Realização Luck Entretenimento

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

CIÊNCIA - UFRN implanta primeiro banco de amostras dentárias humanas do RN e segundo do Nordeste

 

Você sabia que os seus dentes podem ajudar a pesquisa e a formação acadêmica? O Departamento de Odontologia da UFRN (DOD/UFRN) é detentor do primeiro Biobanco de Dentes Humanos (BDH) do Rio Grande do Norte, sendo o segundo do Nordeste a receber a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Um biobanco é caracterizado por uma coleção organizada de material biológico humano, coletado e armazenado para fins de pesquisa, conforme regulamento ou normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento institucional, sem fins comerciais. 

No Brasil, a realização de pesquisas utilizando material biológico humano é regulada pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) de diversas instituições, os quais, por sua vez, atendem às regulamentações legais do Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Conep. O Biobanco de Dentes Humanos do Departamento de Odontologia da UFRN iniciou suas atividades em agosto de 2022 após ser aprovado pela Comissão. A Resolução nº 441 de 2011 determina que todo material biológico com finalidade de pesquisa deve ser captado e armazenado em Biobancos institucionalizados.

Por meio do trabalho coordenado pela professora Maria Cristina dos Santos Medeiros, o BDH da UFRN possibilita a realização de estudos científicos e atividades de ensino, promovendo o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e preparando alunos de Odontologia para o exercício clínico profissional. A doação de dentes é fundamental para a existência e a manutenção dessas ações.