Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 21 de março de 2019

Estudantes do RN tentam levar projeto inovador aos Estados Unidos



Um projeto de engenharia de alunos potiguares está concorrendo a participar de uma feira internacional nos Estados Unidos. Três estudantes do Sesi-RN integram uma das equipes que participam e concorrem na 17ª Edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace).
Luís Felipe Rodrigues da Silva, Victor Rodrigues da Silva Fonseca e Lucas Ferreira Cavalcanti desenvolveram e apresentam nesta feira um sistema para reutilização de água para otimizar ar condicionados automotivos.
Os internautas podem “curtir” neste link (https://febrace.org.br/virtual/2019/ENG/131/) e, com isso, automaticamente votam no projeto como o favorito entre os que participam da feira. Os estudantes estão em São Paulo, onde ocorre a mostra presencial da Febrace. A votação pela internet nos projetos favoritos encerra nesta sexta-feira (22).
A feira tem a participação, como expositores, de 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o país. Se o projeto dos estudantes for escolhido como o melhor, eles irão apresentá-lo em feira internacional nos Estados Unidos no mês de maio.
A mãe do estudante Lucas Ferreira, Elaine Cavalcanti, se empenha em Natal para conseguir votos para a equipe ser aprovada. O projeto deles ganhou o primeiro lugar na Feira Ciência Jovem, ocorrida na cidade do Recife (PE), em novembro de 2018.
Sobre o projeto
Os estudantes constataram que alguns carros, quando ficam parados no trânsito, têm uma queda no rendimento no ar condicionado. “Verifica-se que, em razão do tempo elevado em que os veículos ficam parados em congestionamento, uma diminuição da performance, fato que se dá em razão do não recebimento da refrigeração natural do ar circulante, acabando desse modo por afetar no funcionamento de alguns componentes, principalmente o condensador”, observaram.
Para evitar essa queda na climatização interna dos veículos, eles projetaram um mecanismo para reutilizar a água proveniente do dreno do ar condicionado. O mecanismo criado mantém o desempenho do sistema de refrigeração, melhorando o conforto e a segurança nos carros que ficam em longos períodos no trânsito. O projeto tem a orientação dos professores Diego Bezerra Cavalcante e José Rodrigues da Fonseca Segundo.
Fonte:OP9