Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 25 de junho de 2021

INTERNACIONAL- Ex-policial Derek Chauvin é condenado a 22 anos e meio de prisão pela morte de George Floyd.

 O ex-policial Derek Chauvin pegou 270 meses (22 anos e meio) de prisão pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis, nos Estados Unidos.

Ao proferir a sentença nesta sexta-feira (25), o juiz Peter Cahill afirmou que ela não foi decidida com base na emoção e na opinião pública e que tem a obrigação de aplicar a lei com base em fatos.

·  

Pouco antes da leitura da pena, Chauvin falou pela primeira vez e ofereceu seus pêsames à família de Floyd. Durante todo o julgamento, o ex-policial se recusou a depor em frente ao tribunal.

“Quero dar minhas condolências à família Floyd”, disse Chauvin.

A sentença de mais de 20 anos é uma das mais longas decretadas a um ex-policial pelo uso letal da força nos EUA, disse o procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, em entrevista coletiva.

Segundo a legislação do estado, Chauvin deverá ficar preso por 14 anos para pedir por liberdade condicional – ainda assim, ele seguirá proibido de portar armas de fogo e não poderá voltar à polícia.

MUNDO BIZARRO - 'Camarão gigante' com mais de 400g e cerca de 50 cm é capturado por pescador de Tibau.

  A casa de Seu Gabriel Silva, de 80 anos de idade, virou atração no município de Tibau, litoral da Costa Branca do estado, desde que o pescador conseguiu arrastar em sua rede um camarão gigante. O crustáceo medindo cerca de 50 cm e pesando mais de 400 g foi pego na última quinta-feira (24), e segundo o pescador, é um recorde na cidade.

"Eu quebrei meu próprio recorde. Em 1978 eu peguei um menor um pouquinho. Agora peguei esse, de 400g", conta aos risos seu Gabriel. O camarão foi pesado e tem exatamente 408g. Ele conta que a foto foi registrada pra ninguém dizer que é história de pescador.


Seu Gabriel conta que pegou o camarão por volta das 12h e assim que o crustáceo foi recolhido pela rede muita gente correu pra ver. "Era muita gente 'atrás' de levar o camarão", relata o pescador.


Agora ele conta que não tem mais sossego. Na casa onde mora, toda hora chega alguém querendo ver de perto o camarão fora do comum.


O que ele pesca diariamente, vende aos comerciantes do município, mas esse camarão já tem destino. "Esse eu vou mandar para um filho meu que mora em Natal, de presente", garante.


Gabriel vive da pesca no município de Tibau há 70 anos. Cheio de disposição, disse que na próxima manhã, por volta das 7h, já está pronto pra sair de casa com os 6 companheiros de pesca. "Vou ver se pego outro", diz ele, animado.


O segredo pra pegar outro camarão igualzinho ele diz que tem: "É uma rede, três homens puxa de um lado e três puxa do outro", brinca o pescador, irreverente.

CURIOSIDADES - Primeiro caso de covid-19 pode ter surgido na China em outubro de 2019

 

O vírus que causa a covid-19 pode ter começado a se espalhar na China em outubro de 2019, dois meses antes de o primeiro caso oficial da doença ser identificado na cidade chinesa de Wuhan, mostrou um novo estudo divulgado nesta sexta-feira (25).

Pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, usaram métodos da ciência da conservação para estimar que o Sars-CoV-2 apareceu pela primeira vez entre o início de outubro e meados de novembro de 2019, de acordo com artigo publicado no jornal científico PLOS Pathogens.

A data mais provável para o surgimento do vírus é 17 de novembro de 2019, e ele provavelmente já havia se espalhado globalmente em janeiro de 2020, estimam. O primeiro caso oficial de covid-19 na China surgiu em dezembro de 2019 e foi vinculado ao mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan.

PESQUISA - Lula tem 49% e venceria no 1º turno, diz Ipec; Bolsonaro, 23%, Ciro, 7%, Doria, 5% e Mandetta, 3%

Lula venceria no primeiro turno se eleição fosse hoje, diz pesquisa

Pesquisa Ipec divulgada na madrugada desta sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para a presidência da República em 1º turno se a disputa fosse hoje. O petista tem 11 pontos percentuais a mais que a soma de seus possíveis adversários. Veja os números abaixo:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%

Jair Bolsonaro (sem partido): 23%

Ciro Gomes (PDT): 7%

João Doria (PSDB): 5%

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%

Brancos / Nulos: 10%

Não sabem / Não responderam: 3%.

O levantamento do Ipec foi feito entre 17 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro volta a insultar a imprensa ao ser questionado sobre vacinas

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a insultar a imprensa nesta sexta-feira (25) em viagem a Sorocaba (SP), no interior de São Paulo. Novamente descontrolado, Bolsonaro disse para a jornalista Victória Abel, da Rádio CBN, voltar para a faculdade, depois para o ensino médio, em seguida, para o jardim de infância e aí “nascer de novo”.

O presidente também disse para os repórteres pararem de fazer “pergunta idiota” e se defendeu das acusações sobre corrupção na negociação de compra da Covaxin, dizendo que a vacina não foi comprada e que havia apenas um erro no documento apresentado pelo servidor do Ministério da Saúde.

Em nota, a CBN disse que “repudia o tratamento agressivo e insultuoso de Jair Bolsonaro à repórter Victória Abel. Não foi à repórter que faltou educação nesse episódio. A CBN se solidariza com Victória Abel, que, assim como todos os nossos jornalistas, continuará a fazer seu trabalho para informar os brasileiros”.

É UM SANTO DEPAU ÔCO - “Se querem me julgar, vão se dar mal, sou incorruptível”, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro nesta 6ª feira (25.jun.2021) voltou a dizer que não há corrupção na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo. Afirmou que será aberto inquérito contra o deputado Luis Miranda (DEM-DF), que na 4ª feira (23.jun) disse ter alertado Bolsonaro sobre irregularidades nas negociações do imunizante.

“Vocês querem imputar em mim crime de corrupção em contrato que não foi gasto 1 centavo”, disse. Minutos depois, o presidente completou: “Se querem me julgar por corrupção, vão se dar mal. Sou incorruptível, além de imbrochável”.  Bolsonaro deu as declarações a jornalistas em Sorocaba (SP), onde inaugurou Centro de Excelência em Tecnologia.

Lázaro Barbosa dormia há cinco dias em propriedade de fazendeiro preso, diz caseiro à polícia

 

O caseiro preso suspeito de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa disse em depoimento à polícia que o suspeito de matar uma família em Ceilândia dormia há cinco dias na fazenda onde ele trabalhava (veja os detalhes do depoimento abaixo). A força-tarefa que tenta prender o fugitivo foi proibida de entrar na fazenda pelo dono, segundo o boletim de ocorrência. Os dois suspeitos de ajudar na fuga de Lázaro seguiam presos até as 12h desta sexta-feira (25).

Os dois presos respondem por favorecimento pessoal e posse de arma de fogo. O caseiro já tem passagem pela polícia por roubo a ônibus. A polícia encontrou espingardas e munições na propriedade. A força-tarefa para tentar prender Lázaro Barbosa já dura 17 dias.

No início da manhã, o advogado Ilvan Silva Barbosa negou que os presos tenham qualquer ligação com Lázaro. “O caseiro fala que, provavelmente, pode ter visto uma pessoa parecida com o Lázaro. Já o proprietário disse que nunca o viu e não tem contato nenhum com Lázaro”, disse.

MPF abre procedimento para investigar retirada de outdoor contra Bolsonaro por parte do DNIT

 

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para investigar porque o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) tirou um outdoor instalado às margens da BR-405, no Oeste potiguar, com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas manteve outros com mensagens diversas.

A retirada do outdoor foi realizada na quarta-feira (23), um dia antes da visita do presidente a Pau dos Ferros. Nesta quinta (24), Bolsonaro e ministros cumpriram agenda no município e em Jucurutu, também na região Oeste. Em nota, o DNIT disse que “a operação de retirada de todos os dispositivos de publicidade instalados irregularmente na referida rodovia está programada para este final de semana”.

Covid-19: média móvel de mortes cai e de casos aumenta

 

O número de casos diários de covid-19, segundo a média móvel de sete dias, atingiu nesta quarta-feira (23) e nesta quinta-feira (24) seu maior patamar desde o início da pandemia, com 77.327,57 e 77.264,71 novos casos diários, respectivamente. Esses números superam, inclusive, o ápice de casos da segunda onda, em 27 de março, com 77.129 casos diários.

Os dados do Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), registraram na quarta-feira e quinta-feira da semana passada, dias 16 e 17 de junho, a média de 72.244,43 e 70.237,29 casos diários, respectivamente.

As mortes, por outro lado, apresentaram tendência de queda nos últimos dias. Nos dias 23 e 24 de junho, foram 1.916, 57 e 1.876,71 mortes diárias, respectivamente, frente a 2.025,43 e 1.997,86 mortes diárias dos dias 16 e 17 de junho. O ápice de óbitos da segunda onda ocorreu no dia 12 de abril com 3.123,57 mortes diárias.

Detran começa a receber documentação dos contemplados no Programa CNH Popular

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia na próxima segunda-feira (28), mais uma etapa do Programa CNH Popular, dessa vez com a entrega e conferência da documentação comprobatória dos 353 cidadãos contemplados com o benefício concedido pelo Governo do Estado. A documentação deve ser entregue até o dia 12 de julho deste ano em uma das unidades do Detran situadas em Natal (sede administrativa), Mossoró, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Assú e Ceará-Mirim.

Para agendar a entrega da documentação o interessado entra no site do Detran (www.detran.rn.gov.br) e na página principal clica em “Agendamentos”. Na aba seguinte acessa o botão “Habiltação” e por fim clica no ícone “Entrega Documentos CNH Popular”. Preenche o campo CPF, escolhe o serviço e em seguida seleciona dia, hora e local de entrega. É importante levar a guia de agendamento para entrar na unidade do Detran no dia marcado.

A relação dos documentos que devem ser apresentados segue o que determina a Portaria nº 025/2021-Gadir que relaciona as entregas da original e fotocópia do RG; CPF; Certidão de Nascimento dos filhos ou menores de quem possua guarda, tutela ou curatela; Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, se houver; Comprovante de residência ou domicílio no Estado do RN, nos últimos 12 meses anteriores ao requerimento do benefício; Apresentação do Cartão válido de participação do Programa Bolsa Família e/ou declaração de órgão competente que comprove a participação no Bolsa Família, além de outros beneficiários de programas assistenciais enquadráveis em situações similares e previstos em Lei; Declaração de renda familiar; e Declaração, a próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Preço do litro da gasolina comum tem novo aumento e chega a R$ 6,29 em Natal.

  O preço da gasolina subiu pelo menos R$ 0,30 em alguns postos de combustíveis da Grande Natal. O novo preço de R$ 6,29 pegou muitos consumidores de surpresa.

O funcionário público Francisco Canindé, que coloca gasolina no carro todo dia, desanimou quando chegou no posto da Avenida Felizardo Moura nesta quinta-feira (24), e o preço do litro não era mais de R$ 5,99.

Desde março, a Petrobras anunciou duas reduções no preço médio da gasolina, mas, na prática, o preço não baixou nas bombas. Desta vez, o preço subiu sem aparente explicação.

De acordo com o economista Janduir Nóbrega, a variação no preço local tem interferência direta na alta do dólar. Uma combinação da moeda americana em alta e do aumento da cotação internacional do petróleo tem feito o preço do combustível aumentar muito no Brasil. A tendência para os próximos meses é ainda mais desanimadora. "Não é só o preço da gasolina que aumenta. Aumenta o custo dos fretes, de produção, de entrega dos produtos, e tudo isso faz com que o poder de compra do trabalhador se torne cada vez mais sacrificado", lembra.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) disse, em nota, que não comenta os valores praticados individualmente pelos estabelecimentos, mas justificou que o preço da gasolina está sendo forçado para cima em virtude da alta do etanol, que representa 27% da gasolina.

Em maio deste ano, o Ministério Público recebeu denúncia da vereadora Camila Araújo (PSD) sobre o aumento nos valores dos combustíveis em Natal desde janeiro, no comparativo com outras capitais do Nordeste. A perícia feita pela Central de Apoio Técnico Especializado, do MPRN, apenas constatou a diferença do preço da gasolina em Natal em relação a Fortaleza e João Pessoa, constando que o preço médio da gasolina comum em Natal é R$ 0,25 acima da média do preço médio das três capitais vizinhas, o que, em termos percentuais, equivale a 5,26%. A diferença do preço médico entre Natal e João Pessoa é de R$ 0,42, correspondendo a 8,19%. A perícia concluiu que não houve abusividade no aumento e, por isso, a decisão do MP foi pelo arquivamento da denúncia.

Mesmo com o arquivamento dessa investigação, o Procon-RN continua recebendo denúncias e reclamações.

G1

FAMOSOS - Morre dona Cordélia, mãe de Faustão, aos 95 anos.

 

Dona Cordélia Moraes, mãe de Fausto Silva, morreu na madrugada desta quinta-feira (24) aos 95 anos de idade. A informação foi confirmada por Luciana Cardoso, mulher de Faustão, para a Quem.

A causa da morte não foi divulgada pela família. No Instagram, Dona Cordélia recebeu uma homenagem de Luciana. "Que linda história! Uma pessoa que transbordava amor, sempre com palavras doces e certeiras, deixando o mundo melhor. Ah, se todos tivessem a sorte de ter uma mulher dessa em suas vidas... Cordelia cumpriu sua missão de maneira plena, sendo uma mulher maravilhosa, professora dedicada, o melhor exemplo pros seus filhos, netos e nora. Seus frutos ficarão pra sempre em nossos corações", escreveu a mulher de Faustão.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Aprovação do governo Bolsonaro cai para 23% e reprovação sobe para 50%, aponta pesquisa Ipec.

 Pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira (24) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro:

·         Ótimo/bom: 23%

·         Regular: 26%

·         Ruim/péssimo: 50%

·         Não sabe/não respondeu: 1%


A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação.

O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios.

 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

 

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

 

Pesquisa anterior


A última pesquisa divulgada pelo Ipec sobre a aprovação do presidente foi feita em fevereiro de 2021. Os números levantados na época foram:

·         Ótimo/bom: 28%

·         Regular: 31%

·         Ruim/péssimo: 39%

·         Não sabe/não respondeu: 2%


Forma de governar


Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente. Nesse caso, a pergunta feita foi: "E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?" Sobre este quesito, os resultados foram:

 

·         Aprova: 30%

·         Desaprova: 66%

·         Não sabe ou não respondeu: 4%

No levantamento anterior, 38% dos entrevistados aprovavam a maneira de governar de Bolsonaro, 58% desaprovavam e 5% não souberam ou não responderam.

Confiança no presidente

A pesquisa também fez a pergunta: "E o(a) sr(a) confia ou não confia no presidente Jair Bolsonaro?" Os percentuais foram:

·         Confia: 30%

·         Não confia: 68%

·         Não sabe/não respondeu: 2%

No levantamento anterior, 36% dos entrevistados diziam confiar em Bolsonaro, 61% diziam não confiar e 3% não souberam ou não responderam.