Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Oito mulheres acusam Morgan Freeman de assédio sexual



Uma assistente de produção do filme “Despedida em grande estilo” revelou à CNN que, em 2015, foi assediada por vários meses pelo ator Morgan Freeman, 80 anos, durante as gravações. Ela alega que Freeman, vencedor do Oscar em 2005 por “Menina de Ouro”, a submeteve a toques indesejados e comentava sobre suas roupas quase diariamente. Freeman ainda descansava a mão dele na parte inferior das costas dela ou esfregava as costas dela.

A assistente disse ainda que Freeman “continuou tentando levantar minha saia e perguntando se eu estava usando calcinha”. De acordo com seu depoimento à CNN, ele nunca chegou a levantar a saia de fato, mas ele a tocava e tentava levantá-la, então ela se afastava, e ele tentava novamente. Eventualmente, ela relatou, “Alan [Arkin] fez um comentário falando para ele parar. Morgan ficou apavorado e não sabia o que dizer.”
Ao todo, 16 pessoas falaram à CNN sobre Freeman como parte desta investigação, oito das quais disseram que foram vítimas de assédio. As outras oito disseram que testemunharam a alegada conduta de Freeman. Essas 16 pessoas juntas descreveram um padrão de comportamento inadequado de Freeman nos sets de filmagens, enquanto promoviam seus filmes e em sua produtora Revelations Entertainment.
Uma outra mulher, que era integrante sênior da equipe de produção do filme “Truque de Mestre”, em 2012, disse à CNN que Freeman assediava sexualmente a ela e a sua assistente em várias ocasiões, fazendo comentários sobre seus corpos.
“Ele comentou sobre nossos corpos… Nós sabíamos que, se ele estivesse para aparecer… Não era para usar nenhum top que mostrasse [parte dos] nossos seios, não era para usar nada que pudesse mostrar [parte das] nossas nádegas, o que significava que não era para usar roupas [que fossem] justas”, disse.
“Parei de usar saia no escritório quando ele estava lá”, declarou uma ex-gerente da produtora Revelations Entertainment, empresa de Morgan Freeman

MUNDO BIZARRO - Jornalista da Globo cutuca espinha e tem grave inflamação na orelha



Izabella Camargo, a moça do tempo da Globo, usou seu Instagram para alertar sobre uma prática comum que pode ser bastante perigosa: espremer espinhas. Nesta quarta (24), a jornalista postou um vídeo contando a história e mostrando um curativo na orelha.


“Estou publicando essa foto para alertar sobre uma atitude que parece banal. Fui tirar uma pequenina e ‘inofensiva’ espinha da pele, entre a orelha e o pescoço. Inchou, inflamou, comecei a sentir febre e fui orientada pela médica a nunca mais mexer nos gânglios. As bactérias podem cair no sistema linfático e aí as consequências podem ser mais graves. Uma semana de antibiótico e anti-inflamatório. Vivendo e aprendendo”, alertou a moça.
Antes de conseguir a vaga na Globo, Izabella passou pela Band e também foi uma das dançarinas do Fantasia, do SBT, em 1997.

FAMOSOS - Lutando contra câncer, Mr. Catra aparece com cigarro gigante de maconha



Mr. Catra parece estar mantendo alguns hábitos, mesmo na luta contra um câncer no estômago. O cantor apareceu numa foto em seu Stories com um cigarro artesanal gigante, apagando logo em seguida, de acordo com o TV Foco.

“Foto do diploma de maconheiro” e “Formado na escola de Maconha”, escreveu ele no registro.
Em abril, o cantor surpreendeu ao aparecer muito mais magro em fotos com os fãs. O cantor perdeu 35 kg durante os meses de tratamento, em decorrência da mudança de hábitos alimentares e da abstinência de álcool.

Supostos assassinos de criança são reconhecidos durante velório


Supostos assassinos da menina Maria Eduarda Rodrigues de Amorim, de 6 anos, foram reconhecidos por pessoas próximas à vítima durante o velório, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (23), no cemitério Campo da Esperança em Taguatinga. A criança foi morta com um tiro na cabeça em Ceilândia nesta segunda-feira (21). A polícia acredita que o irmão da vítima, também ferido, era o principal alvo dos criminosos.

De acordo com o portal Metrópoles, a menina foi mais uma vítima da disputa de territórios por gangues de Ceilândia. O suspeito que efetivou os disparos seria um adolescente.
Segundo parentes, os supostos assassinos estiveram na capela 3. A polícia chegou a ser acionada, mas eles fugiram antes da chegada dos agentes. Um homem foi abordado, mas foi liberado assim que os policiais perceberam que ele não tinha envolvimento no crime.

VEREADOR PERDE MANDATO EM JARDIM DE PIRANHAS


Resultado de imagem para vereador joão maria macaco

Confirmada a perda de mandato imediato pelo Supremo Tribunal Eleitoral do vereador pelo PTB João Maria de Valdemar Macaco (como é conhecido), devido supostos problemas nas prestações de contas da última eleição o qual o mesmo foi eleito. Com isso, na verdade volta ao cargo assumindo como 1° suplente que também é da família Fia Marina, onde já está marcada para a próxima terça feira (29) a sua posse na Câmara Municipal de Jardim de Piranhas.
Fia também concorreu a reeleição e não conseguindo a vitória devido não alcançar o coeficiente.

Greve dos Caminhoneiros: Com falta de alimentos, supermercados limitam itens para compra

A greve dos caminhoneiros, que chegou ao seu quarto dia nesta quinta-feira, já gera desabastecimento não só em postos de combustível, mas nas prateleiras de alguns supermercados pelo País.
Nas grandes redes em Rio Grande do Norte, como Carrefour e Extra, por exemplo, produtos hortifrutigranjeiros começam a faltar. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Alimentos no RN, Geraldo Paiva Júnior, essas redes compram esses produtos de outros Estados. “Por isso, já estão em falta. Os demais supermercados costumam comprar da Central de Abastecimento local, que também já apresenta problemas. Acredito que, a partir dessa sexta-feira, comece a faltar em mais supermercados. O nosso estoque de cereais e mercearia poderá ter baixas significativas a partir da segunda-feira que vem, caso a situação não mude”, alertou.
Em Mato Grosso, que registrou até a manhã desta quinta-feira 25 pontos de bloqueios, o protesto já afeta o abastecimento do Ceasa – de onde são distribuídos frutas, legumes e verduras para todo o Estado, no atacado e varejo. Em nota, a Associação de Supermercados de Mato Grosso informou que já identificou alguns itens que podem sofrer desabastecimento, como carne e verduras. Em Sinop (418 quilômetros de Cuiabá), o estoque de combustível para aviões tem o abastecimento ameaçado, com restrições na aviação executiva (voos privados). Em Lucas do rio Verde (354 quilômetros de Cuiabá), um caminhão foi incendiado, segundo sites locais.

Procon-PB vai autuar postos que praticarem preços abusivos e disponibiliza disque denúncia

O Procon da Paraíba vai autuar e notificar, para apresentar nota fiscal, os postos de combustíveis que pratiquem abusos nos preços. O órgão divulgou nota técnica, nesta quinta-feira (24), orientando os consumidores a pedirem a nota fiscal que discrimine o valor pago por litro de combustível e a quantidade abastecida.
O Procon-PB, em conjunto com o Ministério Público, através do MP-Procon, encontra-se  atento, acompanhando e monitorando o preço nos postos do Estado da Paraíba, disse o Procon-PB em nota.
As práticas abusivas ocorrem nos casos em que há elevação injustificada do preço aproveitando-se de uma determinada situação. Mas é necessária a avaliação de cada caso. O abastecimento de postos no estado da Paraíba está sendo prejudicado pela greve geral dos caminhoneiros.

CURIOSIDADES - Cientistas criam método mais barato para detectar mosquito com zika

Uma equipe de cientistas desenvolveu nova técnica para detectar mosquitos infectados com o vírus da zika, que seria 18 vezes mais rápida e 110 vezes mais barata que as utilizadas atualmente.
“Podemos identificar rapidamente os mosquitos que estão infectados com o vírus da zika para que as autoridades de saúde pública possam tratar as áreas afetadas antes que se propague aos humanos”, disse Maggy Sikulu-Lord, da Universidade de Queensland (UQ) da Austrália, em comunicado.
Sikulu-Lord e Jill Fernandes constataram que a espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS, em inglês) é mais eficiente para detectar a presença do vírus, já que “só implica a projeção de um raio de luz nos mosquitos para utilizar essa informação e determinar se estão infectados”.
Até o momento, a tecnologia NIRS mostrou efetividade entre 94% e 99% na identificação de mosquitos infectados, em estudos realizados em condições de laboratório no Brasil.
Os pesquisadores, que estão analisando o nível de precisão dessa ferramenta em condições naturais no Rio de Janeiro, esperam que a nova técnica possa ajudar a detectar outras doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e malária.
Do estudo participaram também Rafael de Freitas e a equipe da Fundação Oswaldo Cruz do Brasil; John Beier, da Universidade de Miami; e Floyd Dowell, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Papa recomenda a bispos que não aceitem seminaristas gays



O papa Francisco recomendou aos bispos italianos que não aceitem seminaristas gays, afirmou nesta quinta-feira (24) a coluna Vatican Insider do jornal italiano La Stampa.
“Fiquem de olho nas admissões aos seminários, deixem os olhos abertos”, disse Francisco, segundo o jornal. “Se tiverem dúvidas, é melhor que eles não entrem.”
A recomendação teria sido feita em reunião a portas fechadas da Conferência dos Bispos Italianos, no Vaticano, que durou cerca de três horas, na segunda-feira (21).
O papa expressou preocupação de que, quando as tendências homossexuais estão “profundamente enraizadas”, a pessoa pode ser levada a “atos homossexuais” que podem comprometer a vida do seminário, bem como a do próprio jovem e seu possível futuro sacerdócio.
Segundo o papa, isso pode gerar “escândalos” que desfiguram o rosto da igreja, afirmou o La Stampa.
O encontro ocorreu apenas um dia depois que um homem chileno vítima de abuso sexual por membros da Igreja Católica afirmou que o papa lhe disse, em conversa privada, que Deus o havia feito gay e o amava daquela maneira.
O Vaticano não quis comentar sobre a reportagem.
As declarações devem animar conservadores dentro da igreja que têm ficado alarmados sobre a mudança na linguagem em torno da homossexualidade, implementada por Francisco.
Em 2013, o papa havia dito que “se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgar?”.
A Igreja Católica considera a homossexualidade uma desordem imoral.
Em um documento de 2005, divulgada pelo predecessor de Francisco, o papa Bento 16, o Vaticano disse que a igreja poderia admitir para o sacerdócio pessoas que haviam “superado” suas “tendências homossexuais” por pelo menos três anos.
Porém, documento de 2016 chamado Ratio Fundamentalis diz que: “No que diz respeito às pessoas com tendências homossexuais que vêm para os seminários, ou a descobrem no curso desta formação, em coerência com o seu magistério, a igreja, embora respeitando profundamente as pessoas em questão, não pode admitir ao seminário e às ordens sagradas aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente arraigadas ou apoiam a chamada cultura gay ”.
O documento determina ainda que os superiores devem ser informados da homossexualidade pelos seminaristas.
Folha de São Paulo

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Caicó tem inscrições gratuitas para cursos na área de Turismo

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Projeto Governo Cidadão, está oferecendo cursos profissionalizantes voltados para o turismo, sendo executados pelo SENAC, com a supervisão da Secretaria do Estado de Turismo.
Para Caicó são disponibilizados os cursos de Condutor/Orientador Turístico, Técnica de Guiamento em Geoturismo e Comercialização de Produtos Turísticos, todos com inscrições gratuitas, abertas até 25 de maio, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sala 115 do Centro Administrativo, das 8h às 13h.
O curso de Condutor/Orientador Turístico trata-se de formação técnica e profissional para orientar e conduzir grupos de turistas dentro de Caicó. Para este curso é necessário idade mínima de 16 anos e que esteja cursando o Ensino Médio. Este curso será de 80h, no período de 27 de agosto a 27 de setembro, das 18h às 22h.

MUNDO BIZARRO - FAMÍLIA RECEBE CORPO ERRADO PARA VELÓRIO NO RN; ‘CONSTRANGIMENTO’, DIZ SOBRINHA

A gente não quer falar sobre isso, quer tentar esquecer. Foi algo muito constrangedor. Está todo mundo abalado”. A fala é da sobrinha de um homem que morreu no último domingo (20) no Rio Grande do Norte.   
O que já era um pesadelo para a família da cidade de Tenente Ananias, na região Oeste potiguar, ficou ainda pior. O corpo que chegou para o velório no município localizado a 413 quilômetros de Natal não era o do parente.
O caso logo ficou conhecido no município. Todas as pessoas com quem o G1conversou nesta terça-feira (22) já sabiam da história. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) também reconheceu o erro e afirmou que já está investigando as responsabilidades de servidores ou do próprio sistema usado na liberação dos corpos. “Muito provavelmente foi falha humana”, disse o diretor Marcos Brandão.

POLÍTICA - TSE: partidos devem repassar 30% do fundo eleitoral para campanhas de mulheres

TSEO Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira (22) que os partidos devem repassar 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas de mulheres.
A criação deste fundo, abastecido com dinheiro público, foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Michel Temer. De acordo com o Orçamento da União previsto para este ano, o fundo terá R$ 1,7 bilhão para financiar as campanhas.
Ao tomar a deceisão, os ministros do TSE responderam a uma consulta formulada por um grupo de deputadas e senadoras. O TSE entendeu que, no caso de partidos com mais de 30% de candidatas mulheres, o repasse dos valores deve ser proporcional.

Parcelamento do Dpvat é aprovado em comissão do Senado

seguro-dpvatO pagamento do Seguro de Danos Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre (Dpvat) poderá ser feito de forma parcelada, em até três vezes, desde que cada parcela não seja menor que R$ 50. A taxa é recolhida todos os anos por donos de veículos. A obrigatoriedade de parcelamento está determinada no PLC 71/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (22). O texto segue para análise em Plenário.
O Dpvat indeniza vítimas de acidentes de trânsito em casos de morte e invalidez permanente, além de reembolsar despesas médicas e hospitalares. Atualmente, há uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão responsável por fixar as diretrizes e normas dos seguros privados, que já permite o parcelamento do Dpvat, mas de forma facultativa e com parcelas mínimas de R$ 70. Cada estado define se quer parcelar e como vai exigir o pagamento do cidadão proprietário de automóvel. Com a proposta, o parcelamento passa a ser obrigatório, mas o segurado precisará requerê-lo.
O texto, de autoria do deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), estabelece que os boletos serão pagos com as parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e o segurado terá direito ao parcelamento mesmo se o IPVA for pago em parcela única ou se o veículo for isento desse tributo. No entanto, a regra vai valer apenas para pagamentos futuros, não para as dívidas atrasadas.

Submetralhadora como a que matou vereadora Marielle sumiu de arsenal da PF

Marielle FrancoMais uma submetralhadora como a que teria sido usada no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes desapareceu do arsenal das forças de segurança. De acordo com informações exclusivas do RJ2, uma arma do modelo MP-5 sumiu do controle da Polícia Federal – outras cinco já haviam sido dadas como desaparecidas pela Polícia Civil do Rio.
O desaparecimento foi constatado há três anos, no Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF, que tem sede na Praça Quinze. Além da arma, dois carregadores calibre 9 milímetros desapareceram na mesma época. Ao contrário da Polícia Civil, a Polícia Federal abriu um procedimento para investigar o caso. Até hoje a submetralhadora não foi encontrada.

Forró poderá ser reconhecido como patrimônio imaterial da cultura

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, presidida pela senadora potiguar Fátima Bezerra, do PT, promove nesta quarta-feira, 23, audiência pública para debater ações em defesa da cultura do forró e o reconhecimento dele como patrimônio imaterial da cultura brasileira.
Marcada para as 9 horas, a discussão teve início com quase uma hora de atraso. Forrozeiros como Roberto do Acordeon, Deusa do Forró e Carol Beniguinho estão presentes na audiência.
No Twitter, Fátima  classificou a audiência como “um momento festivo e de importante reconhecimento da nossa cultura”.

RN tem 55,83% do público-alvo vacinado contra a gripe

Na reta final da campanha de vacinação contra a gripe, 55,83% do público-alvo do Rio Grande do Norte foi vacinado. Desde o início da mobilização, em 23 de abril, foram aplicadas 503.699 doses nos postos de vacinação. A população tem até o próximo dia 1º de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação de todo o País. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até essa data.
A vacina contra gripe é gratuita e reduz as complicações da doença. Ela é indicada prioritariamente para pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade.

MPF pede multa de R$ 300 mil a Bolsonaro por racismo

Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Federal da 2ª Região (TRF2) que aumente o valor da multa ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL/RJ), por declarações ofensivas a comunidades quilombolas. Em outubro do ano passado, a 26ª Vara Federal condenou o parlamentar a pagar R$ 50 mil pelas declarações.
O MPF pediu, no entanto, que o valor seja aumentado para R$ 300 mil, seis vezes mais do que a multa inicial. De acordo com o órgão, o valor da multa estabelecido pela Justiça, que deve refletir a gravidade do fato e a capacidade econômica do réu, não foi proporcional à conduta do parlamentar.

GIRO NOS BLOGUES - TJRN recebeu ação contra Nelter Queiróz

Robson Pires - Foi bem ligeirinho!
Já se encontra no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte a ação movida pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante Paulo Emídio de Medeiros contra o deputado estadual Nelter Queiróz por calúnia e danos morais.
A audiência de conciliação já está marcada para o dia 20 de julho de 2018.

Em Caicó, BR 427 também está interditada

A exemplo de outras localidades do Brasil, caminhoneiros de Caicó resolveram se unir e aderir ao protesto contra o aumento do preço dos combustíveis que vem tomando conta de várias estradas no RN como é o caso da BR 101.
O protesto teve início por volta das 16h quando foram colocados pneus e troncos de árvores e ateado fogo, obstruindo assim metade da rodovia federal BR 427 para quem segue para Jardim e Piranhas ou Serra Negra do Norte.
Segundo áudios divulgados, os manifestantes confirmaram que a rodovia só será desobstruída ás 20h desta noite de quarta feira 23. 

terça-feira, 22 de maio de 2018

MUNDO - Nasa lança missão para estudar o degelo e o movimento da água na Terra

nasaUma missão da Nasa vai medir o ciclo da água da Terra a partir desta terça-feira (22) por meio de dois satélites denominados Grace-Fo On (Climate Experiment Follow-On mission) para identificar a velocidade do degelo e do movimento da água no globo terrestre.
Os satélites serão lançados, em um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX , da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA), às 12:47:39 (horário local).
Os satélites gêmeos Grace-Fo orbitarão a Terra a 220 quilômetros de distância um do outro. Os primeiros resultados da operação deverão ser divulgados pela Nasa em seis meses (180 dias). Porém, as avaliações deverão demorar mais 30 dias.

Salário do senador Cássio Cunha Lima deve ser ajustado ao teto, determina juíza

Cássio Cunha LimaO senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deve deixar de receber pelo menos R$ 23,5 mil por mês após uma decisão liminar da juíza federal Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, da 2ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, nesta segunda-feira (21). Ela determinou que a União cumpra o teto salarial do parlamentar, tendo em vista que Cássio já recebe R$ 23.500,82 como pensão especial de ex-governador da Paraíba. Por isso, a União vai ter que pagar apenas a diferença para alcançar o salário máxima, hoje de R$ 33.763,00.
A assessoria jurídica de Cássio Cunha Lima informou e o senador estava em uma viagem para Brasília e que só iria se manifestar sobre a decisão quando fosse notificado. No entanto, em outra ocasião, o senador já afirmou que 100% da pensão de ex-governador que recebe vai para pagamento de pensão alimentícia.
Com essa decisão, o Senado terá a obrigação de pagar apenas R$ 10.262,18 ao senador Cássio Cunha Lima. Até então ele recebia, os R$ 23.500,82 como ex-governador e ainda R$ 33.763,00 como senador, segundo o portal do Senado. Ou seja, ao todo, ele estaria recebendo R$ 57.263,82.

Dia da liberdade de impostos será realizado em Natal

liberdade imposto
Os brasileiros trabalham quase cinco meses por ano apenas para pagar impostos – e a contrapartida em serviços públicos oferecidos ainda deixa a desejar. Para chamar a atenção sobre a alta carga tributária, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove em todo o País, no dia 24 de maio, a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI). Aqui no Rio Grande do Norte a ação será coordenada pela CDL Jovem Natal, que no dia 24 de maio vai montar na praça Gentil Ferreira no bairro do Alecrim, uma mini loja com produtos expostos, informando o valor do imposto pago em cima de cada mercadoria.
A ideia de acordo com o diretor de Marketing da CDL Jovem Natal, Bruno Felix é mostrar e conscientizar a população para alta carga tributária no Brasil. “Todos nós reclamamos sobre os impostos alto que pagamos, mas no dia a dia de consumo não nos damos conta de quanto pagamos sob cada produto. Essa nossa ação é para deixar os números ainda mais visíveis pela população, para que ela passe a cobrar o melhor emprego desse tipo imposto pago”, explicou ele.
Outra ação conta com a parceria das empresas Massa Fina, Pittssburg, Moldura Minuto e Casa do Pão de Queijo (unidade Petrópolis) que no dia 24/05 vão vender produtos com desconto referente ao valor do imposto.
Além do Rio Grande do Norte os Estados do Amapá, Amazonas,Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão realizando ações nesse DLI de 2018.

Milhares de fiéis participam da procissão de Santa Rita de Cássia

procissão santa cruz
Milhares de fiéis se reuniram no município de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte, para acompanhar a procissão de Santa Rita de Cássia nesta terça-feira (22). O dia 22 de maio marca a comemoração de homenagem à santa, que é padroeira da cidade.
O turismo religioso alterou a rotina e a economia da cidade nas margens secas do rio Trairi e cortada pela BR-226, que liga a capital à região do Seridó. De ponto de passagem, Santa Cruz virou destino de curiosos por conta da estátua de 56 metros de altura de Santa Rita. Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, a obra do monumento católico teve um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais, e deve incrementar o turismo religioso na cidade.
Aproximadamente 300 ônibus lotados de devotos chegaram à cidade potiguar para as comemorações. Hotéis e restaurantes lotados, bem como o comércio de artigos religiosos e artesanato, entre outros serviços, fazem girar a economia local.

No RN, 90% dos municípios apresentam índices alarmantes de dengue, chikungunya e zika

Mosquito Aedes Aegypti é alvo de campanha em todo país para combater dengue, chikungunya e zika (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Atualmente, 151 dos 167 municípios potiguares (o que representa 90,54% do total) apresentam índices de infestação predial classificados como de alerta ou de risco para casos de dengue, chikungunya e zika – doenças causadas pelo mosquito da dengue.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ao atualizar os dados coletados até 28 de abril.
“Apesar da queda do número de casos, em comparação com anos anteriores, ainda temos no RN alto índice de municípios com infestação predial, o que necessita um olhar mais atento das prefeituras para o controle vetorial”, disse Maria Lima, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap.
Este ano, operações com carro fumacê foram realizadas em 16 municípios do estado: Campo Redondo (janeiro); Jucurutu, Natal, São Gonçalo do Amarante e Mossoró (fevereiro); Natal, Currais Novos, Passa e Fica e Bodó (março); João Câmara, Mossoró, São Vicente e Natal (abril); Campo Redondo, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Bom Jesus, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, São José de Mipibu, Pureza, Santo Antônio (maio).
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e transmissão das arboviroses com casos notificados e confirmados.

Dengue

Desde o início de 2018 foram notificados 7.332 casos suspeitos de dengue, com 2.278 casos confirmados, o que representa 31,07% do total de casos. Em 2017, no mesmo período, o número de casos suspeitos era 4.092, sendo 707 confirmados.

Chikungunya

Neste ano de 2018 foram notificados 805 casos suspeitos e 52 confirmados para chikungunya. Já em 2017, no mesmo período, foram notificados 792 casos suspeitos e confirmados 239 casos.

Zika

Em 2018 foram notificados 143 casos suspeitos de zika, com 19 confirmados. Em 2017, o número de casos suspeitos era de 231 casos, sendo 03 confirmados.
Os óbitos notificados por dengue, zika e chikungunya são na sua maioria evitáveis tornando-se um indicador sensível da qualidade da assistência. Fazendo um recorte até a SE 17, nos anos de 2016 e 2017, foram notificados 244 e 49 óbitos respectivamente. Isso representou uma redução de 89,80% das notificações de mortes quando se faz a comparação 2016 com 2017.

Mortes

A Sesap ressalta que ainda não há mortes confirmados por arboviroses no ano de 2018, mas há o registro de 10 óbitos notificados em processo de investigação.

MPF pede aumento de multa a Bolsonaro por falas ofensivas

© Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que aumente de R$ 50 mil para R$ 300 mil a multa imposta ao deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) por declarações ofensivas a negros, quilombolas, migrantes, mulheres e LGBTs em palestra proferida no Rio há um ano.

Em parecer enviado ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o MPF pede indenização por danos morais coletivos e sustenta que a multa se justifica pela gravidade da fala, e pelo fato de o réu poder arcar com o valor (segundo a legislação, o cálculo deve ter “critérios da solidariedade e exemplaridade”). Procurado pela reportagem, Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a decisão.
Em abril do ano passado, diante de uma plateia cheia no auditório do Clube Hebraica, da comunidade judaica e localizado na zona sul do Rio, Bolsonaro debochou de quilombolas – disse “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas (…) Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais” e “alguém já viu um japonês pedindo esmola por aí? Não, porque é uma raça que tem vergonha na cara. Não é igual a essa raça que tá aí embaixo, ou como uma minoria que tá ruminando aqui do lado…”
Afirmou ainda: “Foram quatro (filhos) homens, a quinta eu dei uma fraquejada, veio uma mulher, ela tem seis anos de idade e foi feita sem aditivos, acredite se quiser”, “os gays lá no país que vocês defendem esse tipo de ideologia foram executados e, mais ainda, os líderes do candomblé lá em Cuba também foram pro paredão” e “se algum idiota vier falar comigo sobre misoginia, homofobia, racismo, ‘baitolismo’, eu não vou responder sobre isso.” As declarações motivaram repúdio público à época, dentro e fora da comunidade judaica.
A multa anterior havia sido estabelecida pela 26ª Vara Federal do Rio. O dinheiro será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, “gerido por um conselho federal para reparar danos coletivos em áreas como meio ambiente e patrimônio histórico”, segundo o MPF.
Três recursos ainda serão julgados: um do MPF, contra o valor estabelecido; um da defesa, que alega que Bolsonaro tem imunidade parlamentar, liberdade de expressão e que não teria havido ato ilícito a ser indenizado; um da Fundação Cultural Palmares, que requer maior indenização e honorários para a advocacia pública.


 “Chega a ser tristemente irônico que as mensagens injuriosas tenham sido lançadas em recinto que congrega grupo dos mais perseguidos na história”, frisou o procurador regional André Terrigno no parecer do MPF. “É o binômio perseguição/resistência que tem caracterizado os judeus na história, a culminar com o horrendo genocídio nazista do século passado. Talvez o réu nem tenha atentado para o fato de que também os judeus foram animalizados e, sob a ótica nazista, não servissem nem para a reprodução.”
A fala do agora pré-candidato do PSL à Presidência da República, líder das pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro, quando o cenário exclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (preso pela Lava Jato), deu origem também a uma ação penal proposta então pela Procuradoria-Geral da República ao STF. Isso por causa do foro privilegiado.
Mês passado, o parlamentar foi denunciado por racismo e discriminação contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sua conduta foi “severamente reprovável” e atinge “valores e princípios fundamentais da República Federativa do Brasil”. Foi estabelecida multa R$ 400 mil, por danos morais coletivos.

CURIOSIDADES - Orientação sexual não causa doença mental. Mas falta de apoio sim



A probabilidade de um jovem homossexual se suicidar é cinco vezes maior do que a de um heterossexual. A informação é de uma investigação realizada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Acontece que, alguns anos depois, pesquisadores da Universidade Nacional Australiana descobriram que a elevada taxa de doenças mentais no grupo LGBT não tem nada a ver com a sexualidade em si. O que conta mesmo é a falta de apoio da família e dos amigos.
estudo acompanhou 5 mil pessoas por oito anos — um dos grandes diferenciais da nova pesquisa. Autor do artigo, Richard Burns explica que muitas análises focam em um curto período da vida dos participantes, além de agrupar todas as pessoas não-heterossexuais em um só balaio de gato, algo bastante simplista.
Isso pode prejudicar as conclusões finais, já que existiam evidências apontando que bissexuais sofrem mais com depressão e ansiedade do que os homossexuais. Foi só fazendo essa distinção que os especialistas conseguiram concluir que, na verdade, essas questões não fazem diferença.
“Quando ajustamos os fatores de risco para a saúde mental, não encontramos probabilidade maior associada à própria orientação sexual”, disse Burns em comunicado à imprensa.
Ou seja, depressão e ansiedade são mais comuns entre gente com pouco apoio emocional e interações negativas nos círculos mais próximos. Ponto. Pela mesma linha de raciocínio, pessoas que não são heterossexuais apresentam uma maior incidência de distúrbios psicológicos por falta de ombro amigo — e não por sua orientação sexual. Segundo a pesquisa, os não-LGBT descreveram mais atitudes positivas vindas das pessoas com quem conviviam. Passou da hora de balancearmos esse panorama.
Da SUPER INTERESSANTE

Hotel Reis Magos poderá se transformar em sede da Câmara de Natal

Os escombros do antigo Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio, zona leste de Natal, há anos causam problemas à população do entorno, servindo para dar abrigo a criminosos e como criadouro do mosquito da causador da dengue.
Após anos de promessas vazias do ex-prefeito Carlos Eduardo, finalmente surge uma proposta, vinda do legislativo municipal, que poderá dar vida ao prédio, preservando inclusive suas características históricas e arquitetônicas. O presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa, sugere que os proprietários reformem o prédio e o aluguem para ser sede da Câmara dos Vereadores de Natal.
“Esta alternativa equaliza os interesses pela preservação, atende a uma demanda pública do legislativo, e acredito que é positiva para os empresários detentores”, destaca Raniere.

GIRO NOS BLOGUES - Nélter levou uma surra de votos e está em decadência política, diz prefeito de São Gonçalo do Amarante



Robson Pires - O prefeito de São Gonçalo do Amarante Paulo Emídio de Medeiros reafirmou hoje (22) durante entrevista numa emissora de Natal que vai vai processar o deputado estadual Nélter Queiroz por  crime de calúnia. “Nélter vai ter que provar as insinuações, afirmações e provocações sobre minha gestão na justiça. Ele tem mania de querer ‘amedrontar’ as pessoas. Ele é acostumado a fazer isso: Querer ‘encurralar’ as pessoas e botar medo”, disse Paulo.
E acrescentou:
“Ele é acostumado a fazer isso. O deputado levou uma ‘surra’ de votos de uma pessoa simples na eleição passada para prefeito em Jucurutu. Eu acredito que Nélter está muito preocupado com sua decadência política no Rio Grande do Norte.

Preço do diesel e da gasolina terá redução nesta quarta

PETROBRASApós uma sequência de reajustes praticamente diários, a Petrobras reduzirá os preços da gasolina em 2,08% e os do diesel em 1,54% nas refinarias a partir desta quarta-feira (23), em meio a discussões dentro do governo sobre a alta dos preços dos combustíveis e protestos de caminhoneiros.
Segundo informou a petroleira, o preço da gasolina nas refinarias cairá de R$ 2,0867 o litro para R$ 2,0433 a partir desta quarta. Já o preço do diesel será reduzido de R$ 2,3716 para R$ 2,3351.
A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho do ano passado. Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente, refletindo as variações do petróleo e derivados no mercado internacional, e também do dólar. Somente na semana passada, foram 5 reajustes diários seguidos.