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sexta-feira, 13 de julho de 2012

COMO PRETENDEM GOVERNAR JARDIM – 2ª PARTE

 Fonte:blog do Alcimar
Eis as propostas para a educação, a cultura, o esporte e o lazer:
COLIGAÇÃO “JARDIM UNIDA”

EDUCAÇÃO e CULTURA
A educação é um dos maiores fatores de transformação social de uma cidade, estado ou país. A parceria entre o poder público, pais, alunos, professores e a comunidade irá fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e valorizar o papel da escola, visando à formação de cidadãos preparados para conquistar o seu futuro.
Ações:
– Reestruturação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, provendo de profissionais qualificados( técnicos em educação) para atender a demanda educacional do município, além da criação da Secretaria Municipal de Cultura a fim de melhor atender as necessidades culturais locais.
– Melhorar a estrutura organizacional da educação rural.
– Criação de um Centro Municipal de Ensino Infantil, além de garantir melhorias nas condições estruturais e de funcionamento da Creche Municipal Santa Mônica para atender em tempo integral, facilitando a vida das mães trabalhadoras que tem filhos de 0 a 05 anos.
– Reforma e ampliação das Escolas Monsenhor Walfredo Gurgel e Profª. Maria Cruz de Medeiros e melhoria nas condições das estruturas físicas das demais instituições de ensino, provendo espaços, equipamentos e materiais essenciais para o cumprimento das metas de qualidade para a educação pública municipal.
– Garantia da continuidade dos Programas e Ações do MEC/ governo federal no município (Ensino Fundamental de 9 anos, Saúde na Escola, PDE-Escola , FUNDEB, Pró-Conselho, Pró-letramento, PAR, Programa Nacional de Biblioteca na Escola – PNBE- Gestar II, Olimpíada de Lingua Portuguesa e de Matemática, Programa Nacional do Livro Didático – PNLD- Proinfo, Escola Ativa,
Alimentação Escolar, Transporte Escolar, entre outros).
– Implantar e implementar horário integral nas escolas com apoio às atividades sócio – educativas no contra turno escolar.
– Dar continuidade ao trabalho de valorização dos profissionais do magistério público municipal.
– Dar condições aos órgãos competentes de melhorar os indicadores educacionais do município, conforme o compromisso assumido no plano de ações articuladas – PAR.
– Construção de um Plano Municipal de Educação garantindo, assim, metas, recursos, indicadores de avaliação e instâncias de participação que assegure a continuidade e acompanhamento pela sociedade civil no desempenho da política municipal de educação.
–Ampliação de recursos para a educação pública municipal de 25% para 30%.
– Provimento de número suficiente de profissionais qualificados nas instituições de ensino com formação, remuneração e condições de trabalho adequados, para assumirem funções educativas que permitam ampliar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
-Reforma e/ou construção da Sede da Secretaria Municipal de Educação.
- Projeto Aluno Nota 10: premiação anual para os alunos da rede municipal que apresentarem melhor desempenho. Viagem cultural acompanhada de do respectivo professor.
-Kit nota 10: Entrega do Kit Escolar, com fardamento completo, a todos os alunos da rede pública municipal, incluindo: fardamento, mochila, tênis e livros.
-Combate às drogas: parceria com o governo do RN (Polícia Militar) para implantação, nas escolas municipais, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
-Projeto Jardim em Cena: através de convênio com grupos/e ou atores, as escolas do município ofertarão aulas de teatro, contribuindo com a formação cultural e fomentando novos talentos na arte da dramaturgia.
-Projeto Sétima Arte: O cinema vai aonde o povo está. No caso, irá até a Zona Rural, aonde haverá a exibição de filmes nacionais, de forma itinerante, valorizando a cultura e disseminando arte entre as pessoas mais simples.
-Convênios com o Sistema S (SENAC, SENAI, SENAT, SESC e SEBRAE) para reforçar conteúdos específicos, transmitir aos alunos do ensino fundamental noções de empreendedorismo e auxiliar na qualificação dos pais desempregados ou desatualizados.
-Promoção de torneios esportivos e concursos culturais entre os alunos.
-Projeto Escola aberta: Dia de integração, reunindo pais, alunos, professores e servidores, com atividades esportivas, educativas, de recreação e/ou palestras, a critério da própria comunidade. Durante um dia, no final de semana, uma vez por mês, as escolas do município abrem suas portas para esta ação.
-Escola da Paz: Promover, em todos os níveis educacionais, a cultura da paz, da tolerância, da amizade, da cooperação, dos deveres e direitos da cidadania; do civismo, da ética, da moral, do
combate às drogas e do zelo pelo meio ambiente; preservação do patrimônio histórico e cultural, solidariedade, cooperação, liderança, iniciativa e respeito às diferenças e a educação no trânsito.
-Zelar pela qualidade e a melhoria contínua do ensino infantil e fundamental, por meio do correto planejamento, organização, coordenação e controle.
-Nossa Segunda Casa: Limpeza e manutenção (pintura e reparos) das escolas da rede, para que funcionem em perfeito estado de conservação, garantindo, no dia-a-dia, um espaço totalmente adequado a todas as atividades dos alunos, professores e servidores da rede, contribuindo também para a elevação de sua auto-estima.
ESPORTE E LAZER
Esporte é bom para todas as idades. Integra, une, socializa, promove a saúde e a inclusão social. No caso da Juventude, é um poderoso aliado contra a violência e as drogas. Já o lazer é um direito social previsto na constituição brasileira. Esporte e lazer muitas vezes se confundem. Mas só fazem o bem.
Ações:
Esporte:
- Projeto Jardim em Movimento: Criação do Complexo Esportivo e de Lazer para a prática de múltiplos esportes. Espaço projetado com pista de skate, pista de caminhada, quadra, área para capoeira, áreas de convivência e jardins, agregando pessoas de todas as faixas etárias.
-Projeto Jardim mais Feliz: Junção dos núcleos de esporte recreativo e de lazer no centro e localidades do interior do município, oferecendo atividades de oficinas esportivas, ginástica, dança, teatro e música para pessoas de todas as idades.
- Ampliação das quadras poliesportivas. Construção de 8 unidades, equipadas com traves de futsal, tabela de basquete, postes e rede de vôlei.
-Promover regularmente torneios e campeonatos esportivos na zona urbana e comunidades rurais.
-Incentivar e contribuir para a participação dos atletas jardinenses em competições e campeonatos intermunicipais, regionais e nacionais.
-Fortalecer a prática dos esportes amadores e recreativos.
Lazer:
-Fortalecer todas as festas populares e tradicionais no município, movimentando a região e resgatando a vocação de nossa cidade nos eventos festivos.
- Criar o Festival do Tecelão: festa anual, durante um fim de semana, movimentando o comércio e atraindo turistas para a cidade.
COLIGAÇÃO “DIGA SIM A JARDIM”

EDUCAÇÃO
A escola pública tem se constituído, historicamente, como espaço de
exclusão social. Hoje é necessário – e urgente – fazer com que a escola seja um componente fundamental para a inclusão social. Assumimos o compromisso para com a formação de um cidadão consciente e crítico dos seus direitos e deveres. Desta forma, a construção de uma escola pública participativa e de qualidade social, em nosso município, será de grande importância para o fortalecimento da democracia representativa e participativa.
Como diretriz estratégica prioritária, as ações na área de Educação
devem ser integradas como projetos e iniciativas das demais secretarias municipais. No nosso governo, será priorizada a qualidade social da escola pública. Significa dizer que a escola deverá atender plenamente as necessidades da comunidade, dando ênfase aos aspectos administrativos – com vistas à gestão democrática – e pedagógicos – visando à inserção social e cultural da comunidade por meio de ações educativas.
A nossa política educacional – baseada na qualidade social e no estabelecimento de uma escola pública inclusiva – terá como seus principais pilares:
. Democratização do acesso e garantia de permanência do aluno na
escola;
. Criação de ações destinadas ao fim da evasão, da repetência, da
reprovação e da distorção idade/série;
. Elaboração coletiva de um projeto pedagógico coerente com a realidade da escola, do aluno e, principalmente, do contexto socioeconômico e cultural em que estes se inserem;
. Fortalecimento da gestão democrática (eleição direta para diretor e vice), com a participação efetiva da comunidade;
. Construção do Centro de Educação Infantil;
. Nucleação das escolas rurais, eliminando, assim, as turmas multisseriadas;
. Reconstrução da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, adequando-a aos novos tempos, inclusive com reconstrução da quadra poliesportiva coberta;
. Concessão de reajuste do piso salarial dos professores tão logo este seja divulgado, com imediato pagamento do retroativo a 1º de janeiro de cada ano;
. Cumprimento do PCCR, com promoções concedidas como determina o plano;
. Redistribuição do pessoal pertinente à educação, colocando cada
servidor para exercer o cargo para o qual prestou concurso;
. Reconstrução das quadras poliesportivas das escolas Evanildo Mariano e Maria Cruz, inclusive com cobertura;
. Estímulo ao aperfeiçoamento dos docentes e pessoal técnico e à sua formação continuada;
. Criação da Casa do Estudante Universitário, que servirá de apoio aos estudantes que cursarem o ensino superior em Natal;
. Abertura de Concurso Público;
. Transporte escolar de qualidade gratuito para alunos do ensino básico;
. Ampliar o acervo da biblioteca pública municipal;
. Oportunizar auxílio deslocamento para universitários e alunos de cursos técnicos;
. Viabilizar a disponibilização de uniformes para os alunos da rede pública municipal;
. Apoiar o fortalecimento do Ensino Superior no município;
. Estimular a leitura através de oficinas, palestras, eventos e projetos que promovam o gosto pela leitura;
. Incentivar e apoiar a captação de recursos para a publicação de livros dos escritores e poetas de Jardim de Piranhas.
CULTURA, ESPORTE E LAZER
A prática esportiva tem se constituído, nas últimas décadas, como um dos principais componentes para se pensar o homem em sua totalidade. Ao destacar a sua motricidade como um componente fundamental de toda a atividade física, o esporte, além de seu aspecto competitivo, será valorizado enquanto componente importante para a inclusão social.
Por meio da prática das diversas atividades físicas, buscaremos desenvolver os seguintes aspectos: a solidariedade, a integração das diferenças individuais, o resgate da auto-estima, os aspectos culturais, a cidadania, e associá-los a sua dinâmica educativa.
Pretendemos trabalhar muito com a juventude, tanto realizando políticas públicas voltadas para os jovens no que se refere ao emprego, à qualificação profissional, à educação, ao esporte, à cultura e ao lazer, como também pretendemos contar com a ajuda dos jovens como uma importante força de construção a favor das mudanças que queremos realizar na cidade. Eles serão chamados a participar deste imenso processo de reconstrução municipal e de politização da cidadania que queremos realizar em Jardim de Piranhas.
O investimento em cultura e lazer é fundamental. Contribui para a
elevação da autoestima do povo e faz com que todos valorizem mais a cidade e se tornem responsáveis por sua história, suas tradições e seu destino; ajuda a fixar os novos moradores, sedentos por bens culturais de qualidade; oferece à juventude uma opção saudável para a canalização positiva de suas energias e potencialidades; possibilita a vinda de um imenso contingente de visitantes e turistas para a cidade; profissionaliza jovens e possibilita a geração de renda para artistas e artesãos; alegra a cidade, alimenta os espíritos e cria um clima de respeito, fraternidade e boa convivência.
Em relação à cultura, ao esporte e ao lazer, teremos as seguintes
prioridades:
. Incentivar grupos de dança para todas as idades;
. Construir a sede da Filarmônica José Raimundo Cavalcanti e garantir a participação desta em eventos do município; adquirir recursos para a aquisição de novos instrumentos e novos fardamentos;
. Incentivar as entidades culturais existentes no município, como também a criação de grupos de teatro e grupos culturais, como capoeira e outros; fornecer incentivos para aqueles que executam trabalhos manuais (incentivo ao artesanato);
. Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas as formas de violência decorrentes de negligência, abuso, maus-tratos, exploração sexual e crueldade em relação à criança e ao adolescente;
. Criar o “Viradão Jardinense”, no qual, durante 24h, teremos a realização de eventos educacionais, culturais, esportivos, de lazer e shows musicais em vários pontos da cidade.
. Criar a Secretaria da Juventude, que ficará responsável pela fomentação de políticas públicas, pela formulação de diretrizes, discussão das prioridades e proposições de ações que beneficiem a juventude jardinense;
. Realizar as Conferências Municipais de Cultura, garantindo sua periodicidade regular;
. Implantar um calendário municipal de eventos envolvendo cultura,
esportes e lazer;
. Estimular, junto à iniciativa privada, a criação do projeto “Adote um Atleta”, que servirá de base para o fortalecimento do atletismo e outros esportes em nossa cidade, fornecendo a esse projeto apoio e logística;
. Cobrar, junto às autoridades responsáveis, providências no sentido da reconstrução do ginásio de esportes Sebastião Tertulino;
. Viabilização de praças nos bairros Santa Cecília, Novo Jardim, São José e Emboca;
. Incentivar as ações relativas a tombamento de edificações antigas do município;
. Ampliar e apoiar os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes, com vistas a incentivar e aprimorar o esporte amador em geral, com o incentivo a realização de campeonatos e torneios na cidade e na zona rural; apoiar também equipes amadoras e atletas quando estes participarem de competições fora da cidade;
. Colaborar para a realização das ações das oficinas de esporte, cultura e lazer;
. Viabilizar junto ao SEBRAE e outros órgãos palestras e cursos de
aperfeiçoamento profissional para os artesãos;
. Criação de oficinas de arte na rede municipal de ensino, valorizando nossa cultura e nossos artesãos;
. Apoio aos artistas locais na participação em eventos regionais e
nacionais, com calendário pré-estabelecido;
. Incentivar a criação de cursos de teatro para crianças, adolescentes e adultos, formando e produzindo espetáculos; estimular também a criação de grupos de danças e apoiar os já existentes, viabilizando a participação destes em eventos dentro e fora da cidade;
. Incentivar produtores que desejarem produzir documentários, filmes e gravações de DVD’s em Jardim de Piranhas, especialmente sobre a nossa história ou fatos aqui acontecidos;
. Promover eventos musicais em escolas, praças, clubes etc, sempre
valorizando os artistas da terra;
. Criar o projeto “Cultura para Todos” no intuito de favorecer os sanfoneiros, violeiros e bandas de Jardim de Piranhas, dando oportunidade para que estes se apresentem em eventos patrocinados pelo poder público ou iniciativa privada dentro ou fora da cidade;
. Constituir e incentivar o Conselho Municipal de Cultura de Jardim de Piranhas, visando fortalecer o processo democrático de participação na gestão de políticas e dos investimentos públicos na área;
. Investir na realização do carnaval de rua – criação do corredor da folia – e no resgate das festas juninas, priorizando-se, na medida do possível, as atrações locais e regionais.
. Implantação de pórticos de entrada de Jardim de Piranhas, garantindo maior visibilidade ao município;
. Criar o programa “Pedala Jardim”, para incentivar o ciclismo como
atividade constante entre crianças, jovens e adultos;
. Criação do Conselho Municipal Antidrogas, com o objetivo de determinar o direcionamento da prevenção e ações de combate à disseminação do uso de drogas em Jardim de Piranhas;
. Viabilizar a criação de um centro de cultura (ou casa de cultura) para o desenvolvimento de atividades como oficina de teatro, cordel etc.
. Viabilizar junto ao Ministério do Esporte a criação do projeto Vida
Saudável, que vai oferecer diferentes modalidades de exercício físico, integração através das práticas esportivas nas diferentes modalidades, aprimorar a coordenação motora através das qualidades físicas (equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e agilidade) e promover uma maior qualidade de vida às pessoas.