Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

RECORDE MACABRO: 28 JOVENS BRASILEIROS SÃO ASSASSINADOS TODOS OS DIAS

Morrem 28 crianças e adolescentes assassinados no Brasil todos os dias. Essa média foi apontada pelo Datasus de 2013. De 1990 a 2013, o homicídios de brasileiros com até 19 anos dobrou. Apenas em 2013, foram 10,5 mil casos no Brasil. O cenário perturbador posiciona o nosso país no segundo lugar do ranking dos países com maior número de assassinados de jovens com até 19 anos, perdendo apenas para a Nigéria. 
A impunidade é um excelente combustível para aumentar esse número. De acordo com a Associação Brasileira de Criminalística, entre 92% e 95% dos homicídios em geral cometidos no Brasil não são solucionados. 
As vítimas possuem cor, sexo predominante. Entre os adolescentes negros, a taxa de homicídio é quatro vezes maior. E o fato de ser homem multiplica o risco de ser vítima de homicídio em quase 12 vezes. Segundo o Mapa da Violência divulgado em 2014, o número de adolescentes brancos vítimas de homicídio vem se reduzindo, enquanto o de adolescentes negros aumentou 55,3% entre 2001 e 2011.
Enquanto ignoramos os números dessa tragédia diária, pouco é feito para garantir o direito à vida dos 59,7 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Uma população que equivale à todos os habitantes da Itália. Mais da metade dessa população se declara afro-brasileiros. Se mantivermos a média atual, 42 mil adolescentes serão assassinados entre até 2019 seguindo a estimativa feita a partir do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).
Não podemos aceitar os fatos como números elásticos que crescem ou reduzem conforme medidas tímidas das lideranças políticas. Contra a desumanização das crianças e adolescentes mortas diariamente no Brasil, a Unicef publicou um vídeo comovente com o depoimento das mães de três jovens mortos.