Realização Luck Entretenimento

terça-feira, 2 de abril de 2013

SAÚDE DE JARDIM NA LAMA-LEITOR ESCREVE AO BLOG

A leitora descreveu em sua carta e através de depoimento ao o blog, que passou por uma cirurgia na coluna no dia 28/01/13, para a retirada de um tumor ficando inclusive de cadeira de rodas por três meses, logo após a cirurgia a pacientes sentiu dores e foi encaminhada a Dra. Eliane M. dos Reis, médica da Liga em Natal, onde a mesma solicitou exames no dia 21/02/13, inclusive em caráter  de urgência como podemos observar na foto do laudo médico. Só que quando procurou a secretaria de saúde de Jardim de Piranhas, foi informada que não se fazia esse exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive questionando a médica por ela ter colocado a solicitação em caráter de urgência. Só que a paciente precisa deste exame, pois sem ele não poderá fazer seu tratamento, e mais, só que pacientes com câncer avançado não pode ficar sem seus tratamentos, isso inclui, exames, medicamentos dentre outros. Ainda citou um parlamentar que falou, que as solicitações que chegavam para a secretaria de saúde com urgência, era as próprias pessoas que colocava. Citou ainda que foi abandonada em uma rua de Natal por um motorista da prefeitura com 30 dias de sua cirurgia. E finalizou dizendo: "É muito triste você só vale de quatro em quatro anos, aqui não é conversa mentirosa".
Do blog: A secretaria marcou seu exame para 24/04/13, mais só fará a tomografias de tórax, pois os outros exames o SUS não cobre, e que a secretaria de saúde não tinha condições de cobrir, no caso ( PAGAR ), os outros exames.
Só que fica a pergunta: Porque que na administração passada do ex-prefeito António Macaco, muito desses tipos de exames, tratamentos, ou até medicamentos que não tinha disponível na rede de saúde municipal, era garantido pela secretaria de saúde ou pelo município?
Porque pelo que sabemos, é obrigação do município, estado ou união, a assistência seja ela qual for ao cidadão que não tenha condição ou de baixa renda, é um direito constitucional.
ONDE FICA OS DIREITOS DO CIDADÃO?
Lembramos que este, é só um, dos muitos casos que vive a saúde de Jardim de Piranhas.