Realização Luck Entretenimento

sábado, 7 de dezembro de 2013

BOM DOMINGO


VEREADOR OTONIEL RODRIGUES REBATE NO FACE AS CRÍTICAS POR TER VOTADO CONTRA PROJETO DO PREFEITO



No meu blog (www.niervereador.blogspot.com.br) e no meu face, muitas vezes usei esses espaços para divulgar ações do governo Elídio Queiroz, do qual faço parte. Em nenhum momento aproveitei esses dois instrumentos de comunicação para provocar pessoas, nem mesmo os adversários.
Não sou afeito às polêmicas facebookianas, até porque tenho pouca "intimidade" com o face, mas sempre estou querendo aprender mais sobre suas infinitas possibilidades de uso e seu alcance. Por isso, prefiro colocar um ponto final nesse "ataca-responde", "responde-ataca" que não levará ninguém a lugar nenhum. Não é do meu feitio esse tipo de provocação, e também acho que não devo aceitá-la.
Quanto ao meu "não" ao projeto, peço desculpas aos que se acharam atingidos pela minha negativa.
Da minha parte, aceito as críticas, mas considero esse episódio ultrapassado, pois a vida continua, e eu preciso focar no meu trabalho em prol de Jardim.
Com defeitos e virtudes, sigo em frente.
Vereador Nier Nicolau.

Walter participa da entrega da agência da Previdência em Canguaretama

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) participou, nesta sexta-feira (6), da cerimônia da entrega da Agência da Previdência Social (APS) do município de Canguaretama, que beneficiará milhares de pessoas de toda a região Agreste.

A unidade entregue pelo ministro Garibaldi Alves Filho nesta sexta atenderá os moradores de Canguaretama, Baía Formosa, Pedro Velho e Vila Flor, totalizando quase 60 mil beneficiários. Ela será responsável pelo pagamento de 8.030 benefícios, movimentando um repasse de R$ 4,9 milhões para a economia do município.
“Antes as pessoas precisavam se deslocar até Parnamirim para conseguir o benefício. Agora elas terão um acesso facilitado aos serviços previdenciários. É um grande trabalho do ministro Garibaldi a frente da Previdência Social”, destacou o deputado Walter.
20131207-111505.jpg

GIRO NO MUNDO DOS BLOGS: MARCOS DANTAS

Durante inauguração do INSS de Canguaretama, João Maia elogiou trabalho de Garibaldi Filho à frente do Ministério

11632
O coordenador da Bancada Potiguar em Brasília, deputado federal João Maia (PR) prestigiou na noite desta sexta-feira (06), a inauguração da agência da Previdência Social, em Canguaretama. Este foi à terceira agência inaugurada pelo ministério, em menos de dois meses na região Agreste do RN. Além do ministro Garibaldi Filho, outras lideranças politicas como o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o vice-governador Robinson Faria, o presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Mota, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, dentre outras fizeram questão de participar da inauguração.
João Maia elogiou o trabalho que o ministro Garibaldi Filho tem feito, dentro do plano de expansão das agências do INSS em todo o Brasil. “Em todas as regiões do Estado, Garibaldi tem inaugurado agências, permitindo com que aposentados e pensionistas tenham acesso ao seu beneficio sem sair da cidade, com toda segurança e comodidade. Não é a toa que o ministro Garibaldi é um dos mais queridos do Governo Dilma”, disse João Maia.

Henrique Alves elogia João Maia durante discurso em Canguaretama

11634
A afinidade entre os líderes do PMDB e PR, respectivamente deputados federais Henrique Alves e João Maia melhora a cada dia. Ao discursar na inauguração do INSS de Canguaretama, nesta sexta-feira Henrique "rasgou" elogios ao trabalho desenvolvido pelo republicano, através de seu mandato em Brasília. "João Maia mereceu ser um dos deputados mais votados aqui de Canguaretama, porque é atuante", disse.
 
Henrique e João foram os únicos deputados federais presentes, e devido a hora já avançada, Henrique falou em nome de João também. "Faço isso com prazer, pois onde João estiver, fala por mim, e onde eu estou falo por ele. É sempre assim".

TUDO PREPARADO PARA A COMEMORAÇÃO DE 5 ANOS DA VALE DO PIRANHAS FM 87,9

                                   É HOJE !

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PARABÉNS A ETERNA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE JARDIM DE PIRANHAS ZEZÉ SOARES

06 DE DEZEMBRO DE 2013

O PRESIDENTE DA CÂMARA VER. LUIS SOARES E FAMÍLIA, TAMBÉM DESEJA A SUA QUERIDA PRIMA FELICIDADE, SAÚDE E PAZ.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MORRE NELSON MANDELA

O maior símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e Prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra o racismo morreu nesta quinta-feira. Nelson Mandela tinha 95 anos, sofria de uma grave infecção respiratória e estava sendo mantido em sua casa em Johannesburgo sob cuidados médicos. Ele esteve hospitalizado de 8 de junho a 1º de setembro com um quadro de infecção pulmonar e outras complicações. No fim de semana, Zindzi, sua filha mais nova, disse ao New York Times que sabe que ele está morrendo.
"Nossos pensamentos e de milhões de pessoas ao redor do mundo estão agora com Mandiba", disse o presidente Jacob Zuma, em um pronunciamento televisionado nesta quinta-feira.

Foi a quarta internação do líder desde dezembro. Antes de ir para casa, ele foi tratado no hospital civil Mediclinic Heart, diferentemente de outras vezes quando esteve em centros médicos militares. Após dias de um quadro clínico grave, porém estável, o sul-africanos começaram a aceitar a ideia de perdê-lo.

Mandela passou 27 anos em três prisões diferentes durante o regime racista branco e contraiu tuberculose no cárcere. A maior parte desse período, passou em Robben Island, na costa da Cidade do Cabo, onde ele e outros prisioneiros trabalhavam em uma pedreira. Foi libertado em 1990 e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994.

O ativista deixou o cargo de chefe de Estado em 1999, após um mandato, e se afastou da vida política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Johanesburgo, em 2010.

VAI FALTAR ÁGUA NESTE SÁBADO E DOMINGO EM JARDIM DE PIRANHAS

Por telefone o gerente do escritório local da CAERN Sr.Givanildo, passou a informação de que neste Sábado (07) e Domingo (08), o fornecimento de água de Jardim será interrompido para o término dos serviços da adutora de captação e distribuição de água da cidade, como também nos sistemas onde funciona o escritório da CAERN.
O fornecimento voltará a sua normalidade na próxima Segunda feira (09) logo pela manhã, Givanildo também falou que esse interrompimento não é só para a cidade de Jardim, também ficará sem água as cidade onde o sistema da adutora de Jardim faz o fornecimento como as cidades de São Fernando e Caicó, pois será fechado o sistema geral.

Vaticano cria comissão para combater casos de pedofilia na Igreja

Vaticano anunciou nesta quinta-feira (5) a criação de uma comissão especial para proteger os menores vítimas de abusos sexuais e para combater os casos de pedofilia no clero.
A comissão foi criada pelo conselho de oito cardeais que assessoram o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana.
A comissão, que deve ter a participação de leigos, irá trabalhar com os bispos e com as conferências episcopais, disse o cardeal americano Sean O'Malley, membro do chamado "G8 Vaticano".

Com 8 nomes e 1 sobrenome, dona de casa do ES tenta mudar registro

Uma dona de casa de 31 anos, moradora de Planalto Serrano, na Serra, Grande Vitória, passa por problemas desde criança devido ao seu registro inusitado, com oito nomes e um sobrenome. Talita Zoraide Kiyoko Domenica Monaliza Ericleia Anastacia Josefina Galdino conta que sempre foi alvo de brincadeiras e piadas. Ela busca, junto à Defensoria Pública do município, eliminar seis dos oito nomes que constam em seus documentos.
De acordo com Talita, no momento do registro, seu pai quis fazer uma homenagem a uma tia, às avós e a uma prima, além de incluir nomes de que ele gostava. "Minha mãe não teve escolha. Meu pai chegou com a certidão no hospital e nem perguntou para ela se queria esse nome ou não", contou.
A dona de casa disse, ainda, que só conseguiu escrever o nome aos 9 anos de idade e ficava dentro do quarto, decorando para não errar. "Enfrentei muitos problemas por causa do meu nome e, por isso, quero mudar e fica apenas com Talita Zoraide. Isso vai melhorar minha vida e também a dos meus filhos", disse.
Entre os problemas enfrentados, Talita lembra de quando foi abrir um crediário em uma loja e o caixa chamou o segurança para que a acompanhasse até o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ). "Pediram todos os meus documentos e acharam que eram falsos", declarou.
Troca de nomes
De acordo com o defensor público Hélio Antunes, o primeiro passo para realizar uma troca de nome é procurar a Defensoria Pública do município.
"Dependendo da cidade, o processo pode durar entre seis meses e um ano. É possível mudar o nome, acrescentar um apelido ou suprimir um nome que gere algum tipo de constrangimento", afirmou.
Ainda segundo Antunes, a pessoa precisa comprovar que tenha sofrido algum tipo de constrangimento com o nome.
"A alteração pode ser feita para tirar o nome do ex-marido, corrigir erros de grafia e principalmente para evitar constragimentos, mas é preciso ter atenção. É uma decisão muito séria", disse Hélio. O processo não gera nenhum custo para a pessoa, explica o defensor público.

Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS

Brasileiros que tiveram contrato formal de trabalho em regime CLT entre 1999 e 2013 e, consequentemente, contribuíram com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), precisam ficar atentos. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável até então pela correção monetária de precatórios e do FGTS, como inconstitucional e ilegal.

"A decisão ocorreu porque durante o período vigente em que foi utilizada (1999 a 2013), a TR não acompanhou os demais índices de correção e esteve abaixo da inflação, o poder de compra não foi recuperado e os trabalhadores receberam menos do que deveriam", explica o especialista em Direito Tributário da RCA Advogados, Dr. Robson Amador.
Por causa da mudança, todos as pessoas que trabalharam nos últimos 14 anos, inclusive os aposentados, podem entrar com ação judicial para pedir a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A estimativa é que a diferença percentual entre o que o trabalhador de fato recebeu, e o que deveria ter recebido, varia de 60% a 80%, dependendo dos meses e dos anos trabalhados.
A partir de agora, o índice escolhido para a correção monetária do FGTS será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). "Assim como outros índices, o INPC sempre acompanha o nível da inflação. Em termos de comparação, em um ano a TR acumula uma variação de 0,04%, enquanto o INPC registra uma alta de 6,67% durante o mesmo período", relaciona o especialista em Direito Tributário.
Aposentados e contribuintes que já tenham sacado o Fundo de Garantia também têm direito à revisão. O pedido pode ser feito em até 30 anos. Para entrar com a ação, o trabalhador deve obter os extratos do FGTS de 1999 a 2013 junto à Caixa Econômica Federal, RG, CPF, comprovante de residência procurar um advogado especialista.
"A partir dos extratos, haverá uma comparação entre o índice que foi aplicado e o índice que deveria ter sido utilizado. A partir daí será calculada a diferença", esclarece Robson Amador.
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
O FGTS foi criado em 1966 por meio da Lei 5.107, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Atualmente, é a Lei 8.036/1990 que regula o FGTS e faz menção à correção monetária. O Fundo de Garantia é uma conta aberta pelo empregador junto à Caixa Econômica Federal, para que seja depositado mensalmente 8% do salário, mais atualização monetária e juros.
Como surgiu a Taxa Referencial?
A Taxa Referencial é originária da Lei 8.177, que foi criada em 1991, no Plano Collor II. A iniciativa fez com que os valores recolhidos do FGTS não refletissem os índices oficiais da inflação, o que causou prejuízo aos trabalhadores.

BLOG EXPLICA O PORQUE QUE SÓ AGORA VIERAM DEMOLIR O RESTO DO GINÁSIO DE ESPORTE SEBASTIÃO ALVES


Nas redes sociais e blogs da cidade, o que se vê são imagens e mais imagens da demolição das paredes que resistiram ao grande vendaval que passou por Jardim de Piranhas e deixou um rastro de destruição em várias partes da cidade.
Logo no início do ano, a briga não só nas rodas de bate papo, como principalmente na câmara de vereadores da cidade, com requerimentos pra decidir de quem era a responsabilidade daquele imóvel para que fossem feitos então os trabalhos.
Sabemos que o ginásio era responsabilidade do governo do estado com promessas até da governadora Rosalba Ciarlini em visita a cidade, de que iria resolver o problema, mas depois não só a câmara como todos na cidade ficaram surpreso com a resposta da governadoria tirando o corpo fora e jogando para o município de segurar a batata quente.

Depois disso vieram se passando os meses, com mais discussões e requerimentos da câmara mostrando preocupação em relação ao perigo que aquelas paredes estavam oferecendo aos moradores daquele local enviados ao executivo municipal, e nenhuma providência tinha sido tomada até então.
De repente aparece do dia pra noite máquinas e caçambas da prefeitura de Jardim demolindo tudo, e juntando os destroços, dando uma geral.
E as perguntas eram várias sobre essa atitude repentina da prefeitura como: porque não foi nada divulgado antes nos blogs da prefeitura que iriam demolir o resto do ginásio, já que tudo em relação a prefeitura os blogs fazem a maior mídia?
Será que estão enfim atendendo os pedidos que os vereadores inclusive da base aliada fizeram na câmara?
Porque só divulgam fotos, e não explicam com textos do porque da decisão?

De acordo com informações (OFICIAIS) que o blog do Vito D´Luck obteve procurando a fundo para responder a essas perguntas. Descobrimos que essa decisão repentina dos trabalhos que estão sendo feitos pela prefeitura de Jardim de Piranhas no ginásio Sebastião Alves, foi porque o Ministério Público do Estado de Jardim de Piranhas entrou com uma Ação Civil Pública de Nº 0100482-32.2013.8.20.0142 contra o município e o estado, para que fossem feitos os trabalhos de demolição pois o mesmo oferecia riscos aos moradores vizinhos ao ginásio.

DO BLOG: Como diz o ditado popular. 
PRA BOM ENTENDEDOR POUCAS PALAVRAS BASTAM.

Detalhes do processo aqui: http://esaj.tjrn.jus.br/cpo/pg/show.do?processo.codigo=3Y000023G0000&processo.foro=142
Existe mais uma ação contra a prefeitura de Jardim de Piranhas a de Nº 0100555-04.2013.8.20.0142 como mostra aqui: http://esaj.tjrn.jus.br/cpo/pg/search.do?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NUMPROC&tipoNuProcesso=UNIFICADO&numeroDigitoAnoUnificado=0100555-04.2013&foroNumeroUnificado=0142&dePesquisaNuUnificado=0100555-04.2013.8.20.0142&dePesquisa=
As fotos acima foram copiada de blogs.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

TESTE RÁPIDO DE HIV PODERÁ SER COMPRADO NAS FARMÁCIAS A R$8,00

Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame será feito por meio de coleta de saliva, realizada pela própria pessoa, e  o resultado sairá em 20 minutos. O exame custará R$ 8,00
A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério, Fábio Mesquita, durante evento do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado dia 01/12, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes que já haviam desenvolvido aids recebiam medicamentos.
De acordo com o diretor, o teste rápido de HIV têm duas vantagens: “Uma delas é a confidencialidade. A pessoa vai à farmácia, pega o teste e faz em casa, sem precisar ver um agente de saúde ou dividir isso com alguém. A segunda vantagem é a rapidez: não tem fila, não precisa ir ao posto, não precisa esperar o tempo que leva [para sair] o resultado de um exame convencional”, esclareceu Mesquita

Policial Civil comete suicídio no interior da delegacia de Caicó

11567Movimentação intensa na frente do local onde o policial cometeu o suicídio - Foto: JP Amaral
O policial civil Carlos Magno cometeu suicídio na manhã desta quarta-feira (04), no interior da Delegacia Municipal de Caicó. De acordo com informações chegadas ao Blog do Marcos Dantas, Carlos Magno estava afastado por problemas de saúde, e ao chegar à delegacia logo cedo, se dirigiu ao alojamento dos policiais civis.
Depois, um disparo de arma de fogo foi ouvido, provocando uma intensa correria nas dependências da delegacia. Seu corpo foi encontrado deitado na cama do alojamento, com a arma de fogo ao lado. As causas ainda são desconhecidas, mas fontes garantem que Carlos Magno teria feito altos investimentos em Marketing Multinivel, e estaria preocupado por não ter conseguido os lucros desejados.

Ministério Público recomenda ao prefeito de Jardim de Piranhas que exonere cargos comissionados com nepotismo

11560
O promotor de Justiça, Diogo Maia Cantídio que responde pelo Ministério Público do Estado de Jardim de Piranhas, assinou Recomendação nº 011/2013. O promotor considerou os autos do inquérito civil nº 06.2013.00006464-5, em trâmite na Promotoria, que há elementos que apontam para a prática de nepotismo na Prefeitura de Jardim de Piranhas.
Ao prefeito Elídio Queiroz (PSD), o Ministério Público recomendou que no prazo de 30 dias, a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança ou funções gratificadas, que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, Procurador-Geral do Município, ou de quaisquer outros ocupantes de cargo de direção, chefia ou assessoramento do referido Município e Vereadores, incondicionalmente.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA COMUNIDADE GÓIS CONVOCA ASSOCIADOS PARA IMPORTANTE REUNIÃO


Matérias da pauta de discussão e votação da sessão dia 28/11/2013

Veto ao projeto de Lei nº 013/2013, que foi mantido por quatro votos contra e quatro votos a favor, tendo o Presidente decidido para manutenção do Veto – conforme Votação  Secreta.

Veto ao projeto de Lei nº 014/2013, que foi mantido por seis votos a favor e dois contra, conforme Votação Secreta.

Projeto de Lei nº 029/2013, de autoria do Vereador Gutemberg Dantas de Queiróz, que  cria a Semana do BEBÊ e dá outras providências.

Requerimento nº 206/2013, de autoria do Vereador Gutemberg Dantas de Queiróz, requerendo  encaminhar oficio ao Prefeito Municipal, Sr. Elídio de Araújo Queiroz e a Secretária de Educação, Sra. Ália Eine de Queiroz  Damásio, a implementação dos seguintes Programas desenvolvidos pelo MEC/FNDE. a) FormAção pela Escola, destinado aos profissionais da Educação, Técnicos, Gestores Públicos e membros do comitê do PAR que atuam no segmento da Educação Básica e que tem como objetivo estimular e contribuir para a melhoria da qualidade da educação. b) Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, curso de 1º e 2º Licenciaturas, com o objetivo de ofertar vagas para cursos superiores na área de educação, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial e à distância, para adequar-se o que exige a LDB. c) SINAFOR, Sistema Nacional de Formação, com cursos de formação de formação (extensão, capacitação e especialização, com uma demanda que atenda todos os professores em exercício de docência, na rede pública de ensino, em nosso município.
Requerimento nº 208/2013, de autoria dos Vereadores Rosimira Araújo dos Santos, Francisco Junior Alves, José Soares Batista e João Dantas Saraiva requerendo que sejam dispensados os Pareceres das Comissões Permanentes ao Projeto de Lei nº 011/2013, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre  a criação do programa Municipal de Assistência Familiar-PRONAF e dá outras providências. a fim de que a matéria seja discutida e votada em votação única. Os Vereadores requerem ainda que o referido requerimento seja incluído na Ordem do Dia da sessão em que for lido para discussão e votação.

Requerimento nº 209/2013, de autoria do vereador Gutemberg Dantas de Queiróz, solicitando providências urgentes no sentido de melhorar a qualidade dos sinais de canais de TV que transmitem imagens para a população de Jardim de Piranhas. 

Requerimento nº 210/2013,  de autoria do Vereador Otoniel Rodrigues da Silva,  requerendo a limpeza e conclusão dos poços artesianos que foram perfurado na zona rural do nosso município em anos anteriores e que não foram concluídos.

 Requerimento nº 211/2013, de autoria do Otoniel Rodrigues da Silva requerendo ao Poder Executivo Municipal, informações acerca da data da realização do Concurso Público visto o grande pedido da população e  necessidade de seu acontecimento.


Moção de Parabéns nº 040/2013,  de autoria do Vereador Gutemberg Dantas de Queiróz  ao casal Otaciana Resende e José Anchieta, recém-casados no último dia 16/11, na Igreja Cristo Rei, em Natal/RN, como também ao Sr. Francisco Resende Filho que completou 76 anos, comemorado pelos familiares, também em Natal/RN, no domingo dia 17/11, e, ao também o Dr. Jair Elói de Souza, Secretário Municipal do Meio Ambiente que foi empossado ontem no comitê da Bacia Hidrográfica (Piancó/Piranhas/Açú) para o quadriênio de 2014 à 2017 e que ambos sejam comunicados.

LARVAS SÃO ENCONTRADAS EM BEBEDOURO POR ALUNOS EM ESCOLA DE JARDIM DE PIRANHAS

Nesta segunda feira (02), o blog foi procurado por uma aluna da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel em Jardim de Piranhas, dizendo que quando foi tomar água em um bebedouro da escola, saiu junto com a água várias larvas. 
As larvas a qual ela se refere é o popularmente conhecido como (Martelo), que surge em ambientes que não há nenhum tipo de limpeza constante.
A aluna disse ainda que ao reclamar sobre o acontecido, um funcionário da escola falou que fosse denunciar na rádio da cidade, a aluna disse ainda que quando pegou um copo para coletar uma das larvas, o funcionário disse que o copo que ela estava levando custava R$ 2,00.
A garota conseguiu mesmo assim, coletar uma amostra e trouxe para nossa reportagem onde podemos conferir nas imagens, vários alunos também estavam no local e viram, mais só está aluna teve coragem de denunciar.

Diante deste fato podemos conferir que a limpeza dos filtros desses bebedouros parece que não estão sendo feitos periodicamente, e mostra também um descaso tanto da escola, como também da secretaria de educação e vigilância sanitária do município que inclusive, já estiveram a pouco tempo nas escolas fazendo averiguações e fiscalizações, como foi divulgado nos blogs da prefeitura, mais isso prova que esqueceram de verificar os bebedouros.
Agora depois do acontecido, além servir de alerta para os órgãos municipais responsáveis, mais uma para o Ministério Público tomar consciência dos fatos que estão acontecendo no município de Jardim de Piranhas e procurar intensificar as fiscalizações, e interferir com punições como manda as leis do país.  



Isto É elege Eduardo Campos como o Brasileiro Revelação do ano

O presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi eleito pela Revista Isto É, deste domingo (1º), como o brasileiro Revelação de 2013. Eduardo é um dos destaques da tradicional lista da Revista Isto É elencando os brasileiros do ano. O texto valoriza a atuação do governador socialista como protagonista do fato político mais importante do ano e o coloca à frente de um novo debate sobre o futuro do Brasil..

Ministro Garibaldi Filho recepciona médicos cubanos que atuarão em 71 municípios do Estado

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, recepcionou nesta segunda-feira (02), ao lado da governadora Rosalba Ciarlini - sete médicos cubanos que atuarão em 71 municípios do Rio Grande do Norte, dentro do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os profissionais que desembarcaram hoje na Base Aérea de Natal não serão os únicos. Até o final da semana, dezenas de profissionais chegarão ao RN, totalizando 95 profissionais ao todo.
Para o ministro Garibaldi Filho, a vinda desses profissionais, além de ser muito bem-vinda, vai ajudar a expandir o atendimento médico às comunidades urbanas carentes e, sobretudo, às comunidades rurais que, notadamente, têm menos acesso aos serviços básicos de saúde. "Temos certeza de que são profissionais qualificados e que irão contribuir para a melhor distribuição dos médicos não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil", pontuou o ministro Garibaldi.

Prefeita de Mossoró é cassada pela décima vez em um ano

Folha de São Paulo destaca - Como uma espécie de "Highlander" da política, a prefeita de Mossoró (RN), Cláudia Regina (DEM), teve o mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral somente neste ano, mas vem se mantendo no cargo. A última decisão contra a prefeita apontou prática de caixa dois na campanha de 2012. A exemplo do que ocorre nos demais processos, ela recorre da decisão --sem deixar o posto.
As outras cassações se deram por abuso de poder econômico e político.
 
As acusações incluem o uso de servidores da prefeitura na campanha e o suposto benefício obtido com as 85 visitas a Mossoró da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) durante o período eleitoral, feitas em avião do governo. Cláudia Regina e seu vice, Wellington de Carvalho (PMDB), chegaram a ser afastados dos cargos por três vezes, mas conseguiram recuperar os respectivos mandatos por meio de liminares (decisões provisórias).
 
Hoje, respondem a sete ações no Tribunal Regional Eleitoral do RN. O Ministério Público já deu parecer sobre todas as ações que estão no TRE. "Em apenas um dos casos a Procuradoria foi contra a cassação", disse o procurador regional eleitoral, Paulo Duarte. A maior parte das acusações contra a prefeita partiu da coligação que enfrentou Cláudia Regina em 2012, que reúne siglas como PSB e PT.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Governo do RN não paga contrapartida e Seguro Safra e compromete programa no Estado

O Jornal de Hoje destaca que mesmo que o Governo do Estado iniciasse agora o pagamento de suas contrapartidas em atraso junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para a liberação do programa Garantia Safra aos 49.349 agricultores aptos no RN, este ano nenhum deles veria um tostão do benefício. O superintendente do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa, explicou que o Governo do Estado já teve pelo menos duas oportunidades para parcelar essa contrapartida de R$ 2,6 milhões em até seis vezes, mas sempre alegou falta de recursos em caixa para fazê-lo.
Assim, os agricultores que passam necessidade por causa dos reflexos da última seca deixarão de receber alguma coisa ao redor de R$ 5,7 milhões do MDA que, por sua vez, movimentaria nos municípios beneficiados em torno de R$ 37,5 milhões pelos cálculos de Raimundo Costa. Ele pessoalmente cobrou as contrapartidas do Estado em três oportunidades, sendo que a última aconteceu na segunda-feira (25) durante a reunião do Comitê da Seca, que acontece em todo o primeiro dia útil da semana na Governadoria.
Marcos Dantas

MORRE AOS 53 ANOS, O GOVERNADOR DE SERGIPE MARCELO DÉDA

Morreu nesta segunda-feira (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Casado duas vezes, o governador deixa quatro filhos.
Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o político estava no segundo mandato. No seu lugar assumirá o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.
Natural do município de Simão Dias, Déda milita na política desde a década de 70, nos movimentos secundaristas, quando conheceu o então dirigente sindical Luiz  Inácio Lula da Silva. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT), no início dos anos 1980, Marcelo Déda foi fundamental na consolidação da legenda no estado.
Em 1985, o PT decidiu lançar o nome de Déda para concorrer às eleições municipais de Aracaju, com o objetivo de se firmar como um partido nacional. Na época, com 25 anos e sem recursos para a campanha, o candidato fez todos os programas eleitorais gratuitos de televisão ao vivo e apenas com a bandeira do partido na parede do cenário, montado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“A lei me facultava fazer ao vivo, então eu ia cru, pregava uma bandeira com durex e estava pronto o cenário do ‘ao vivo’. Aquilo que era uma desvantagem virou uma vantagem porque me transformei no âncora do programa eleitoral”, relatou o governador de Sergipe em sua página oficial na internet.
Na eleição municipal, mesmo com recursos para a confecção de 5 mil cartazes, Déda ficou em segundo lugar com quase 19 mil votos. Logo em seguida foi eleito deputado federal por Sergipe.
Um ano depois, ele foi eleito deputado estadual com mais de 32 mil votos. O revés eleitoral ocorreu em 1990, quando tentou se reeleger para uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. Acusado de ter priorizado as atividades legislativas em detrimento dos movimentos sociais, Marcelo Déda obteve 10% dos 33 mil votos que o elegeram em 1986.
Em 1994, foi eleito para a Câmara dos Deputados e, em 2000, conquistou o primeiro mandato de prefeito de Aracaju referendado por 52,8% dos votos válidos. Reeleito em 2004, Déda começou a consolidar a trajetória política para a candidatura ao governo de Sergipe.
Em 2006, deixou a prefeitura de Aracaju para se candidatar ao comando do estado. Eleito em primeiro turno com 52% dos votos, Déda investiu em infraestrutura no interior do estado.
Durante a campanha à reeleição, Marcelo Déda disse que o foco de seu governo no segundo mandato – 2010 a 2014 – seria o combate à violência, o aprofundamento das políticas sociais e a continuidade das obras de infraestrutura iniciadas em 2006.

FINAL DE SEMANA DO VEREADOR LUIS SOARES

Neste final de semana especificamente neste Domingo (01), o presidente da câmara municipal de Jardim de Piranhas ver. Luis Soares, esteve na comemoração de aniversário do amigo Alderci Dantas popularmente conhecido na cidade por (Cotó). Uma festa repleta de amigos e familiares do Alderci, o ver. Luis Soares Não poderia deixar de parabenizar o amigo por mais um ano de vida, desejando-lhe muita paz, saúde e pedindo a proteção de Nossa Senhora dos Aflitos na longa caminhada da vida.
Além do Domingo, desde a sexta feira que vinha cumprindo com sua presença aos convites recebidos, sendo assim todos os finais de semana a agenda do ver. Luis Soares vem aumentando cada vez mais.