Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Fake News: Empresa Ucraniana desmente notícia da CNN sobre deixar de investir US$ 50 bilhões no Brasil.

 A empresa ucraniana Antonov diz que é falsa a informação de que decidiu suspender investimentos de U$ 50 bilhões no Brasil. A companhia afirma que negocia com vários países, mas não tem representante no Brasil e pede que veículos de imprensa tenham cuidado com a informação.

Esta semana a CNN Brasil noticiou que a estatal ucraniana suspendeu as negociações para iniciar a produção de aviões no Brasil em razão das recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra da Ucrânia.

De acordo com a Antonov, a companhia está “amplamente interessada em desenvolver a cooperação” com o Brasil. Mas não é representada no país por nenhum escritório de advocacia e consulta periodicamente parceiros no exterior, inclusive no Brasil.

Em nota, a Antonov afirmou ainda que apela para veículos de comunicação que tomem cuidado com fontes que não são da empresa, a fim de evitar “deterioração da parceria internacional”, devido a agressão russa sobre a Ucrânia. Com informações de Renato Souza- Política Correio Braziliense 

EU SOU DOS 10% - Estudo aponta que 90% dos homens têm fantasia de ver a parceira com outros na cama.

  Cada vez mais popular, o fetiche conhecido como cuckold ou o desejo de ver a parceira com outro homem tem ganhado espaço no Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo site Sexlog, 9 em cada 10 homens já tiveram essa fantasia sexual. Esse número é significativamente maior do que o relatado no ano anterior, quando apenas 30% dos homens admitiram ter esse desejo.

O portal também realizou uma pesquisa por território, onde constatou que o Distrito Federal (DF) foi o estado com o maior número de pessoas que afirmaram ter conhecimento sobre o fetiche cuckold, com 80% de respostas afirmativas. Entretanto, o estado do Pará registrou o maior índice de participação, com 53%. Apesar de ser visto como uma forma de traição, o cuckold não é uma deslealdade, já que a principal regra é o total consentimento de todas as partes envolvidas.

O fetiche cuckold também pode partir das mulheres que desejam ver o companheiro com outra mulher. Segundo a mesma pesquisa do Sexlog, em pelo menos 50% dos casos, o interesse inicial partiu das companheiras e não dos maridos.

O site de não monogamia conta com cerca de 19 milhões de inscritos e é considerado a maior rede de sexo e swing do Brasil. A plataforma se caracteriza como um lugar ideal para quem deseja conhecer pessoas de cabeça aberta, sem julgamentos. Novo Notícias 

OS GRANDES PODEM QUEBRAR TAMBÉM - Globo vende sede histórica no RJ após prejuízo de R$ 41 milhões no último ano

 


A Rede Globo vendeu o prédio histórico localizado no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. O edifício, que era sede da empresa desde sua fundação, agora será um prédio residencial. A pré-venda das unidades está sendo anunciada por corretores de imóveis.

“A Globo mantém conversas sobre a venda do prédio 266 da Rua Jardim Botânico com o objetivo de alienar o ativo, que está totalmente desocupado desde agosto de 2022, reflexo da natural sinergia gerada pelas operações após a unificação dos negócios no âmbito do programa Uma Só Globo”, disse a emissora carioca em comunicado ao Notícias da TV.

A transferência dos profissionais do marketing, assessoria de imprensa e departamento comercial, que trabalhavam no local, aconteceu em 2019.

GOVERNO FAZ ATUALIZAÇÃO NO VALE-GÁS, E CORTA PESSOAS COM RECEBIMENTO INDEVIDO DO PROGRAMA.

 


Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes.

Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%.

Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família. “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1.

SAÚDE - Ozempic: crescem os relatos de efeitos nocivos do remédio, como desnutrição, enjoo e inchaço na barriga

 


Quase imediatamente após iniciar o Ozempic, um medicamento para diabetes conhecido por induzir a perda de peso, Renata Lavach-Savy, 37, escritora médica em North Bergen, N.J., ficou sem apetite. Ela começou a agendar alarmes para se lembrar de comer. Ela estava tão exausta que, mesmo depois de 10 horas de sono, caía no sofá após o trabalho, incapaz de se mover.

Ela deixava bolsas e roupas espalhadas pelo chão do quarto, porque ficava enjoada o tempo todo e temia que se abaixar para pegá-las a fizesse vomitar. Quatro meses depois, a nutricionista de Lavach-Savy disse a ela que ela poderia estar desnutrida.

Lavach-Savy ficou chocada. “Como posso estar desnutrido? Estou com mais de 90 quilos”, ela se lembra de ter pensado. Ela parou de tomar Ozempic no outono passado.

Seu médico originalmente recomendou Ozempic porque Lavach-Savy tinha síndrome dos ovários policísticos, uma condição hormonal que geralmente ocorre junto com a resistência à insulina. As injeções semanais causavam náuseas constantes e leves e enjoo. Ela perdeu toda a vontade de comer.

Casos graves como o de Lavach-Savy são raros, dizem os especialistas. Mas algumas pessoas que tomam Ozempic podem sentir uma falta de apetite tão intensa que ficam desnutridas, disse Andrew Kraftson, professor clínico associado na divisão de metabolismo, endocrinologia e diabetes da Michigan Medicine. Os médicos dizem que é importante que as pessoas recebam orientações claras sobre dieta e nutrição adequadas durante o uso da medicação. As pessoas que experimentam resultados extremos da medicação podem precisar parar de tomá-la completamente.

VÔMITOS BOLSONARISTA - TA QUE NÃO PASSA UM CABELO!: Flávio Bolsonaro quer que Lula deponha à CPMI do 8/1

 


O senador Flávio Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (26) que pretende convocar Lula (PT) para depor na CPMI do 8/1, instalada pela manhã.

“Tem muito mais motivo para convocar o Lula, né? Ele que era presidente no momento. O que foi que ele fez? Será que ele ficou sabendo antes?”, afirmou o 01 em entrevista ao Painel, da Folha.

O entendimento jurídico, porém, é de que o presidente da República só pode ser chamado a convite, com possibilidade de recusá-lo.

Flávio também falou em quebrar o sigilo telefônico do presidente.

“Vamos quebrar o sigilo telefônico do Lula para saber se ligaram para ele antes para avisar o que estava acontecendo e ver se ele não teria dado uma ordem para deixar as coisas acontecerem de propósito”, disse.

O Antagonista

Ministro interino do GSI exonera 29 servidores após Lula pedir renovação

 


O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, exonerou, nesta quarta-feira (26), três secretários nacionais e 26 servidores do órgão.

A medida faz parte do processo de renovação da pasta determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme nota oficial. Essa é uma tentativa de “limpeza” para que somente militares mais alinhados com o atual governo se mantivessem no cargo.

Mais cedo, a CNN já havia noticiado que o coronel da reserva Jorge Henrique Luz Fontes, da chefia de gabinete na secretaria-executiva, havia deixado o GSI. Fontes ocupava o cargo desde fevereiro de 2022, mas estava no GSI desde o governo de Michel Temer, em 2016.

O coronel estava subordinado pelo ex-secretário executivo do GSI, o general Ricardo Nigri, também exonerado a pedido após a saída de Gonçalves Dias do comando do órgão.

MUNDO - Emirados Árabes aumenta os dias de final de semana.

 


Antes, seus dias de folga eram sexta-feira e sábado. Agora, domingo também foi adicionado, deixando o final de semana com três dias. Além disso, a jornada de trabalho foi reduzida para quatro dias e meio. Os trabalhadores devem ser liberados na sexta-feira à tarde, já que os muçulmanos realizam sua oração semanal nesse dia.

Essa medida tem como objetivo aumentar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Também visa o aumento dos resultados econômicos. O país foi o primeiro do mundo a adotar essa medida.

MUNDO BIZARRO - Homem que colocou falsa bomba em praça de Macaíba é preso por estuprar menina de 12 anos

 

Um homem de 37 anos foi preso nesta quarta (26) por estuprar uma adolescente de 12 anos em Macaíba. O suspeito ficou conhecido na cidade por ter abandonado, em via pública, uma mala com fiação exposta com características de bomba, a fim de causar medo e pânico na população, enquanto ocorriam os atentados da facção criminosa em todo o estado do RN.

De acordo com a Polícia Civil, o estupro aconteceu em janeiro deste ano quando o homem viu a menina caminhando sozinha na rua e a obrigou a ir para um local deserto onde cometeu o crime. O investigado não possui qualquer vínculo de parentesco com a vítima.

O investigado responde também a diversos procedimentos criminais pela prática de crime de violência doméstica, lesão corporal dolosa, ameaça, difamação, entre outros. Esses antecedentes e as provas adquiridas no inquérito policial culminaram na prisão preventiva do investigado.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Telegram não entrega dados completos à PF sobre neonazistas, e Justiça determina suspensão da plataforma no país.

  O aplicativo de mensagens Telegram não entregou à Polícia Federal todos os dados sobre grupos neonazistas da plataforma pedidos pela corporação, e a Justiça determinou que operadoras de telefonia e lojas de aplicativos retirem o aplicativo do ar imediatamente.

Segundo a Diretoria de Inteligência da PF, as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi e o Google a Apple, responsável pelas lojas de aplicativos Playstore e App Store vão receber o ofício sobre a suspensão do Telegram ainda na tarde destas quarta-feira (26).

O Telegram chegou a entregar parte dos dados pedidos pela PF na sexta-feira (21), após a pedir uma intervenção do judiciário.

A corporação, entretanto, quer contatos e dados dos integrantes e administradores de um grupo com conteúdo neonazista, e o Telegram não forneceu os números de telefone.

Além de determinar a suspensão do aplicativo, a Justiça ampliou a multa aplicada ao Telegram por não entregar os dados de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer os dados. G1

Urgência do PL das Fake News é aprovada; Veja com votou os deputados do RN que apoiam e os que não apoiam as fake news.

 Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o pedido de urgência do projeto que cria mecanismos para o combate às notícias falsas (PL 2.630/2020).

A votação do requerimento permite que a matéria, que já é debatida pelos deputados há três anos, seja votada diretamente no plenário da Câmara - o que deve ocorrer na próxima semana.

Foram:

  • SIM - 238 votos
  • NÃO - 192 votos

A expectativa é que o texto seja levado à votação no plenário principal da Câmara na próxima terça (2).


Veja abaixo como votou a bancada potiguar (Sim = a favor do regime de urgência; Não = contra):

Benes Leocádio (União-RN) – Não
Fernando Mineiro (PT-RN) – Sim
General Girão (PL-RN) – Não
João Maia (PL-RN) – ausente
Natália Bonavides (PT-RN) – Sim
Paulinho Freire (União-RN) – Não
Robinson Faria (PL-RN) – Sim
Sgt. Gonçalves (PL-RN) – Não


MUNDO BIZARRO - Mãe tenta salvar filha das drogas, experimenta a droga sintética ‘K9’ e também se vicia.

Após tentar salvar a filha, uma mãe experimentou a droga sintética “K9”, considerada 100 vezes mais potente que a maconha, e também se viciou. A família mora em São Paulo.

A técnica de enfermagem Vanessa Sales Caiaffa de Carvalho, de 46 anos, contou que a filha Giovana, de 21 anos, entrou em contato com a droga pela primeira vez por intermédio do namorado. A jovem tinha o sonho de ser cantora e tentou se lançar no universo do funk, onde o conheceu.

Ao descobrir a droga na vida da filha, Vanessa decidiu fumar a K9 – conhecida como supermaconha – para mostrar a Giovana que era possível não se viciar. Entretanto, o plano da técnica de enfermagem falhou.

Em menos de três dias, a vida dela mudou completamente. “Essa droga te anestesia. Tirava a minha dor na coluna. Eu não entrei nisso à toa, eu vi a minha filha morrendo na droga”, desabafa Vanessa.

Mãe e filha consumiam a K9 diariamente, além de terem de caminhar mais de oito quilômetros até um ponto de tráfico para comprá-la. O percurso era realizado de duas a três vezes por dia. Sem dormir e se alimentar, Vanessa chegou a perder 40 quilos em quatro meses.

Durante esse período, o marido da técnica de enfermagem estava no Peru, viajando a trabalho. Quando ele retornou para casa, encontrou as mulheres irreconhecíveis, em razão dos efeitos da supermaconha.

No dia do aniversário de Giovana, a jovem foi convencida pela mãe a entrar em uma clínica de reabilitação. Agora, elas lutam para superar o vício juntas. R7

MUNDO - Papa Francisco permitirá, pela 1.ª vez, que as mulheres votem na próxima reunião dos bispos

 

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 26, que o papa Francisco permitirá, pela primeira vez, que as mulheres votem na próxima reunião de bispos, um novo sinal dos esforços do pontífice para dar ao público feminino mais voz nos assuntos da Igreja Católica Romana.

O papa também aumentou o número de leigos que participarão em outubro do Sínodo dos Bispos, que ocorre periodicamente no Vaticano para discutir questões importantes, como o divórcio. O próximo encontro, que reúne bispos do mundo todo, está centrado em promover um maior envolvimento dos fiéis à medida que a Igreja avança no assunto.

O sínodo aconselha o papa e é influente, embora apenas o pontífice defina a política da Igreja. Em 2021, Francisco já havia alterado as leis para que as mulheres pudessem ler a Bíblia Sagrada na missa, servir no altar e distribuir a comunhão – práticas já comuns em muitos países. Mas não vai tão longe quanto alguns defensores das mulheres esperavam.

ESPORTE - Governo nomeia Ayrton Senna como Patrono do Esporte Brasileiro

 

Último campeão mundial do Brasil na F1, Ayrton Senna agora é Patrono do Esporte Brasileiro. A honraria foi concedida nesta terça-feira, sob o texto da Lei 14.559/2023 sancionada pelo vice-presidente e presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A proposta, do deputado Filipe Barros (PL-PR), passou pelo Senado Federal no último mês.

Morto em atividade no GP de San Marino de 1994, Senna é considerado um dos maiores pilotos da categoria de todos os tempos e é o quinto maior vencedor da história, com 41 triunfos em grandes prêmios. A proposta passou, ainda, pela ministra de Esportes, a ex-jogadora de vôlei e medalista olímpica Ana Moser.

– Ayrton Senna foi um ídolo nacional. Durante o auge de sua atuação, ele representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro – declarou o ex-senador Dario Berger, no texto que passou pelo Senado em março deste ano.

SAÚDE - Vacinação contra poliomielite deve ser reforçada no Brasil

 

A vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, deve ser reforçada no Brasil, principalmente depois da confirmação de um caso da doença em Loreto, no Peru. A recomendação é do Ministério da Saúde. Desde 2019, a vacinação de crianças menores de 5 anos vem caindo. Nenhum estado atingiu o índice superior a 95% de imunizados.

A região de Tabatinga, na fronteira da Amazônia brasileira com o Peru, é um dos locais com maior risco de infecção pela baixa imunização. “Poliomielite é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo polivírus que vive no intestino. Embora ocorra com maior frequência em criança menores de 4 anos, adultos também podem ser contaminados”, alertou a coordenadora de Saúde Básica do município, Nara Peres.

CULTURA - Festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultura nacional

 

Lei nº 14.555, de 25 de abril de 2023, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). Ela foi sancionada nessa terça-feira (25) pelo vice-presidente da República, no exercício da Presidência, Geraldo Alckmin.

O deputado Fábio Mitidieri (PSDE) é o autor do projeto e a relatoria é do senador Prisco Bezerra (PDT-CE). No seu relatório, Bezerra destaca que, na Região Nordeste, as festas juninas “ganharam um vigor e uma dimensão impressionantes”, mas que elas mobilizam também pessoas do sul ao norte do país. 

O senador cita Campina Grande, na Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; e Mossoró, no Rio Grande do Norte, como cidades onde as festas são importantes para a economia desses municípios e o turismo da região.

O COVARDE EM AÇÃO - Bolsonaro alega à PF estar sob efeito de morfina ao postar vídeo contra resultado da eleição

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alegou nesta quarta-feira, 26, em depoimento à Polícia Federal (PF), que estava sob efeito de medicamentos quando compartilhou um vídeo questionando o resultado das eleições de 2022. Segundo relato do ex-secretário de comunicação social da Presidência e atual assessor de imprensa de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, o ex-presidente disse à PF que a postagem foi feita “por equívoco”. Bolsonaro estaria se recuperando de um “tratamento com morfina” provocado por obstrução intestinal.

Bolsonaro alega que pretendia encaminhar o vídeo pelo WhatsApp para que pudesse assisti-lo em outro momento. Ele sustentou, no entanto, que, por estar sob medicação, acabou errando o comando. O conteúdo ficou quase duas horas no ar antes de ser excluído. De acordo com Wajngarten, o ex-presidente foi aconselhado a excluir a publicação em que acusava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de não ter sido eleito de maneira legítima pela população, mas sim por um conluio entre ministros de tribunais superiores.

CONGRESSO E GOVERNO - CMO aprova crédito de R$ 71,4 bilhões ao Bolsa Família

 

A CMO (Comissão Mista de Orçamento) aprovou nesta 3ª feira (25.abr.2023) o PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional) que estabelece crédito de R$ 71,4 bilhões para o programa Bolsa Família. Na prática, a proposta transfere os recursos previstos no Orçamento de 2023 referentes ao extinto Auxílio Brasil, da gestão de Jair Bolsonaro (PL), para o Bolsa Família.

No dia 2 de março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a MP (medida provisória) que restabeleceu, com mudanças, o programa de transferência de renda e combate à fome criado durante o 1º governo do petista, em 2003.

A ação é destinada às famílias que vivem em situação de vulnerabilidades econômica e social. O benefício é pago a quem atende 3 critérios:

renda per capita classificada na linha da pobreza ou de extrema pobreza;

dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único); e

não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e em outras bases de dados federais.

Moraes diz que TSE quer facilitar a indígenas acesso aos pleitos

 

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, disse nesta 4ª feira (26.abr.2023) que a Corte tem entre suas principais missões “garantir a inclusão e igual participação de todos no processo eleitoral”. Moraes afirmou que cerca de 20 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) têm, atualmente, iniciativas que busquem a maior participação dos povos indígenas nos pleitos.

“Não só no Brasil, no mundo todo, nós sabemos as dificuldades das chamadas minorias em ingressar na política. Em participar, seja como eleitores ou eleitoras, as mulheres votam há pouco mais de 100 anos, seja como candidatos e eleitos“, disse o ministro. Ele participou do evento Abril Indígena, realizado pelo tribunal.

O PRESIDENTE - Brasil e Espanha assinam acordos em educação, trabalho e pesquisa

 

Brasil e Espanha assinaram, nesta quarta-feira (26), três acordos para cooperação nas áreas de educação, trabalho e pesquisa científica. A cerimônia de assinatura de atos aconteceu no Palácio de Moncloa, em Madri, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial à Espanha, e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

O primeiro documento foi um memorando de entendimento entre os ministérios do Trabalho dos dois países, que prevê o intercâmbio de informações sobre a reforma trabalhista na Espanha, realizada no final de 2021. Entre outras questões, a reforma melhorou as condições de vida dos trabalhadores de aplicativos. Ontem (25), Lula e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também se reuniram, em Madri, com lideranças sindicais espanholas para conversarem sobre o tema.

No Brasil, o governo federal quer apresentar uma proposta de regulamentação dessa forma de trabalho até o fim deste semestre. O Ministério do Trabalho tem ouvido representantes dos próprios trabalhadores e das plataformas de serviços, especialistas e estudado a legislação de outros países para chegar a um consenso sobre uma proposta que assegure direitos à categoria.

FUTEBOL- Conmebol anuncia apoio ao Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina

 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta terça-feira (25) o apoio ao Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, ao lado da ministra do Esporte, Ana Moser, em Luque, no Paraguai.

O presidente da Associação Paraguaia de Futebol (APF), Roberto Harrison, também manifestou apoio à candidatura brasileira. Caso seja confirmado, o Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

Em entrevista coletiva, Alejandro Domínguez afirmou que a Conmebol está comprometida com o crescimento do futebol feminino no continente. Ele ressaltou ainda que o  Brasil reúne todas as condições de infraestrutura, serviços e logística para sediar um evento dessa magnitude. 

A ministra do Esporte, Ana Moser, destacou que, além de dar visibilidade para o futebol feminino da América do Sul, a candidatura do Brasil trará ações transversais relacionadas à politica de igualdade de gênero e de  combate ao racismo.

CURIOSIDADES - Pesquisa constata altos coeficientes de suicídio em população masculina

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, globalmente, uma pessoa morre por suicídio a cada 42 segundos. Países de baixa e média renda, como o Brasil, por exemplo, concentram 77% das ocorrências globais. Pesquisa da UFRN mostra que, no cenário nacional, existe uma predominância entre os homens, que apresentam um risco 3,8 vezes maior de morte por essa causa em relação às mulheres.

Os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, foram levantados por Weverton Rodrigues em sua pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Demografia da UFRN (PPGDem), sob a orientação da professora Karina Cardoso Meira.

O pesquisador analisou os números de suicídio de homens brasileiros no período de 1980 a 2019. Os resultados sugerem uma dualidade: houve a redução do risco de morte por arma de fogo, mas uma tendência de aumento da mortalidade total. No período contemplado, o Brasil registrou 36.895 casos por armas de fogo (2,5 mortes a cada 100.000 homens) e 231.821 suicídios totais (9,05/100.000 homens). 

PRESIDENTE - Após condenar invasão da Ucrânia pela Rússia, Lula diz: ‘Não cabe a mim decidir de quem é a Crimeia’

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (26), durante viagem à Espanha, que não cabe a ele ou ao Brasil decidir a quem pertence a Crimeia, território da Ucrânia invadido e anexado pela Rússia desde 2014.

“Não cabe a mim decidir de quem é a Crimeia. Quando se sentar em uma mesa de negociação, pode-se discutir qualquer coisa, até a Crimeia. Mas quem tem que discutir isso são os russos e ucranianos. Primeiro para a guerra, e depois vamos conversar. Cada um acha que tem razão, acha que pode mais, o dado concreto é que o povo tá morrendo. E só tem um jeito, é parar para fazer o acordo”, declarou.

terça-feira, 25 de abril de 2023

E NADA DE CULTURA EM JARDIM DE PIRANHAS? - Projeto de teatro promove oficinas em seis cidades do RN

 

A Associação Cultural Trapiá inicia mais uma temporada de oficinas na região do Seridó. Desta vez, o enfoque será a improvisação e o movimento dos atores em cena. As oficinas iniciam nesta segunda-feira (24), às 18h, na Escola Estadual Tomaz de Araujo, em Acari. 

A formação é voltada para adolescentes e jovens dos seis municípios contemplados pelo projeto Trapiá Semente em 2022, mas também está aberta para quem tiver interesse em participar, explica Mônica Belotto, professora de dança e atriz da Trapiá Cia. Teatral. A expectativa é atender até 120 jovens em Acari, Parelhas, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e Equador.

“As oficinas têm como objetivo despertar nos participantes a percepção do próprio corpo para que compreendam as possibilidades de ampliar o repertório de movimento, seja para sair dos padrões corporais estabelecidos socialmente ou para fortalecer sua participação nos processos criativos”, explica Carla Cíntia Dutra, também facilitadora da oficina. Para isso, as professoras promoverão jogos, dinâmicas corporais, improvisação em dança e estimularão a criação de coreografias a partir dos experimentos. 

Imposto sobre Shopee, AliExpress e Shein será cobrado durante a compra

 

O Ministério da Fazenda vai adotar um modelo de cobrança que permitirá o desconto do imposto na hora da compra dos produtos vendidos em plataformas internacionais de e-commerce, como Shein, Shopee e AliExpress. Em entrevista ao Estadão, o ministro Fernando Haddad explicou a medida, que chamou “plano de conformidade” da Receita Federal, necessária para garantir uma concorrência justa com as empresas de varejo instaladas no mercado interno brasileiro.

Segundo Haddad, é assim que funciona nos Estados Unidos e na Europa, onde todos os impostos devidos estão incluídos no preço. O ministro antecipou que, a depender do ritmo das negociações, o governo pode estabelecer um plano provisório de conformidade para que o varejo e o setor de comércio eletrônico se reúnam com o compromisso de chegar a um denominador comum sobre que é o justo para os dois lados.

Depois do recuo do governo em acabar com a isenção das compras no e-commerce internacional feitas de pessoa física para a pessoa física até US$ 50, os grandes varejistas nacionais criticaram a medida e pediram tratamento justo. O recuo foi uma decisão do presidente Lula que cobrou do Ministério da Fazenda uma alternativa após a repercussão negativa do anúncio do fim da isenção pela Receita.

Sancionada lei que amplia para seis anos prazo de linhas do Pronampe

 

As micro e pequenas empresas ganharam mais dois anos para pagar os empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.554/2023, que amplia de quatro para seis anos o prazo de pagamento dos empréstimos do programa, criado para ajudar negócios de menor porte afetados pela pandemia de covid-19.

A lei também criou uma carência mínima de 12 meses. Com a medida, a micro ou pequena empresa tem um ano para pagar a primeira parcela do empréstimo. Os juros máximos foram mantidos em 6% ao mês mais a taxa Selic (juros básicos da economia).

As novas condições não valem apenas para os futuros empréstimos. A lei permite que os contratos assinados a partir de 2021 poderão ser renegociados pelas novas regras, mas o processo deverá seguir condições estabelecidas pelo governo federal.

DALÍ XANDÃO - Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (25) o julgamento de mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, vândalos depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto. Primeiro a votar, o ministro Alexandre de Moraes decidiu pelo recebimento das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados.

A votação começou à meia-noite e vai até às 23h59 da próxima terça-feira (2). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial. Com a divulgação do voto do ministro, que é relator das denúncias, os demais nove ministros da Corte também podem começar a votar.

Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, o ministro deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos. Em função de aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro. Em votação já encerrada, a Corte aceitou denúncia contra 100 investigados pela participação nos atos.