Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

WELLINGTON SANTEIRO FAZ HOMENAGEM A MESTRE DIÉ DO BOI ESTRELA.

 Nesse próximo sábado (09) no Alto dos Pires em Ponte dos Carvalhos no Cabo. O artista plástico e restaurador Wellington Santeiro, estará realizando uma grande homenagem a um dos símbolos da representatividade cultural da cidade do Cabo de Sto Agostinho o saudoso Mestre Dié do Boi Estrela (in memoria). A homenagem vem da admiração ,respeito e um desejo pessoal de Wellington pelo trabalho e a dedicação de mestre Dié em manter a cultura do Boi no município, que foi herdade do seu pai, passada e mantida pelo mestre.

No sábado (09), haverá diversas participações artísticas da música, poesia, dança dentre outros. E  para celebrar e imortalizar o legado deixado pelo mestre Dié, Wellington irá fixar em frente a casa do mestre, um busto feito em concreto pelo artista como forma de reconhecimento e agradecimento de todos que fazem a cultura da cidade ao legado deixado pelo mestre Dié.

SOBRE MESTRE DIÉ – O mestre Dié – Daniel Roberto da Silva, assumiu em 1954 o Boi Estrela de seu pai, no quintal da sua casa, na Rua da Aurora, Alto do Pires em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho, PE.  Ele manteve vivo este brinquedo até o ano 2000, quando acometido de leptospirose veio a falecer, despedindo-se dos amantes do Boi Estrela e de seus familiares.  

SOBRE O BOIO brinquedo funciona como espécie de teatro de rua, incluindo dança e musica, e uma batucada composta por alfaia, um rebolado, tarol, ganzá, triangulo, pandeiro. Em media e formado por 25 componentes.  No inicio, sob o comando do Mestre ''Dié'', o boi foi contagiando os moradores do Alto do Pires, que doavam pequenos recursos para incentivar a brincadeira, durante as apresentações no alto. Logo surgiu a ideia de fazer apresentações nas ruas de Ponte dos Carvalhos. E assim, a cada apresentação o Boi Estrela foi se abrilhantando, ficando cada vez mais conhecido na comunidade e na região.