Realização Luck Entretenimento

segunda-feira, 5 de março de 2018

De acordo com laboratório da UFRN terra tremeu em Macéio

tremor de terra sentido no fim da tarde de ontem, 3, em Maceió, foi de magnitude preliminar estimada em 2,5 da escala Richter, segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN).
“Ontem, dia 03/03, às 17:30 UTC (14:30 hora local) ocorreu um tremor de terra em Maceió, de magnitude preliminar estimada em 2,5. Esse evento foi sentido em diversos bairros da cidade e foi registrado por diversas estações operadas pela UFRN no Nordeste”, expõe a nota disponibilizada no blog Sismos do Nordeste, do LabSis/UFRN.
Já o radar da Universidade de São Paulo (USP) registrou um abalo sísmico em Satuba, município da região da Grande Maceió, horas depois da população da capital alagoana ter sentido o abalo sísmico na tarde do sábado. O tremor foi de magnitude 2,4 e aconteceu às 17h30, segundo o centro.
De acordo com a escala Richter, que mede a magnitude local de tremores de um sismo, um tremor de dimensão 2,5 é considerado muito pequeno, podendo não ser sentido pela população e nem causar danos.
A dimensão da magnitude do tremor divulgada até o momento corresponde a uma previsão, já que só após estudos mais aprofundados é possível ter o valor exato da pontuação na escala Richter.
O tremor de terra foi sentido em diversos bairros da capital alagoana, registrando rachaduras em ruas e imóveis e provocando pânico na população.
No mesmo dia, choveu em Maceió 43% do previsto para todo o mês de março, em apenas seis horas, entre a madrugada e a manhã deste sábado. Uma cratera chegou a ser formada na avaenid alitorânea.