Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 12 de março de 2021

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTA SEXTA FEIRA (12) EM JARDIM DE PIRANHAS

 Pode ser uma imagem de texto

FAMOSOS - Tom Holland, o Homem-Aranha, sofre acidente

 


Foto: Reprodução/Internet

Tom Holland, conhecido por ser o Homem-Aranha da Marvel, precisou parar as gravações do terceiro filme do herói por alguns dias. A revelação foi feita na Capital FM.

O astro de Homem-Aranha sofreu um acidente de trabalho no longa, que tem o título de No Way Home. Felizmente, a situação não foi grave. Tom Holland teria machucado apenas os joelhos. A situação fez com que o ator da Marvel ficasse parado por alguns dias.

Fachin mantém anulação das condenações de Lula na Lava Jato e envia caso ao plenário do STF

 


Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (12) manter a decisão que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná.

Fachin anulou as condenações na segunda-feira. Com isso, Lula recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. Nesta sexta, a Procuradoria Geral da República (PGR) recorreu da decisão e pediu ao ministro que reconsiderasse o entendimento ou submetesse o caso ao plenário do STF.

Vacina comprada pelo Nordeste será mais barata porque foi negociada em 2020.

Nesta sexta-feira (12), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), revelou que conseguiu um “desconto” na compra das vacinas russas para o combate a Covid-19.

O Ministério da Saúde pagará mais caro por essa vacina – isso porque o governo federal demorou mais para fazer um acordo com o laboratório russo, Gamaleya, que desenvolveu o imunizante.

Em entrevista para a CNN Brasil, Wellington Dias afirmou que o Consórcio Nordeste pagará US$ 9,95 por cada dose da Sputnik V, adquirindo as 39 milhões de doses.

Já o Ministério da Saúde pagará US$ 13 e só conseguirá 10 milhões de doses. Essa vantagem do Consórcio acontece porque as negociações foram feitas desde 2020.

DO TL 

No ano passado, o Presidente Jair Bolsonaro chegou a declarar que o Brasil tinha uma demanda muito grande e isso bastaria para os laboratórios quererem negociar com o país. E não o contrário.

Com informações do UOL.

MUNDO - Governo Biden discute enviar doses da AstraZeneca para o Brasil

 

vacinaCom dezenas de milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca paradas nas fábricas americanas, enquanto aguardam resultados de um estudo clínico no país, os EUA estudam enviar injeções para o Brasil ou outros países, segundo o jornal The New York Times.

O destino dos imunizantes é assunto de um intenso debate entre a Casa Branca e autoridades de saúde do país, com alguns argumentando que a gestão Biden deveria permitir que fossem exportados para países com necessidades urgentes, enquanto outros não estão prontos para abandoná-los, segundo autoridades da administração democrata ouvidas pelo jornal. O laboratório, porém, não está envolvido nessas conversas.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro chama de ‘estado de sítio’ toque de recolher no DF

 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11) que o toque de recolher determinado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é uma medida de “estado de sítio” que somente ele, na condição de presidente da República, poderia tomar, mediante consulta ao Congresso Nacional.

Especialistas em direito ouvidos pelo G1 afirmam que o presidente se “equivocou” ao fazer a afirmação. Na segunda-feira (8), Ibaneis decretou toque de recolher das 22h às 5h, até o próximo dia 22, a fim de tentar conter a expansão de casos de Covid-19 no Distrito Federal, que enfrenta risco de colapso em hospitais.

NÃO PASSA UM CABELO - Família Bolsonaro dá sinais trocados sobre uso de máscara movido por efeito político

 PGR comunica ao Supremo arquivamento de apuração preliminar contra família  Bolsonaro por rede de perfis falsos derrubada pelo Facebook

Depois de o ex-presidente Lula ocupar a lacuna deixada pelo presidente da República no combate à Covid, a família Bolsonaro decidiu reagir ao petista mas emitiu sinais trocados sobre uso de máscara, movida por efeitos políticos. Se o pai e o filho mais velho mudaram, pelo menos temporariamente, de postura, o 03 se manteve no velho estilo de minimizar o combate ao coronavírus.

Bolsonaro surpreendeu nesta quarta-feira (10) ao aparecer, em cerimônia no Palácio do Planalto, usando máscara. Não só ele, mas toda sua equipe. Algo que não vinha sendo a rotina do presidente tanto no Planalto como em eventos país afora. E, durante a cerimônia, defendeu com mais ênfase a vacinação no país, tentando se defender das críticas de que seu governo não priorizou a imunização dos brasileiros.

Lou Ottens, inventor da fita cassete, morre aos 94 anos

 

lou-ottens-000-94r39qO engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, faleceu aos 94 anos no último dia 6 de março, de acordo com o jornal “NRC Handelsblad”, da Holanda. Ottens foi responsável por comandar o time que inventou a fita cassete e também teve um papel importante na criação do CD.

A informação foi confirmada por uma de suas filhas, Arine Ottens, ao jornal americano “Washington Post”, na última quarta (10). A causa da morte não foi revelada. Ottens começou a trabalhar na Philips em 1952 e foi lá que desenvolveu a fita cassete. O engenheiro usou um pequeno bloco de madeira até chegar na configuração final do produto.

quinta-feira, 11 de março de 2021

CURIOSIDADES - Idoso parado em blitz apresenta ‘carteira de habilitação’ de Padre Cícero e Frei Damião

 


Foto: Reprodução/BPRv-AL

Um idoso de 62 anos parado em uma blitz de trânsito na AL-210, em Paulo Jacinto, nesta quarta-feira (10), apresentou “carteira de habilitação” com nomes e fotos de Frei Damião e Padre Cícero. Segundo a polícia, ele pilotava uma motocicleta sem capacete, sem placa e sem retrovisor.

De acordo com o tenente-coronel Liziário, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), ao ser informado de que a carteirinha dos religiosos não valia como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o idoso explicou que tinha ido a Juazeiro do Norte (CE) há oito meses e viu uma barraca que vendia objetos religiosos. Na barraca, o vendedor disse a ele que o documento era válido em todo o território nacional.

“As equipes orientaram que aquilo ali [a carteira] não existia, que ele foi enganado. Mas o homem alegou que estava certo e discutiu com a guarnição. Ele fez a maior confusão com a equipe achando que o vendedor estava certo. Acho que o rapaz vendeu a carteira porque viu que o homem era de certa idade, um pouco ingênuo”, disse o coronel Liziário.

O “documento” é uma peça única com dois lados diferentes. Em um deles há nome, foto e ano de nascimento do Frei Damião, frade italiano radicado no Brasil que faleceu em 1997. Do outro lado, informações semelhantes referentes a Padre Cícero, sacerdote brasileiro que faleceu em 1934. Ambos são muito reverenciados por católicos do Nordeste.

Segundo a polícia, o idoso ainda levava com ele na moto a neta de apenas 7 anos. Ele recebeu apenas notificações de trânsito, mas não foi preso por uso de documento falso porque os policiais entenderam que a carteirinha era apenas uma lembrança religiosa.

O idoso também não tinha o documento da motocicleta, mas tinha uma nota fiscal que comprovava que ela tinha sido comprada por ele.

“Ele recebeu todas as notificações que preconizam o CTB [Código de Trânsito Brasileiro], mas como nós estávamos sem o guincho, nós não recolhemos a moto dele. E como a gente viu a situação, já um senhorzinho com criança, a gente colocou a moto em cima da caminhonete, colocamos os dois na viatura e levamos até a residência dele”, informou o comandante do BPRv. POR G1

Maioria do STF vota por proibir tese de “legítima defesa da honra”

 


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por proibir advogados de usarem a tese de “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio julgados pelo Tribunal do Júri.

Os votos confirmam a liminar (decisão provisória) do ministro Dias Tololli, na qual ele afirma ser inconstitucional que advogados usem como argumento a defesa da honra. Para o ministro, esse tipo de recurso argumentativo é “odioso, desumano e cruel”, pois visa “imputar às vítimas a causa de suas próprias mortes ou lesões”.

ELES ESTÃO A SOLTA NO BRASIL - Militante usa lema nazista em protesto contra lockdown no RS

 


Foto: Reprodução/Twitter

A advogada Doris Denise Neumann, militante e presidenta da secretaria da mulher do partido Patriota no Rio Grande do Sul, usou um lema nazista durante protesto realizado contra o isolamento social rígido decretado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na quarta-feira (11).

“Os alemães vão entender a frase que eu vou falar: Arbeit macht frei. Não foi isso que a gente aprendeu? Que o trabalho nos faz ser livre. Pois aqui nós estamos reivindicando o trabalho. Se o governador que foi posto por nós no poder para a decisão não decidir que nós possamos trabalhar, a gente tira ele”, disse Neumann em vídeo que circula nas redes sociais.

A militante foi candidata à Prefeitura de Nova Petrópolis pelo Patriota em 2020. Ela era do PSL no período em que o presidente Bolsonaro ainda estava na legenda e chegou a trabalhar pela fundação do Aliança Pelo Brasil – partido que o presidente tentou criar.

A frase Arbeit macht frei era afixada em alguns campos de concentração do período nazista, incluindo o campo de Auschwitz – conhecido o mais cruel de todos. A Polícia Civil já abriu procedimento para investigar o caso.

Portão de Auschwitz, campo de concentração nazista/Internet

Máscaras ineficazes contra o coronavírus não serão permitidas em aeroportos, decide Anvisa

 


Foto: Reprodução/Máscara Cristal

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (11) o endurecimento da regra que define quais máscaras devem ser usadas nos aeroportos e aeronaves durante a pandemia da Covid-19.

A agência diz que as mudanças, propostas pela Procuradoria Federal, foram necessárias diante da circulação de novas variantes mais agressivas do vírus. A Anvisa, que é uma autarquia do governo federal, tem entre suas missões, além da regulamentação de medicamentos e vacinas, o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados no país.

Caern promove campanha de negociação de débitos

 


Foto: Divulgação / Caern

Para marcar o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar um novo período de negociação de débitos atrasados ​​em condições especiais. A campanha começa na segunda-feira, dia 15, e vai até a sexta-feira, dia 19.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 96,1%; Oeste tem 98,9%.

 A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96,1%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (11). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 591.

Até o momento desta publicação são 12 leitos críticos (UTI) disponíveis e 298 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 39 disponíveis e 293 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 96,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 98,9% e a Região Seridó tem 88,9%.

O BARCO AFUNDANDO - Guedes de aviso prévio?.

 Ministros palacianos dão como certa a saída de Paulo Guedes até junho, depois de aprovadas as principais pautas de reformas.

Até lá, Jair Bolsonaro teria “congelado” a troca de nomes indicados pelo ministro da Economia, como é o caso do presidente do Banco do Brasil, André Brandão.

Esses interlocutores dizem que Bolsonaro vem sendo pressionado pelo Centrão a aprofundar a reforma ministerial, como combinado.

O prazo até junho seria o suficiente, na visão do Palácio do Planalto, para a aprovação da reforma administrativa e encaminhamento da tributária.

Arthur Lira já avisou que o relatório da reforma tributária será entregue na semana que vem.

Hoje, Câmara dos Deputados completou a aprovação da PEC Emergencial e Rodrigo Pacheco promete promulgá-la amanhã.

No entorno de Guedes, a possível saída do ministro, daqui a três meses, é vista com surpresa.

Nossa.
Antagonista

Bolsonaro é ruim ou péssimo para 57% dos brasileiros.

 A popularidade de Jair Bolsonaro despencou para um patamar semelhante ao de maio e junho de 2020.

Segundo a pesquisa Atlas, a melhor de todas, ele é rejeitado por 60,1% dos brasileiros e aprovado por apenas 34,8%

Sua taxa de ótimo ou bom é de 24,5%, e a de ruim ou péssimo disparou para 57%.


Antagonista

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - A fixação anal dos Bolsonaros pelo rabo alheio; dessa vez, foi Eduardo.

 Eita família educada essa, não? Que gente elegante, tolerante e democrática, não é verdade? Como são respeitosos com aqueles que lhes bancam a boa vida que levam há décadas, com seus salários e mordomias, além de rachadinhas e outras “cositas más”, pagas pelos otários.

E como adoram palavrões e expressões de cunho sexual, geralmente em referência ao furico alheio. Fico a imaginar se pai e filhos foram, de alguma forma, violados ou sodomizados lá na infância. Ou na adolescência. Ou ainda recentemente, vá saber. Estes são tempos estranhos.

Primeiro foi o verdugo do Planalto, Jair, dizendo que enfiaria 15 milhões de reais em latas de leite condensado no rabo dos jornalistas. Agora foi o bolsokid Eduardo Bananinha, querendo enfiar máscaras. Por quê? Ora, porque é o que o intelecto e a má criação lhes permitem, ué.

Alô, Dudu, irmão do senador das rachadinhas e da mansão de 6 milhões de reais, enfie sua máscara sobre a boca e o nariz, que é o local adequado. Quanto ao seu rabicó, deixe-o livre para receber uma bela de uma bananinha. De preferência, uma Banana da Terra. Talquei?

Ricardo Kertzman/IstoÉ

MUNDO BIZARRO - Médico que matou amante de overdose pondo cocaína no pênis é condenado a pagar indenização ao viúvo e o filho da mulher.

 O cirurgião alemão Andreas Niederbichler foi condenado a pagar uma indenização equivalente a R$ 200 mil, após matar sua amante, de 38 anos, de overdose durante sexo oral. Quem vai receber a quantia será o viúvo e o filho da mulher.

O médico já havia sido condenado a 9 anos de prisão, em 2019, por ter escondido da vítima, Yvonne, que colocou cocaína em seu pênis antes do ato.

Niederbichler, agora com 45 anos, foi comparado ao personagem Christian Grey, da série americana Cinquenta Tons de Cinza, depois que detalhes de sua vida sexual foram revelados em um julgamento em Magdeburg, na Alemanha.

Segundo o jornal americano The Sun, o cirurgião injetou cocaína em pelo menos três outras mulheres para torná-las mais “compatíveis” sexualmente. Yvonne, cabelereira, era uma ex-paciente que teve um caso com o cirurgião e confiava totalmente nele, segundo o tribunal.

“Yvonne queria deixar o marido pelo Dr. Niederbichler. Ele era como Christian Grey, de Cinquenta Tons de Cinza, para ela”, declarou um amigo da vítima.

Após fazer sexo oral no médico, a cabeleireira ficou sem fôlego e desmaiou. Uma autópsia posterior revelou que ela morreu de overdose de cocaína.

A juíza Steffi Ewald ordenou que o cirurgião pagasse os custos do funeral, mais benefícios de sobrevivência para o viúvo e o filho da vítima.

Outros casos

Os promotores afirmam que o cirurgião também colocou a droga secretamente em taças de champanhe e a escondeu em batom e pasta de dente. Outros casos aconteceram entre setembro de 2015 e fevereiro de 2018.

“Ele administrou a cocaína para continuar livremente as práticas sexuais”, disse a promotora-chefe Eva Vogel.
Metrópoles

quarta-feira, 10 de março de 2021

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTA QUARTA FEIRA (10) EM JARDIM DE PIRANHAS

 Pode ser uma imagem de texto

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro sanciona hoje projeto que permite compra de vacinas por empresas

 

EMPRESAO governo do presidente Jair Bolsonaro fará um evento nesta 4ª feira (10.mar.2021), às 15h, para sancionar medidas que ampliam a capacidade de aquisição de vacinas contra a covid-19. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) participarão da cerimônia, no Palácio do Planalto. O convite surge 1 dia depois de os chefes do Legislativo enviarem ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cobrando explicações sobre alterações no cronograma de recebimento de vacinas contra o coronavírus.

A Câmara aprovou em 3 de março o PL (projeto de lei) 534 de 2021. A proposta permite que a iniciativa privada compre vacinas contra o coronavírus, desde que observadas algumas condições. Foi aprovada por votação simbólica. Ou seja, sem contagem de votos. O acerto é possível quando há acordo entre os líderes de bancada.

O texto que será sancionado nesta 4ª permite que empresas privadas comprem vacinas desde que priorizem o SUS (Sistema Único de Saúde) e o PNI (Plano Nacional de Imunização). É necessário que a vacina tenha autorização temporária emergencial, excepcional ou temporária para importação e distribuição ou registro permanente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a iniciativa privada possa comprá-las.

Desemprego registrou taxa média de 13,5% em 2020

 


Foto: Reprodução

A taxa média de desemprego no país atingiu 13,5% em 2020, enquanto em 2019 foi de 11,9%. Os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o mercado de trabalho provocaram alta recorde de desemprego em 20 estados. Ficaram de fora da lista Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina.

As taxas mais elevadas de alta foram produzidas no Nordeste e as menores no Sul do país. A Bahia, com 19,8%, teve a maior taxa de desocupação em 2020, seguida de Alagoas (18,6%), Sergipe (18,4%) e Rio de Janeiro (17,4%). Já Santa Catarina (6,1%), Rio Grande do Sul (9,1%) e Paraná (9,4%) tiveram as mais baixas.

Lula diz que foi ‘vítima da maior mentira jurídica em 500 anos de História’

 


“Eu sei que fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de História”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (10), após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular suas condenações na Lava Jato por entender que a 13ª Vara de Curitiba não tinha competência para analisar os casos.

“Antes de eu ir [para a prisão], nós tínhamos escrito um livro, e eu fui a pessoa dei a palavra final no título do livro que é ‘A verdade vencerá’. Eu tinha tanta confiança e tanta consciência do que estava acontecendo no Brasil que eu tinha certeza que esse dia chegaria, e ele chegou”, afirmou Lula no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Durante um discurso que durou 1 hora e 23 minutos, o ex-presidente disse ter razão para ter “muitas e profundas mágoas”, mas que não as tem, e relacionou seu caso ao sofrimento da população mais pobre durante a pandemia.

“Se tem um brasileiro que tem razão de ter muitas e profundas mágoas sou eu, mas não tenho. Sinceramente eu não tenho porque o sofrimento que o povo brasileiro tá passando, o sofrimento que as pessoas pobres estão passando neste país é infinitamente maior do que qualquer crime que cometeram contra mim.”

Na última segunda-feira (8), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal no Paraná relacionadas à Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível.

Fachin aceitou o argumento da defesa de que essas denúncias não estariam diretamente ligadas a desvios na Petrobras, e determinou o envio dos processos para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Lula agradeceu a Fachin e disse que a decisão do ministro reconheceu que nunca houve crime cometido contra ele ou envolvimento dele com a Petrobras. No entanto, a decisão do ministro foi apenas processual: ele avaliou quem tinha competência para analisar o tipo de denúncia proposta. Fachin não analisou se Lula é culpado ou inocente.

“O processo vai continuar, tudo bem, eu já fui absolvido de todos os processos fora de Curitiba, mas nós vamos continuar brigando para que o Moro seja considerado suspeito, porque ele não tem o direito de se transformar no maior mentiroso da história do Brasil e ser considerado herói por aqueles que queriam me culpar. Deus de barro não dura muito tempo.”

Na decisão de segunda, o ministro Edson Fachin extinguiu 14 processos que questionavam se o então juiz Sergio Moro agiu com parcialidade ao condenar Lula. A Segunda Turma do Supremo voltou a analisar essa questão nesta terça-feira (9), mas ainda não concluiu.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

O ex-presidente Lula chamou a força-tarefa da Lava Jato de “quadrilha” e disse que ela tinha uma obsessão por condená-lo porque queria criar um partido político. O petista afirmou que a operação “desapareceu” da sua vida.

“Hoje, eu tenho certeza que ele [Moro] deve estar sofrendo muito mais do que eu sofri. Eu tenho certeza que o Dallagnol deve estar sofrendo muito mais do que eu sofri, porque eles sabem que eles [Moro e Dallagnol] cometeram um erro, e eu sabia que eu não tinha cometido um erro”, afirmou o ex-presidente.

Brasil ultrapassa EUA em mortes diárias por Covid-19.

 O Brasil ultrapassou, na terça-feira (9), os Estados Unidos em número de mortes registradas em 24h por causa da Covid-19. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, 1.954 brasileiros morreram por Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram 1.947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford.

Estados Unidos e Brasil são os dois países que mais registraram mortes por Covid no mundo desde o início da pandemia. Os EUA acumularam 527.699 mortes; o Brasil perdeu 268.568 vidas para a Covid-19 até a noite de terça. Só em março, já são 13.550 mortes registradas em solo brasileiro.

 

Enquanto os americanos estão em um processo de vacinação em massa, entretanto, os brasileiros passam pelo pior momento da pandemia e com apenas 4,1% da população tendo recebido ao menos uma dose de vacina. Nos Estados Unidos, foram administradas 90,2 milhões de doses segundo o Our World in Data.

G1

Reviravolta: Ministério da Saúde pede ajuda à China para obter mais vacinas.

Folha: Bolsonaro cada vez mais desconfiado e com medo de ser traído no  Palácio do Planalto – Brasil 2 Pontos 

O governo brasileiro pediu a interferência à embaixada da China, em Brasília, para obter 30 milhões de doses da vacina BBIBP-Corv, produzida pela Sinopharm, ainda no primeiro semestre deste ano. O ofício foi enviado nesta segunda-feira (8) pelo secretário-executivo do ministério da Saúde, Elcio Franco, ao embaixador da China, Yang Wanming. A China tem duas vacinas sendo aplicadas contra a Covid-19, produzidas pela Sinovac, que tem parceira com o Instituto Butantan, do governo de São Paulo, e pela Sinopharm. No documento, o ministério da Saúde afirma que “a campanha nacional de imunização corre o risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez de oferta internacional”.

O ministério afirma que vem buscando estabelecer contato com a novos fornecedores, em especial a Sinopharm.“Nesse contexto, muito agradeceria os bons ofícios de Vossa Excelência para averiguar a possibilidade da Sinopharm fornecer 30 milhões de doses da vacina BBIBP-Corv, em cronograma e preço a serem acordados, se possível, ainda no primeiro semestre de 2021”.

O governo do presidente Jair Bolsonaro já teve vários embates com a China e com seu embaixador no Brasil. No ano passado, chegou a dizer que não compraria a vacina chinesa. Mas diante do agravamento da pandemia no país, mudou de posição.

Até o final de fevereiro, mais de 43 milhões de doses da vacina da Sinopharm haviam sido aplicadas em vários países, entre eles Hungria e Peru. Dessas, 34 milhões de doses foram administradas apenas na China.

De acordo com a empresa, o imunizante tem uma taxa de eficácia de 79,4%. A vacina ainda não tem pedido de registro na Anvisa.

CNN BRASIL