Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 26 de abril de 2023

CURIOSIDADES - Pesquisa constata altos coeficientes de suicídio em população masculina

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, globalmente, uma pessoa morre por suicídio a cada 42 segundos. Países de baixa e média renda, como o Brasil, por exemplo, concentram 77% das ocorrências globais. Pesquisa da UFRN mostra que, no cenário nacional, existe uma predominância entre os homens, que apresentam um risco 3,8 vezes maior de morte por essa causa em relação às mulheres.

Os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, foram levantados por Weverton Rodrigues em sua pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Demografia da UFRN (PPGDem), sob a orientação da professora Karina Cardoso Meira.

O pesquisador analisou os números de suicídio de homens brasileiros no período de 1980 a 2019. Os resultados sugerem uma dualidade: houve a redução do risco de morte por arma de fogo, mas uma tendência de aumento da mortalidade total. No período contemplado, o Brasil registrou 36.895 casos por armas de fogo (2,5 mortes a cada 100.000 homens) e 231.821 suicídios totais (9,05/100.000 homens).