Realização Luck Entretenimento

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Câmara de Natal rejeita redução do “super recesso” e enfrenta repercussão negativa

Câmara de Natal rejeita redução do “super recesso” e enfrenta repercussão negativa

Crédito da foto: Elpídio Júnior / Câmara de Natal (RN)
Texto: João Victor Leal
A Câmara Municipal de Natal (RN) votou na última terça-feira (22/08), um projeto de resolução, de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL), que buscava reduzir em 32 dias o período de recesso na casa parlamentar. Atualmente, os vereadores de Natal contam com um “super recesso” de 92 dias, um tempo muito superior ao que é aplicado no Congresso Nacional (55 dias) e até mesmo em Câmaras Municipais de cidades como Fortaleza (56 dias), Recife (67 dias) e João Pessoa (70 dias).
Em uma sessão marcada por defesas apaixonadas do “super recesso”, a proposta do vereador do PSOL contou com apenas 7 votos favoráveis e 15 votos contrários. Essa foi a segunda tentativa do vereador para tentar baixar o tempo de recesso em Natal, algo que ele considera “vergonhoso”.
“Nós tentamos de tudo para reduzir para 60 dias o tempo de recesso, mas infelizmente não passou. Acho que isso é uma agressão aos trabalhadores, mas não vai ficar assim, continuaremos insistindo na redução do recesso”, afirmou Sandro.
O resultado da votação não ficou restrito as paredes do plenário da Câmara e ganhou grande repercussão na cidade. Nas redes sociais, se multiplicaram posts com o placar da votação, onde a população lamenta a posição dos parlamentares que rejeitaram a matéria, cobra mais eficiência do poder legislativo e o fim dos privilégios para políticos.
A decisão de manter o “super recesso” também virou pauta de veículos nacionais de imprensa. O programa Estúdio I,da Globo News, repercutiu o resultado da votação e questionou a produtividade de um vereador que atua na capital potiguar. Após a repercussão negativa da votação, os vereadores da Câmara já avaliam uma proposta para fixar em 45 dias o período de recesso.
O projeto para redução do recesso na Câmara de Natal acompanha uma série de ações, propostas pelo vereador Sandro Pimentel, que visam ampliar a moralidade e a transparência no legislativo natalense. Foram conquistas de seu mandato o fim do voto secreto, a publicação de presença dos vereadores no site da Câmara e a implementação de desconto no salário dos vereadores que faltam sem justificativa.