Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

MUNDO BIZARRO - JOVEM É PICADO NO PÊNIS POR COBRA AO SENTAR NO VASO SANITÁRIO

 

Por O Dia — Um jovem de 18 anos foi picado no pênis por uma cobra ao sentar no vaso sanitário da casa dele, na Tailândia. O estudante identificado como Siraphop Masukarat foi levado ao hospital após o ocorrido. As informações são do site Metrópoles.

O jovem relatou que sentiu uma dor no órgão genital logo após se sentar. Quando olhou para dentro do vaso sanitário, viu a píton com as mandíbulas presas na ponta do pênis e começou a gritar. A mãe de Siraphop tentou o acalmar até que o socorro chegasse.

Ele precisou levar três pontos no local da picada e também recebeu tratamento com antibióticos.

“Era apenas uma pequena cobra, mas sua picada foi tão forte. Espero que meu pênis possa se recuperar”, disse o jovem.

A cobra de 1,2 m de comprimento foi capturada depois e devolvida a uma região de mata.


EDUARDO CUNHA É CONDENADO PELA 2ª VEZ NA LAVA JATO

 

Por Thais Kaniak, G1 PR — O ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha foi condenado a 15 anos e 11 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro na Lava Jato no Paraná. É a 2ª condenação dele neste âmbito.

A sentença do juiz Luiz Antônio Bonat é desta quarta-feira (9). A defesa de Eduardo Cunha informou que vai recorrer.

Eduardo Cunha é acusado de exigir e receber US$ 5 milhões em propina em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras. Ele cumpre prisão domiciliar.

Por meio de nota, a defesa de Eduardo Cunha disse que “trata-se de uma sentença teratológica, servil a uma visão punitivista, cruel e decadente de criminalização da política”.

Também alegou que esta ação penal não tem provas e que os crimes atribuídos ao ex-deputado foram praticados por delatores. *Leia a íntegra da nota no fim da reportagem.

A outra ré neste processo foi absolvida. Solange Pereira de Almeida respondia por corrupção passiva. Porém, de acordo com o juiz, não havia prova suficiente para condená-la.

Confisco

Na sentença, Bonat determinou o confisco de quatro carros de Eduardo Cunha para que o valor seja revertido em favor da vítima, a Petrobra. São eles:

Porsche Cayenne S
Ford Fusion AWD GTDI
Ford Edge V6
Hyundai Tucson GLS 27L

Eduardo Cunha réu

Quando Eduardo Cunha virou réu nesta ação penal, ele ainda era presidente da Câmara dos Deputados. Em março de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

À época, antes mesmo de o STG concluir o julgamento, Eduardo Cunha chegou a afirmar a jornalistas na Câmara que, ainda que virasse réu, ele pretendia permanecer na presidência da Casa.

Prisão domiciliar

No fim de março, a Justiça Federal autorizou que ele fosse para prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, por causa da pandemia do novo coronavírus. Ele tem 61 anos, portanto, faz parte do grupo de risco da Covid-19.

Eduardo Cunha está preso preventivamente desde outubro de 2016. Ele teve a transferência autorizada para o presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro, em maio de 2019. Até então, ficou detido na Região de Curitiba.

Cunha na Lava Jato

Em março de 2017, Cunha foi condenado na 1ª instância a 15 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O processo apurou o recebimento de propina pelo ex-deputado, por um contrato de exploração de Petróleo em Benin, na África, e o uso contas no exterior para lavar o dinheiro.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) diminuiu a pena de Cunha para 14 anos e 6 meses, em novembro de 2017.

Em abril de 2019, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, anular a pena de lavagem de dinheiro imposta ao ex-presidente da Câmara dos Deputados.

O que diz a defesa de Eduardo Cunha?

“A defesa de Eduardo Cunha tomou conhecimento da estarrecedora sentença proferida na data de hoje pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Em um processo reconhecidamente sem provas, crimes que foram praticados por delatores são escandalosamente atribuídos a Eduardo Cunha, em uma absurda e esdrúxula ginástica argumentativa.

O magistrado condena Eduardo Cunha por dois requerimentos parlamentares de autoria de uma deputada que foi absolvida.

O magistrado condena Eduardo Cunha pela aquisição de sondas pela Petrobrás, operação que ocorreu muitos anos antes dos fatos que lhes foram imputados. Ou seja, Eduardo teria de ter viajado ao passado para cometer tal crime.

A sentença atribui a Eduardo Cunha a propriedade de recursos em posse de doleiros e operadores que fizeram delação premiada e usa como prova a palavra dos próprios delatores.

Por diversas vezes, a sentença atribui a Eduardo Cunha o dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Trata-se de uma sentença teratológica, servil a uma visão punitivista, cruel e decadente de criminalização da política. A defesa de Eduardo Cunha irá interpor recurso e tem a convicção de que tal sentença não sobrevive à análise de qualquer Corte.”

Os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso são os responsáveis pela defesa de Eduardo Cunha.

JOSÉ DIRCEU É INTERNADO PARA TRATAR TUMOR, EM SÃO PAULO

 

Por G1 SP — O ex-ministro José Dirceu está internado desde a manhã desta terça-feira (8) para tratar um tumor no rim esquerdo, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


Segundo boletim médico, Dirceu deu entrada “com diagnóstico de um pequeno tumor de 2,5 cm” e “a opção de tratamento escolhida foi uma ablação percutânea do tumor, que significa a ‘destruição tecidual’ guiada por tomografia.”


O documento informa ainda que “este procedimento é equivalente ao tratamento cirúrgico. A técnica, minimamente invasiva e curativa”. O tratamento está sendo realizado pelo médico Públio Cesar Cavalcante Viana, radiologista intervencionista do Sírio-Libanês.


Ainda segundo o boletim, “durante o procedimento também foi realizada a biópsia do tumor e a análise preliminar do material, indicou alta suspeita para um tumor maligno do rim.”


A intervenção foi considerada um “sucesso” e a previsão de alta é nesta quarta-feira (9). José Dirceu é acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por Raul Cutait, Miguel Srougi e Protassio Lemos.


Condenações


Em novembro do ano passado, Dirceu deixou a prisão após determinação da Justiça do Paraná. A decisão foi da juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, após os advogados do ex-ministro protocolarem pedido de habeas corpus baseado na mudança do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a execução de pena dos réus condenados em 2ª instância.


O ex-ministro tem duas condenações na Operação Lava Jato. No primeiro processo, ele foi condenado a 30 anos e 9 meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em maio de 2016.


Dirceu ficou preso em Curitiba entre agosto de 2015, quando foi deflagrada a 17ª fase da Lava Jato, e maio de 2017.


O STF concedeu ao ex-ministro um habeas corpus e o direito de aguardar o julgamento dos recursos desse processo com monitoramento por tornozeleira eletrônica.


Em 2018, depois que os recursos foram julgados, Dirceu voltou à prisão. Ele foi solto novamente em junho de 2018, após uma determinação da Segunda Turma do STF, que considerou que ele deveria aguardar em liberdade até que os recursos fossem julgados pelo STJ.


Dirceu também foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, em maio de 2017, em um processo que investigou recebimento de propina em um contrato com a empresa Apolo Tubulars para o fornecimento de tubos para a Petrobras, entre 2009 e 2012. Ele foi preso por essa condenação em maio deste ano.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - MALAFAIA FAZ ‘LOBBY’ COM BOLSONARO POR INDICAÇÃO DE JUIZ FEDERAL PARA O STF

 

Por Agora RN — A menos de dois meses para a aposentadoria do ministro Celso de Mello, lideranças evangélicas intensificaram o “lobby” junto ao presidente Jair Bolsonaro para tentar emplacar o substituto do decano no Supremo Tribunal Federal (STF).

Um desses movimentos ocorreu na manhã da última quarta-feira 2, quando o pastor Silas Malafaia, presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil, se reuniu com Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Acompanhado do apóstolo César Augusto, fundador e líder da Igreja Fonte da Vida, Malafaia entregou ao presidente uma lista com assinaturas de lideranças evangélicas em defesa da indicação para o STF do juiz federal William Douglas dos Santos.

A informação foi confirmada à CNN por duas fontes, sendo um aliado de Bolsonaro e outro próximo a Malafaia e Augusto. Segundo essas fontes, a lista tem assinaturas de líderes da Assembleia de Deus, Igreja Batista, Fonte da Vida, Quadrangular, M12 e Igreja da Graça.

Santos tem 53 anos de idade, é titular da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ) e também atua como escritor e professor universitário. Antes de assumir como magistrado, também trabalhou como defensor público e delegado de polícia no Rio de Janeiro.

O juiz é pastor da Igreja Batista, mas tem boa interlocução com as principais lideranças evangélicas de outras denominações — ele é amigo de Malafaia e de Augusto. Santos costuma proferir palestras em cultos e eventos evangélicos.

Segundo apurou a CNN, na reunião com Bolsonaro, Malafaia e Augusto ressaltaram que o nome de Santos é o preferido deles, mas ponderaram que “aceitariam” a indicação do atual ministro da Justiça, André Mendonça, pastor da Igreja Presbiteriana.

De acordo com fontes do Planalto, Bolsonaro disse a Malafaia e Augusto que analisaria o currículo do juiz federal, mas não assumiu qualquer compromisso. Procurado desde sexta-feira, Malafaia não se pronunciou. Oficialmente, o Planalto informou que não comentaria o assunto.

*Com informações da CNN Brasil

CASO MARIELE E ANDERSON - POLÍCIA DO RJ CUMPRE 5 MANDADOS EM AÇÃO ENVOLVENDO SUSPEITO DE MATAR MARIELLE

 

Por Thayana Araújo, da CNN, no Rio de Janeiro — A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro (DHRJ) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizam nesta quarta-feira (9) uma operação para cumprir cinco mandados de busca e apreensão no RJ e em SP.

Os alvos são personagens conhecidos no território fluminense: o ex-vereador Cristiano Girão e o policial militar reformado Ronnie Lessa, preso suspeito de atentado contra a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

A ação acontece nos bairros de Recreio, Bangu, Gardênia Azul e Barra da Tijuca, todos na zona oeste da capital fluminense.

De acordo com fontes da Polícia Civil, os alvos da operação de hoje estão envolvidos no homicídio de um casal, em junho de 2014, com mais de 40 tiros, em Gardênia Azul. Um dos personagens da investigação é Ronnie Lessa, suspeito de ligação com o assassinato do casal.

As vítimas, identificadas como Juliana Sales e André Zóio, estavam em um carro quando foram abordadas por pelo menos três homens em outro veículo.

Segundo as investigações do DHRJ, Cristiano Girão teria contratado Lessa para matar o casal, cujo homem era miliciano em Gardênia Azul. Os policiais estiveram nesta quarta nos endereços do ex-vereador na Barra da Tijuca e em um município localizado a 40 km da capital de São Paulo.

A Divisão de Homicídios identificou semelhanças entre o assassinato do casal e o da vereadora Marielle Franco, como o carro das vítimas em movimento no momento dos disparos e com muitas rajadas de tiros.

SOLIDARIEDADE É O PRIMEIRO PARTIDO A HOMOLOGAR CHAPA NAS ELEIÇÕES 2020 EM JARDIM DE PIRANHAS HOJE (09).

O Partido Solidariedade, homologa na noite desta quarta feira (09) ás 20:00hs na Câmara Municipal de Jardim de Piranhas, dando inicio as Convenções Municipais para as eleições de 2020. Chamada no popular como (chapa puro sangue), o partido não fará aliança com os demais na disputa tanto para o executivo como para o legislativo. Encabeçada pelo (radialista, ativista e produtor teatral) Diassis Silva para o executivo, acompanhado como seu vice o (técnico de internet) Hieronildo, saindo das suas pré candidaturas, e logo em breve para oficialização das candidaturas oficiais. O Solidariedade, esteve nas últimas semanas ainda enfrentando pequenas articulações internas, no qual foi logo resolvido, e hoje (09) concretiza para o registro em Ata de Convenção e em breve no Cartório Eleitoral, seguindo os trâmites legais da Justiça Eleitoral.

Pré-candidatos devem solicitar certidão de antecedentes ao TJRN por formulário eletrônico até 23/9

 

TJRN-750x500Os pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano, no Rio Grande do Norte, devem solicitar as certidões para fins eleitorais, referentes ao segundo grau, através de formulário eletrônico, disponível em http://www.tjrn.jus.br/certidaoeleitoral. As solicitações destas certidões ao TJRN devem ser feitas até o dia 23 de setembro.

No formulário eletrônico, o solicitante deve informar seu nome completo, CPF, RG, nome do pai e da mãe, além de endereço de e-mail. A certidão será enviada ao correio eletrônico do solicitante em até 72 horas, não havendo necessidade, portanto, de o cidadão procurar presencialmente o Tribunal de Justiça.

Além de garantir praticidade e conforto, a medida respeita os protocolos sanitários e de biossegurança, evitando aglomeração na sede do Poder Judiciário. A certidão para fins eleitorais, referente ao 1º Grau, também pode ser solicitada virtualmente no site do TJRN (http://esaj.tjrn.jus.br/esaj/portal.do?servico=810000).

SEJA VOLUNTÁRIO E A GRANA FICA NO TSE E PARTIDOS - Campanha Mesário Voluntário já levou quase 9.300 eleitores do RN a se inscreverem

 

MESÁRIO VOLUNTÁRIODesde o dia 1º de setembro mais de 871 mil mesários de todo o Brasil estão sendo treinados para as Eleições de 2020. Em virtude da pandemia do Covid-19, o treinamento foi repensado para a proteção daqueles que trabalharão no pleito. A preparação dos mesários está sendo realizada na plataforma de ensino à distância do Tribunal Superior Eleitoral. Dentre os conteúdos do treinamento estão orientações e protocolos para proteção contra o vírus.

No Rio Grande do Norte, já são 9.278 voluntários inscritos, o que representa 35,68% do total de vagas. Em Natal, 3.054 pessoas se inscreveram para serem mesárias, sendo 61,08% das vagas da capital. No entanto, Teresa Câmara destaca que a inscrição não garante a convocação para trabalhar na eleição.

“É preciso ser convocado pela Justiça Eleitoral, através dos Cartórios Eleitorais, para trabalhar e garantir os benefícios de ser mesário”, explica. “Além disso, só poderá trabalhar quem tiver realizado devidamente os treinamentos”, conclui.

OMS alerta que vacinação ampla só deve ocorrer em 2022

 

omsA Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (9) que uma vacinação ampla da população mundial contra o novo coronavírus Sars-Cov-2 só deve ser realizada em 2022, embora os grupos de risco possam ser imunizados no fim deste ano. “Não é uma fórmula mágica que chegará em janeiro e resolverá os problemas do mundo”, afirmou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

Segundo a pesquisadora da entidade, “vai demorar muito para chegar à imunidade de rebanho, com 60% ou 70% da população imunizada, e realmente parar a transmissão”. “Vai ter que esperar até 2022 sem dúvida e até lá as populações devem ser disciplinadas”, acrescentou.

Swaminathan citou desafios científicos e estruturais relacionados à produção dos imunizantes, além de lembrar que os resultados dos testes de fase 3 só serão divulgados no fim deste ano e início de 2021. “Então, será preciso passar pelo processo de avaliação e licenciamento”, disse.

Detran retoma prova teórica de Habilitação em cinco cidades do interior

 

Detran - Prova Teórica de HabilitaçãoO processo de retomada gradual dos serviços presenciais oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detra) avança com a reativação do sistema de avaliação teórica dos candidatos a retirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no interior do Estado. A medida aciona a realização do “Provão” nas cidades de Currais Novos, Assú, Macau, Apodi e Lagoa Nova.

A Coordenadoria de Registro de Condutores do Detran, divulgou hoje o calendário para aplicação do exame teórico, que analisa os conhecimentos daqueles usuários que já cumpriram a carga horária das instruções ministradas nas salas de aulas dos centros de formação de condutores (CFCs). O processo inicia pelo município de Currais Novos, nos dias 14 e 16 deste mês, seguindo por Lagoa Nova, dia 15, Assú, 22 e 30, Apodi, dia 24, e Macau, dia 29.

Presidente da AstraZeneca afirma que voluntária de vacina teve sintomas neurológicos

 

vacinaO presidente da farmacêutica AstraZeneca, Pascal Soriot, disse nesta quarta-feira (9), em uma reunião com investidores, que os testes com a vacina contra a Covid-19 foram pausados depois que uma voluntária apresentou sintomas que podem estar vinculados a uma inflamação rara da medula, conhecida como mielite transversa. A informação foi divulgada pelo site STAT, que é especializado em saúde e ligado ao jornal americano “Boston Globe”.

Na terça-feira (8), o site STAT foi o primeiro a divulgar a suspensão dos testes, notícia que depois foi confirmada pelos desenvolvedores da vacina e por autoridades.

De acordo com o STAT, na reunião com investidores o presidente Pascal Soriot afirmou que, apesar dos sintomas, o diagnóstico de mielite transversa na paciente ainda não foi confirmado. Ele também disse que a voluntária está melhorando e provavelmente terá alta do hospital nesta quarta.

Após a publicação da reportagem, a agência de notícias Reuters divulgou posicionamento da AstraZeneca que reafirma o diagnóstico do quadro da voluntária ainda está pendente e que é incorreto dizer que os testes foram suspensos por causa de um caso de mielite.

Taxa de eficiência da CoronaVac em idosos é de 98%, diz Doria

 

vacina coronavírusO governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (9) que a vacina chinesa CoronaVac, que está sendo produzida com apoio do Instituto Butantan, tem apresentado 98% de eficácia no combate ao novo coronavírus em idosos. A vacina ainda está em fase de testes. No Brasil, 9 mil voluntários da área da Saúde participam da testagem com a CoronaVac, que está na Fase 3 de testes em humanos.

“Os testes demonstram que a vacina CoronaVac é segura e tem taxa de eficiência de 98% na imunização de idosos. Estudos da segunda fase de testagem demonstram que pessoas com mais de 60 anos, que representam um dos grupos de risco [para o novo coronavírus], receberam mais de uma dose da vacina e a resposta imune chegou a 98%”, afirmou o governador.

Justiça declara inconstitucional ‘Taxa dos Bombeiros’ cobrada no RN

 

BOMBEIROS EM CAICÓO Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte declarou nesta quarta-feira (9) que é inconstitucional a taxa anual de “prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento em imóveis localizados na Região Metropolitana de Natal e no interior do estado”, assim como a taxa anual de “proteção contra incêndio, salvamento e resgate em via pública para veículos automotores”, conhecida como “Taxa dos Bombeiros”, cobrada pelo Detran desde o ano passado.

Relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o desembargador Vivaldo Pinheiro explicou que, por essas atividades serem específicas do Corpo de Bombeiros, elas não podem ser custeadas pela cobrança de taxas. Elas devem ser custeadas pela receita obtida através de cobrança de impostos.

Para o Ministério Público Estadual, autor da ação, os serviços deveriam ser custeados através de impostos, já que são colocados à disposição, sem distinção, de toda a coletividade, e não através de taxas, que se predestinariam ao custeio do exercício do poder de polícia e da prestação de serviços caracterizados pela especificidade e pela divisibilidade.

TSE divulga limites de gastos de campanha para as Eleições 2020


3be39a80-6961-436c-83d9-1eedf9779083Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os limites de gastos que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador deverão respeitar, em suas respectivas campanhas, para concorrer nas Eleições Municipais de 2020, atendendo ao que determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Os limites podem ser consultados neste link e, em breve, serão disponibilizados também no sistema DivulgaCandContas.

Segundo a Lei das Eleições (artigo 18-C), o limite de gastos das campanhas dos candidatos a prefeito e a vereador, no respectivo município, deve equivaler ao limite para os respectivos cargos nas Eleições de 2016, atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por índice que o substitua. Para as eleições deste ano, a atualização dos limites máximos de gastos atingiu 13,9%, que corresponde ao IPCA acumulado de junho de 2016 (4.692) a junho de 2020 (5.345).

Quem desrespeitar os limites de gastos fixados para cada campanha pagará multa no valor equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto fixado, sem prejuízo da apuração da prática de eventual abuso do poder econômico. Nas campanhas para segundo turno das eleições para prefeito, onde houver, o limite de gastos de cada candidato será de 40% do previsto no primeiro turno.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

EX-PREFEITO DIZ QUE ROUBOU MENOS QUE O ATUAL AO MANIFESTAR APOIO A CANDIDATO


Foto: Youtube


Folha de S. Paulo — Em convenção do MDB neste domingo 6 para oficializar a candidatura do médico Cristiano Brito para a Prefeitura de Cocal, no Piauí, o ex-prefeito da cidade, José Maria Monção, comparou-se ao atual detentor do cargo, Rubens Vieira (PSDB), e disse ter roubado menos que ele.
“Temos que mudar o Cocal. Não é que o Cocal seja o fim do mundo, mas com essa administração todos padecem. Fui prefeito três vezes, sei do sofrimento, mas também não roubei o tanto que esse aí roubou, não. Esse é descarado, tá afundando o Cocal”, disse Monção.
Os presentes reagiram ao depoimento com risadas e palmas. O evento contou com a presença do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.
“Posso até ter tirado alguma coisa, dado para os pobres. Na verdade, ninguém pode ser tão sincero. Se eu tivesse feito tudo direito não tinha ido preso, né? Se eu fui preso, tem algum motivo”, disse Monção.
“Mas político que rouba, rouba para dar para o povo. Difícil roubar para si. Agora esse aí [Rubens Vieira] roubou para ele. A maior mansão de Cocal é a dele”, completou.
Em 2009, Monção foi preso durante Operação Harpia da Polícia Federal, acusado de participação no desvio de R$ 2,6 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

ELEIÇÕES 2020: ELEITOR SEM MÁSCARA NÃO PODERÁ ACESSAR LOCAL DE VOTAÇÃO, DIZ TSE



Por Gustavo Garcia, G1 — O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta terça-feira (8) as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar.
Também será impedido de votar o eleitor que se recusar a higienizar as mãos antes e depois de usar a urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção.
Segundo o TSE, as regras valerão para todo o país, no primeiro e no segundo turno – marcados para 15 e 29 de novembro, respectivamente.
“Nós estamos tomando todas as precauções possíveis para minimizar os riscos. Para ter uma eleição 100% segura, não teríamos eleição, ficaria todo mundo em casa. Baixamos o risco ao mínimo possível”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Segundo o TSE, o mesário poderá pedir que o eleitor abaixe a máscara rapidamente para facilitar a identificação. Fora desse momento, o uso correto do equipamento é obrigatório enquanto o eleitor estiver no local.
O contato entre mesário e eleitor também será reduzido ao máximo para evitar risco de contágio. Em 2020, o eleitor deverá apenas exibir o documento de identificação ao mesário, que fará o registro sem encostar no papel.
Da mesma forma, o comprovante de votação será entregue apenas a quem fizer o pedido expresso. Quem não precisar da via em papel poderá emitir a comprovação posteriormente, pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE.
Com sintoma, sem voto
Outra recomendação nova, motivada pela pandemia, diz respeito aos eleitores com sintomas ou quadro confirmado de Covid-19. Segundo o TSE, quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições.
Neste caso, a recomendação é que o eleitor justifique a ausência, em um outro momento, e informe que deixou de votar por questões de saúde.
Se a pessoa com febre ou diagnóstico for mesária, deverá avisar a zona eleitoral para que haja uma substituição na escala.

VÔMITOS DO PRESIDENTE E SUA TRUPE - Bolsonaro diz ter compromisso com Constituição, soberania, democracia e liberdade, mas deu mau exemplo mais uma vez como é de costume.

 

jair-bolsonaroO presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7), em pronunciamento em rede nacional, que tem compromisso com a Constituição, com a preservação da soberania, com a democracia e com a liberdade. O pronunciamento, sobre o Dia da Independência, foi gravado no Palácio da Alvorada (residência oficial) e durou pouco mais de três minutos.

“No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso país jamais abrirá mão”, afirmou o presidente.

Em outro trecho do pronunciamento, Bolsonaro afirmou que, nos anos 1960, “milhões de brasileiros” foram às ruas “contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. Enquanto o pronunciamento de Bolsonaro era exibido, cidades brasileiras registraram panelaço contra o presidente.

BOLSONAROPela manhã o presidente Jair Bolsonaro desfilou com crianças sem máscara e causou aglomerações de apoiadores ao participar da cerimônia do 7 de Setembro, nesta segunda-feira (7) em Brasília. Por causa da pandemia, a cerimônia foi diferente. No lugar do tradicional desfile militar, houve uma breve cerimônia com a execução de hinos, o hasteamento da bandeira e uma exibição da Esquadrilha da Fumaça.

Participaram a primeira-dama Michelle Bolsonaro, ministros e os presidentes do Congresso, Davi Alcolumbre, e do STF, Dias Toffoli. Ele e a primeira-dama Michelle Bolsonaro provocaram aglomeração ao cumprimentar e fazer fotos com apoiadores na grade do Alvorada. Até 800 pessoas tiveram autorização para assistir à cerimônia, informou a Secretaria de Comunicação.

Vacina da Rússia pode receber aval esta semana para início da aplicação na população do país

 

VACINA CORONAVÍRUSO vice-diretor do Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, órgão do Ministério da Saúde da Rússia, Denis Logunov, informou na sexta-feira (4) que a vacina candidata do país contra o coronavírus, a Sputnik V, poderá ser liberada para a população esta semana. “Dentro de alguns dias, entre 10 e 13 de setembro, devemos obter permissão para lançar um lote da vacina para uso civil. A partir deste momento, a população passará a ser vacinada”, disse Logunov no dia 4 à agência de notícias Tass.

“O registro da vacina permite a vacinação de toda a população, mas os grupos de alto risco virão primeiro. Não há restrições para os demais grupos, mas o Ministério da Saúde definiu a tarefa de proteger os grupos de risco em primeiro lugar “, afirmou Logunov. Segundo o vice-diretor, existe uma “vasta base de evidências de que a vacina é segura” e que a segurança “foi o principal pré-requisito para seu registro”.


Governadora do RN anuncia que aulas presenciais na rede pública só voltam em 2021


EDUCAÇÃOA governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que as aulas presenciais na rede pública do estado só serão retomadas em 2021. A declaração foi dada durante um fórum virtual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu na manhã desta terça-feira (8).

Ainda segundo a governadora, um novo decreto estadual será editado e publicado nos próximos dias. A decisão é referente à rede pública. Segundo o governo, as escolas privadas seguem com a perspectiva de voltar no dia 5 de outubro.

“Quero aqui nesse momento, na condição de governadora, informar que as atividades presenciais no âmbito na educação do Rio Grande do Norte só serão retomadas no ano de 2021”, afirmou Fátima, no encontro. De acordo com ela, a decisão foi tomada após consulta a entidades e inclusive levando em consideração enquetes e pesquisas locais e nacionais.

Trabalhador que teve contrato suspenso receberá 13º salário menor em 2020


carteira-de-trabalhoUm dos benefícios mais esperados pelos trabalhadores, o 13º salário, será impactado para aqueles que tiveram seu contrato de trabalho suspenso ou a jornada reduzida devido à pandemia de Covid-19. Por conta da medida, esses trabalhadores deverão receber um valor menor que o usual no chamado abono natalino. A suspensão de contratos e redução de remuneração e jornada por até seis meses foram permitidos por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, do Governo Federal.

No caso dos contratos suspensos, os salários são cobertos pelo governo federal até o limite do teto do seguro-desemprego (R$ 1.813,03) para funcionários de empresas com receita bruta até R$ 4,8 milhões. Já quem teve a jornada reduzida, recebe o salário proporcional da empresa e um complemento relativo a uma parte do valor do seguro-desemprego.

CURIOSIDADES - STF encerra processo mais antigo do Brasil, movido por Princesa Isabel.

  decidiu que, com a proclamação da República, foram extintos os “privilégios de nascimento, os foros de nobreza, as ordens honoríficas, as regalias e os títulos nobiliárquicos”. Dessa forma, as obrigações do Estado com a família real foram revogadas, dentre elas a posse do Palácio, que foi adquirido com dinheiro do Tesouro. Inclusive, segundo o acórdão do processo, uma lei editada durante a monarquia conferiu aos imóveis “adquiridos para a residência da família imperial” o título de posses do governo.

A relatora do processo, ministra Rosa Weber, negou provimento em sessão virtual da Primeira Turma. O ministro Luiz Fux foi impedido. Em 2018, o  Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia decidido, por unanimidade, que o palácio pertencia ao Estado. No entanto, a família real, pelo sobrinho-neto da princesa dom Bertrand de Orleans e Bragança, recorreu ao Supremo, que decidiu por um fim ao longo processo. Não cabe, inclusive, nenhum tipo de reparação aos herdeiros da família real. O Palácio da Guanabara é, atualmente, a sede do governo do Rio de Janeiro.
h
Princesa Isabel em fotografia de Joaquim Insley Pacheco em 1865 – Joaquim Insley Pacheco/Dedoc
Jovem Pan