Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

MUNDO BIZARRO - No Ceará: Pastor é acusado de jogar bebê em bueiro após aborto da amante 'falhar' e polícia revela detalhes revoltantes.

 Via Meio Norte - Um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 18º Distrito Policial (18º DP) resultou na prisão, nessa segunda-feira (08), de um casal identificado como Antônio José Cardoso Cunha (36) e Jamile Rolim da Silva (20).

O homem e a mulher são suspeitos de ocultar o cadáver de um recém-nascido de oito meses. Jamile deu à luz a um bebê e o matou. Em seguida, ela entregou ao suposto pai, Antônio José, líder religioso, que, por sua vez, ocultou o corpo em uma estação de resíduos, um bueiro, no bairro Marechal Rondon, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.

Após serem acionados com a informação que uma mulher deu entrada em um hospital com sinais de aborto, os policiais civis colheram informações acerca da morte do recém-nascido, deram início às investigações e chegaram aos nomes dos suspeitos. A partir dos levantamentos policiais, o corpo do recém-nascido foi encontrado e os suspeitos presos em flagrante por homicídio e ocultação de cadáver.


“Esse trabalho investigativo da Polícia Civil culminou na prisão de duas pessoas. Um casal, que tinha um relacionamento extraconjugal. Tudo iniciou após a entrada de Jamile no hospital, depois desse fato a Polícia Civil deu início ao trabalho investigativo. Antônio José instigou para que houvesse o aborto, que na verdade acelerou o parto. A elucidação foi muito rápida, embora os depoimentos dos dois sejam divergentes. Ela confessou em detalhes e chegamos aos fatos. O que apuramos é que ele queria ser visto com credibilidade na comunidade, por ser um líder religioso, e esse filho e o relacionamento extraconjugal iriam comprometer essa imagem que ele almejava. Essa seria a motivação. E ela atendeu ao pedido dele”, explica o delegado Harley Filho, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Sobre o crime


Jamile teve um relacionamento amoroso com Antônio José, líder religioso, que, em um imóvel, morava no 1º andar com sua esposa, e no térreo mantinha uma igreja e, nos fundos da residência, possuía cômodos que ele abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Jamile foi uma dessas pessoas acolhidas pelo pastor e passou a manter um relacionamento com o homem. Ela engravidou e para que esposa não soubesse do caso extraconjugal que resultou na gravidez, o homem sugeriu o aborto da criança.


No último sábado (6), Jamile foi até a residência de um parente, onde tomou um abortivo e deu à luz a uma criança de oito meses, que nasceu viva.

Ela então desferiu golpes com um garfo no pescoço e sufocou a criança, que foi a óbito.

A mulher escondeu o corpo do bebê em um móvel da residência. No domingo (7), Antônio José, por sua vez, ocultou o corpo do recém-nascido em uma estação de resíduos, um bueiro, no bairro Marechal Rondon.

MUNDO - Tenista desaparece após acusar ex-vice primeiro-ministro da China de estupro.

 A tenista Shuai Peng, ex-líder do ranking de duplas da WTA, está desaparecida. O desaparecimento aconteceu uma semana após a chinesa acusar o ex-vice primeiro-ministro da China, Zhang Gaoli, de estupro. A informação sobre o sumiço da atleta de 35 anos foi divulgada pelo jornal francês Le Monde, que cogitou a possibilidade de a tenista ter fugido para os Estados Unidos.

Peng, que não joga torneios oficiais desde o início da pandemia, denunciou o político num depoimento na rede social Weibo. A notícia foi divulgada pela jornalista japonesa Emily Peng, correspondente do canal de TV NPR em Pequim, só que o conteúdo foi tirado do ar 20 minutos depois da publicação.

– As acusações de estupro afetam pela primeira vez um líder tão importante dentro do governo chinês. Mas o silêncio da jovem desde que o caso foi tornado público aumenta o temor do que pode ter acontecido com ela – escreveu Simon Leplâtre, correspondente do Le Monde em Xangai.

Campeã nas duplas em Roland Garros (2014) e Wimbledon (2013), Shuai Peng disputou seu último torneio em Doha, no começo do ano passado. Ela atingiu o topo do ranking da WTA em 2014, terminando o ano na 3ª posição.

Conta de luz vai subir 21% em 2022, segundo previsão da Aneel.

  Um documento interno da Aneel obtido pelo Estadão prevê aumento na conta de luz de 21% em 2022.

O documento interno da agência foi emitido na sexta passada (5).

Entre os motivos para o aumento previsto, estão o maior uso de termelétricas, as contratações de energia feitas pelo governo em outubro deste ano e o aumento da importação da energia produzida na Argentina e no Uruguai.

ESCÓRIA FALANDO MAL DA ESCÓRIA - Ex-apoiadores de Bolsonaro migram na direção de Moro

 

No ato de filiação de Sérgio Moro, realizado nesta quarta-feira, 10, em Brasília, dois ex-ministros de Jair Bolsonaro prestavam atenção ao discurso que o antigo colega de equipa ministerial fazia, repletos de críticas ao presidente. O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que comandou a pasta da Secretaria de Governo, e Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, eram dos principais nomes entre os ex-aliados de Bolsonaro que se aproximaram de uma possível candidatura presidencial do ex-ministro da Justiça. Mas nas primeiras filas do auditório Ulysses Guimarães, parlamentares eleitos na onda do bolsonarismo, em 2018, já ocupavam as primeiras filas para ouvir as palavras de Moro, deixando o presidente Bolsonaro de lado.

Nessa plateia de ex-bolsonaristas, além dos ex-ministros estavam, por exemplo, os deputados federais Júnior Bozzella (PSL-SP), Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), Julian Lemos (PSL-PB) e Luis Miranda (DEM-DF).

“Todos têm o direito de apoiar e votar em quem quiser. Mas ninguém tem boas justificativas para votar em Lula ou em Bolsonaro. Dito isso, estamos no jogo da democracia e cada um defenderá quem melhor lhe representa. Eu me sinto representada por Moro”, disse a deputada Professora Dayane.

STF suspende portaria que proíbe demissão por falta de vacina

 

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu hoje (12) a vigência de dispositivos da Portaria 620 do Ministério do Trabalho, que proibiu a demissão do trabalhador que não tiver tomado vacina contra a covid-19. O ministro atendeu ao pedido liminar feito por partidos de oposição. A decisão não alcança quem tem contraindicação médica expressa para não se imunizar. 

A norma da pasta considerou que constitui “prática discriminatória a obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”. Na liminar, Barroso entendeu que a medida onera as empresas e deveria ter sido feita por meio de lei formal. 

BC altera regras sobre infrações e penalidades de participantes do Pix

 

O Banco Central (BC) alterou regras que tratam de infrações e penalidades para participantes que violarem termos do regulamento do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do BC. De acordo com a autarquia, passa a ser previsto um processo de notificação ao infrator para que ele adote ou cesse determinada prática. “Tal medida visa dar mais celeridade ao processo de correção de conduta”, explicou.

Para evitar reincidência na conduta ou na omissão, quando aplicável, a instituição deverá apresentar ao BC um plano de ação contemplando as medidas propostas e os correspondentes prazos para sua implementação. A resolução com as mudanças foi publicada hoje (12) no Diário Oficial da União.

Termina prazo para instituições aderirem à 1ª edição do Sisu de 2022

 

Termina nesta sexta-feira (12), o prazo de adesão das instituições de educação superior públicas à primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2022. O programa do Ministério da Educação (MEC) dá acesso a cursos de graduação em universidades públicas do Brasil. As vagas são abertas duas vezes por ano.

A data para o processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2022 deve ser marcada logo após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, quando o Ministério da Educação publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos referentes ao primeiro processo seletivo do Sisu ano que vem. A seleção dos candidatos às vagas será feita com base na nota do estudante no Enem/2021. Na primeira edição de 2021, foram oferecidas 209.190 mil vagas em 110 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

De acordo com as regras, é de exclusiva responsabilidade da instituição participante do Sisu descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas. Pelo calendário do Sisu, de 15 a 19 de novembro, as instituições podem retificar, se for o caso, informações constantes nos documentos de adesão, que deverão ser assinados digitalmente, exclusivamente, por meio do programa.

Mortes registradas por Covid nas últimas 24 horas no RN são de pessoas que não se vacinaram, diz Sesap

 

O Rio Grande do Norte registrou quatro mortes por Covid nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) nesta quinta-feira (11). E todas essas mortes foram de pessoas quem não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença.

Segundo a secretaria, as mortes foram de pessoas de 36, 67, 72 e 79 anos de idade. Pela idade, todas já deveriam estar com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses tomadas ou a dose única no caso da vacina da Janssen. Para três dessas quatro vítimas – os que possuem acima de 60 anos de idade – já está autorizada inclusive a aplicação da dose de reforço.

A pasata reforçou o apelo à sociedade potiguar para o reconhecer a importância da vacinação e de completar o esquema vacinal com as duas doses, assim como a dose de reforço para profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas.

FUTEBOL - Brasil vence Colômbia e garante vaga na Copa do Catar

 

O Brasil carimbou sua vaga na Copa do Mundo de 2022 (Catar) ao derrotar a Colômbia por 1 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas, nesta quinta-feira (11) na Neo Química Arena, em São Paulo. Com este resultado, a seleção comandada por Tite manteve a liderança da classificação, agora com 34 pontos, e não pode mais deixar de ficar entre os quatro primeiros colocados, que garantem a classificação direta para o Mundial.

Diante de mais de 22 mil torcedores, o Brasil não encontrou facilidades diante de uma Colômbia que se preocupava mais em não oferecer espaços. Assim, o time de Tite criou pouco na etapa inicial, tendo as melhores oportunidades em chute do lateral Danilo na trave e finalização de cabeça de Marquinhos. A seleção brasileira volta a entrar em campo na próxima terça-feira (16), quando enfrenta a Argentina, a partir das 20h30 (horário de Brasília), em San Juan.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

NESTA SEXTA FEIRA (12) TEM ELEIÇÃO GESTÃO ESCOLAR BIÊNIO 2022/2023 DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE JARDIM DE PIRANHAS, E COM DISPUTA.

 

Nesta sexta feira (12) serão realizadas eleições para diretores e diretoras (e seus vice), na zona urbana da rede pública para o biênio 2022/2023 no município de Jardim de Piranhas. As eleições no sistema de participação democrática vem acontecendo desde o ano de 2017, (antes era por indicação direta do município). 

As escolas onde haverá pleito são: E.M. Maria de Nazareth, E.M. Monsenhor Walfredo Gurgel, E.M. Marinheiro Saldanha, E.M. Evanildo Mariano e a Creche Santa Mônica.

Apenas a escola Maria de Nazareth está numa disputa bastante acirrada entre as chapas 01 com o Prof. António (candidato diretor) e a Profª. Aparecida (vice), e a chapa 02 que tem o seu atual diretor Prof. Jalby (agora candidato a vice) e a Profª. Jane (candidata a diretora).

Os critérios para quem pode votar amanhã serão: -

- Professor efetivo da escola.

- Funcionários efetivos, Comissionados e contratados que atuam na escola.

- Alunos que tenham mais de 12 (doze) anos.

- pais ou responsável que assinou a matrícula do aluno.

- Quem estiver em mais de 1 (um) critério para votar, terá que optar por apenas 1 (um).

- Apenas será válido um voto para os pais/responsável, independente do número de alunos matriculados.

A votação acontecerá das 07:00 ás 17:00 hs. E as pessoas que forem votar terá de apresentar obrigatoriamente um documento com foto. 

BORA VOTAR?

Fiocruz investiga no Rio dois casos suspeitos de mal da vaca louca em moradores da Baixada Fluminense

 


Foto: Káthia Mello/G1

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está investigando dois casos suspeitos do mal da vaca louca em moradores da Baixada Fluminense. Os dois pacientes estão internados, em isolamento, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que um reside em Belford Roxo, e o outro, em Duque de Caxias. A Fiocruz não disse se são mulheres ou homens, há quanto tempo estão internados, nem onde ocorreu a suposta contaminação. A Prefetura de Caxias, entretanto, afirmou que o paciente atendido na cidade é um homem de 55 anos de idade.

ESPORTE - Seis medalhistas olímpicos concorrem ao Troféu Melhor Atleta do Ano

 


Foto: Divulgação/COB

Seis medalhistas olímpicos em Tóquio 2020 concorrerão ao troféu de Melhor Atleta do Ano. A lista foi anunciada na tarde desta quinta-feira (11), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Na relação estão expoentes do esporte nacional que brilharam este ano na Olimpíada do Japão: Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Rayssa Leal (skate), Rebeca Andrade (ginástica artística), Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem) e Ítalo Ferreira (surfe). 

A escolha dos nomes do Prêmio Brasil Olímpico 2021 ocorreu por meio de um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, comissão de atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.

Eleições OAB: Em agenda no Seridó, Magna Letícia conquista apoios e vira votos para a Chapa 20

 


A candidata à presidência da seccional da OAB no Rio Grande do Norte, Magna Letícia, cumpriu mais uma movimentada agenda pelo interior do estado, dessa vez pelas regiões do Seridó e do Trairi. Magna viajou para o município de Caicó na terça-feira (9), e Currais Novos e Santa Cruz na quarta (10), onde participou de reuniões, almoços e fez visitas a escritórios.

Em Caicó, a candidata recebeu o Manifesto da Jovem Advocacia Seridoense, um conjunto de 14 demandas levantadas espontaneamente durante reunião com advogados e advogadas iniciantes. Magna também participou de uma roda de conversa com advogadas da região, que compartilharam as dificuldades enfrentadas pela advocacia feminina, especialmente no interior do estado. “A conexão das propostas da chapa 20 com as necessidades da advocacia é impressionante. Nesses encontros ficou evidente como nossas ideias estão alinhadas ao que a advocacia sente falta na gestão da OAB”, disse Magna.

Entre as principais bandeiras da candidata estão a regionalização dos serviços da sede da OAB para as subseccionais, uma maior atenção à jovem advocacia, inclusive com a busca de crédito e a capacitação por meio da Escola Superior de Advocacia, e a conquista da equidade de gênero por meio do acolhimento às especificidades da mulher advogada.

Jair Sampaio

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro se reúne com Valdemar Costa Neto e acerta filiação ao PL em 22 de novembro.

  O Partido Liberal confirmou a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O governante bateu o martelo depois de um almoço com o chefe da sigla, Valdemar da Costa Neto, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A assinatura da ficha de filiação foi marcada para o dia 22 de novembro, em um “evento político” que será organizado pelo PL na capital federal.

Costa Neto deve se pronunciar ainda hoje sobre a recepção ao presidente da República.

Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando se desvinculou do PSL, legenda pela qual foi eleito chefe do Executivo federal.

Desde então, o presidente negociou com partidos de centro-direita, como Republicanos, Patriota e Progressistas. Nas últimas semanas, o diálogo com o PL avançou a partir do contato direto entre Bolsonaro e Costa Neto.

O desfecho, no entanto, dependia da disposição do partido para ceder ao grupo político de Bolsonaro indicações de candidatos em São Paulo no ano que vem (governo do estado e Legislativo federal).

Durante o almoço de hoje, as pendências foram solucionadas, e Bolsonaro então “bateu o martelo”, segundo relatos de interlocutores próximos ao governante.

UOL

MUNDO BIZARRO - Quatro pessoas não vacinadas morreram nas últimas 24 horas no RN por covid-19.

  Somente nas últimas 24 horas, quatro pessoas morreram no Rio Grande do Norte por covid-19 e, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), nenhuma tinha registro de vacina. Os casos foram nos municípios de Serra do Mel, Açu, Goianinha e Parnamirim. Os pacientes de 36, 67, 72 e 79 anos e, pela idade, todos já poderiam ter completado o esquema vacinal.

Somente até o início deste mês, o Rio Grande do Norte mais de 200 mil pessoas com a segunda dose de uma das vacinas contra a covid-19 em atraso. Até esta quinta (11), o RN tinha um total de 376.496 casos confirmados de covid, sendo 121 nas últimas 24 horas. A Sesap ainda investiga 183.958 casos suspeitos e acompanha outros 108.583 casos da doença. O RN já tem 7.429 óbitos confirmados até o momento, além de 1.333 mortes suspeitas de covid-19.

A média de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) no Estado é de 41,6% nesta quinta (11), sobe para 45,6% na região metropolitana de Natal, baixa para 34,1% da região Oeste e para 33,3% no Seridó, de acordo com o Sistema de Regulação. Desde o início da pandemia, 938 pacientes com covid-19 morreram no RN sem conseguir acesso a um leito de internação. Atualmente, não há fila de espera e 101 leitos estão disponíveis para o caso de internações.

Dentre os hospitais com leitos críticos destinados a pacientes com covid-19, apenas o Hospital Colônia Dr João Machado apresenta alta taxa de ocupação, com 90% das vagas preenchidas. O Hospital Rafael Fernandes está com 70% de ocupação, já o Giselda Trigueiro, o Maria Alice Fernandes, a Unidade Materno Infantil Integrada de São Paulo do Potengi e o Hospital Universitário Onofre Lopes, estão com ocupação que varia de 60% a 68%.

CURIOSIDADES - Bordel em Viena oferece 30 minutos de sexo grátis para quem tomar vacina.

 O bordel Funpalast resolveu fazer sua própria campanha de incentivo à vacinação. Quem visita o local, que fica em Viena, na Áustria, também encontra um centro de aplicação do imunizante contra a Covid-19, que oferece uma série de benefícios, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Em primeiro lugar, se a pessoa estiver indo para tomar a vacina, ela não precisa pagar a entrada no clube, de 40 euros (cerca de R$ 250). Lá dentro, a pessoa que aceita se imunizar ainda ganha uma sessão de 30 minutos de sexo gratuito com a profissional que escolher.

O projeto está fncionando desde o dia 1º deste mês e visa combinar dois objetivos: aumentar as receitas do bordel, que teve uma queda no número de clientes, justamente por causa das baixas taxas de vacinação no país. A "promoção" vale nas segundas-feiras do mês de novembro, das 16h às 22h."Devido à pandemia, registramos uma diminuição de 50% [dosclientes]", lamenta a administração do estabelecimento. "Com esta iniciativa, esperamos que o número de clientes volte a aumentar."

Vale dizer que não são apenas os homens adultos que podem se vacinar no local. Jovens a partir de 14 anos acompanhados dos pais têm autorização para entrar, assim como mulheres também são bem-vindas.

Na Áustria, cerca de 65% da população está totalmente vacinada. Quem não está imunizado, está proibido de entrar em estabelecimentos como restaurantes, hotéis e salões de beleza.

FIM DO BOLSA FAMÍLIA E AUXÍLIO BRASIL COM TEMPO DETERMINADO - Congresso aprova projeto que remaneja R$ 9,3 bilhões do Bolsa Família para o Auxílio Brasil.

 

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (11) o projeto de lei que remaneja R$ 9,3 bilhões do orçamento do Bolsa Família para o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil. A proposta, enviada pelo Executivo no fim de outubro, foi aprovada primeiramente pelos deputados e, em seguida, pelos senadores. Desde o início da pandemia, as sessões do Congresso Nacional têm sido realizadas em duas etapas — uma na Câmara e outra no Senado.

Após 18 anos de existência, o Bolsa Família foi extinto no dia 10 de novembro. Uma medida provisória editada pelo governo no dia 10 de agosto determinou, em 90 dias, que a lei de 2004 que criou o antigo programa de transferência fosse revogada.

De acordo com técnicos, no entanto, como a lei deixou de valer, não há mais base legal para o governo transferir o dinheiro por meio do programa Bolsa Família. A aprovação deste projeto, então, é uma formalidade necessária para o governo poder usar o dinheiro do programa antigo na versão nova.

FUTEBOL - Por vaga antecipada na Copa, Brasil encara Colômbia nas Eliminatórias

 

O Brasil pode finalizar a 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo matematicamente garantido no Catar. Para isso, é preciso bater a Colômbia nesta quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. Se ganhar nesta quinta, a seleção comandada por Tite vai a 34 pontos e abre 18 de diferença para os próprios colombianos, que ocupam o quarto lugar e podem até igualar o Brasil na pontuação final, mas ficarão atrás pelo número de vitórias.

Na pior das hipóteses, a equipe canarinho se garante na repescagem mundial em caso de triunfo na capital paulista. A vaga direta à Copa, portanto, pode ser confirmada na sexta-feira (12), se o Uruguai perder da Argentina como anfitrião no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Os uruguaios somam os mesmos 16 pontos da Colômbia, mas ainda podem chegar aos mesmos dez triunfos do Brasil, caso a seleção verde amarela não some mais pontos até o fim das Eliminatórias.

Jornalista Cristiana Lôbo morre aos 64 anos

 

Morreu hoje (11), aos 64 anos, a jornalista Cristiana Lôbo, em decorrência de um câncer contra o qual vinha lutando há anos. Internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ela contraiu, nos últimos dias, pneumonia, o que agravou o quadro.

Comentarista da GloboNews e jornalista há mais de 30 anos, Cristiana Lôbo foi diagnosticada com mieloma múltiplo. Em nota, o diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, classificou a colega como “um ser humano doce, gentil, amigo das pessoas”.

“Cris era uma profissional ímpar. Eu comecei a trabalhar com ela em 1991, em Brasília, quando dirigi a sucursal do Globo. Nesses 30 anos, Cris sempre se mostrou uma profissional exemplar, correta, zelosa, ansiosa pela notícia em primeira mão. Pude sempre reconhecer nela um ser humano doce, gentil, amigo das pessoas. O jornalismo perde um talento enorme. Pelos depoimentos que ouvi, porém, a generosidade dela ajudou a deixar incontáveis discípulas e discípulos. É um grande legado”, disse o diretor.

CULTURA - Repente é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu hoje (11), por unanimidade, o repente como patrimônio cultural do Brasil. Referência para a identidade da região Nordeste, o repente é conhecido também como cantoria e tem como fundamentos verso, rima e oração. Os repentistas ou cantadores se espalham pelas capitais e interior dos estados do Nordeste brasileiro e também nas regiões para onde ocorreram migrações de nordestinos. A votação foi feita pelos 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Iphan.

O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan, Tassos Lycurgo, declarou ter ficado “triste” porque não conseguiu comemorar rimando. Na avaliação dele,  o reconhecimento pelo Iphan vai beneficiar todo o Nordeste, bem como estados do Brasil, como o Rio de Janeiro. O dossiê de registro elaborado documenta mais de 50 modalidades de repente, nas quais estão incluídos os versos heptassílabos, cuja acentuação tônica obrigatória está na sétima sílaba.