Realização Luck Entretenimento

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

SUCESSO TOTAL FESTEJO EM HOMENAGEM AO MESTRE DIÉ EM PONTE DOS CARVALHOS-CABO.

WELLINGTON SANTEIRO
 No último sábado (09) foi realizado uma grande homenagem a uma das grandes referências da cultura da cidade do Cabo de Sto Agostinho. Mestre Dié foi o principal representante do Boi Estrela, levando o nome de Ponte dos Carvalhos e do Cabo em todos os eventos culturais do estado de Pernambuco e fora. E devido sua grande contribuição a cultura do município, o artista plástico e restaurador Wellington Santeiro, confeccionou um busto do Mestre Dié em concreto, com placas com imagens que contem um QRCode, no qual com um celular as pessoas irão entrar na história do mestre Dié e acompanhar todo processo de elaboração do busto.

A festividade foi repleta de várias manifestações culturais com recital de poesias, apresentação do Boi Estrela e diversos artistas que se apresentaram no palco como: Aécio dos 8 baixos e grupos tocando maracatu, côco, ciranda e muito mais.

Artistas falaram da importância do mestre Dié e o Boi Estrela para a cultura cabense e do estado, e em um momento Wellington destacou quê: A homenagem além de ser algo de um sentimento de admiração, também é de gratidão pela dedicação em manter viva essa cultura no município, onde muitas vezes, apenas com o apoio dos populares que ajudavam para suas apresentações.

Confiram algumas imagens feitas pelo blog Vito D´Luck que esteve na festividade.

           

               

Lula diz não ver problema em acabar com as bets se regulamentação não der certo.

 

O presidente República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que não vê problema em acabar com as casas de apostas se a regulamentação do setor não der certo. Em conversa com os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF), para o podcast PODK Liberados, o presidente defendeu uma legislação rigorosa para as bets e citou denúncias de manipulação de resultados de jogos de futebol contra atletas brasileiros.

“Não é possível que a gente tenha manipulação na sociedade brasileira”, disse Lula na entrevista, que foi gravada na quarta-feira, 6, e exibida na RedeTV! e no YouTube na noite deste domingo, 10. “Esses meninos que estão jogando no exterior não têm que entrar em falcatrua. Também está em jogo que tipo de ser humano queremos.”

MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025.

 

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, disse neste domingo (10) que estuda voltar a usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. A mudança deve passar a valer no Enem de 2025.

Segundo o ministro, a recomendação foi feita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame. A certificação por meio do exame deixou de vigorar em 2016. 

“A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade”, afirmou, acrescentando que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deverá ser mantido.

Camilo Santana também afirmou que outra possibilidade em análise é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio.

“Às vezes, o aluno do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade da prova do Enem para o aluno do terceiro ano do ensino médio já servir para a prova do Saeb. O Inep terá prazo até antes das inscrições do próximo ano para concluir essa recomendação. Esse é um passo que o Ministério da Educação quer proporcionar para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025”, afirmou.

SAÚDE - Mapeamento genético gratuito pode ajudar a detectar câncer de mama ainda em estágio inicial.

 

Um mapeamento genético, feito de graça, pode ajudar a detectar ainda em estágio inicial o tumor que mais mata mulheres no Brasil. Uma lembrança que a professora de matemática, Júlia Beatriz Rinaldi carrega mesmo nos dias tranquilos.

“A minha mãe teve um câncer de mama 28 anos atrás. Sempre imaginei que fosse uma doença isolada dela”, conta. Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, segundo o Inca. E um simples exame de sangue pode identificar os genes responsáveis pela doença, antes que ela se manifeste. Com o histórico familiar, Júlia decidiu buscar uma resposta, através do sequenciamento genético.

O teste é feito no Centro de Genética Humana da Universidade Federal de Goiás, que comprou os equipamentos e o material que é utilizado para realizar os exames. O laboratório da universidade consegue realizar 64 testes por semana. É a primeira vez que o mapeamento genético é oferecido pelo SUS em 5 estados e no Distrito Federal.