Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MUNDO BIZARRO - CASO RHUAN: ASSASSINA DISSE QUE CARNE DO FILHO EM CHURRASQUEIRA TINHA “CHEIRO BOM”

 

Por Metrópoles — A narrativa da curta vida do menino Rhuan Maycon da Silva Castro – morto cruelmente aos 9 anos, em maio de 2019 – teve fim na noite dessa quarta-feira (25/11), quando o juiz Fabrício Castagna Lunardi proferiu, no Tribunal do Júri de Samambaia, a sentença imposta às assassinas da criança. A mãe do menino, Rosana Auri da Silva, e a companheira dela, Kacyla Priscyla Santiago, foram condenadas a 65 e 64 anos de reclusão, respectivamente. Ambas cumprirão a pena em regime fechado.

Na sentença, ao qual o Metrópoles teve acesso com exclusividade, estão expostos detalhes de um crime hediondo e “friamente premeditado”, conforme as palavras do magistrado. Eles serão contados pela primeira vez, visto que o processo correu, desde o início, em segredo de Justiça: razão pela qual o julgamento também correu a portas fechadas, no Fórum de Samambaia.

No documento, o juiz destaca a “frieza emocional, comportamento calculista e insensibilidade exacerbada” das rés, em especial de Rosana. Segundo o texto, desde o começo das investigações, a mãe de Rhuan teria prestado afirmações “permeadas de inverdades e incoerências”, além de usar “técnicas de manipulação e teatralidade, colocando-se na posição de vítima”.

A descrição desse traço de personalidade da assassina foi fornecida pelas equipes de médicos legistas que atuaram no caso.

A ré [Rosana] não demonstrou arrependimento, remorso ou empatia com a vítima, o que evidencia um desvio de personalidade que deve ser valorado negativamente… O nível de perversidade da ré Rosana é tamanho que, ainda no local do homicídio, ao ser perguntada pelo delegado ‘Vocês comeram a carne da criança?’, respondeu a ele: ‘Não, mas o cheiro estava bom’

TRECHO DA SENTENÇA PROFERIDA PELO JUIZ FABRÍCIO CASTAGNA LUNARDI

As duas mulheres queimaram partes do corpo do garoto na churrasqueira da chácara onde a família morava, em Samambaia, na tentativa de se livrarem do cadáver. A companheira de Rosana acendia o fogo enquanto a mãe degolava a criança ainda viva, depois de esfaqueá-la outras 11 vezes, segundo aponta o laudo dos legistas. Esse teria sido o ápice de toda uma vida de sofrimentos infligidos pelas duas mulheres ao garoto e a sua irmã.

Rhuan Maycon era impedido de ir a escola, alienado do convívio com o restante da família e obrigado a se mudar constantemente, já que as duas mulheres fugiam da lei enquanto o pai das crianças desesperadamente buscava resgatar os pequenos. Pior, o garoto foi torturado e teve o pênis decepado numa falectomia caseira, um ano antes de morrer pelas mãos da mãe e da madrasta. Antes de fazer a cirurgia, as duas criminosas teriam pesquisado na internet “como extrair pênis e testículos”, segundo a sentença.

Sobre esse ato de crueldade, assim narrou o juiz: “A vítima sofria de dores lancinantes e desconforto prolongado ao urinar, desde o dia da lesão até a sua morte […] Ou seja, para urinar, a bexiga da vítima precisava encher muito, sendo que ela urinava por gotejamento, sentindo uma dor inimaginável, por um pequeno orifício”.

Julgamento

De acordo com o Ministério Público, Kacyla permaneceu em silêncio durante o julgamento na tarde dessa quarta, além de assumir a autoria do crime, negando participação da companheira. No entanto, ela e Rosana já tinham confessado o assassinato e tentativa de se livrar do corpo do menino. Ambas cumpriam prisão preventiva na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colmeia.

A dupla esquartejou Rhuan, perfurou seus olhos e dissecou a pele do rosto. Elas também tentaram incinerar partes do corpo, na churrasqueira de casa, com o intuito de destruir o cadáver e dificultar o seu reconhecimento. A fumaça produzido pelo corpo carbonizado fez com que elas desistissem do plano e jogassem os restos mortais, distribuídos em duas mochilas e uma mala, numa boca de lobo – testemunhas desconfiaram e chamaram a polícia.

O corpo do menino foi enterrado em Rio Branco (AC), em 5 de junho de 2019, sob clima de comoção e pedidos de Justiça. Ao saber do resultado do julgamento da ex-mulher e de sua companheira, o pai de Rhuan, Maycon Douglas Lima de Castro, que mora no Acre, afirmou ao Metrópoles: “Ainda é pouco“.

JAPONESA ENCONTRADA MORTA EM CENTRO DE JOÃO DE DEUS FOI ESTUPRADA E MORTA COM PANCADA NA CABEÇA, DIZ POLÍCIA

 

Por Rafael Oliveira, G1 GO — O resultado da perícia feita no corpo da japonesa Hitomi Akamatsu, de 43 anos, encontrada morta em uma cachoeira da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, apontou traumatismo craniano como causa da morte. Diante do laudo, a delegada Isabella Lima e Silva interrogou novamente o suspeito, que está preso e havia alegado morte por enforcamento. Foi quando ele admitiu ter roubado e estuprado a vítima antes de dar um golpe na cabeça dela para matá-la.

A morte foi causada por um traumatismo craniano, provocado provavelmente por um objeto contundente, que acredito ter sido uma pedra. Interrogamos o suspeito novamente e ele acabou confessando que estuprou a japonesa. A intenção era roubá-la, mas ele a viu saindo da cachoeira de biquíni e acabou a estuprando”, disse a delegada.
A investigadora concluiu o inquérito nesta quarta-feira (25) e indiciou Rafael Lima Costa, de 18 anos, por latrocínio, estupro e ocultação de cadáver. Ela explicou que o responsabilizou pelo abuso sexual com base na confissão do preso, pois o corpo estava em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou a realização do exame que poderia constatar o estupro.

O G1 não identificou, até a publicação desta reportagem, o advogado de defesa do preso para pedir um posicionamento sobre a investigação. Ele está preso desde 17 de novembro.

Crime

A vítima, que fazia tratamento espiritual há dois anos na Casa Dom Inácio, estava desaparecida desde o dia 10 de novembro. Porém, amigos só comunicaram o sumiço à Polícia Civil cindo dias depois.

O corpo de Hitomi Akamatsu foi localizado em 16 de novembro, escondido entre pedras e terra, a cerca de dez metros de uma cachoeira que fica na propriedade da Casa Dom Inácio de Loyola, fundada por João de Deus.

Imagens de câmeras de monitoramento de uma casa flagraram Rafael Lima deixando a propriedade após o crime. Na gravação, o jovem pedala uma bicicleta e carrega uma roupa branca sobre o ombro direito. Para a polícia, a vestimenta pertencia à vítima.

Segundo a investigação, o preso admitiu ter queimado os pertences da vítima após notar que não tinha nada de valor.

Outras denúncias

Quando era menor de idade, Rafael Lima já tinha sido investigado por dois atos infracionais cometidos contra uma mulher e uma adolescente. Os casos ocorreram em Abadiânia, mesma cidade onde a estrangeira foi assassinada.

Como ele ainda era adolescente, a Justiça de Goiás não informou o andamento dos processos e se ele chegou a cumprir medida socioeducativa pelos atos.

RN tem 127 municípios com taxa de transmissão da Covid-19 nas zonas de ‘risco’ ou ‘perigo’

 

COVID-19O Rio Grande do Norte tem atualmente 127 municípios com a taxa de transmissibilidade da Covid-19 maior que 1,03, o que significa que eles estão em “risco” ou em “zona de perigo”, segundo o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.

Os municípios considerados “em risco” são os que têm taxa de transmissão (Rt) entre 1,03 e 2,00. Esse é o caso da capital Natal, por exemplo, que tem Rt de 1,09. Isso significa que um grupo de 100 pessoas pode transmitir a doença para 109 pessoas.

Ao todo, 67 municípios estão nesta situação atualmente. Os dados foram consultados às 13h30 desta quinta-feira (26) no LAIS. A plataforma de monitoramento aponta ainda que outras 60 cidades do RN estão no que é considerada a “zona de perigo”, com taxa de transmissibilidade acima de 2.

Anvisa diz que recebeu documentos com resultados dos testes da vacina da Pfizer

 

ANVISAA Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) informou nesta quinta-feira (26) que recebeu os documentos com os resultados dos testes, das fases 1 e 2, da vacina desenvolvida pela Pfizer contra a Covid-19. Segundo a agência, a documentação foi incluída no processo de submissão contínua. A farmacêutica norte-americana Pfizer enviou os primeiros dados dos testes da BNT162b2, sua candidata à vacina, na quarta-feira (25).

“De acordo com o disposto pela Instrução Normativa 77/2020, a Anvisa tem até 20 dias para analisar os documentos, contados a partir da data do protocolo”, diz a nota. A submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina. O procedimento não significa que a empresa pediu o registro do produto no país: na etapa atual, a empresa busca acelerar o trâmite e preparar a futura solicitação.

CURIOSIDADES - Funcionário de funerária é demitido por tirar foto com o corpo de Maradona

 

captura-de-tela-2020-11-26-as-13.28.05Um funcionário da funerária que preparou o corpo de Diego Maradona, velado nesta quinta-feira (26) em Buenos Aires, foi demitido após a divulgação de uma foto em que ele aparece ao lado do caixão aberto, tocando o rosto do astro do futebol argentino.

Maradona morreu aos 60 anos na quarta-feira (25) após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa, na cidade de Tigre. O dono da funerária argentina pediu desculpas à família de Maradona e disse, em entrevista ao site da emissora Todo Noticias, do grupo Clarín, que o funcionário foi “despedido imediatamente”.

14° salário para beneficiários do INSS pode ser pago no Natal de 2020 em caso de aprovação

 

O 14° salário para beneficiários do INSS pode ser pago no Natal de 2020 em caso de aprovação. Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) nº 3.657/20, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que tem como proposta implementar o beneficiO do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo é ajudar financeiramente o grupo considerado vulnerável durante a crise da Covid-19.

A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” declarou o parlamentar em entrevista à Agência Senado. Outro ponto citado por Paim a respeito da medida trata dos possíveis benefícios que ela trará para a economia brasileira, caso seja aprovada.

Candidatos devem ficar atentos a prestação de contas das eleições 2020

 

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a Resolução nº 23.632/2019, em 19/11/2020, que altera os procedimentos de entrega das prestações de contas referentes às Eleições Municipais de 2020, inclusive quanto aos prazos inicialmente previstos na Res. 23.607/2019. A nova norma foi estabelecida em razão da situação de pandemia da Covid-19.

De acordo com a nova Resolução, a entrega das mídias eletrônicas, que contém os documentos e comprovantes digitais das prestações de contas, será feita em períodos distintos para candidatos eleitos, não eleitos, diretórios estaduais e municipais.

Os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, até o terceiro suplente, devem apresentar as mídias eletrônicas nas Zonas Eleitorais competentes, até 15 de dezembro de 2020, mediante agendamento.

FAMOSOS - Diego Armando Maradona morre aos 60 anos depois de parada cardiorrespiratória

 

MARADONADiego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória. Um dos grandes da história do esporte e maior ídolo do futebol argentino, o astro sofreu um mal súbito no fim da manhã, quando ambulâncias foram chamadas à casa onde ele se recuperava de uma cirurgia no cérebro, em Tigres, na zona metropolitana de Buenos Aires. O ex-jogador, porém, não resistiu, tendo sua morte confirmada pela imprensa argentina e pela TV pública do país no começo da tarde.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou luto oficial de três dias no país. Em postagem nas redes sociais, o chefe de Estado lembrou que Maradona levou a Argentina “ao topo do mundo” e fez o país “imensamente feliz. “Fostes o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Sentiremos sua falta para toda a a vida”, escreveu o presidente.

Maradona já havia preocupado os fãs no começo do mês, quando foi internado às pressas, com sintomas de anemia. Na época, foi descoberta uma pequena hemorragia no cérebro, e o ex-jogador precisou passar por uma cirurgia para drená-la. Após mais de uma semana de internação, ele recebeu alta no dia 12 de novembro e teria ficado em casa no período.

CURIOSIDADES - STF adia decisão sobre remarcação de concursos por crença religiosa

 

STFO Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para amanhã (26) o término do julgamento no qual a Corte vai decidir se provas de concursos públicos podem ser remarcadas por motivos de crença religiosa. A discussão envolve a participação dos adventistas nas etapas das seleções, cuja crença estabelece que o dia de sábado deve ser guardado, ou seja, não deve ser dedicado a atividades como trabalho, entre outras.

Até o momento, após duas sessões de julgamento, a maioria dos ministros entendeu que a administração pública pode avaliar a realização de provas de concursos em datas que conciliem a liberdade de crença com o interesse público. No entanto, ainda não há consenso sobre a garantia de direito constitucional para obrigar as bancas de avaliação a realizar a mudança de data.

Senado aprova aumento de penas para fraudes eletrônicas

 

www, internet,código binárioO Senado aprovou hoje (25) projeto de lei (PL) que aumenta penas para quem comete fraudes eletrônicas. O código penal prevê o crime de furto como passível de pena de um a quatro anos. De acordo com o texto, as penas podem ir de três a seis anos de reclusão para quem cometer crimes de furto usando meios eletrônicos ou informáticos. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria de Izalci Lucas (PSDB-DF). Segundo Izalci, a pandemia da covid-19 fez crescer a incidência desse tipo de crime no país e atingiu, inclusive, os beneficiários do auxílio emergencial. Izalci havia proposto uma previsão de pena maior, de quatro a oito anos, mas foram reduzidas no relatório aprovado em plenário.

O texto ainda acrescenta hipótese de agravamento da pena de crime contra a honra quando cometido usando a internet. O PL tipifica o crime de “invasão de dispositivo informático” como a conduta de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do usuário do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA SUA TRUPE - Embaixada da China repudia postagem de Eduardo Bolsonaro sobre 5G; país asiático subiu o tom em reação à fala do parlamentar, que acusou os chineses de espionagem cibernética

 

O BABACA!
A Embaixada da China no Brasil divulgou nesta terça-feira (24/11) uma resposta às afirmações que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou nas suas redes sociais na segunda-feira (23/11), acusando o país asiático de fazer supostas espionagens cibernéticas. Numa postagem, que foi posteriormente apagada, o parlamentar alega que o governo brasileiro apoiará os Estados Unidos e defende “uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”.

“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, ançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu Eduardo Bolsonaro na noite da segunda-feira (23). Ele é presidente da comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

A criação da tecnologia 5G tem sido uma disputa diplomática entre norte-americanos e asiáticos. O governo dos EUA acusa as empresas chinesas de espionagem. A China diz que os norte-americanos utilizam a questão da soberania nacional para prejudicar fabricantes chinesas.

Na resposta, feita também por meio das redes sociais, a Embaixada da China afirma que a postagem do filho do presidente Jair Bolsonaro não tem qualquer fundamento e prejudica muito a relação entre os dois países: “Na contracorrente da opinião pública brasileira, o dep. Eduardo Bolsonaro e algumas personalidades têm produzido uma série de declarações infames que, além de desrespeitarem os fatos da cooperação sino-brasileira e do mútuo benefício que ela propicia, solapam a atmosfera amistosa entre os dois países e prejudicam a imagem do Brasil. Acreditamos que a sociedade brasileira, em geral, não endossa nem aceita esse tipo de postura”.

No texto, os chineses lembram da antiga parceria comercial entre sul-americanos e asiáticos: “Ao longo dos 46 anos de relações diplomáticas, a parceria sino-brasileira conheceu um rápido desenvolvimento graças aos esforços de ambas as partes. A China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil há 11 anos consecutivos e é também um dos países com mais investimentos no Brasil”.

Os chineses reforçam que o pensamento de Eduardo Bolsonaro não reflete a ideologia da sociedade brasileira: “Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema-direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”.

Estados Unidos

A embaixada também atacou a política adotada pelo governo de Donald Trump no desenvolvimento da tecnologia 5G: “O governo chinês incentiva empresas chinesas a operar com base em ciência, fatos e leis enquanto se opõe a qualquer tipo de especulação e difamação injustificada contra empresas chinesas. Os EUA têm um histórico indecente em matéria de segurança de dados. Certos políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e fabricam mentiras sobre uma suposta espionagem cibernética chinesa, além de bloquear a Huawei visando alcançar uma hegemonia digital exclusiva”.

Mal-estar

A declaração do parlamentar já gerou mal-estar no governo brasileiro. Nesta terça-feira, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, se esquivou de responder quando foi perguntado se o Brasil havia entrado na aliança Clean Network para evitar a espionagem chinesa. “Pergunte o Eduardo”, disse.

Petrobras eleva preços de diesel e gasolina ao maior nível em três meses

 


Foto: Reprodução

A Petrobras (PETR4.SA) aumentará o preço da gasolina em suas refinarias em 4% em média a partir desta quinta-feira (26), enquanto o diesel terá elevação de 5%, informou a companhia, em movimento que leva as cotações dos combustíveis ao maior nível em três meses.

O aumento é o segundo aplicado pela estatal em novembro para os dois combustíveis, após reajuste realizado no dia 12, quando subiu o valor da gasolina em 6% e o do diesel em 5%. Com o novo reajuste, o preço médio da gasolina nas refinarias da petroleira passa a ser de R$ 1,8237 por litro, segundo dados da Petrobras compilados pela Reuters, enquanto o litro do diesel passa a custar em média R$ 1,7304.

Transações com Pix têm que pagar imposto, defende Guedes

 


Paulo Guedes, ministro da Economia, voltou a defender a criação de um imposto nos moldes da antiga CPMF, isto é, um tributo sobre transações financeiras. Em uma conferência online realizada na quinta-feira (19), o ministro declarou que pretende abordar o assunto após o segundo turno das eleições municipais.

Para Paulo Guedes, o imposto deve ser cobrado sobre transações digitais, sobretudo aqueles realizadas pelo Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos que entrou em operação no Brasil em 16 de novembro.

A alíquota ainda teria que ser definida, mas o ministro defende taxas de 0,10% ou 0,15% sobre cada transação — no ano passado, o Ministério da Economia previu uma alíquota de de 0,4%: 0,2% de quem paga mais 0,2% de quem recebe.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

OFICIALIZADA A EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO PREFEITO ELEITO ROGÉRIO COURO FINO

 Oficializada a equipe de transição do prefeito eleito Rogério Couro Fino, como mostra o ofício enviado a atual administração, e que já está sendo compartilhado em redes sociais.

Como podemos ver no ofício, não se trata de nomes que serão responsáveis por todas as pastas, mas sim, nomes que poderão até assumir algum desses cargos, mas no momento, seguem os protocolos de transição para que após sim, seguir lançando novos nomes para assumir as pastas do primeiro escalão da administração municipal de Jardim de Piranhas.

Confira abaixo o ofício:




VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro longe dos generais.

 Thaís Oyama, no UOL, diz que, desde agosto, Jair Bolsonaro tem intensificado suas idas a instalações militares e de forças de segurança para prestigiar eventos menos solenes.

Ela cita como exemplos as recentes visitas do presidente ao Hotel de Trânsito da Academia Militar das Agulhas Negras, ao quartel da Polícia do Exército em São Paulo, a um posto de Polícia Rodoviária Federal em Registro (SP) e à sede do Bope no Rio.

“O périplo presidencial por instalações que abrigam essas categorias se intensifica à medida que cresce o desgaste do ex-capitão junto aos generais”, afirma a colunista.

Bolsonaro...
Antagonista

Fiocruz prevê fabricar vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021

 

Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagemO vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse nesta segunda (23), em entrevista à GloboNews, que a previsão da fundação é vacinar 65 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 e outras 65 milhões no segundo, considerando o esquema vacinal de maior eficácia divulgado pela Universidade de Oxford.

A Fiocruz tem um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, farmacêutica que desenvolve uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, para a produção das vacinas em solo brasileiro.

A vacina da AstraZeneca/Oxford mostrou eficácia de até 90% conforme a dosagem, segundo resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira. Os dados ainda não foram revisados por outros cientistas nem publicados em revista científica.

Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano

 

francisco-camargoPai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira (23), após 14 dias internado em hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla na manhã desta terça-feira (24). Por meio de nota, a assessoria dos sertanejos afirmou que o velório deve ser às 10h no Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h.

Também de acordo com a assessoria, Zezé já está na capital goiana. Luciano, que mora em São Paulo, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento em casa. Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.

Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18). Apesar dos filhos famosos, ele só ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “Dois Filhos de Francisco”, que contou a história dele e de sua família.

Rússia diz que vacina contra Covid-19 teve eficácia ‘acima de 95%’ após segunda dose

 

vacina para Covid-19A Rússia anunciou, nesta terça-feira (24), que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19, teve eficácia “acima de 95%” 21 dias após a segunda dose da vacina e 42 dias após a primeira dose. Os dados ainda são preliminares e não foram publicados em revista científica.

Há cerca de duas semanas, a Rússia havia anunciado uma eficácia de 92% para a Sputnik V um dia após a aplicação da segunda dose (e 21 dias após a aplicação da primeira dose). Na prática, se uma vacina tem mais de 95% de eficácia, isso significa dizer que mais de 95% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.

Veja os principais pontos do anúncio:

  • A eficácia da vacina foi “acima de 95%” 21 dias após a aplicação da segunda dose da vacina (42 dias após a aplicação da primeira dose).
  • Antes disso, 7 dias após a aplicação da segunda dose (e 28 dias após a primeira dose), a eficácia vista foi de 91,4%.
  • Ao todo, a análise considera dados de 18.794 pessoas vacinadas. Dessas, 14.095 receberam a vacina, em ambas as doses. As outras 4.699 receberam uma substância inativa (placebo).
  • Entre os vacinados, houve 8 casos de Covid-19 sete dias após a aplicação da segunda dose (e 28 dias após a primeira dose). Entre os não vacinados, houve 31 casos no mesmo período. Os números equivalem à eficácia de 91,4%. Não foram divulgados números detalhados sobre a eficácia acima de 95%.
  • Até esta terça (24), nenhum evento adverso inesperado havia sido identificado. Alguns dos vacinados apresentaram eventos adversos menores de curto prazo, como dor no ponto de injeção e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, fraqueza, fadiga e dor de cabeça.
  • A capacidade de produção russa é de 1 bilhão de doses – o suficiente para 500 milhões de pessoas (com duas doses para cada).
  • Assim como a vacina de Oxford, a temperatura de armazenamento da Sputnik V é de 2°C a 8°C (condições normais de refrigeração). É uma vantagem em relação à candidata da Pfizer, que precisa ser armazenada a -70ºC durante o transporte, e da Moderna, que precisa ficar a -20ºC.

Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem

 

ENEMCandidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como o novo coronavírus e, portanto, estiverem impossibilitados de fazer as provas por este motivo, poderão ter uma nova chance. 

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussa, disse hoje (24) que, nesse caso, a orientação é ligar para a central de atendimento do Inep (0800 616161) e comunicar a doença até um dia antes da data da prova.

Fora isso, depois da aplicação, o candidato também deverá registrar o problema anexando laudo médico na Página do Participante. Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem aplicado a pessoas com privação de liberdade.

Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a maior desde maio, aponta estudo

 

coronavírusA taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para esta semana no Brasil é a maior desde maio, apontam dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido. A atualização da estimativa foi divulgada nesta terça-feira (24) e se refere à semana que começou na segunda (23).

O relatório mostra que o índice está em 1,30. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,45) ou menor (Rt de 0,86). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 145 ou 86, respectivamente.

A última vez que a taxa de transmissão no Brasil esteve tão alta foi na semana de 24 de maio, quando atingiu 1,31, segundo dados levantados pelo G1. O valor máximo possível naquela data, considerando a margem de erro, foi de 1,34.

FAMOSOS - Fernando Vannucci, apresentador, morre aos 69 anos em São Paulo

 

vanucci-2apresentador e jornalista Fernando Vannucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira (24). Vannucci deixa quatro filhos. Segundo Fernandinho Vannucci, filho do apresentador, na manhã desta terça, ele passou mal em casa, em Alphaville, e foi levado para o hospital.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal de Barueri, Vannucci foi levado ao Pronto-Socorro central da cidade, onde morreu. No ano passado, Vannucci sofreu um infarto e ficou internado no Hospital Oswaldo Cruz, onde passou por uma angioplastia coronária. Ele chegou a colocar um marcapasso. Em 2001, foi operado do coração e , em 2004, colocou um stent.

Governo recorre ao TCU e não apresenta plano de vacinação contra a Covid-19

 O governo apresentou um recurso ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra a decisão da corte que determinava a apresentação de um plano de vacinação contra a Covid-19. A decisão do TCU é de agosto e dava prazo para a apresentação do plano até a semana passada. O recurso do governo, assinado pela Advocacia-Geral da União (AGU), é de setembro e foi revelado em reportagem desta terça-feira (24) do jornal “Valor Econômico”.

O TCU determinou que o governo detalhasse o planejamento para compra, produção e distribuição das doses da vacina. Também pedia informações sobre a logística da vacinação. O governo não apresentou o plano e alegou que a decisão do TCU contém um equívoco. Segundo o recurso, o tribunal não deveria ter listado a Casa Civil ao lado do Ministério da Saúde como um dos órgãos que seriam responsáveis pelo planejamento da vacinação. Essa atribuição, de acordo com a AGU, é exclusiva do ministério.

TSE aponta 64 mil beneficiários do auxílio emergencial como doadores de campanhas eleitorais

 

Fachada do TSE. Brasília-DF, 01/12/2015 Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial entre os doadores de campanhas do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Ao todo, os doadores foram responsáveis por repasses que somam mais de R$ 54,5 milhões. O levantamento obtido pela TV Globo foi concluído nesta segunda-feira (23) pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do tribunal.

As informações fazem parte de um cruzamento de um banco de dados de seis órgãos federais, como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Ministério Público Eleitoral (MPE). Na quinta fase da análise de dados, os técnicos conseguiram inserir no sistema a lista dos beneficiados com os pagamentos do auxílio emergencial, além dos que recebem o Bolsa Família.

Segundo os técnicos, a análise do auxílio emergencial impactou significativamente no total de doações e pagamentos com suspeitas de irregularidades. Agora, são investigados cerca de R$ 589 milhões. A análise identificou 31.725 fornecedores de campanha cujo quadro societário inclui beneficiários do programa Bolsa Família ou do auxílio emergencial. Segundo as prestações de contas, essas empresas foram contratadas para prestar serviços às campanhas e, juntas, receberam um total de R$ 386 milhões.