Realização Luck Entretenimento

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Mulheres de cor negra totalizam 58% das empreendedoras potiguares

 

O dado faz parte do mapeamento’ O Empreendedorismo Feminino no Brasil’

No Brasil, há uma maior proporção de empreendedoras brancas, que representa 51% do total. No entanto, a proporção da raça/cor negra cresce no centro norte do país e o Rio Grande do Norte segue essa tendência. 58% das empresárias se declaram negras. O dado faz parte do mapeamento’ O Empreendedorismo Feminino no Brasil’, elaborado pelo Sebrae. Margarida Sônia é uma dessas empreendedoras. Além de negra, ela integra o percentual revelado pelo estudo que indica que  6% das mulheres potiguares desenvolvem uma atividade no setor da agropecuária.

Sônia é uma das agricultoras do assentamento Santa Maria, na agrovila Tabuleiro Alto, na cidade de Ipanguaçu, e, desde 2007 formalizou-se, tornando-se dona do seu próprio negócio, uma área de produção de legumes e hortaliças. “Saí de uma sala infantil, onde eu era cuidadora, para cuidar da minha terra, plantar, e me tornar a Margarida de hoje, uma agricultora”, conta a produtora de agroecológicos.

Sobre a presença da mulher negra à frente de um negócio, a agricultora declara: “Me considero uma mulher negra, protagonista da minha própria história. Tenho orgulho de ser e execer a pessoa que sou. Me sinto feliz por entender que outras mulheres me têm como referência. Por isso, me considero uma pessoa resistente, empoderada. Mas isso só aconteceu depois da oportunidade de ter meu negócio”, lembra Sônia.