Realização Luck Entretenimento

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dois seridoenses na disputa pelo poder em Brasília


agaciel e joe

A menos de um mês para a eleição que vai escolher os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a disputa está acirrada. Ao menos cinco nomes articulam a candidatura para o cargo mais cobiçado da cúpula da Casa. A votação será realizada em 15 de dezembro. As articulações para o pleito acontecem em um momento de grande expectativa entre os distritais: o prazo para o fim das investigações da Operação Drácon acabou ontem e o Ministério Público do Distrito Federal está finalizando a apuração de denúncias envolvendo cinco deputados.
Com o avanço das articulações, a semana reserva movimentos decisivos para os rumos do pleito. O Bloco Sustentabilidade e Trabalho, da base governista, definirá, até quarta-feira, o representante na corrida: Israel Batista (PV) ou Joe Valle (PDT). A oposição, em outra vertente, deve dar fôlego à tentativa de emplacar Wellington Luiz (PMDB), presidente da CPI da Saúde, como postulante ao cargo.
Oficialmente, apenas Agaciel Maia (PR) lançou a candidatura. A expectativa é que o atual presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, conhecido pelo diálogo com oposicionistas e governistas, receba a bênção do chefe do Executivo local. Caso o apoio seja efetivado, o integrante do PR conquistará os votos do presidente em exercício da Câmara, Juarezão (PSB), e de Luzia de Paula (PSB). Com um discurso de pacificação, o deputado distrital já articula há algumas semanas com lideranças na Casa. “Vivemos uma fase difícil. Alguns parlamentares acreditam que aprovar projetos de iniciativa do GDF fortalece o governo e enfraquece a oposição; por isso, caem na contradição. Há a necessidade de impulsionar o diálogo e resolver as questões internas, para oferecermos um melhor serviço à população”, apontou.