Realização Luck Entretenimento

segunda-feira, 9 de março de 2015

Bancada feminina busca maior participação da mulher na política

Senadoras almoçaram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para apresentar a pauta de gênero
Senadoras almoçaram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para apresentar a pauta de gênero
Em 2015, a atuação da bancada feminina no Congresso está alimentando o debate sobre as questões de gênero na política. As senadoras elegeram como tema prioritário do ano a reforma política. Desde o início da legislatura, as 13 mulheres que ocupam cadeiras no Senado têm feito reuniões e traçado metas para o aumento da participação da mulher na política. Uma das propostas é a destinação de 30% das vagas do Senado e da Câmara para as mulheres.
Hoje, a lei prevê reserva de gênero apenas nas candidaturas, não nas vagas. Para a procuradora da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a reforma política é um caminho para mudar a realidade atual, em que as mulheres ainda são minoria na política.
A intenção é chegar gradualmente aos 50%. Além da reserva de vagas, as senadoras querem garantir também 30% dos recursos do Fundo Partidário. As mudanças serão apresentadas em propostas de emenda à Constituição nas duas casas legislativas. Um projeto sobre a reserva de vagas (PLS 27/2015) já foi apresentado pela senadora Angela Portela (PT-RR).