Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Marinha suspende buscas por mexicano que caiu em alto-mar

Navio-Patrulha Macau lançará flores ao mar em homenagem aos marinheiros mortos  (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)Navio-Patrulha Macau retornou à base, em Natal, após 6 dias de buscas (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Após seis dias, a Marinha do Brasil suspendeu as buscas pelo torcedor mexicano que caiu em alto-mar quando o transatlântico MSC Divina cruzava o litoral potiguar. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (25) pela assessoria de comunicação do 3º Distrito Naval, em Natal. Jorge Alberto Lopez Amores, de 29 anos, caiu do navio na tarde da última quarta-feira (18) entre Fortaleza e Recife, a 50 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte. Um vídeo divulgado pela Polícia Federal no sábado (21) mostra o momento em que o mexicano caiu na água. Para a PF, a hipótese mais forte é que ele tenha se jogado da embarcação após consumir grande quantidade de bebida alcóolica.
Em nota, a assessoria do 3º Distrito Naval, o navio-patrulha Macau e os aviões utilizados nas buscas regressaram às suas respectivas bases, em Natal e Salvador, para reabastecimento e manutenção de equipamentos.  A embarcação e a aeronave permanecerão de prontidão caso a Marinha tenha conhecimento de algum indício que evidencie a localização do corpo do passageiro. Os avisos náuticos e a interação com a comunidade marítima estão mantidos.
O mexicano veio ao país com um grupo para acompanhar os jogos da seleção mexicana na Copa do Mundo. O acidente ocorreu quando eles voltavam da partida entre o México e a seleção brasileira, disputada em Fortaleza, na última terça (17).
Leia a íntegra da nota:

O Comando do 3º Distrito Naval informa que decorridos 6 dias da queda, na água, de um passageiro do transatlântico “MSC Divina”, a cerca de 50 km ao norte do Cabo Calcanhar- Rio Grande do Norte, já mobilizou, nas buscas, o Navio-Patrulha “Macau”, que se encontrava atracado na Base Naval de Natal; dois aviões do tipo P-3 – Orion, da Força Aérea Brasileira, próprio para busca e salvamento, sediados em Salvador; e mais de 100 homens no mar e em terra.

Neste período, o Navio-Patrulha “Macau” inspecionou uma área de aproximadamente 28.000 Km quadrados, que corresponde a cerca de 4.000 campos de futebol; e os aviões realizaram 57 horas de buscas, tempo suficiente para voar de Natal-RN ao Rio de Janeiro-RJ, mais de 18 vezes, sem que nenhuma evidência fosse encontrada.

O Comando do 3º Distrito Naval determinou ainda, o contato com toda a Comunidade Marítima local e solicitou ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a emissão de Avisos-Rádio Náuticos, que alertaram a ocorrência a mais de 100 embarcações que transitaram pela área de busca neste período, sem que fosse apresentado qualquer relato positivo.

Desta forma, o Navio-Patrulha regressará à Base Naval de Natal (BNN) e o avião, a Base Aérea de Salvador, para reabastecimento e manutenção de seus equipamentos e permanecerão de prontidão, para emprego imediato caso a Marinha tenha conhecimento de algum indício que evidencie a localização do passageiro.
Investigação
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que o mexicano pulou do navio com a intenção de cometer suicídio. Cinco testemunhas foram ouvidas.

"Colhemos o depoimento do comandante, três testemunhas e um amigo da vítima. O amigo nos disse que no dia anterior (17), os dois passaram a noite toda bebendo e voltaram a beber a partir das 15h do dia do fato. Ainda segundo o amigo, o mexicano teria lhe dado o celular dele e dito que ia pular do alto do navio e que o amigo deveria gravar, para postar nas redes sociais", afirmou o assessor de comunicação social da PF, Giovani Santoro.

Conforme os depoimentos, o amigo teria aconselhado a vítima a voltar para a cabine. O turista não teria ouvido e seguiu para o último andar da embarcação, onde pediu para três desconhecidos gravarem seu pulo. O trio não levou o homem a sério e o ignoraram. Depois disso, o mexicano caminhou até o parapeito do navio, tirou os óculos e sapatos, subiu em um batente e se jogou ao mar, afirmaram as testemunhas.
“Tudo leva a crer que ele cometeu um suicídio. A perícia está avaliando o vídeo para tentar confirmar essa hipótese. Foi feito um levantamento no quarto dele e fizemos perícia do local de onde ele se jogou. Tudo isso deve ajudar na elucidação”, ressaltou o superintendente  da PF em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.

A filmagem do MSC Divina mostra o mexicano caindo e atingindo a água. Como ainda falta o laudo do local do acidente e o parecer técnico da Marinha, a PF ainda não encerrou as investigações. "Como encontramos cinco garrafas de uma bebida, de nome El Pelotón de la Muerte, com mais de 90% de álcool, e uma de uma bebida não identificada vazias na cabine da vítima, realmente acreditamos que ele se jogou, mas não descartamos a possibilidade de que alguém o tenha empurrado. Entretanto, isso é muito improvável", concluiu Santoro.
Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas na cabine do turista (Foto: Divulgação / PF)Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas na cabine do turista (Foto: Divulgação/PF)