Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

No Acre, ex-BBB Vanderson depõe na delegacia da Mulher e nega acusações: 'Não sou agressor’

Vanderson conversou com o G1 na presença dos advogados nesta quinta (24) — Foto: Aline Nascimento/G1
Vanderson conversou com o G1 na presença dos advogados nesta quinta (24) — Foto: Aline Nascimento/G1
De volta ao Acre, o ex-participante do Big Brother Brasil Vanderson Brito foi ouvido na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco, nesta quinta-feira (24), sobre as denúncias feitas por três mulheres.

Após o depoimento, o biólogo conversou com o G1. Acompanhado de advogados, ele negou todas as acusações e se disse surpreso com as denúncias.
“Foi uma surpresa extrema. Não fazia noção do que estava acontecendo. Fui acordado com a notícia de que teria que sair do programa, mas fui ter noção hoje [quinta,24] pela manhã quando me contaram quais eram as acusações. Tudo era muito superficial e agressivo, principalmente nas redes sociais”, relatou.
Vanderson foi denunciado na Deam por estupro, agressão física e importunação sexual. As denúncias foram feitas um dia antes do acreano entrar na casa do BBB.
"Não sou agressivo. Fui criado por quatro mulheres, três irmãs e minha mãe. A vivência com mulher é desde que nasci, trago isso para as relações, sejam de amizade ou amorosas. Isso é extremamente desconfortável porque tenho um histórico de vida, mas alguém pontua uma coisa e cria-se uma situação ou fragilidade emocional ou ego ferido e isso acaba ferindo a integridade do outro", reclamou.

Denúncias

Além das denúncias na delegacia, o biólogo foi acusado nas redes sociais de ser agressivo e abusivo nos relacionamentos amorosos. Uma dessas acusações partiu da ex-namorada Maíra Menezes, que afirmou ter sido agredida pelo professor. Os dois terminaram o relacionamento em 2011.
“Após três meses [do início do namoro], um familiar dela teve que viajar e fazer um transplante e o pai dela pediu para que eu ficasse ajudando ela e o irmão dela, que era menor de idade. Fiquei acompanhando esse processo por mais de dez meses. Acabou que criou-se mais um relacionamento fraternal do que casal mesmo. Nunca houve agressividade em ambas das partes. Sempre foi muito tranquilo”, defendeu-se.
Ex denunciou agressão nas redes sociais — Foto: Reprodução Facebook

Ex denunciou agressão nas redes sociais — Foto: Reprodução Facebook

Ainda segundo o professor, os problemas surgiram após o fim do relacionamento. Segundo ele, a ex-namorada tentou reatar o namoro após ele viajar para o interior do Acre para um trabalho como professor. Ele acusa a jovem de ofendê-lo nas redes sociais e falar mal dele para amigas após se recursar a voltar.
G1 tentou contato com Maíra, mas as ligações não foram atendidas, e a jovem falou por mensagem que não quer se pronunciar.
“Estava tudo bem. Pouco tempo depois ela engatou um namoro com um amigo meu e ele veio falar comigo. Eu disse que achava o máximo. Ela começou a mandar mensagem e falou em reatar o namoro. Falei não, porque o que tínhamos vivido tinha passado. Continuou a mandar mensagem e falei que iria mostrar para o meu amigo, caso ela não parasse. Ela respondeu: 'Ah é, então tá bom'", relatou o biólogo.
Segundo ele, as acusações surgiram na época, após essa conversa. O professor alegou que sempre tentou manter distância da ex-namorada, mas não tomou providências sobre as primeiras acusações e o fato veio à tona novamente após entrar no programa.
"Nunca encontrei ela no mesmo ambiente. Se tivesse noção que estava em uma festa já me afastava. Continua influenciando amigas próximas para situações como essas. Os relacionamentos que tive, longos ou curtos, são com pessoas que estão próximas a mim, três foram me receber em casa. Temos uma relação boa. Para mim, mesmo depois de terminar um relacionamento, tem carinho e respeito", afirmou.

Caso de estupro arquivado

A acusação de estupro foi arquivada pela Polícia Civil do Acre. Segundo a delegada responsável pelo caso, Juliana d’Angelis, a denúncia foi arquivada por decadência, ou seja, o caso ocorreu em 2016, quando a lei exigia que a vítima denunciasse o agressor em um prazo de seis meses.
“Nos casos de estupro, a ação penal dependia de representação criminal da vítima, que tinha que ocorrer em seis meses. A partir do momento que ultrapassa esse prazo não tem como desenrolar o inquérito. Foi meramente questão de prazo. Atualmente, não depende da vontade da vítima, a polícia deve proceder a qualquer momento, mas o fato dela foi anterior a essa mudança”, explicou a delegada.
Sobre o arquivamento, o acreano disse que vai trabalhar para provar a inocência sobre as outras duas acusações. Ele argumentou ainda que as acusações só surgiram após a entrada dele no programa, o que pode, de alguma forma, ter causado inveja ou até mesmo ciúmes nas pessoas. Segundo ele, não há um motivo específico para as acusações.
“Não consigo visualizar um motivo lógico. Consigo ver pontualidades, um ego ferido, ciúme de alguma coisa ou até mesmo inveja. A gente vive em uma cidade pequena, todo mundo conhece todo mundo. Não sei nem porque ter inveja, sou um professor”, acrescentou.

Assédio alunas

Vanderson falou também sobre as postagens em redes sociais de supostas alunas afirmando que foram assediadas pelo biólogo. Ele destacou que sempre tratou os alunos de forma igual e nunca houve problemas nas escolas onde lecionou.

Denúncia de assédio foi feita em rede social — Foto: Reprodução Twitter
“Sou carinhoso por natureza, abraço homens, mulheres, não tenho problemas com isso. Agora há uma questão que hoje tudo é sexualizado. Sexualiza um abraço, homem não pode beijar homem no rosto. Nunca tive problemas com alunos, ou na escola, nunca fui chamado a atenção. Ontem uma diretora, da primeira escola que trabalhei, foi me receber”, destacou.

De volta para casa

Ao sair da casa do BBB, Vanderson foi acompanhado por um segurança até o Acre. No trajeto do Rio de Janeiro para o estado acreano, ele diz que foi abordado por diversas pessoas que torciam por ele e demonstraram carinho.
“Não fui para o Vanderson Brito aparecer, mas para a causa indígena ter visibilidade, mas, infelizmente, criou-se essa situação e pesou, mas não é um problema para mim. É chato, choca, você perde a oportunidade de R$ 1,5 milhão e quem junta esse dinheiro do nada? Em compensação a gente vê que não é só o dinheiro, só o prêmio. O carinho que as pessoas têm é incrível. Isso vai passar, a verdade está surgindo”, justificou.

Vídeo fake

Um dos advogados que compõem a defesa do acreano, Roberto Almeida, revelou que, além de provar a inocência, a defesa vai pedir reparação de danos para o biólogo. Isso porque um site de notícias que compartilhou um vídeo de uma mulher sendo agredida e afirmou que o agressor era Vanderson.
“Vamos entrar no cível e criminal. Um site utilizou um vídeo e alegou que era ele, depois retirou e se desculpou, mas, depois de causar um dano. Mesmo se a delegada não tivesse ido lá [na casa do BBB] a divulgação do vídeo iria atrapalhar muito nas votações. A pessoa que olhasse o vídeo teria ele como um monstro e a votação ia cair”, alegou.

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, na Grande BH


Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não há informações sobre vítimas. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão indo para o local.
A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
"A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse.

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não há informações sobre vítimas. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão indo para o local.
A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
"A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse.


Ministro da Defesa da Venezuela diz que Maduro é “presidente legítimo” e tem apoio da Rússia

venezuelaO ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse nesta quinta-feira que Nicolás Maduro é o “presidente legítimo” do país e que a oposição estava realizando um golpe depois que Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional do país, se declarou presidente.
Padrino disse que os Estados Unidos e outros governos estão promovendo uma guerra econômica contra a Venezuela, país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) com as maiores reservas de petróleo do mundo.
A Rússia alertou os Estados Unidos nesta quinta-feira a não intervirem militarmente na Venezuela, dizendo que uma medida desse tipo desencadearia um cenário catastrófico, segundo a agência de notícias Interfax.
Segundo a Interfax, o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, disse que Moscou estará ao lado da Venezuela para proteger sua soberania e o princípio da não interferência em seus assuntos internos.
Ryabkov também disse, de acordo com a agência, que Moscou espera que os Estados Unidos e outros países aumentem a pressão sobre Caracas.

Bolsonaro ironiza Jean Willys e suplente responde

Jair-e-David-mirandaApós o deputado federal Jean Willys (PSOL) anunciar que está deixando o país e não assumirá o mandato para o qual foi eleito pela terceira vez devido às ameaças que disse estar sofrendo, o presidente Jair Bolsonaro ironizou com uma postagem no Twitter em que dizia “Grande Dia”, sem mencionar o nome do deputado, mas que foi imediatamente ligada ao ao fato, assim como a do seu filho Carlos Bolsonaro que postou: “Vá com Deus!”. Os dois também publicaram emojis que foram interpretados como ironias.
Em resposta ao presidente, o seu suplente David Miranda, também do PSOL, que assumirá a vaga de Willys, pediu respeito. “Respeite o Jean, Jair, porque agora a conversa é comigo. Nos vemos em Brasília”, escreveu ao publicar no Facebook um print da resposta que deu ao presidente no Twitter.

CURIOSIDADES - Estudantes transgêneros e travestis podem usar nome social nas escolas do RN

educaçãoA Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte publicou nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, uma portaria sobre uso de nome social de alunos trangêneros e travestis nas escolas das redes pública e privada do estado. O documento homologa um parecer aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em outubro do ano passado.
O Ministério da Educação já havia homologado resolução nacional em janeiro do ano passado. A partir de agora, conforme o documento, os alunos trangêneros podem solicitar o uso de nome social – aquele diferente do nome do registro de nascimento e que se enquadra na sua identidade de gênero – nas instituições de ensino.
Esse dado também deverá compor os registros administrativos não apenas dos estudantes, como também dos profissionais de educação.
Quem pode requerer:
  • Os estudantes maiores de 18 anos;
  • Menores de 18 anos e maiores de 16 anos, assistidos pelos pais;
  • Menores de 16 anos, desde que representados pelos pais e mediante avaliação de múltiplos profissionais (da área pedagógica, social e psicológica).

MENINO BOM.. - ‘Quem ameaça parlamentar está cometendo um crime contra a democracia’, diz Mourão

mourãoO vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (25) que pessoas que ameaçam parlamentares cometem “um crime contra a democracia”. Na porta do prédio da vice-presidência, Mourão foi questionado por jornalistas sobre o que pensa de ameças a parlamentares. Ele estava dando entrevista sobre a decisão de Jean Wyllys (PSOL-RJ), que vai deixar o país após relatar ameaças.
“Quem ameaça parlamentar está cometendo um crime contra a democracia. Uma das coisas mais importante é você ter sua opinião e ter liberdade para expressar sua opinião”, disse Mourão. O vice-presidente afirmou que deputados representam cidadãos e devem ser respeitados. Para ele, ideias defendidas por parlamentares devem ser ouvidas, mesmo por aqueles que não gostem do político.
“Os parlamentares estão ali, eleitos pelo voto, representam cidadãos que votaram neles. Quer você goste, quer você não gosta das ideias do cara, você ouve. Se gostou bate palma, se não gostou, paciência”, acrescentou.

Justiça do RN determina bloqueio de R$ 6,3 milhões do ex-governador Robinson Faria

Robinson FariaA Justiça do Rio Grande do Norte determinou a indisponibilidade de bens do ex-governador do estado, Robinson Faria (PSD), com bloqueio de um total de R$ 6,3 milhões em contas bancárias, além de carros e imóveis. A decisão tomada após pedido do Ministério Público é do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, dentro de uma ação por improbidade administrativa.
Na ação civil, o Ministério Público denunciou Robinson Faria por inserir servidores fantasmas na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado, na época em que era deputado e presidente da Casa, entre 2006 a 2015. O caso é investigado pela Operação Dama de Espadas, deflagrado pelo MP.
De acordo com a denúncia, Robinson inseriu pessoas na folha da ALRN de forma fraudulenta utilizando os “cofres públicos para remunerar pessoas à sua exclusiva disposição, seja em atividades eminentemente particulares, seja na prestação de serviços de cunho eleitoral e “patrocinar a velha e antidemocrática política demanutenção de ‘curral eleitoral’, por meio da compra ‘parcelada’ de apoios políticos”.
O valor bloqueado seria referente ao valor desviado dos cofres públicos.

Mulher de Bolsonaro vira alvo de investigação por cheque de Queiroz.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro terá seu sigilo fiscal averiguado pela Receita Federal, apurou o Valor. 

No procedimento fiscal aberto pela Receita, ontem, a partir das informações reveladas por levantamentos financeiros do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o Fisco passou a investigar 27 deputados estaduais do Rio de Janeiro e 75 servidores da Assembleia Legislativa fluminense.

Todos os investigados tiveram movimentações bancárias classificadas como atípicas ou suspeitas pelo Coaf – a unidade de inteligência financeira é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Sergio Moro.
Agora é a mulher do "rei".
Valor

Vereador leva tiro no peito em tentativa de assalto na Reta Tabajara.

Seis homens foram presos nesta madrugada suspeitos de tentarem assaltar motoristas que trafegavam pela Reta Tabajara, como é mais conhecido o trecho da BR-304 entre Macaíba e o trevo de acesso à BR-226, na Grande Natal. Uma das vítimas foi um vereador do município de São João do Sabugi, que levou um tiro no peito. Ele foi levado consciente para o hospital. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal(PRF), o primeiro alvo dos criminosos foi uma Amarok. Mas, o motorista conseguiu escapar da ação e pediu socorro no posto da PRF, em Macaíba. Enquanto os policiais rodoviários seguiam para a Reta Tabajara, os bandidos emparelharam o carro em que estavam, um Fiat Strada, a uma caminhonete Split, onde estavam dois sargentos da PM, dois servidores do Detran e o vereador.

Segundo a reportagem, um dos bandidos atirou contra o motorista da Split, mas o tiro acabou acertando o peito do vereador de São João do Sabugi, que estava no banco do carona. O vereador foi socorrido para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. 

Quando os policiais chegaram ao local onde estavam ocorrendo os assaltos, os criminosos estavam prestes a abordar um caminhoneiro. O Fiat Strada foi interceptado e os bandidos presos. A PRF informou que as armas dos assaltantes não foram apreendidas porque foram jogadas no mato e ainda não foram encontradas. Os criminosos, foram reconhecidos e entregues à Polícia Civil, na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.
Caso na pauta... 
G1/RN

Tuitaço pró-Flávio Bolsonaro tem indícios de uso de robôs .

Tem chamado a atenção o apoio a Flávio Bolsonaro no Twitter em países beeem distantes do Brasil. 
Na terça-feira, quando a situação de Flávio no caso Queiroz complicou, a hashtag #FlavioPresidente entrou nos trending topics de Cingapura, Bielorrússia, Malásia e Ucrânia. 

Talvez seja os Bolsonaro bombando mundo afora. Ou, tal como na eleição, o indício de que há perfis de robôs hospedados nesses países para promover a hashtag. 

Já há membros do governo, especialmente no círculo militar, torcendo para que Flávio Bolsonaro renuncie ao mandato de senador. Estancando, assim, a sangria que o governo tem sofrido devido às denúncias com relação a seu assessor, Fabrício Queiroz.

Ex-governador Beto Richa (PSDB) é preso preventivamente no Paraná.

A Justiça Federal no Paraná decretou a prisão preventiva (por tempo indeterminado) do ex-governador Beto Richa (PSDB) e do contador da família, Dirceu Pupo. Eles são acusados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O tucano foi preso em seu apartamento, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (25).

Ambos foram levados para a superintendência da Polícia Federal. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Integração, que apura fraudes na concessão de rodovias do estado. A defesa do tucano afirmou que ainda não teve acesso aos autos.

O juiz Paulo Sérgio Ribeiro, substituto da 23ª Vara Federal e responsável pela ordem de prisão, observou, em sua decisão, que Richa e Pupo atuaram para influenciar os depoimentos de testemunhas no contexto da investigação.

“O conjunto de elementos apresentados pelo MPF indicam que Carlos Alberto Richa, ao longo de seus dois mandatos como governador do Paraná, desenvolveu uma parceria ilícita com as empresas de pedágio, atuando para beneficiá-las em troca de dinheiro”, escreveu o juiz.

Rosalba Ciarlini: Justiça determina indisponibilidade de bens de ex-governadora do RN.

O juiz Eduardo Pinheiro, convocado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, deferiu pedido do Ministério Público Estadual e decretou a indisponibilidade dos bens da ex-governadora e atual prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, do ex-secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, da Associação Marca e de outras 23 pessoas físicas ou jurídicas que são partes no processo. 

Segundo o Ministério Público, os demandados são responsáveis por desvios de dinheiro público no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, mediante a realização de termo de parceria com a Associação Marca para administração do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. 

A indisponibilidade inclui bens imóveis, veículos automotores, aeronaves, embarcações aquáticas e ativos financeiros, até o montante de R$ 11.827.563,84, valor apontado pelo Corpo Técnico do Tribunal de Contas do Estado. 

Para o MP, a indisponibilidade é necessária como garantia à perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos agravados e para assegurar o pagamento das multas eventualmente cominadas a título de sanção pela prática do ato ímprobo e o ressarcimento dos danos suportados pelo erário. 

Decisão

Em sua decisão, o juiz convocado Eduardo Pinheiro considera que “a indisponibilidade, na verdade, representa a garantia de futura recomposição do patrimônio público, violado pela conduta do agente ímprobo. Sua concessão está condicionada à demonstração de indícios de responsabilidade da prática de ato de improbidade, visto que o perigo em esperar pelo julgamento final, em mencionados casos, é presumido”. 

O magistrado faz referência à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para entender que a decretação da indisponibilidade não está condicionada à comprovação de dilapidação efetiva ou iminente de patrimônio, porquanto visa, justamente, a evitar dilapidação patrimonial. 

Eduardo Pinheiro destaca que a decisão de 1ª Grau reconheceu a presença de indícios da prática de atos de improbidade e que as condutas de cada agente que importaram, em tese, na prática de atos ímprobos, estão fortemente presentes na petição do Ministério Público. 

“No caso em análise, presumido o dano ao erário e reconhecidos os indícios da prática de ato de improbidade desde a decisão proferida na primeira instância, a decretação da indisponibilidade de bens é medida que ultrapassa os limites da recomendação ou mera precaução, impõe-se, e assim deve permanecer até o fim da instrução do processo, de modo a assegurar o ressarcimento ao erário por qualquer um dos Agravados, limitando-se a medida constritiva ao valor inicialmente apontado nos autos”, decidiu o juiz convocado pelo TJRN. 
Roasalba enrolada com a justiça na pauta.
 G1/RN

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A decisão de Jean Wyllys não é pessoal, mas uma questão social e política grave', diz Freixo

Deputado federal Marcelo Freixo. FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil (Crédito: )
Em entrevista ao Jornal da CBN 2ª Edição, Marcelo Freixo, deputado federal eleito pelo PSOL-RJ, afirmou que a decisão de Jean Wyllys de não assumir novo mandato na Câmara e deixar o país não é pessoal, mas uma 'questão social e política grave'. O político associou episódios de intolerância e violência no país à 'vitória da extrema-direita', e disse que as ameaças que ele próprio sofreu devido ao combate às milícias do Rio de Janeiro são de natureza diferente das sofridas por Jean, que são crimes de ódio. 

Freixo também criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro e do seu filho, Carlos Bolsonaro, que comemoraram o anúncio de Jean nas redes sociais. 'A gente vive um momento em que o presidente se comporta como um aluno de quinta série', disse. 'É uma família patética. A atitude de um presidente, independente da sua ideologia, deveria ser tomar providência sobre as ameaças.' 

Para o deputado, o 'silêncio ensurdecedor' do ministro Sérgio Moro diante de casos como esse é preocupante. 'Sérgio Moro está calado há muito tempo. O que vimos dele na Lava-jato se transformou em timidez no governo Bolsonaro', declarou. Freixo também afirmou que pretende entregar uma cópia da CPI das Milícias, que fez há dez anos, nas mãos do ministro. 'Talvez isso o ajude a entender a gravidade do problema.'

VEXAME INTERNACIONAL: DAMARES VIRA PIADA AO DIZER QUE NA HOLANDA 'PAIS MASTURBAM BEBÊS'


Dois dos maiores jornais da Holanda, o Telegraaf e o RTL Nieuws, procuraram a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para que ela explicasse o discurso feito em pregação numa igreja evangélica em que afirma que "na Holanda, os pais são orientados a masturbar bebês meninos a partir dos 7 meses e a manipular a vagina das meninas"

Além do fiasco da participação de Bolsonaro no Fórum Mundial de Davos, na Suíça, jornais holandeses repercutem um vídeo em que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirma que "na Holanda, os pais são orientados a masturbar bebês meninos a partir dos 7 meses e a manipular a vagina das meninas", aumentando a imagem negativa do novo governo.
Dois dos maiores jornais da Holanda, o Telegraaf e o RTL Nieuws, procuraram a ministra para que ela se explicasse, mas informaram que não obtiveram resposta.
O Telegraaf afirma: "Ministra brasileira conta fábulas sexuais sobre a Holanda". Em tom de indignação, o jornal diz que Damares tem idéias peculiares sobre a Holanda. A afirmação é feita a partir de um discurso em vídeo gravado em 2013, em que a ministra afirma que especialistas holandeses dizem que 'um menino a partir dos sete meses de idade deve estar sexualmente satisfeito, para que ele possa ser um homem sexualmente saudável quando adulto'".
Ela diz que o mesmo conselho se aplica às meninas. "'Especialistas' da Holanda estariam recomendando que 'a vagina de uma menina deve ser estimulada desde cedo para que ela possa sentir prazer quando adulta'", destaca a matéria, enfatizando que Damares atua como pastora evangélica e "tem idéias conservadoras originais".
"Alves fez suas declarações sobre a Holanda quase seis anos atrás, durante uma reunião religiosa. As gravações podem ser encontradas na internet. Em seu discurso, Alves queria alertar sobre os efeitos desastrosos, aos seus olhos, do governo do Partido Trabalhista de esquerda no Brasil", aponta o jornal, reforçando que, de acordo com a ministra, "o Partido Trabalhista influenciou as idéias dos especialistas holandeses", diz outro trecho da matéria.
O Telegraaf lembrou ainda que durante a campanha, Bolsonaro e seus apoiadores divulgaram fake news alegando "erroneamente que um chamado 'kit gay' foi distribuído nas escolas, contendo uma mamadeira em forma de pênis e um livro de informações com imagens rotuladas como pornográficas por brasileiros conservadores".
A RTL Nieuws também repercutiu e cobrou uma posição de Damares. "Uma ministra do Brasil parece ter uma imagem bastante estranha da Holanda. Damares Alves disse há alguns anos que aqui é recomendável satisfazer os meninos a partir dos sete meses de idade... A conservadora Alves disse no passado que a religião deve novamente desempenhar um papel maior nas escolas", destaca a reportagem.
O veículo também enfatiza que Damares não é a única na equipe de "notáveis" prometida por Bolsonaro, a fazer declarações controversas. "O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, por exemplo, afirma que a mudança climática é uma conspiração de esquerda "para sufocar o crescimento econômico dos países democráticos capitalistas e promover o crescimento da China", pontua o jornal.