Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Resultado de imagem para marielle franco morta

"Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” Angela Davis. 

Marielle Franco era uma mulher negra, defensora de direitos humanos, vereadora. Foi uma das 32 mulheres negras eleitas em um Brasil de 811 vereadores. Em um país onde mais da metade da população é negra, Marielle estava entre os 0,5% de pessoas negras eleitas em 2016.

“Acho que pra eles (vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro) aquilo era uma afronta, na verdade. Uma mulher de periferia, uma mulher negra”, comenta Dona Marinete, mãe de Marielle.

O dia da Consciência Negra, 20 de novembro, marca uma importante data para a justiça e liberdade da população negra, para a luta antirracista no país e homenageia conquistas e pessoas importantes para o enfrentamento ao racismo, pela igualdade racial e pela melhoria das condições de vida de brasileiras e brasileiros. Esse foi o trabalho de Marielle Franco na Câmara de Vereadores, nas ruas e na sua vida pessoal.  

Você entrou em ação conosco exigindo investigações para o assassinato brutal de Marielle e do motorista Anderson Gomes, e agora queremos que você conheça cinco mulheres negras que estiveram ao lado desta defensora e que lutam para saber quem matou e quem mandou matar Marielle. Cada uma dessas mulheres, em sua particularidade, intimidade e trajetória, conta quem foi Marielle. Marielle  disse muitas vezes: "eu sou porque somos", tradução de ubuntu, filosofia africana que valoriza o respeito, a solidariedade e a ação coletiva. Estas mulheres reforçam a importância de ser resistência e coletividade.