Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 27 de maio de 2021

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Moraes levanta sigilo de investigação que envolve Ricardo Salles

 


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o levantamento do sigilo dos autos principais da Pet 8.975, em que está sendo apurada notícia-crime envolvendo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, diversos agentes públicos e pessoas jurídicas por um suposto esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais.

FAMOSOS - Juliette Freire se derrete com bonecas feitas por presidiárias em sua homenagem

 


Juliette Freire, a ex-BBB mais seguida no Instagram , não escondeu o encantamento ao receber mais uma homenagem. A advogada e maquiadora mostrou a coleção de bonecas de pano – réplicas suas – feitas por detentas de um presídio na Paraíba.

A ex-BBB mostrou alguns dos exemplares, que contam até com figurinos que Ju usou durante o período de confinamento no “Big Brother Brasil 21”.

“Olha como eu estou linda, toda arrumada com o look da final (do ‘BBB’)”, brinca Juliette ao mostrar uma das bonecas. “Elas foram feitas pelas reeducandas da penitenciária Júlia Maranhão, na Paraíba. Lá tem um projeto lindo de confecções de bonecas”, explicou ela.

Diretor do Butatan reclama de fala de Bolsonaro e diz que país poderia sido o 1º a vacinar.

 

A CPI da Pandemia ouviu o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. O Butantan é responsável pela produção no Brasil da Coronavac, vacina contra a Covid-19 mais aplicada até o momento em brasileiros.

Até meados de maio, cerca de 70% das doses contra a Covid-19 aplicadas no Brasil eram da Coronavac.

Professor titular de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Covas está à frente do Instituto Butantan desde 2017. Em junho de 2020, foi o responsável pelo acordo de colaboração firmado com a farmacêutica chinesa Sinovac para o desenvolvimento clínico do imunizante contra o novo coronavírus.

CNN Brasil, com informações da Agência Senado

Butantan retoma produção da CoronaVac no Brasil

 

Paralisada desde o dia 14 de maio, a produção da vacina CoronaVac foi retomada esta madrugada (27) após o recebimento de 3 mil litros de insumos, que chegaram a São Paulo na noite da última terça-feira (25). Com essa quantidade de insumo farmacêutico ativo (IFA) será possível fabricar 5 milhões de doses da vacina.

A CoronaVac é uma vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Sinovac envia ao Butantan a matéria-prima (insumos) para que o envase, a rotulagem, embalagem e o controle de qualidade sejam feitos no Brasil. Todo esse processo dura entre 15 e 20 dias. Só então a vacina é disponibilizada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para distribuição para a população.

Até agora, o Butantan já entregou 47,2 milhões de doses ao PNI, cumprindo o primeiro contrato estabelecido com o Ministério da Saúde para entrega de 46 milhões de doses. Agora, o Instituto Butantan trabalha para entregar outras 54 milhões de doses referentes a um segundo contrato firmado com o governo federal, totalizando 100 milhões de doses.

Desvendada a causa de coágulos ligados à vacina AstraZeneca, diz cientista

 

Cientistas da Universidade Goethe em Frankfurt, na Alemanha, afirmam ter desvendado os motivos para a aparição dos coágulos raros sanguíneos ligados às vacinas contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca e da Johnson&Johnson. Além disso, os pesquisadores acreditam que é possível impedir a reação.

O professor da Goethe Rolf Marschalek, responsável pelo estudo, diz que sua pesquisa revelou que o problema estava nos vetores de adenovírus que ambas as vacinas usam para fornecer a proteína spike do vírus Sars-Cov-2 no corpo, segundo o Financial Times.

De acordo com Marschalek e outros cientistas que participaram da pesquisa, os imunizantes enviam a proteína spike para o núcleo da célula. Certas partes da proteína se agrupam, ou separam, criando versões mutantes incapazes de ligar a membrana celular – processo onde ocorre imunização. Além disso, as proteínas mutantes flutuantes se espalham por células do paciente. Com isso, uma a cada 100.000 pessoas acaba desenvolvendo os coágulos.

CURIOSIDADES - Estudo indica que 15% dos brasileiros têm anticorpos contra o novo coronavírus

 

No primeiro ano da pandemia de covid-19, o novo coronavírus se espalhou de forma distinta entre as diversas regiões do país. No final de abril de 2021, com a curva de contágio em ascensão, na média, 15% dos brasileiros testados no âmbito do inquérito Epicovid-19 BR 2 tinham anticorpos contra o SARS-CoV-2.

Os índices de soropositividade, no entanto, variaram de 9,89% no Ceará a 31,4% no Amazonas, Estado com a maior soroprevalência do Brasil. O inquérito, apoiado pela Fapesp e coordenado pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Marcelo Burattini, testou 120 mil pessoas em 133 municípios de todo o país entre os dias 25 de janeiro e 24 de abril de 2021.

“A grande maioria das pessoas da amostra ainda não havia sido vacinada, já que os testes se concentraram entre janeiro e meados de fevereiro, quando o programa nacional de vacinação estava iniciando. Menos de 1% das pessoas testadas afirmou ter recebido vacinas e praticamente nenhuma delas havia recebido as duas doses”, explica Burattini. O inquérito, portanto, não fez distinção entre vacinados e não vacinados.

COMO O BRASILEIRO ESTÁ SENDO VISTO NO MUNDO - Brasileiro ganha na loteria italiana duas vezes em 20 dias e é alvo de investigação

 

Para os investigadores da Procuradoria de Verona, no norte da Itália, o brasileiro André* é protagonista de um evento cuja probabilidade de acontecer é “próxima de zero”. Também acostumados às histórias fantásticas, os italianos decidiram investiga-lo.

Imigrante de 40 anos que vive na Itália há três, ele ganhava a vida na construção civil, trabalhando como pedreiro até fevereiro. Naquele mês, sua sorte tomou outro rumo. Em vinte dias, ele se tornou milionário ao vencer na loteria não uma, mas duas vezes.

No dia 4 de fevereiro, ele raspou um bilhete popular na loteria italiana, uma raspadinha conhecida como “gratta e vinci” (raspa e vence) que ele comprou numa tabacaria de Modena, no norte da Itália, e levou 1 milhão de euros (R$ 6,5 milhões).

É VERDADE - ‘Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração’, brinca papa Francisco sobre brasileiros

 

O primeiro encontro do padre João Paulo, de Campina Grande (PB), com o papa Francisco acabou de forma descontraída nesta quarta-feira, 26. O sacerdote brasileiro, que está no Vaticano estudando Teologia, fez um pedido especial para o pontífice. “Santo Padre, reze por nós, brasileiros”. A resposta foi, no mínimo, inusitada. “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”, disse o papa, em tom de brincadeira.

O sacerdote paraibano conta que, desde sua chegada à Roma, desejava falar com o papa, mas ainda não havia conseguido. O que ele não esperava era tamanha informalidade. “Eu travei na hora, porque a gente sempre espera algo formal e curto. Mas aí o papa Francisco nos surpreende com a sua espontaneidade, com seu jeito de ser afetuoso. E aí o encontro tornou-se muito agradável, muito especial”, comenta.

Padre João Paulo complementa dizendo que, para quem acredita na imagem de um papa rígido, Francisco tem surpreendido com seu carisma e humanidade. Após a brincadeira, o pontífice garantiu: “Rezo sempre pelos brasileiros”. O encontro ocorreu após a Audiência Geral com o papa Francisco, no Vaticano, e foi registrado pelo padre Carlos Henrique, brasileiro de Divinópolis (MG).

quarta-feira, 26 de maio de 2021

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro desiste de decreto e prepara ação ao STF contra medidas restritivas.

 Depois de ameaçar editar um decreto (sabidamente inconstitucional) contra medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos na pandemia, Jair Bolsonaro resolveu recorrer ao Supremo.

A ação está sendo preparada pela AGU e deve ser enviada nos próximos dias, segundo o Globo.

“A ideia da ação, vista como uma forma mais republicana de de discutir o tema, surgiu num encontro fora de agenda ocorrido na semana passada entre Bolsonaro e Luiz Fux, presidente do Supremo. Fux demoveu o presidente da obsessão por editar o tal decreto.”

CPI da Covid convoca 9 governadores, Witzel, Pazuello e Queiroga.

  ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimento na comissão.

A Comissão também aprovou nesta quarta-feira (26) a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do ex-chefe da pasta, Eduardo Pazuello.

Foram convocados os seguintes governadores:

Wilson Lima, do Amazonas

Ibaneis Rocha, do Distrito Federal

Waldez Góes, do Amapá

Helder Barbalho, do Pará

Marcos Rocha, de Rondônia

Antônio Denarium, de Roraima

Carlos Moisés, de Santa Catarina

Mauro Carlesse, de Tocantins

Wellington Dias, do Piauí

A vice-governadora chamada foi Daniela Reinehr, de Santa Catarina. O ex-governador convocado foi Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que sofreu impeachment neste ano.

De acordo com o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o sucessor de Witzel, Cláudio Castro, não foi convocado pela CPI, pois “não era governador a época que aconteceu” o fato.

“O governador Cláudio Castro, em comum acordo entre todos os senadores, retiramos porque ele não era governador a época que aconteceu. Caso tenha algum fato novo, nós iremos convocá-lo, por isso que nós estamos retirando o nome do ex-governador do Rio de Janeiro, aliás do atual”, disse Aziz.

Também foram convocados: Arthur Weintraub , ex-assessor da Presidência da República; Filipe Martins, assessor da Presidência da República; o empresário Carlos Wizard; Markinhos Show, publicitário e braço-direito de Pazuello; Luana Araújo, ex-secretária de Enfrentamento à Covid; e Paulo Baraúna, diretor da empresa fornecedora de oxigênio White Martins.

A convocação de governadores é uma reivindicação principalmente dos senadores governistas na CPI. Eles alegam que a CPI deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia.

Até o momento, a CPI tem ouvido depoentes ligados ao governo federal, para apurar ações e omissões da União na pandemia.

Pedidos de informação

Os senadores ainda aprovaram requerimentos com pedidos de informação ao Conselho Federal de Medicina, ao laboratório Sinovac, à empresa Wuxi Biologics, subcontratada pela AstraZeneca.

Além disso, também foram convidados especialistas contra e a favor do uso da cloroquina para discutir o assunto em duas sessões.

“O que acertamos é que teremos duas sessões para que possamos ouvir nessas duas seções, duas pessoas que apoiam tratamento com cloroquina e dois cientistas e profissionais, capacitados, que são contra. Quatro a favor e quatro contra”, disse Aziz.

CPI...
G1

MUNDO BIZARRO - Corpo de homem em caixão é retirado de apartamento com auxílio de caminhão-guincho, no sertão.

 O corpo de um homem identificado como Bruno Estrela precisou ser retirado pela varanda do apartamento dele por o auxílio de um caminhão com braço mecânico. Ele morava no primeiro andar de um edifício no município de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba.

A suspeita é que ele tenha sofrido uma parada cardiorrespiratória em decorrência da Covid-19. As equipes da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros tiveram dificuldade em retirar o corpo, já que Bruno pesava 175 quilos e a porta do apartamento era muito estreita.

De acordo com a Polícia Militar, foi necessário serrar as grades da varanda do apartamento e da ajuda de um caminhão com braço mecânico para retirar o corpo. Ele foi levado pelo caminhão dentro de um caixão até o cemitério da cidade.

G1/PB

Ignorado por Moraes, Aras pede a Fux que repasse investigação de Salles a outro ministro.

 Augusto Aras enviou a Luiz Fux ofício para redistribuição dos autos da Operação Akuanduba, que investiga Ricardo Salles por facilitação de contrabando de madeiras, corrupção, advocacia administrativa e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Ao determinar o cumprimento de buscas contra Salles e outros 10 investigados, Moraes ignorou o Ministério Público, que só foi notificado após a deflagração da operação.

No documento ao presidente do Supremo, o PGR pede a redistribuição dos autos ou envio para Cármen Lúcia, relatora da notícia-crime do delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas. Neste caso, Salles é acusado de obstruir uma investigação sobre extração ilegal de madeiras, constranger a PF e atuar para liberar a carga apreendida — avaliada em mais de R$ 160 milhões.

Aras também encaminhou petição com conteúdo semelhante ao próprio Moraes, alegando violação do princípio do juiz natural.

Antagonista

Anvisa e MS discutem medidas de contenção de variantes do coronavírus

 

A ampliação de medidas de contenção de novas variantes do novo coronavírus no país é motivo de reuniões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o Ministério da Saúde (MS). Durante esta semana, a agência promove reuniões técnicas com as vigilâncias em saúde dos estados e municípios e as companhias aéreas.

Nesta quarta-feira (26), a reunião será com os centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de todo o país, com o objetivo de ajustar fluxos de atuação, realizar alinhamento de ações e prestar esclarecimentos sobre a atuação já desenvolvida pela agência para conter a circulação de novas variantes do novo coronavírus.

Dentre os temas a serem tratados está a definição exata do local em que se realizará a quarentena das pessoas sujeitas à medida – caso dos brasileiros com histórico de viagem à Índia nos últimos 14 dias – e dos encaminhamentos a serem adotados em relação aos casos suspeitos identificados pela Anvisa nos desembarques em aeroportos do Brasil.

Governadores brasileiros fazem apelo a Joe Biden e pedem 10 milhões de doses de vacina contra a Covid

 

O Fórum de Governadores do Brasil pediu “ajuda humanitária” ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e solicitou 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio de ofício divulgado nessa terça-feira (25). O documento foi assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática Estratégia para a vacina contra a Covid-19 do Fórum de Governadores do Brasil. 

O pedido aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que distribuirá internacionalmente 80 milhões de doses de imunizantes até o fim do mês de junho, para outros países. O governo americano informou que comprou doses de vacinas contra a Covid suficientes para vacinar três vezes a população americana.

Na avaliação do governador piauiense, o pedido é um apelo diante do momento atual e de uma possível terceira onda com números expressivos de óbitos a partir de novas e mais letais variantes do Coronavírus. O país já registrou mais de 440 mil mortes devido ao vírus. No estado do Piauí, já são mais de 5,8 mil óbitos e os casos registrados nos cinco primeiros meses de 2021 já ultrapassaram os óbitos registrados de março a dezembro de 2020.

Perfis que compartilharem notícias falsas no Facebook podem ‘desaparecer’

 O Facebook anunciou nesta quarta-feira (26) que os perfis que compartilharem frequentemente alegações falsas serão penalizados com alcance reduzido em todos os seus posts. Os posts considerados falsos já são penalizados pelo algoritmo da rede social. Com a mudança, um perfil que compartilha esse tipo de conteúdo diversas vezes terá todas as publicações restritas.

Na prática, isso significa que um usuário pode aparecer menos para os amigos no feed de notícias. A rede social considera conteúdo falso aquele que foi checado por um de seus parceiros após denúncias dos usuários. A iniciativa de avaliar os posts começou no Brasil em 2018.

terça-feira, 25 de maio de 2021

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - 'Para quem não está contente comigo, tem Lula em 2022', diz Bolsonaro.

 O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (25) que quem não está satisfeito com seu governo pode votar em Lula em 2022.

Durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi questionado por uma mulher que pedia uma intervenção militar.

“Presidente, o senhor é chefe da nação, o senhor é chefe das Forças Armadas. Por que deixa o povo sofrer assim, seus ministros sofrer, o senhor sofrer?“

Bolsonaro rebateu irritado dizendo que não há apoio popular para isso e alertando sobre o risco da volta de Lula.

“Tem algum posicionamento seu a favor do 31 de março de 1964? Vieram todos para cima da gente naquela época. Eu não vou discutir esse assunto aqui. Para quem não está contente comigo, tem Lula em 2022.”

Antagonista

As 11 contradições da "Capitã Cloroquina", segundo Renan Calheiros.

  A equipe de Renan Calheiros (MDB), relator da CPI da Covid, preparou uma lista parcial do que o senador alagoano considera “destaques contraditórios” no depoimento de Mayra Pinheiro.

1) “Tratamento precoce”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Utilizado por profissionais médicos de todo o mundo, que oferecem assim que feito o diagnóstico”.

Contraponto de Renan: “Não há qualquer dado a esse respeito, sobretudo após a recomendação da OMS em sentido contrário ao uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina”.

2) “Medicamentos para Covid”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Notas orientativas do Ministério da Saúde, números 9 e 17, apenas recomendam”.

Contraponto de Renan: “O documento ‘Plano Manaus’, assinado por Pazuello, diz textualmente que deve incentivar o tratamento precoce. O aplicativo TrateCov, por sua vez, indica expressamente o tratamento. A depoente, em ofício encaminhado à Secretaria de Saúde, considera inadmissível não usar a cloroquina e demais remédios”.

3) “Pesquisas na área de infectologia”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Não levou, enquanto secretária, informações ou experiências a respeito de estudos, pesquisas e publicações na área de infectologia”.

Contraponto de Renan: “Ao longo de todo o depoimento, relembra suas experiências, pesquisas e informações”.

4) “Cloroquina”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Assevera ser antiviral. Mantém a orientação para uso de cloroquina e hidroxicloroquina”.

Contraponto de Renan: “A cloroquina não é um antiviral nem um anti-inflamatório, e, sim, um antimalárico, utilizado em casos de malária, que é um protozoário, não um vírus. OMS e Conitec recomendam não utilizar os medicamentos, porque inócuos ao tratamento”.

5) “TrateCov”

Versão de Mayra, segundo Renan: “A plataforma foi retirada do ar porque foi hackeada e dados teriam sido irregularmente alterados”.

Contraponto de Renan: “Ela mesma se contradisse e contradisse Pazuello, ao afirmar que a plataforma foi retirada do ar apenas para fins de investigação, sem que tenha havido deturpação (como declarou Pazuello) ou alteração (como ela mesma disse) da plataforma”.

6) “OMS e CONITEC”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Levou em consideração os estudos e a declarações a respeito do uso de cloroquinia e hidroxicloroquina”.

Contraponto de Renan: “Usou e recomendou o uso, porque, segundo suas próprias declarações contraditórias, as recomendações da OMS e CONITEC foram baseados em estudos com qualidade metodológica questionáveis”.

7) “População pediátrica”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Declara que 37,5% da população pediátrica têm menos chance de contrair a doença. E que todas deveriam ter continuado estudando presencialmente”.

Contraponto de Renan: “Desconsidera que, em todas as escolas, há presença de adultos. E, para piorar, não apresenta percentual de transmissão, de crianças para adultos”.

8) “Isolamento”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Afirma que o isolamento causou mais pânico na cidade, atrapalhou a evolução natural da doença e impediu o efeito rebanho de imunização”.

Contraponto de Renan: “Contradisse sua declaração, ao ser perguntada se teria conhecimento, recebido estudo técnico ou análise dessa tese e de seu impacto sobre a saúde pública, afirmando que não recebeu. Também afirmou que tal tese nunca foi cogitada pelo Ministério da Saúde e que desconhece qualquer médico que defendesse igual teoria”.

9) “Comando do Ministério da Saúde”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Declarou continuidade dos trabalhos desde a gestão Mandetta”.

Contraponto de Renan: “Contradisse sua declaração ao afirmar que os diferentes ministros adotaram decisões diversas, porque as necessidades quanto à pandemia teriam mudado ao longo do tempo”.

10) “Manaus”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Afirma que conhecia previamente a situação e as características do sistema de saúde de Manaus, que já havia experimentado um colapso em abril e maio de 2020”.

Contraponto de Renan: “Há clara contradição quando declara que somente esteve em Manaus entre 3 e 5 de janeiro, quando tomou ciência da realidade ali apresentada. E declara também que só se deslocou a Manaus em 3 de janeiro de 2021, para providências pertinentes, por ordem do ministro Pazuello”.

11) “Oxigênio em Manaus”

Versão de Mayra, segundo Renan: “Seria impossível prever a quantidade de oxigênio a ser usada e a consequente falta do fornecimento”.

Contraponto de Renan: “Contradição com o que afirmou ao Ministério Público Federal: ‘É possível realizar esse cálculo a partir do prognóstico de hospitalizações, pois se estima a quantidade de insumo a partir do número de internados’.”.

Essa é outra programada para mentir.
Antagonista