Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Polícia prende casal por manter idosa em cárcere privado durante 20 anos

Elcio Pires Junior e Marina Okido foram presos pela polícia de Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTV
A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta terça-feira (25), um casal suspeito de manter uma idosa em cárcere privado por aproximadamente 20 anos em Vinhedo (SP). A corporação recebeu uma denúncia de estelionato contra os suspeitos, mas, quando chegou à residência, encontrou a vítima.

Ainda segundo a polícia, ela era mantida em situação análoga à escravidão e obrigada a cuidar da mãe da mulher presa, de 88 anos, sem receber nenhum salário ou benefício pela função.
De acordo com a investigação, a mulher de 63 anos pediu ajuda para os agentes e, após achar a situação estranha, a polícia conduziu o casal até a delegacia para prestar depoimento. No local, foi descoberto que a família da vítima, que é de Colorado (PR), já havia registrado um boletim de ocorrência de desaparecimento em 1996.
Os suspeitos retinham o documento da mulher com eles e entregaram aos policiais na delegacia. A idosa vivia em dois cômodos sem acesso à rua e não tinha nenhum contato com o mundo externo. A polícia ainda informou que ela veio do Paraná para o estado de São Paulo para trabalhar como empregada doméstica na residência do casal, primeiro em Campinas e depois em Vinhedo, mas nunca recebeu dinheiro por isso. A vítima também já foi agredida pelos criminosos.
“ELA NÃO TINHA CONTATO COM O MUNDO EXTERIOR. ELA TINHA UM ISOLAMENTO SOCIAL ABSURDO. ELA NÃO SAÍA DA RESIDÊNCIA, NÃO FALAVA COM NINGUÉM A NÃO SER COM OS AUTUADOS E COM A SENHORA IDOSA”, AFIRMOU A DELEGADA DENISE MARGARIDO.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o casal usava uma conta aberta no nome da idosa para aplicar golpes em comércios no bairro Vila João XXIII, em Vinhedo. “Eles abriram a conta com a justificativa de pagar o salário dela, mas nunca pagaram e começaram a dar cheques em lojas para praticar o estelionato”, explicou a delegada.
O casal foi preso e será indiciado por estelionato, tortura e cárcere privado. Eles vão passar por audiência de custódia ainda nesta terça-feira. A mulher que era cuidada pela vítima estava muito debilitada e foi encaminhada para a Santa Casa de Vinhedo. Já a idosa que era mantida em cárcere privado foi levada para um abrigo municipal.
De acordo com a Polícia Civil, o casal e as idosas viviam em casas separadas, mas os suspeitos iam até a residência das mulheres todos os dias. A mulher tinha passagem por agressão na década de 1970 e o homem não tinha antecedentes criminais.

‘Nunca tinha visto isso’

A assistente social que atendeu a vítima afirmou que ficou chocada com o caso e nunca tinha visto uma situação semelhante.
“COMO ELA VIVIA NESSE ISOLAMENTO SOCIAL, ELA NÃO SABE ONDE ELA MORA, NÃO SABE ONDE FICA VINHEDO, QUE BAIRRO É AQUELE”, DISSE GIORGIA BEZERRA.