Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 11 de julho de 2019

CONFIRA COMO VOTOU A BANCADA FEDERAL DO RN NA 1ª FASE DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Nenhuma descrição de foto disponível.

MUNDO BIZARRO - MULHER CORTA PÊNIS DO MARIDO E JOGA EM VASO SANITÁRIO APÓS SER TROCADA POR JOGO



Uma mulher sul coreana foi acusada de ter cortado o pênis do marido e jogado o órgão genital dentro do vaso sanitário, na Coréia do Sul.
Ela teria atacado o marido enquanto ele dormia e disse às autoridades que só fez isso porque o homem não dava mais atenção e nem dinheiro pra ela, pois estava sempre jogando golfe. A mulher disse ainda que era vítima de violência doméstica.
A vítima foi socorrida após um vizinho escutar os gritos e seu estado é estável. A mulher ainda não foi presa.
Fonte: News Rondônia

CURIOSIDADES - Barrado pelo Detran, rapaz troca de roupa com a mãe para fazer prova prática de CNH


Uma decisão inusitada “salvou” o exame de habilitação em motocicleta do jovem Bruno Hatamoto, de 18 anos, em Campinas (SP), e viralizou na web. Usando bermuda no dia da prova, ele foi barrado pelo Detran-SP. Para não perder a chance, o jeito foi trocar de roupa com a mãe, que, por sorte, usava uma calça legging. A postagem com a foto dos dois garantiu milhares de compartilhamentos e curtidas nas redes sociais.
O exame ocorreu na última segunda-feira (5) e, até as 12h desta quarta (7), já eram mais de 40,5 mil retweets e 20 mil compartilhamentos do post no Facebook.
A troca de roupa aconteceu rapidamente dentro do carro. No retorno ao local da prova, os olhares de quem também aguardava o exame foram inevitáveis. Nada que afetasse mãe e filho, que, no fim, teve sucesso e passou sem perder pontos.”Saí do carro e todo mundo começou a olhar estranho, dar risada, mas foi de boa. Tirei a foto para mostrar pro meu pai e depois para meus amigos. Coloquei no Face e duas horas depois já estava com mais de mil curtidas. Foi duplicando, triplicando. Depois, não parava mais”, conta o rapaz.
Segundo ele, essa foi a primeira vez que um post dele viralizou. “É legal, mas não estou acostumado. Minha mãe gostou. Tô dando risada”.
Bruno havia chegado com antecedência de 20 minutos ao local da prova e foi possível pensar alternativas para solucionar o problema. No entanto, não dava tempo de voltar em casa para se trocar. O encontro com um amigo – que usava calça comprida – parecia resolver a questão, mas ele prestaria prova no mesmo horário de Bruno.
A mãe, a psicóloga Eleni Hatamoto, conta que chegou a pedir ajuda em uma vidraçaria. “Tive a ideia de entrar numa vidraçaria e perguntar para o dono se tinha uma calça [de funcionários] sobrando, mas ele disse que não. Perguntei se teria alguma loja na região para comprar e ele desconhecia”, conta.
Foi então que os dois se olharam e perceberam que a solução era muito mais fácil.
Fonte: G1

Urgente: Barragem rompe na Bahia.

A barragem do Quati, em Pedro Alexandre (a 435 km de Salvador), se rompeu quase completamente por volta de 11h desta quinta-feira (11) após fortes chuvas que atingiram a cidade, que fica na divisa entre Bahia e Sergipe.

O rompimento inundou casas, bloqueou estradas e fez com que famílias fossem retiradas de suas casas. Até o momento, não há registro de feridos e vítimas fatais.

De acordo com o diretor-superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Sergio Menezes Luz, a barragem ainda não rompeu completamente.

“Ela começou um processo de rompimento no sangradouro, como se tivesse aberto uma brecha, mas ainda não rompeu completamente. De qualquer forma, já tem muita água saindo dela”, afirmou.

Caso termine de romper, a água e a lama atingirão bairros da cidade vizinha de Coronel João Sá, que fica numa região abaixo da barragem e tem 17 mil habitantes.

As famílias que estão nas áreas consideradas de risco estão sendo retiradas de suas casas, em alguns casos com ajuda da Polícia Militar. Cinco escolas da cidade foram disponibilizadas para receber os desabrigados.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Coronel João Sá Carlos Sobral pediu que os moradores deixassem suas casas.

“É uma situação atípica, nunca aconteceu isso com essa barragem e nós não sabemos das consequências. Eu peço encarecidamente a todas as pessoas que morem nas áreas de risco que saiam de suas casas”, afirmou.

ROMPIMENTOS

No início deste ano, em janeiro, o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, deixou mortos e causou destruição no município de Minas Gerais.

Nesta semana, a Justiça Estadual de Minas Gerais condenou a mineradora a reparar prejuízos causados pelo rompimento.

O desastre, considerado um dos mais trágicos da história da mineração brasileira, deixou 247 mortos e 23 desaparecidos, num total de 270 vítimas. Esta é a primeira condenação da mineradora relacionada a esta tragédia.

A decisão foi proferida na terça-feira (09) pelo juiz Elton Pupo Nogueira , da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias.  Na decisão, o magistrado condenou a Vale a reparar os prejuízos provocados pela tragédia.
Folhapress

Twitter sofre instabilidade no mundo todo.

O Twitter sofre instabilidade na tarde desta quinta-feira (11). Usuários foram desconectados da rede ou têm problemas para visualizar e atualizar o feed de tuítes.

Os relatos de instabilidade, segundo sites especializados, vêm do mundo todo. De acordo com o Outage Report, o problema começou pouco depois das 14h.

Em nota, o Twitter diz estar investigando os problemas de acesso. “Manteremos todos informados sobre o que está acontecendo.”

Folhapress

"Vem mais coisa por aí, a márcara de Moro vai cair", diz GLENN GREENWALD.

Esse cara tem coragem viu!
No último domingo (9) o jornalista Glenn Greenwald se tornou uma das figuras mais faladas do Brasil. Um dos fundadores do Intercept Brasil, ele foi coautor da série de reportagens que revelou diversas mensagens vazadas supostamente do celular de Sergio Moro, ministro da Justiça.
 
As revelações feitas pelo Intercept mostram que Moro poderia ter influenciado no andamento da Lava Jato, culminando com a prisão do ex-presidente Lula, e nas eleições de 2018, que colocaram Jair Bolsonaro no poder
 
Em entrevista ao Yahoo, o jornalista afirmou que o próximo material a ser relevado irá “tirar a máscara de Sergio Moro”, mas recusou dar mais informações sobre o seu teor. Greenwald também fez novas críticas à Rede Globo, segundo ele o único veículo de comunicação grande do país a não se interessar pelas informações obtidas pelo Intercept.
 
Greenwald também falou que iria ao Senado sem problema para falar sobre os dados que obteve. Lembrou que à época em que fez uma reportagem com Edward Snowden, analista de sistemas ex-CIA e NSA, que colocou em xeque diversas instituições norte-americanas, falou em comissões mesmo sem convite. “O que quero é que a informação chegue ao público como deve chegar”, afirma.
 
Leia a entrevista na íntegra:
O que você tem achado do ritmo de publicação das matérias? O Intercept prometeu uma por dia, mas no momento a média não é essa?
 
Nós publicamos 4 artigos enormes, muito complexos. Depois disso, um trecho sobre o ministro Fux e depois mais conversas envolvendo Moro e Deltan. E temos muito mais para mostrar. Acho que isso é muita publicação para cinco dias. Nós não vamos correr e priorizar velocidade, precisamos ser responsáveis jornalisticamente. Faz pouco tempo que isso começou, então é bastante coisa que divulgamos até agora.
Você diz que os arquivos estão muito bem protegidos e espalhados por diversos países. Então por que o material foi lançado sem o outro lado ter sido ouvido?
 
Sim, não tenha dúvidas de que esse arquivo está bem protegido. Mas em países onde a censura é comum, como o Brasil, onde jornalista tem medo, eu vejo como necessidade. É normal não procurar os comentários, ainda mais quando se fala dos mais poderosos do país. O Globo já foi censurado recentemente, O Antagonista já foi censurado também, então nós temos medo da censura. Sabemos que Moro tem um microfone enorme para se defender na mídia, da maneira que bem entender. No minuto que publicamos, já mandamos os artigos e falamos que qualquer comentário colocaríamos lá imediatamente e nós fizemos isso.
Você fala em muito poder do Moro, para além do cargo dele. Na quarta, Bolsonaro posou ao lado do ministro no estádio Mané Garrincha e o fez vestir uma camisa do Flamengo. Como vê isso neste momento delicado de Moro na mídia?
Acho que Moro ficou construindo por 4 anos uma imagem muito forte aqui e no mundo todo, de super herói, de que ele é o rei da ética.
 
Uma máscara, essa coisa que faz dele uma figura superior para o brasileiro.
 
Então ele [Moro] acaba sendo uma figura muito popular, e Bolsonaro sabe disso. E ele sabe que o Moro é fundamental para a legitimidade do governo, então eu não me surpreendo nenhum pouco com essa proteção.
Uma pesquisa divulgada nesta quinta mostra que a popularidade do Moro caiu. Dá pra dizer que as reportagens vão destruir a reputação do Moro?
 
Moro não pode dizer que a reputação dele foi destruída. Mas a aprovação dele caiu dez pontos e ainda vem muito mais coisa por aí, temos mais material que não divulgamos ainda e que já está em um processo de discussão editorial. Não me surpreende a posição do Bolsonaro com isso, porque sabemos que ele tem conexões com corruptos, milicianos, então por que surpreenderia? A questão é o que vai ser revelado sobre o Moro, a máscara dele será derrubada.

 Agência Brasil

RN 288 EM JARDIM DE PIRANHAS COMEÇA RESTAURAÇÃO COM INÍCIO PREVISTO PRA O CORRENTE MÊS


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tela e área interna

Em uma sessão de negociação realizada no início do mês de julho, promovido pelo Ministério Público através do Exmo. Promotor de Justiça de Jardim de Piranhas Dr, Vinícius Lins Leão Lima, na Procuradoria Geral da Justiça em Natal. Tendo como objetivo um termo de acordo interinstitucional visando a restauração da rodovia RN 288 em Jardim de Piranhas.

Além do MP/RN, participaram representantes do DER/RN, Empresa RW Engenheiros Consultores S/S - EPP que será responsável pela obra, Procuradoria Geral do Estado e o Vereador Otoniel Rodrigues representando a sociedade civil de Jardim de Piranhas.

A restauração da RN 288 no trecho da cidade de Jardim de Piranhas, está previsto para começar próximo dia 19 do corrente mês, e terá 45 dias para a sua conclusão, segundo texto publicado pelo vereador Otoniel Rodrigues em sua rede social como podemos conferir abaixo.
Imagens copiadas do face book do vereador Otoniel Rodrigues.
  A imagem pode conter: texto

Nenhuma descrição de foto disponível.

AL aprova projeto de lei que garante 30% de artistas locais em eventos no RN.


Resultado de imagem para músicas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou por unanimidade em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), projeto de lei que garante a contratação de pelo menos 30% de artistas locais em eventos festivos realizados pelo Governo do Rio Grande do Norte.

A matéria é de autoria do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade).

Allyson explica que o objetivo do PL é valorizar os artistas locais em eventos festivos de pequeno ou grande porte no estado.

Conforme a matéria, a Fundação José Augusto deverá manter cadastro atualizado dos artistas do estado para posterior contratação.

“Nosso projeto visa valorizar os artistas da terra que contribuem com a nossa cultura. É uma imensa felicidade hoje poder contar com dois projetos de lei aprovados em plenário. Agradeço a contribuição de todos os deputados e pedimos à governadora a sanção das matérias”, afirmou Allyson.

MULHER É ESQUARTEJADA EM 14 PEDAÇOS APÓS ENCONTRO MARCADO NO TINDER



Por Ibahia — Uma americana, de 24 anos, foi considerada desaparecida depois de se encontrar, pela segunda vez, com uma mulher que conheceu pelo aplicativo de encontros Tinder. O sumiço da jovem, identificada como Sydney Loofe, começou a ser investigado em 15 de novembro de 2017, nos Estados Unidos.
Os acusados do assassinato são Aubrey Trail, de 52 anos, e sua namorada, Bailey Boswell, de 25. O julgamento do casal começou esta semana e, segundo  a Promotoria, a vítima foi esquartejada em 14 pedaços, separados em sacos plásticos de lixo. A sentença do casal pode ser a morte.
Vale ressaltar que a defesa dos suspeitos alega que a morte de Sydney foi acidental, afirmando que os três praticaram uma relação sexual consensual que envolvia “prática de asfixia”.

AMEAÇADA DE EXPULSÃO, TABATA DIZ QUE VOTOU POR CONVICÇÃO



ESTADÃO CONTEÚDO — Ameaçada de expulsão do PDT por votar a favor da Reforma da Previdência, a deputada Tabata Amaral (SP) disse que não vendeu seu voto e que o “sim” às mudanças nas regras de aposentadoria não significam um “sim” ao governo Jair Bolsonaro, tampouco um “não” à orientação do partido.

O PDT fechou questão contra a reforma, mas oito deputados declararam voto a favor. Cotada para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PDT, Tabata disse não ter preocupação com a eleição municipal de 2020.
“A reforma que hoje votamos não pertence mais ao governo; ela sofreu diversas alterações feitas por esse mesmo Congresso. O sim que digo à reforma não é sim ao governo e também não é um não a decisões partidárias”, disse. “Meu voto é um voto de consciência, não é um voto vendido, não é por dinheiro de emendas. É um voto seguindo minhas convicções e tudo que estudei até aqui. Ao tomar essa decisão olho para o futuro do País e não para o próximo processo eleitoral.”
Ela divulgou em redes sociais vídeo em que lê discurso afirmando lutar pelos mais pobres. “Não é fácil, não é cômodo escolher esse caminho, mas é absolutamente urgente e necessário”, afirmou. A parlamentar disse que teve coragem de tomar uma decisão “dolorosa” e que o regime de previdência atual “tira dinheiro de quem menos tem e transfere para os mais ricos”.
“Ela aumenta a desigualdade do Brasil em um quinto e é impasse para o desenvolvimento do País”, justificou. “Ser de esquerda não pode significar ser contra um projeto que, de fato, pode tornar o Brasil mais desenvolvido e mais inclusivo. Damos um primeiro passo, aquele que é possível para que a gente possa voltar a crescer de forma fiscalmente responsável para então distribuir renda.”
Ameaçada no PDT, Tabata já teve convite informal de outras legendas, entre elas o Cidadania por causa de afinidades entre as convicções dela e o partido, segundo deputados da legenda. Ela foi sondada pelo deputado Marcelo Calero (RJ) e pelo presidente nacional do partido, Roberto Freire, ambos ex-ministros da Cultura, e pelo presidente do diretório em São Paulo, deputado Arnaldo Jardim (SP).
“Foi feito uma sinalização a ela de que é muito bem vinda, mas estamos respeitando o momento dela, a decisão será dela”, disse o líder da legenda, deputado Daniel Coelho (PE)
Conforme jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral, não cabe ação de perda de mandato por infidelidade partidária se a expulsão for por descumprimento de orientação em votações no Congresso.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comente! Compartilhe:FacebookTwittergoogle_plusWhatsApp 10 Jul 2019 Por Blog do Seridó em Saúde Comissão do Senado aprova projeto que concede meia-entrada a doadores regulares de sangue

doação de sangueA Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) projeto que concede a doadores regulares de sangue o direito à meia-entrada em eventos. Como o projeto foi analisado pela comissão em caráter terminativo, pode ser submetido diretamente à análise da Câmara, sem passar pelo plenário do Senado, se nenhum senador apresentar recurso.
A meia-entrada é o pagamento de metade do valor do ingresso de eventos culturais. Atualmente, têm direito à meia-entrada: estudantes, deficientes e seus acompanhantes, idosos e jovens de baixa renda de 15 a 29 anos, que façam parte de programas sociais do governo, e cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos.
Para ter direito ao benefício, os doadores de sangue precisarão comprovar a realização de, no mínimo, três doações por ano. Além disso, será necessário apresentar carteira de identidade e carteira de doador emitida por órgão do governo.

Câmara aprova em primeiro turno por 379 votos a 131 o texto-base da PEC da Previdência

DEPUTADOSA Câmara dos Deputadosaprovou na noite desta quarta-feira (10) em primeiro turno, por 379 votos a 131, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que altera as regras de aposentadoria. Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos específicos do texto-base.
O resultado superou as expectativas dos próprios governistas. Até o último domingo (7), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, estimava que a proposta receberia cerca de 330 votos. Contribuíram para o resultado os votos de deputados de partidos de oposição, como PSB e PDT, que tinham fechado questão contra a reforma da Previdência. No PSB, dos 32 deputados da bancada, 11 votaram a favor da reforma. No PDT, oito dos 27 deputados votaram pela aprovação do texto.
Considerada uma das principais apostas da equipe econômica para sanear as contas públicas, a proposta de reforma da Previdência estabelece, entre outros pontos, a imposição de uma idade mínima para os trabalhadores se aposentarem: 65 anos para homens; 62 anos para mulheres. O tempo mínimo de contribuição previdenciária, pela proposta, passará a ser de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens. Além disso, o texto propõe regras de transição para quem já está no mercado de trabalho.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Justiça cassa concessão de TV e rádios de Fernando Collor

Justiça Federal em Alagoas(JFAL) determinou o cancelamento da concessão, permissão ou autorização do serviço de radiodifusão sonora ou de sons e imagens outorgado à TV Gazeta de Alagoas Ltda, à Radio Clube de Alagoas Ltda e à Radio Gazeta de Alagoas Ltda, por possuírem em seu quadro societário Senador da República, o ex-presidente Fernando Collor.
A sentença, de junho de 2019, atendeu à totalidade dos pedidos do Ministério Público Federal (MPF), sendo que, além do cancelamento das concessões, também condicionou à manutenção da sentença após o trânsito em julgado: a condenação da União a não renovar a outorga, bem como realizar nova licitação; a condenação das empresas concessionárias para não mais operarem os serviços nem pleitearem a renovação da outorga; a cominação de multa diária em caso de descumprimento da ordem judicial.

Aos 85 anos, morre Chico de Oliveira, o sociólogo pernambucano fundador do PT



Morreu, na manhã desta quarta-feira (10), o sociólogo pernambucano Francisco de Oliveira, aos 85 anos. De acordo com informações da família, ele esteve internado em São Paulo, onde residia, para tratar uma pneumonia e recuperava-se em casa.
O velório de Chico será no salão nobre do prédio de Administração da Universidade de São Paulo (USP), na Rua do Lago, número 717, no bairro do Butantã, na capital paulista. O horário ainda não foi comunicado.
Chico de Oliveira, como era conhecido, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no final da década de 1970. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele pertenceu aos quadros técnicos do Banco do Nordeste e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde atuou com o economista Celso Furtado.
“Era uma figura absolutamente fundamental na nossa vida, sendo generoso e solidário. Todos nós pegamos um pouco da sua vivacidade, visão de mundo e da sua luta. Embora tenha passado pelo exílio, golpe de 64 e tortura feita por Sérgio Fleury, ele não só sobreviveu como nunca abandonou, nem por um atalho mais fácil, a luta pelo socialismo”, disse o Chico Filho sobre a vivência do pai. “A luta pelo socialismo foi o seu guia e continuará sendo a nossa”, acrescentou.

FAMOSOS - SAIO TRANSANDO COM QUALQUER COISA’, DIZ ANITTA SOBRE FASE SOLTEIRA



Por Notícias ao minuto — SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cantora Anitta, 26, usou as redes sociais para fazer uma revelação bastante ousada. De acordo com ela, estar namorando o surfista Pedro Scooby, 30, atualmente é a melhor coisa que poderia ter acontecido. O motivo é curioso: segundo a artista, quando está solteira ela gosta de transar com qualquer coisa que cruze o seu caminho.

A declaração foi dada em espanhol. Anitta está na Colômbia divulgando seus trabalhos e participando de programas de rádio. Mas nas horas vagas ela conta que gosta de passear pela região e encontra muita gente bonita.
“Estou muito feliz que hoje tenho um namorado. Isso é incrível, porque se fosse antes, vindo para cá, que a cada lugar que você entra tem uma pessoa bonita, um cara lindo, uma mulher linda, seria louco. Não deixaria nada sem passar por mim depois de um tempo viajando pela Colômbia, porque o que foi isso”, disse.
Ela completou o raciocínio: “Vocês sabem que eu, quando estou solteira, saio transando com qualquer coisa que cruze meu caminho. Homem, mulher, cachorro. Não, cachorro não pode”, revelou.
“Então acho que foi Deus que colocou meu namorado em minha vida neste momento, para que eu fique mais tranquila”, afirmou a artista, que lança no país o single ‘Rosa’.

Morre o jornalista Paulo Henrique Amorim

paulo-amorimMorreu na madrugada desta quarta-feira (10) o jornalista Paulo Henrique Amorim, aos 76 anos. Ele trabalhou em diversas redações, inclusive na Globo. Seu último emprego foi na TV Record, mas estava fora do ar desde o mês passado, quando foi afastado do programa Domingo Espetacular. O jornalista morreu de enfarte na capital fluminense.
Há menos de um mês, Paulo Henrique Amorim foi afastado pela Record TV do Domingo Espetacular, revista eletrônica que ele apresentou por 14 anos ininterruptos. Amorim esteve em vários veículos de comunicação brasileiros, como Globo, a extinta TV Manchete, Bandeirantes e TV Cultura além das revistas Realidade e Veja. O jornalista deixa esposa e uma filha.

CHUPA QUE É DE UVA - Por que só policiais federais Bolsonaro?

Esse "turma" já tem os privilégios via proposta original.
Os dois destaques apresentados pelo PSL à reforma da Previdência suavizam as regras para aposentadoria de policiais federais, rodoviários federais e legislativos. Na sugestão de alteração feita pelo partido do presidente Jair Bolsonaro, policiais homens poderão se aposentar aos 53 anos de idade, e policiais mulheres, aos 52 anos de idade. Nos dois casos, será preciso pagar um “pedágio” de 100% do tempo que falta para se aposentar. Isso significa que, caso faltem dois anos para se aposentar, por exemplo, o policial terá que trabalhar mais quatro anos para ter direito à aposentadoria.

Da forma como foi aprovado o texto na Comissão Especial, os policiais teriam que trabalhar até os 55 anos (homens e mulheres) para ter direito à aposentadoria, com 30 anos de contribuição, sendo 25 no exercício efetivo da carreira.

A proposta agora apresentada pelo PSL já tinha sido oferecida à categoria pelo próprio presidente Bolsonaro, mas tinha sido recusada. Diante do fato de que poderiam ficar com as regras aprovadas na Comissão Especial, os policiais decidiram, agora, aceitar a oferta de uma idade menor, mesmo com a obrigação de trabalhar o dobro do tempo que falta para a aposentadoria. Eles defendiam um “pedágio” de 17%, o mesmo que está no projeto da reforma dos militares das Forças Armadas.

Por que apenas esses profissionais com privilégios Bolsonaro?

Detalhe: Policiais civis e militares dos estados estão fora desse benefício, fica a dica.

CADÊ O MÉDICOS BRASILEIROS? - Governo vai mudar Mais Médicos para reincorporar cubanos.

O governo federal pretende editar em agosto uma medida provisória alterando o Programa Mais Médicos e reincorporando profissionais cubanos. Eles tiveram de sair do programa com o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba, mas a ideia é que voltem a trabalhar na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por um período de dois anos. Terminado esse prazo, precisarão revalidar o diploma.

A estimativa é de que 2 mil dos 8 mil profissionais que vieram para o Brasil permaneceram aqui depois do fim do acordo, muitos na esperança de serem readmitidos no SUS. Cerca de 700 médicos têm a situação regularizada, porque se casaram com brasileiros. Somente os cubanos que trabalharam no Mais Médicos e permaneceram no País teriam direito à reincorporação, por meio de um credenciamento.

O esboço da nova proposta deverá ser apresentado a parlamentares esta semana. O cronograma prevê também conversas com secretários estaduais e municipais de Saúde. A meta é ter um projeto bem definido, que não dê margem a desgastes e tenha uma tramitação rápida no Congresso Nacional.

Embora boa parte da proposta já esteja alinhavada, há ainda alguns pontos a ser definidos. Entre eles está o novo nome do programa. A avaliação no governo é de que o Mais Médicos se transformou em uma marca do governo de Dilma Rousseff.

A iniciativa foi lançada em 2013, como uma resposta às manifestações de rua daquele ano e também a reivindicações feitas por prefeitos. Eles reclamavam da dificuldade em manter profissionais atuando em regiões distantes.

Além da garantia do posto preenchido, o programa trazia outro benefício para os gestores: o alívio orçamentário. Os salários dos profissionais eram pagos integralmente pelo governo federal. Cabia às prefeituras arcar com as despesas de moradia e alimentação do profissional. O rompimento do acordo de cooperação, em novembro, foi uma iniciativa de Cuba, mas em resposta às críticas feitas pelo então presidente eleito Jair Bolsonaro. O presidente chegou a comparar os profissionais que vinham atuar no País a escravos. No programa de governo apresentado durante as eleições, o então candidato afirmava que encontraria uma solução para os profissionais, a quem chamou de “irmãos.”

O acordo de colaboração era feito em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Pelo estabelecido, o pagamento dos profissionais era entregue ao governo de Cuba, que repassava uma parte para os profissionais. A explicação, na época, era de que o pagamento ficava retido na ilha para financiar os benefícios concedidos aos profissionais.

Com o fim do acordo de colaboração, anunciado em novembro, várias tentativas foram feitas para preenchimento das vagas com médicos brasileiros formados no Brasil e, em outra etapa, com brasileiros formados no exterior. Mas prefeitos e governadores admitem que vazios assistenciais persistem. Médicos respondem aos editais, até se mudam para as cidades escolhidas, mas após um curto período desistem do posto, em troca de pontos mais próximos dos centros urbanos.