Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

GOVERNO INCOMPETENTE - Compra de seringas fracassa e Saúde garante menos de 3% do que precisa

 

Enquanto diversos países já iniciaram a imunização contra a covid-19, o Ministério da Saúde fracassou na primeira tentativa de comprar seringas e agulhas para a vacinação no Brasil. Das 331 milhões de unidades que a pasta tem a intenção de comprar, só conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões no pregão eletrônico realizado nesta terça-feira, 29. 

O número corresponde a cerca de 2,4% do total de unidades que a pasta desejava adquirir. Agora, o Ministério da Saúde terá que realizar novo certame, ainda sem data definida. A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por Estados e municípios. 

Durante a pandemia, porém, o ministério decidiu centralizar estes insumos. A previsão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é iniciar a vacinação contra covid-19 no País em fevereiro.

A imunização da população brasileira, porém, ainda depende de alguma vacina obter o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A estimativa é que 108 milhões de doses sejam aplicadas ainda no primeiro semestre. Além da vacinação contra a covid-19, as seringas e agulhas adquiridas pelo Ministério da Saúde serviriam para a campanha de imunização contra o sarampo. A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e 

Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) afirma que desde julho alerta o ministério sobre a necessidade de planejar a compra de insumos para vacinação. No pregão desta terça-feira, o ministério buscava ofertas para conjuntos de seringas e agulhas de diferentes tipos. 

Dos 4 itens procurados pela pasta, 3 não tiveram propostas válidas. Nestes casos, os preços oferecidos podem ter superado valores fixados pelo ministério ou as empresas não apresentaram a documentação necessária. O quarto item teve lance válido apenas para parte do que era ofertado. Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o pregão para compra de vacinas

MUNDO - Explosões no aeroporto de Áden, no Iêmen, deixam 26 mortos

 


Foto: AFP

O aeroporto de Áden vivenciou várias explosões, quando um avião que transportava o novo governo de união chegou à capital provisória do Iêmen, deixando pelo menos 26 mortos e mais de 50 feridos, de acordo com fontes médicas e do governo. Segundo um correspondente da AFP, ao menos duas explosões ocorreram quando o avião pousou e os funcionários começavam a desembarcar.

Sons de explosões e disparos foram ouvidos antes de uma espessa fumaça preta sair de um prédio do aeroporto, enquanto caíam os escombros, o que gerou pânico entre os presentes no local, segundo imagens do canal de televisão saudita Al-Hadath.

Brasil passa a exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país a partir desta quarta

 


Foto: Infraero

A partir de hoje (30), passageiros de voos internacionais que embarcarem para o Brasil precisarão apresentar um teste RT-PCR negativo ou não reagente para covid-19. O exame deve ter sido feito até 72 horas antes da viagem. A obrigatoriedade vale para todos os viajantes, brasileiros ou estrangeiros, independentemente de sua origem.

Crianças menores de 2 anos estão dispensadas da apresentação do teste, assim como crianças com idade entre 2 e 12 anos, desde que seus acompanhantes cumpram todas as exigências. Já crianças entre 2 e 12 anos viajando desacompanhadas são obrigadas a apresentar o exame, da mesma forma que os demais viajantes.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro justifica fim do auxílio emergencial por endividamento 'no limite'.

  Jair Bolsonaro promove agora uma longa aglomeração no litoral paulista, onde passará o réveillon com a família.

O presidente, sem máscara, está há cerca de 10 minutos cumprimentando apoiadores e tirando fotos.

Em transmissão nas redes sociais, Bolsonaro disse que não é possível prorrogar o auxílio emergencial por causa do endividamento brasileiro, que chegou “ao limite”.

“Nós nos endividamos em mais de R$ 700 bilhões pela pandemia, auxílio emergencial, para quem perdeu tudo, né? Querem que a gente renove, mas a nossa capacidade de endividamento chegou ao limite.”

A Baixada Santista, como mostramos, foi uma das regiões notificadas pelo Governo de São Paulo por descumprir as normas de fechamento do comércio e isolamento social durante o Natal.

Antagonista

CURIOSIDADES - WhatsApp vai parar de funcionar em aparelhos antigos a partir de 2021.

 O Facebook anunciou nessa terça-feira (29) que não dará mais suporte para o WhatsApp em celulares lançados há mais de sete anos em 2021. A mudança valerá para aparelhos com sistemas Android e iOS.

A falta de suporte ao aplicativo fará com que ele deixe de realizar algumas funções gradativamente. A previsão para que ele pare completamente de funcionar é o dia 1º de fevereiro do ano que vem.

A justificativa dada pelo Facebook, que comprou o WhatsApp em 2014, é que sistemas mais antigos são mais vulneráveis a ataques, ou seja, se torna mais difícil garantir segurança para os usuários.

O Whatsapp é o aplicativo mais baixado no Brasil e principal meio de comunicação entre os brasileiros, segundo levantamentos da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), relatório Estado do Mundo Móvel 2020 e Croma Insights.

Os aparelhos Android em que o aplicativo vai deixar de funcionar no próximo ano são: Samsung Galaxy S2, Motorola Droid Razr, LG Optimus Black e HTC Desire. Já de iOS serão: iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5 e iPhone 4s — além de todos os outros iPhones anteriores.

Usuários do WhatsApp Web também serão impactados. A previsão da empresa é que pare de funcionar no dia 9 de março para o navegador Edge Legacy e no dia 17 de agosto para o Internet Explorer, que roda em Windows.


CNN Brasil

VERGONHA DO BRASIL - BOLSONARO É ELEITO 'PERSONALIDADE DO ANO' DO CRIME ORGANIZADO E DA CORRUPÇÃO.

Jair Bolsonaro foi eleito a “Personalidade do ano” por seu papel na promoção do crime organizado e da corrupção, segundo o Organized Crime and Corruption Reporting Project (Projeto de Reportagem de Crime Organizado e Corrupção) – um dos maiores consórcios de jornalismo investigativo do mundo.

Eleito como candidato anticorrupção, Bolsonaro se “cercou de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a Amazônia”, diz a premiação.

O presidente brasileiro chamou atenção por sua hipocrisia, superando fortes concorrentes, como o presidente americano Donald Trump, o turco Recep Erdogan e o oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky, que integraram a lista de finalistas.

Vladimir Putin, Nicolás Maduro e Rodrigo Duterte figuram entre os ‘vencedores’ de anos passados.

Segundo Louise Shelley, diretora do Centro Transnacional de Crime e Corrupção (TraCCC) da George Mason University, que participou do painel do prêmio, “todos são populistas causando grandes danos aos seus países, regiões e ao mundo”.

“A família de Bolsonaro e seu círculo íntimo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa e têm sido regularmente acusados ​​de roubar do povo”, afirma Drew Sullivan, editor do OCCRP e juiz do painel. “Essa é a definição padrão de uma organização criminosa.”

Fiocruz vai fazer entrega final de documentos para registro da vacina de Oxford até 15 de janeiro

 

vacina sputnikA presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou na manhã desta quarta-feira (30) que a entrega final de documentos para registro da vacina de Oxford no Brasil deve ser feita até 15 de janeiro. “O nosso registro já está sendo submetido com a perspectiva de entrega final de documentos até a data de meados de janeiro, de 15 de janeiro”, disse a presidente.

A previsão é que o primeiro 1 milhão de doses seja entregue entre 8 e 12 de fevereiro. Ainda não há data definida para início da campanha, mas a expectativa do ministério é começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, se os fabricantes das vacinas obtiverem aval da Anvisa a tempo. A afirmação foi feita durante cerimônia de entrega de R$ 20 milhões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) à Fiocruz para combate à Covid-19.

Anvisa recebe pedido de autorização para testes da vacina Sputnik V

 

vacina sputnikA Anvisa recebeu, no início da noite desta terça-feira (29), um pedido do laboratório União Química para autorização de pesquisa clínica de fase 3 para a vacina Sputnik V, de origem russa. A resposta deve ser emitida em até 72 horas. A fase 3 é realização de pesquisa clínica, realizada com seres humanos. Embora constem no pedido, a Anvisa não divulgou o número de voluntários nem os locais onde a pesquisa deve ser realizada no país, caso seja aprovada.

A Sputnik V é a mesma vacina que começou a ser aplicada nesta terça-feira na Argentina e em Belarus, e foi a primeira a ser registrada no mundo contra a Covid-19, em agosto. Há cerca de duas semanas, a Rússia divulgou dados com o resultado final da eficácia da vacina, que ficou em cerca de 91%.

Quatro vacinas já receberam autorização para testes de fase 3 no Brasil. A mais recente a obter foi a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson, em agosto. Antes receberam a mesma autorização a vacina de Oxford (inglesa); a Coronavac, da Sinovac (chinesa); e a da BioNTech/Pfizer(alemã/americana).

MUNDO - Senado da Argentina aprova legalização do aborto no país

 

2020-12-30t065801z-1164723649-rc2ixk9omzwc-rtrmadp-3-argentina-abortionSenado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira (30), após 12 horas de debate, o projeto de lei de autoria do governo do presidente Alberto Fernández para legalizar o aborto no país. Foram 38 votos a favor da legalização, 29 contra e uma abstenção. “É aprovado, vira lei e vai para o Executivo”, declarou a vice-presidente Cristina Kirchner, que preside o Senado.

O texto aprovado hoje estabelece que as mulheres têm direito a interromper voluntariamente a gravidez até a 14ª semana de gestação. Após este período, o aborto será permitido apenas em casos de risco de vida para a gestante ou quando a concepção é fruto de um estupro.

Pelo Twitter, Fernández comemorou a aprovação do projeto: “O aborto seguro, legal e gratuito é lei. Hoje somos uma sociedade melhor, que amplia os direitos das mulheres e garante a saúde pública”, escreveu o presidente argentino na rede social.

Governo amplia prazo de saques do Bolsa Família

 

bolsa familiaO governo federal ampliou de 90 dias para 270 dias o prazo para beneficiários do Bolsa Família sacarem os recursos já depositados do programa social e do auxílio emergencial residual. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, a legislação prevê que o prazo de saque do programa pode ser ampliado em municípios com declaração de situação de emergência, como é o caso da pandemia de covid-19. Além disso, a medida visa evitar aglomerações nos locais de pagamentos, como forma de prevenção, controle e contenção de riscos de disseminação do novo coronavírus.

A prorrogação será contada da data da disponibilidade da parcela dos benefícios. Ela incidirá ainda em todas as parcelas do Bolsa Família disponibilizadas para pagamento durante a vigência da situação de emergência em razão da covid-19 e que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e operacional do programa.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

PREFEITO ELEITO ROGÉRIO SOARES ASSUME O EXECUTIVO DE JARDIM DE PIRANHAS EM 1º DE JANEIRO COM CERIMONIAL

 


VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - BOLSONARO APOSTOU R$ 67,50 NA MEGA DA VIRADA EM LOTÉRICA DO DF

 

Um vídeo gravado por funcionárias mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro apostou na Mega da Virada, que promete um prêmio superior a R$ 300 milhões.

Um vídeo gravado por funcionárias mostra o momento em que o presidente Jair Bolsonaro apostou na Mega da Virada, que promete um prêmio superior a R$ 300 milhões.

A aposta presidencial custou R$ 67,50. Considerando o menor valor de apostas, de R$ 4,50, o presidente pode ter feito 15 jogos de seis números. No local, Bolsonaro cumprimentou pessoas que também faziam o jogo e mostrou a mão com os números anotados, entre eles 13, 24 e 25.

Apesar de o clima da equipe da lotérica ser de animação por atender o presidente, nas imagens é possível ouvir uma das funcionárias reclamando que Bolsonaro havia entrado no local sem usar máscara. “E ele tá sem máscara; todo mundo sem máscara”, diz a voz, referindo-se também à equipe de segurança presidencial.

O uso de máscaras é obrigatório para a entrada em estabelecimentos comerciais do DF, incluindo lotéricas, e as empresas que forem flagradas permitindo que a norma seja desrespeitada podem ser multadas em R$ 4 mil.

PREFEITO ELÍDIO QUEIROZ ENTREGA OBRAS EM JARDIM DE PIRANHAS

 

O prefeito Elídio Queiroz entregou nesta segunda-feira, 28, mais três obras importantes de sua gestão que mudam a visão e a qualidade de vida da cidade de Jardim de Piranhas. Depois de muito esforço e dificuldades, ele entregou a reforma do Mercado Público da cidade. O prédio de 1951 foi modernizado, mantendo suas características históricas, dando aos comerciantes e clientes muito mais qualidade na negociação das mercadorias locais.
A segunda ação foi a entrega da ala de urgência e emergência do Hospital Geral Francisca Pereira Mariz. Marca de sua gestão, a Saúde foi o setor que mais avançou nos últimos anos e se completa com este novo espaço dedicado a atendimentos da população, sobretudo agora em período de pandemia.
No final da manhã, Elídio Queiroz, que esteve o dia todo acompanhado de seu vice Naná da Farmácia, concluiu sua última agenda de inaugurações entregando a outro grupo de comerciantes locais a tão aguardada Feira Livre Municipal. O espaço oferece aos feirantes instalações qualificadas para expor seus produtos com higiene e segurança, melhorando o acesso da população aos produtos e desafogando as ruas do centro, antes tomadas pelas barracas.
Em oito anos de gestão, Elídio Queiroz fez grandes mudanças em Jardim de Piranhas, resolvendo problemas antigos e melhorando espaços que agora dão uma nova cara à Jardim de Piranhas, uma cidade mais bem cuidada e muito mais preparada para o futuro. Todo esse esforço rendeu para Elídio uma das maiores aprovações da história do município, chegando ao final do segundo mandato com 80% de aprovação.

SECRETÁRIA DE CULTURA DE JARDIM DE PIRANHAS JARDIA MAIA PARABENIZA E AGRADECE PELOS PROJETOS DA LEI ALDIR BLANC.

 

Não sei como começar, GRATIDÃO é a melhor palavra, obrigada Prefeito
Elidio Araújo de Queiroz
, obrigada comunidade artista de Jardim de Piranhas/RN foram dias de muita luta mas, hoje é um dia lindo de vitórias a Lei Aldir Blanc compriu com o prometido eu enquanto Secretaria de Cultura e Turismo do município quero agradecer minha equipe, equipe da prefeitura, licitação e os artistas que foram por vocês todo meu esforço...Se Deus quiser primeiro de muitos, abre uma porta para os que vivem de suas artes, povo merecedores de tudo que foi feito, obrigada Santa Rita de Cássia por não ter deixado eu desistir, quem viu de perto sabe que não foi fácil, obrigada aos que falaram mal, aos que levaram na brincadeira, aos que me chamaram de besta, aos que não acreditaram, aos que desistiram no meio do caminho vocês também foram importante para essa luta...viva a arte de Jardim de Piranhas/RN.Jerry, Wdenise, Elisama, Vanessa,Jerfeson, obrigada de coração.

MPRN mantém observação sobre cumprimento de protocolos sanitários em réveillons

 

reveillon-da-redinha-x16y175846O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) permanece observando o real cumprimento de protocolos sanitários para evitar a propagação de uma nova onda de coronavírus no Estado. A instituição reforça que caso haja leniência, fraude ou falta de fiscalização atribuível às Prefeituras municipais, especialmente em caso de se confirmar danos à saúde pública, tomará as providências cabíveis para responsabilizar as autoridades competentes.

O MPRN lembra que, inclusive com a participação do procurador-geral de Justiça, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde (Caop-Saúde), das Promotorias de de Justiça de Saúde e da Pessoa com Deficiência e Idoso, participou de reuniões com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Natal buscando o estabelecimento de regras mais rígidas em razão da segunda onda da Covid-19, especialmente no que se refere às festas de fim de ano e carnaval.

Chegou-se a um consenso e foram vedadas as festas com recursos públicos (Natal, réveillon e carnaval), bem como fixado o limite de 50 pessoas para as festas privadas. Houve reuniões com os Municípios buscando uma conciliação, inclusive o MPRN remeteu a todos o decreto do Município de Natal, para servir de parâmetro. Muitos aderiram. Quanto aos que não se manifestaram, o MPRN expediu recomendação no sentido de que fossem adotadas medidas restritivas.

Argentina começa vacinação contra a Covid-19

 

000-8xq4xmA Argentina começou, nesta terça-feira (29), a vacinar a população contra a Covid-19. Os primeiros imunizados serão profissionais de saúde. O país vai usar a Sputnik V, vacina desenvolvida por cientistas russos contra a doença. As primeiras 300 mil doses da vacina foram entregues na semana passada. Desse total, 123 mil – o equivalente a 41% – foram para a província de Buenos Aires, vizinha à capital, segundo o jornal argentino “La Nación”.

A cidade de Buenos Aires recebeu 23,1 mil doses. As outras foram divididas entre Santa Fe (24,1 mil), Córdoba (21,9 mil), Tucumán (11,5 mil), Mendoza (11 mil), Entre Ríos (10,1 mil) e Salta (8,3 mil). De acordo com o “La Nación”, ao longo de janeiro e fevereiro, mais 20 milhões de doses chegarão ao país para completar a vacinação das equipes de saúde e das forças de segurança. O acordo argentino com a Rússia prevê a entrega de 25 milhões de doses da Sputnik V, que precisa ser aplicada em duas doses.

CURIOSIDADES - Miguel, Arthur, Heitor e Helena são os nomes mais registrados no Brasil em 2020

 

CRIANÇAMiguel, Arthur, Heitor e Helena foram os nomes mais registrados nos cartórios do Brasil em 2020, de acordo com levantamento do portal de Transparência do Registro Civil, da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).

O ranking deste ano marcou o retorno dos nomes simples ao topo da lista, ultrapassando os nomes compostos. Enzo Gabriel era bicampeão, em 2018 e 2019, mas ficou de fora do top 10 neste ano. Em 2018, os nomes compostos ocupavam cinco colocações do ranking nacional, tendência que se manteve em 2019, quando apareciam nas sete primeiras posições da lista de mais escolhidos.

Seguro DPVAT não terá cobrança de taxa em 2021, decide conselho

 

carrosO Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, decidiu nesta terça-feira (29) que não haverá cobrança da taxa do DPVAT em 2021. O DPVAT é um seguro obrigatório, usado para indenização de vítimas de acidente de trânsito.

Com a decisão, o seguro continua existindo, mas o motorista não precisará pagar o DPVAT. Uma eventual decisão sobre 2022 ainda terá de ser tomada pelo conselho. Em 2020, o DPVAT passou por redução de 68% para carros, passando para R$ 5,23, e de 86% para motos, chegando a R$ 12,30. Na reunião desta terça, o conselho decidiu ainda que Superintendência de Seguros Privados (Susep) deverá contratar um novo operador para o DPVAT.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - “A EFICÁCIA DAQUELA VACINA EM SP PARECE QUE ESTÁ LÁ EMBAIXO”, DIZ BOLSONARO

 

O presidente Jair Bolsonaro comentou na noite dessa 5ª feira (24.dez.2020) o desempenho da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac. A farmacêutica tem parceria no Brasil com o governo de São Paulo, comandando por João Doria (PSDB), desafeto político de Bolsonaro.

A eficácia daquela vacina em São Paulo parece que está lá embaixo, né?”, falou Bolsonaro em transmissão ao vivo em seus perfis nas redes sociais.

Na 4ª feira (23.dez), o governo estadual informou que o imunizante atingiu o patamar mínimo de 50% de eficácia para para poder solicitar o uso emergencial à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A gestão de Doria, no entanto, não deu mais detalhes.

“Não vou divulgar percentual aqui, porque se eu errar 0,001% eu vou apanhar da mídia, mas parece que o percentual tá lá embaixo”, declarou Bolsonaro.

Fonte: Poder 360

Com covid-19, estado de saúde de Hamilton Mourão é bom

 

mourãoApós ser diagnosticado com covid-19, o estado geral de saúde do vice-presidente Hamilton Mourão é bom. Em nota, a assessoria da Vice-Presidência informou hoje (28) que Mourão teve dor no corpo, dor de cabeça e febre, “que não passou de 38 graus”, o que o levou a fazer o exame.

A confirmação do teste positivo foi divulgado ontem (27) e o vice-presidente já está em isolamento no Palácio do Jaburu. “De acordo com a recomendação médica, [Mourão] faz uso de Hidroxicloroquina, Annita, Azitromicina e sintomácos (remédio para dor e febre). O estado geral de saúde do Vice-Presidente da República é bom, encontrando-se em isolamento na residência oficial do Jaburu”, diz a nota.

Lewandowski dá a Lula acesso a mensagens de Moro e Deltan obtidas por hackers

 

Ricardo LewandowskiO ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira (28) pedido da defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para ter acesso a mensagens apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, da Polícia Federal.

Em julho de 2019, a operação prendeu hackers suspeitos de invadir celulares do ex-juiz Sergio Moro e de integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba, como o procurador Deltan Dallagnol. Trechos das mensagens foram divulgadas em uma série de reportagens pelo site The Intercept. Entre as conversas divulgadas estão as atribuídas a Moro e a procuradores da Lava Jato

Segundo a decisão de Lewandowski, as mensagens que digam respeito – direta ou indiretamente – a Lula devem ser entregues no prazo de 10 dias pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, com o apoio de peritos da Polícia Federal.

Petrobras eleva diesel em 4% e gasolina em 5% a partir de terça-feira

 

 A nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas semanas. Em 15 de dezembro, a estatal elevou o preço do diesel e da gasolina. Com a alta de 4%, o preço médio do combustível mais vendido do Brasil passará a ser de R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a redução do valor é de 13,2%, segundo informou a Petrobras.

Já o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,84 por litro, acumulando no ano redução de 4,1%. Apesar da alta das cotações dos combustíveis da Petrobras na terça-feira, especialistas apontam a permanência de uma defasagem ante a paridade de importação.

A distribuição da injeção Pfizer-BioNTech, que foi lançada pela primeira vez na Grã-Bretanha no início deste mês, apresenta grandes desafios. A vacina usa uma nova tecnologia genética de mRNA, o que significa que deve ser armazenada em temperaturas ultrabaixas de cerca de 80 graus Celsius negativos.

CURIOSIDADES - ‘Temos que nos preparar para algo que pode ser ainda mais grave no futuro’, diz OMS sobre pandemia

 

coronavírusO diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, alertou, nesta segunda-feira (28), que a pandemia de Covid-19 não é, necessariamente, a “grande” pandemia – e que o mundo precisa se preparar para algo que pode ser pior no futuro.

“Essa pandemia foi muito grave. Se espalhou ao redor do mundo extremamente rápido, afetou cada canto do planeta. Mas essa não é necessariamente a “grande” [pandemia]”, alertou Ryan durante coletiva de imprensa em Genebra.

“Esse vírus é muito transmissível, mata, e tirou entes queridos de muitas pessoas. Mas a taxa de letalidade é razoavelmente baixa comparada a outras doenças emergentes. Isso é um alerta. O planeta é frágil. Essas ameaças vão continuar”, afirmou o diretor.

“Se tem uma coisa que precisamos aprender com essa pandemia, com toda a tragédia e perda, é que precisamos nos organizar. Temos que nos preparar para algo que pode ser ainda mais grave no futuro”, alertou Ryan.

Papa Francisco anuncia Ano da Família e pede prioridade ao ‘perdão sobre a discórdia’

 

PAPA FRANCISCOO papa Francisco anunciou neste domingo (27) um Ano da Família, dedicado ao espaço desta na Igreja, ao acompanhamento dos casais no matrimônio e às dificuldades da vida conjugal. O anúncio foi feito durante a oração do Angelus, cinco anos após a exortação do sumo pontífice sobre o amor na família: “Amoris Laetitia”.

O Ano da Família começará em 19 de março de 2021, dia de São José, e terminará em 26 de junho de 2022, durante o 10º Encontro Mundial das Família, em Roma. Em sua homilia dominical, Francisco destacou amplamente, da biblioteca do palácio apostólico do Vaticano, “o valor educativo do núcleo familiar (…) fundado no amor”.