto são de ordem econômica –como a “queda na confiança do consumidor”, o “aumento da inflação”, o “aumento do desemprego”, a “queda na confiança do investidor”, o “deficit orçamentário” e “problemas econômicos em geral”. O artigo menciona ainda “falta de água” e “possíveis apagões elétricos” entre as eventuais razões para um afastamento da presidente.
Financial-Times-FT-Dilma-Reeleicao-copy

Câmara aumenta valor da verba de gabinete e libera passagens para mulheres de deputados

Cunha: impacto das medidas não deve atingir 5% do orçamento da CasaFabio Pozzebom/Agência Brasil
Cunha: impacto das medidas não deve atingir 5% do orçamento da Casa
A Mesa Diretora da Câmara aprovou ontem (25) o reajuste em diversas verbas parlamentares, incluindo a de gabinete, que passa de R$ 78 mil para R$ 92.053,00 mensais. O auxílio-moradia subiu de R$ 3,8 mil para R$ 4,2 mil.
O chamado cotão (verba indenizatória) teve reajuste de 8%, passando de R$ 27.977,26 para R$ 30.215,44 o menor valor recebido por deputados, no caso, os do Distrito Federal. O maior é destinado aos deputados de Roraima e passará de R$ 41.612,80 para R$ 44.941,62.
O pacote de medidas aprovado pela Mesa faz parte das promessas de campanha do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara. Além dos reajustes, a Mesa aprovou um dispositivo estabelecendo que as mulheres dos deputados terão direito a usar passagens áreas pagas pela Casa entre seus estados de origem e Brasília.

CNBB e OAB lançam manifesto em defesa da democracia e da reforma política

Dom_Raymundo_Damasceno
Cardeal Raymundo Damasceno Assis – Presidente da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram nesta quarta-feira (25), o Manifesto em Defesa da Democracia. A cerimônia aconteceu na sede da CNBB, em Brasília, com a presença dos presidentes das respectivas entidades – o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Participaram do lançamento autoridades civis e políticas, sacerdotes, religiosos e representantes de entidades e organismos.
O Manifesto é uma iniciativa da Rede de instituições que compõem a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, para a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular e da defesa do Projeto de Lei (PL) 6316/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. A leitura do Manifesto foi realizada pelo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Confira a íntegra do texto:
MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Considerando as graves dificuldades político-sociais que afligem atualmente o País, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB –  e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – se veem no dever de vir a público expressar –  a exemplo do que já fizeram em ocasiões semelhantes anteriores – a convicção de que acima das divergências políticas, naturais numa República, estão a ordem constitucional e a normalidade democrática.
Aos três Poderes da República cabe relacionarem-se entre si, de maneira independente, porém harmônica e cooperativa, não se admitindo que dissensões menores ou interesses  particulares – de indivíduos ou de grupos – possam comprometer o exercício das atribuições constitucionais que a cada um deles compete exercer. Submetidos que são tais Poderes ao primordial princípio democrático pelo qual “todo poder emana do povo e em seu favor deve ser exercido”, cumpre-nos lembrar que as decisões deles emanadas somente se legitimam se estiverem adequadas a esse princípio maior.
A inquestionável crise por que passam, no Brasil, as instituições da Democracia Representativa, especialmente o processo eleitoral, decorrente este de persistentes vícios e distorções, tem produzido efeitos gravemente danosos ao próprio sistema representativo, à legitimidade dos pleitos e à credibilidade dos mandatários eleitos para exercer a soberania popular.
Urge, portanto, para restaurar o prestígio de tais instituições, que se proceda, entre outras inadiáveis mudanças, à proibição de financiamento empresarial nos certames eleitorais, causa  dos principais e reincidentes escândalos que têm abalado a Nação, afastando-se, assim, a censurável influência do poder econômico do resultado das eleições, o que constitui uma prática inconstitucional, conforme os votos já proferidos pela maioria dos Excelentíssimos Senhores Ministros integrantes do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4650),  ora em andamento naquela egrégia Corte.
Em vista do exposto, as entidades abaixo firmadas entendem inadiável a aprovação nas Casas do Congresso Nacional de uma Reforma Política Democrática que estabeleça normas e procedimentos capazes de assegurar, de forma efetiva e sem influências indevidas, a liberdade das decisões do eleitor.
Com este Manifesto, a CNBB e a OAB, unidas a inumeráveis organizações e movimentos sociais integrantes da sociedade civil, conclamam o povo brasileiro a acompanhar ativamente a tramitação, no Congresso Nacional, das proposições que tratam da Reforma Política e a manter-se vigilante e atento aos acontecimentos políticos atuais para que não ocorra nenhum retrocesso em nossa Democracia, tão arduamente conquistada.
Para tanto, é necessário que todos os cidadãos colaborem no esforço comum de enfrentar os desafios, que só pode obter resultados válidos se forem respeitados os cânones constitucionais, sem que a Nação corra o risco de interromper a normalidade da vida democrática. Por fim, reivindicam as entidades subscritoras que, cada vez mais, seja admitida e estimulada a participação popular nas decisões que dizem respeito à construção do futuro da Pátria, obra comum que não pode dispensar a cooperação de cada cidadão, de cada organização, dando-se, assim, plena eficácia ao conteúdo do artigo 14 da Constituição da República.